ATUALIZADO EM 8/7/18 ÀS 23h58: Uma versão anterior deste texto afirmava que o especial "A Lenda de X, Y e Z!" não fora exibido no Brasil.
A The Pokémon Company International celebrou no último 21 de junho no Brasil o marco de Pokémon a Série chegar aos 1000 episódios, com "A Nova Aventura dos Professores", o capítulo de número 55 da Série: Sol & Lua. Se a comemoração dos 1000 episódios já tinha me surpreendido no Japão e nos EUA, ver ela sendo amplamente divulgada na mídia nacional me deixou particularmente chocado. O mais interessante dessa comemoração, porém, é que se trata de uma grande falácia!
A The Pokémon Company International celebrou no último 21 de junho no Brasil o marco de Pokémon a Série chegar aos 1000 episódios, com "A Nova Aventura dos Professores", o capítulo de número 55 da Série: Sol & Lua. Se a comemoração dos 1000 episódios já tinha me surpreendido no Japão e nos EUA, ver ela sendo amplamente divulgada na mídia nacional me deixou particularmente chocado. O mais interessante dessa comemoração, porém, é que se trata de uma grande falácia!
Segundo a contagem japonesa, o episódio de Sun & Moon que recebeu o título de milésimo foi o SM049, chamado "Missão: Lembranças!" no Brasil. A informação surpreendeu particularmente porque essa numeração não batia com a forma como nenhum site especializado na série contava os episódios. Isso porque os fãs contavam episódios anunciados, mas nunca exibidos em lugar nenhum e não contavam os especiais estrelados por ex-companheiros de jornada de Ash e Alain como parte da mesma numeração dos episódios estrelados por Ash e Pikachu, enquanto o Japão considerava todos os capítulos exibidos dentro da programação regular da série - como os especiais de Pokémon Crônicas foram exibidos no domingo não fazem parte dessa contagem. O problema de a TPCI querer marcar a exibição do SM055 como o milésimo episódio, é que dá a impressão de que apenas seis episódios separam a exibição japonesa da americana, quando a realidade é bem diferente. Esta é a lista dos episódios que entram na contagem dos 1000 episódios no Japão que nunca foram exibidos nos EUA:
- (A Lenda de Dratini) – Banido
- (O Guerreiro Eletrônico Porygon) – Banido
- (A Caverna de Gelo) – Banido
- (Ash e May! Batalhas Quentes em Hoenn!!) - Episódio de retrospectiva
- (Ash e Dawn! Encarando uma Nova Aventura!!) - Episódio de retrospectiva
- (Os Misteriosos Animais Chamados Pokémon!) - Episódio de retrospectiva
- (Dawn Parte em uma Nova Jornada!) - Especial de DP
- (A Maior Crise da História do Ginásio de Pewter!) - Especial de DP
- (Cilan e Brock! O Ultraje de Gyarados!!) - Especial de BW
- (Iris VS Clair! O Caminho para ser uma Mestra de Dragões!!) - Especial de BW
- (A Dupla Suprema! Clemont e Cilan!!) - Especial de XY
Com 11 episódios de diferença, o verdadeiro milésimo episódio da série a ser exibido nos EUA será "Luan e Eevee Realizaram Sua Luantrada!". É provável que a TPCI não tenha achado esse episódio interessante o bastante para a comemoração e escolheu o mais próximo que se encaixava no propósito comercial dela - que episódio mais apropriado para celebrar 1000 episódios do que aquele que retrata um evento nunca antes celebrado na série? Para o Brasil, o número soa ainda mais falso já que, além dos episódios listados acima, também nunca tivemos acesso de forma oficial às versões brasileiras de:
- (Férias em Aopulco) – Banido
- (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~1° Ato~) - Especial de XY
- (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~2° Ato~) - Especial de XY
- (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~3° Ato~) - Especial de XY
- (Pokémon XY Especial: A Megaevolução Mais Forte ~4° Ato~) - Especial de XY
Além disso, cortes e edições bobos estilo 4Kids têm se tornado cada vez mais frequentes, como as cenas de quase morte de Meowth que são frequentemente limadas da versão ocidental e os líquidos recoloridos e copos de personagens adultos redesenhados só para não insinuar que eles estão tomando algo que não seja suco de laranja - e recentemente o SM064 foi censurado aparentemente por medo de gerar acusações de blackface. Os fãs brasileiros ainda tiveram que lidar com diversos especiais não vindo para o país de forma oficial, como Pokémon Origens e os episódios de Alain que eram importantíssimos para um entendimento completo dos eventos de Pokémon a Série: XYZ. E como falar nessa série sem lembrar da troca completa do elenco de dublagem no meio da saga de Kalos sem nenhum respeito pelos profissionais anteriormente envolvidos com o anime nem com seus fãs?
Felizmente, os últimos anos também viram a diferença entre a exibição dos episódios no anime no Japão e no Brasil diminuir drasticamente, o aplicativo TV Pokémon ser distribuído de forma oficial e gratuita no país com um serviço cada vez melhor, os episódios da 1ª temporada estarem disponíveis em alta definição na Netflix, o lançamento de Pokémon Gerações no YouTube e o filme 20 ter chegado não só aos cinemas nacionais, mas também já ter sido exibido no Cartoon Network. Contando certo ou errado, a verdade é que Pokémon atingiu a marca dos 1000 episódios e isso não é pra qualquer um!