sexta-feira, 27 de julho de 2018

De Dentro da Poké Bola: Pikachu Origens - PARTE 2 (Quem diria!)

Em maio passado, uma matéria do periódico japonês Yomiuri falando sobre o processo de desenvolvimento do Pikachu ganhou a Internet ao revelar detalhes nunca antes conhecidos dos bastidores da criação do Pokémon mais popular de todos em 22 anos de franquia! Como não é bobo nem nada e está sempre por dentro dos assuntos em voga entre os fãs dos monstros de bolso, o site oficial de Pokémon decidiu reunir os criadores Ken Sugimori, Koji Noshino e Atsuko Nishida para saber ainda mais detalhes não só sobre a criação de Pikachu, mas também dos monstros de bolso em geral. Como algumas das informações na entrevista são repetidas do artigo da Yomiuri, neste texto focarei no que há realmente novo nela - o que é bastante coisa ainda assim. Você pode ler a matéria original (em inglês) clicando aqui.
Imagem: Pokémon.com
Ken Sugimori - um dos famosos fundadores da Game Freak e atualmente um dos diretores da empresa - explica que a GF evita dar nomes aos bois sobre quem criou cada Pokémon porque é um processo bastante coletivo, com várias pessoas dando palpites e ideias que vão influenciando na versão final e que se eles forem revelar o artista por trás de algum monstro, precisam contar a história toda em detalhes. Afirma também que é um processo que envolve mais do que fazer o design dos personagens em si, mas também o design do jogo como um todo. Na época do desenvolvimento de Pokémon Red & Green, como a Game Freak não tinha muitos funcionários (apenas uns 10 ao todo), Sugimori era um dos únicos três designers na empresa, até que decidiu chamar Atsuko Nishida para fechar um quarteto e adicionar uma necessária perspectiva feminina ao processo de criação.


Um dos motivos que fez Sugimori perceber que precisava de mais Pokémon fofos era que ele sentia que os Pokémon parecerem agressivos contribuía para o aspecto de batalha do jogo, mas não tanto para a parte de coleção e troca, que formam uns dos pilares da franquia. Diversidade de monstros era necessário para atrair diferentes perfis de jogadores.

Imagem: Pokémon.com

Em relação à remoção de Gorochu da versão final do jogo, Koji Nishino - planejador da Game Freak que trabalhou no design de dados de Red & Green, incluindo mapas, a taxa de aparição dos Pokémon e em sua força - explicou que o problema foi meramente o tamanho do jogo. Como eles trabalhavam com um software muito limitado, diversas terceiras evoluções foram eliminadas e no caso de Gorochu, era particularmente fácil já que Pikachu não era um dos três iniciais. Atsuko Nishida - designer de personagem em Pokémon Red & Green que atualmente só faz trabalhos como freelancer para a Game Freak - conta que seria mais benéfico para os jogos terem uma diversidade de bichos que só evoluíam uma vez que menos monstros evoluindo duas vezes. Sugimori enfatiza que não havia nada de errado com o visual do monstro.

Nishida também explicou que nunca pretendeu que Pikachu fosse um rato, por isso ele não se parece com um de verdade. Sugimori acredita que a decisão de classificá-lo como Pokémon Rato foi do próprio Satoshi Tajiri quando escreveu o texto de ambientação. Nishida também revelou ser a responsável pelos designs dos três Pokémon Iniciais de Kanto a partir de suas formas finais. Ela queria que os primeiros estágios fossem diferentes o bastante para os jogadores se surpreendessem quando seus Pokémon atingissem suas formas finais. Sugimori também acredita que fazer os iniciais parecidos com animais da vida real como sapos, lagartos e tartarugas bebês facilita o apego do jogador pelo seu primeiro parceiro.
Imagem: Pokémon.com

Nishino explicou que como não haviam muitos funcionários na Game Freak na época, eles frequentemente acumulavam tarefas, mas sempre buscavam se ajudar. Nishida contou que ela não criava os Pokémon a partir de ilustrações, mas fazendo os pontilhados diretamente no computador. Ela lembra que o fato de Pikachu conseguir acumular eletricidade em suas bochechas vermelhas veio de sua obsessão com esquilos na época e o fato de eles acumularem alimento dentro delas.

Sugimori revela que Nishino funciona como um supervisor de fofura, considerando o quão exigente ele é e Nishida conta que trabalhou duro para deixar Pikachu cada vez mais fofo até conseguir uma aprovação dele. Sugimori também explica que como Pokémon Red & Green eram jogos em preto e branco, os designs tinham que expressar cores facilmente dentro dessa limitação - por isso Pikachu tem marcas em lugares estratégicos como as bochechas, pontas das orelhas, calda, etc.


Eles também revelaram que a cor predominantemente amarela surgiu do fato de que na fase final do processo de desenvolvimento, a Game Freak decidiu fazer o jogo compatível com um periférico chamado Super Game Boy, que permitia jogar Game Boy na TV. O hardware também permitia adicionar cores, mas somente uma por Pokémon. Assim, a eles escolheram cada cor pensando em facilitar para o jogador identificar o tipo daquele Pokémon conforme sua cor, que também era usada nas artes oficiais para cada monstro de bolso.
Imagem: Pokémon.com

Nesse cartão de Ano Novo da Game Freak, feito antes do lançamento dos jogos originais em 27 fevereiro de 1996, dá pra ver Pikachu com um design levemente diferente. Sugimori lembra que imprimou imagens dos Pokémon em seu visual pontilhado direto do computador e realizou uma pesquisa interna com seus colegas para testar a popularidade de cada monstro e decidir quais Pokémon entrariam para a versão definitiva dos jogos e Pikachu foi o vencedor disparado. O Pokémon Rato também foi um dos 15 escolhidos para aparecer no manual do jogo, mas ainda assim a Game Freak não esperava que ele fosse atingir tamanha popularidade entre os jogadores.

Sugimori recorda que antes mesmo da estreia da série animada, já era possível ver produtos estampando Pikachu por toda parte no Japão. Ele também explica que a decisão de fazer dele o parceiro de Ash no anime partiu do diretor do anime, Kunihiko Yuyama, que temia que as crianças se chateassem ao ver o protagonista do desenho escolhendo um Pokémon diferente daqueles que elas tinham escolhido no jogo. Para evitar aliená-las, preferiram optar por um Pokémon que ninguém precisava escolher. O fato de Pikachu já ser bastante popular apenas facilitou a decisão.
Ken Sugimori
Imagem: Pokémon.com

Como o Pokémon Rato não evolui para uma forma magnífica como Charizard, o designer confessou que a decisão o fez ponderar como eles seriam capazes de deixá-lo mais forte, mas ver como Pikachu conseguiu transmitir uma imagem de fofura e força ao longo dos anos o fez perceber que a escolha de Yuyama partiu de uma "percepção aguçada".

Sugimori também contou que o anime influenciou no trabalho dele e dos demais funcionários da Game Freak. Um exemplo é como eles decidiram mudar o corpo pequeno e gorducho do Pikachu para uma forma mais alongada com um pescoço mais definido para facilitar sua movimentação e que todas as artes do monstrinho lançadas depois do lançamento de Pokémon, a Série eram influenciadas diretamente pela sua aparição no desenho. Sugimori também revela que não fazia ideia de que eles tinham decidido fazer ele dizer "Pikachu", comparando com "um gato que diz 'gato'", mas Nishino elogiou Ikue Otani pelo ótimo trabalho realizado dando voz ao personagem.

Ao serem questionados sobre seus Pokémon favoritos, Nishida responde Charizard, lembrando o quão irado ele parecia pontilhado, com traços legais que ela sabia que os meninos iam adorar. Nishino responde Clefairy e Snorlax e Sugimori fala Gengar, por ser estranho e maneiro, mas não antes de aproveitar o gancho de Nishino para lembrar de novo outra vez mais uma vez que ele esperava que o Pokémon Fada - que ele criou - seria o representante dos Pokémon fofos, mas foi completamente superado por Pikachu.
Koji Nishino
Imagem: Pokémon.com

Ao serem questionados sobre o sucesso de Pokémon Go, Nishino diz que tem a sensação que mais pessoas do que nunca estão jogando a série. Sugimori diz que eles sempre estão tentando expandir o alcance da marca a cada geração, mas que a mecânica por trás de jogos de RPG podem causar estranheza para aqueles que não estão familiarizados com o gênero. Além disso, o fato de você precisar de um console também acaba sendo um empecilho, portanto eles têm sido capazes de atingir um público maior através do smartphone. Ainda assim, o sucesso de Pokémon Go ainda o deixe muito surpreso. Ele também acredita que os designs simples dos monstros de Pokémon Red & Green são mais fáceis de se assimilar e portanto conseguem fisgar até aqueles que não são jogadores.

Ao refletirem sobre o sucesso mundial da franquia, Nishida diz que enquanto ilustradora ela trabalha para criar personagens que serão amados para sempre, mas que Pikachu parece ser o único que atingiu esse patamar até agora. Ainda assim, ela acha surpreendente que seu trabalho duro para agradar Nishino tenha gerado algo tão popular com pessoas no mundo todo.
Atsuko Nishida
Imagem: Pokémon.com

Sugimori reflete que se eles tivessem criado os jogos num ambiente mais rico, eles teriam designs mais detalhados e coloridos, mas que talvez seja sido justamente a simplicidade dos jogos originais que fizeram Pokémon ser tão popular. Com o número imenso de personagens existentes hoje, ele acredita que criar um personagem que tenha a mesma presença de Pikachu seja muito mais difícil. Ele também diz que nunca esperou que a franquia durasse até hoje, desabafando que não achou que ela passaria da primeira sequência.

Em relação ao futuro, Nishida espera que cada vez mais pessoas joguem Pokémon e se apaixonem por Pikachu, mas Nishino defende que existem tantos outros monstrinhos fofos além do rato elétrico que ele gostaria de vê-los ganhando alguma atenção também. Sugimori acredita que personagens fictícios servem para dar consolo àqueles que passam por dificuldade e ele espera que os monstros de bolso também tenham essa capacidade.

E é isso, galera. O que acharam dos pontos abordados? Parece que a decisão de fazer Pokémon Let's Go está ligada a essa crença de Sugimori de que a simplicidade dos jogos originais ajudou em sua popularidade. O que vocês pensam sobre tudo isso?
Deixe seu comentário abaixo!
Imagem: Pokémon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário