domingo, 8 de julho de 2018

TPCI e a falácia dos 1000 episódios

ATUALIZADO EM 8/7/18 ÀS 23h58: Uma versão anterior deste texto afirmava que o especial "A Lenda de X, Y e Z!" não fora exibido no Brasil.

A The Pokémon Company International celebrou no último 21 de junho no Brasil o marco de Pokémon a Série chegar aos 1000 episódios, com "A Nova Aventura dos Professores", o capítulo de número 55 da Série: Sol & Lua. Se a comemoração dos 1000 episódios já tinha me surpreendido no Japão e nos EUA, ver ela sendo amplamente divulgada na mídia nacional me deixou particularmente chocado. O mais interessante dessa comemoração, porém, é que se trata de uma grande falácia!
Segundo a contagem japonesa, o episódio de Sun & Moon que recebeu o título de milésimo foi o SM049, chamado "Missão: Lembranças!" no Brasil. A informação surpreendeu particularmente porque essa numeração não batia com a forma como nenhum site especializado na série contava os episódios. Isso porque os fãs contavam episódios anunciados, mas nunca exibidos em lugar nenhum e não contavam os especiais estrelados por ex-companheiros de jornada de Ash e Alain como parte da mesma numeração dos episódios estrelados por Ash e Pikachu, enquanto o Japão considerava todos os capítulos exibidos dentro da programação regular da série - como os especiais de Pokémon Crônicas foram exibidos no domingo não fazem parte dessa contagem. O problema de a TPCI querer marcar a exibição do SM055 como o milésimo episódio, é que dá a impressão de que apenas seis episódios separam a exibição japonesa da americana, quando a realidade é bem diferente. Esta é a lista dos episódios que entram na contagem dos 1000 episódios no Japão que nunca foram exibidos nos EUA:
  1. (A Lenda de Dratini) – Banido 
  2. (O Guerreiro Eletrônico Porygon) – Banido 
  3. (A Caverna de Gelo) – Banido 
  4. (Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!!) - Episódio de retrospectiva 
  5. (Ash e Dawn! Encarando uma Nova Aventura!!) - Episódio de retrospectiva 
  6. (Os Misteriosos Animais Chamados Pokémon!) - Episódio de retrospectiva 
  7. (Dawn Parte em uma Nova Jornada!) - Especial de DP 
  8. (A Maior Crise da História do Ginásio de Pewter!) - Especial de DP 
  9. (Cilan e Brock! O Ultraje de Gyarados!!) - Especial de BW 
  10. (Iris VS Clair! O Caminho para ser uma Mestra de Dragões!!) - Especial de BW 
  11. (A Dupla Suprema! Clemont e Cilan!!) - Especial de XY

                      Com 11 episódios de diferença, o verdadeiro milésimo episódio da série a ser exibido nos EUA será "Luan e Eevee Realizaram Sua Luantrada!". É provável que a TPCI não tenha achado esse episódio interessante o bastante para a comemoração e escolheu o mais próximo que se encaixava no propósito comercial dela - que episódio mais apropriado para celebrar 1000 episódios do que aquele que retrata um evento nunca antes celebrado na série? Para o Brasil, o número soa ainda mais falso já que, além dos episódios listados acima, também nunca tivemos acesso de forma oficial às versões brasileiras de:
                      1. (Férias em Aopulco) – Banido 
                      2. (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~1° Ato~) - Especial de XY 
                      3. (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~2° Ato~) - Especial de XY 
                      4. (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~3° Ato~) - Especial de XY 
                      5. (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~4° Ato~) - Especial de XY
                      Assim sendo, o verdadeiro milésimo episódio de Pokémon a ser exibido no Brasil será "Esmagando com Esboço! A Feroz Partida de Poképingue-pongue!!". Mas o que esperar de uma empresa que trata a animação com cada vez menos respeito e cada vez mais como uma mera moeda de troca? Desde Pokémon a Série: XY, o anime vem sofrendo um trabalho cada vez mais indigno por aqui. Se antes já era difícil ouvir as maravilhosas composições originais de Shinji Miyazaki durante os episódios, isso ficou ainda mais difícil depois que a TPCI contratou Ed Goldfarb para não apenas compor trilhas exclusivas para a versão ocidental do anime (muuuuuuuuuito inferiores, por sinal), como também para os filmes (algo que não acontecia desde Pokémon 4 - Viajantes do Tempo) - o que praticamente matou 50% do fator nostalgia de Pokémon o Filme: Eu Escolho Você.
                      Além disso, cortes e edições bobos estilo 4Kids têm se tornado cada vez mais frequentes, como as cenas de quase morte de Meowth que são frequentemente limadas da versão ocidental e os líquidos recoloridos e copos de personagens adultos redesenhados só para não insinuar que eles estão tomando algo que não seja suco de laranja - e recentemente o SM064 foi censurado aparentemente por medo de gerar acusações de blackface. Os fãs brasileiros ainda tiveram que lidar com diversos especiais não vindo para o país de forma oficial, como Pokémon Origens e os episódios de Alain que eram importantíssimos para um entendimento completo dos eventos de Pokémon a Série: XYZ. E como falar nessa série sem lembrar da troca completa do elenco de dublagem no meio da saga de Kalos sem nenhum respeito pelos profissionais anteriormente envolvidos com o anime nem com seus fãs?
                      Felizmente, os últimos anos também viram a diferença entre a exibição dos episódios no anime no Japão e no Brasil diminuir drasticamente, o aplicativo TV Pokémon ser distribuído de forma oficial e gratuita no país com um serviço cada vez melhor, os episódios da 1ª temporada estarem disponíveis em alta definição na Netflix, o lançamento de Pokémon Gerações no YouTube e o filme 20 ter chegado não só aos cinemas nacionais, mas também já ter sido exibido no Cartoon Network. Contando certo ou errado, a verdade é que Pokémon atingiu a marca dos 1000 episódios e isso não é pra qualquer um!

                      Nenhum comentário:

                      Postar um comentário