domingo, 22 de julho de 2018

Sir Charithoughts: Sun & Moon 056-060

A calmaria
Já se era de esperar que após os eventos agitados do arco no Ultraespaço fôssemos ter um tempo de calmaria. Felizmente, trata-se de um quinteto de episódios que mantém aquele charme típico de Sol & Lua, explorando sempre ao máximo as possibilidades que a região de Alola e seus personagens oferecem. Uma diferença notável é que, diferente das vezes anteriores, a dinâmica de focar em cada um dos amigos de Ash de cada vez não se repete, com os roteiristas abrindo espaço para episódios focados em Pokémon como Komala - FINALMENTE! -, Rotom e Mareanie, mas ainda deixando algum espaço para as garotas da Escola Pokémon Vitória (Lana), Lulú (Mallow) e Lílian (Lillie) brilharem.
Um dos fatores que torna esses episódios interessantes é ver o começo da vida dos recém-casados Nogueira e Bruna e o quão pouco na verdade a dinâmica mudou. Eu estava receoso de que o casamento fosse significar que a pesquisadora fosse passar mais tempo em casa sendo a boa esposa do que fazendo sua pesquisa, mas o SM056 já começa nos mostrando que se tem uma coisa que não vai mudar na vida da Professora Bruna é sua ambição de estudar os Pokémon. Ao mesmo tempo, é legal vê-la integrando o dia a dia de Ash. Se o Professor Nogueira já parecia ocupar a vaga de figura paterna nunca antes preenchida, a Professora Bruna facilmente se torna uma segunda mãe.
Também é curioso ver que, dos cinco episódios deste grupo, três focam em narrativas femininas. Com Mareanie, Lulú e Vitória e Lílian ganhando o foco em episódios que abordam, respectivamente, romance, amizade e superação, Pokémon se mostra extremamente confiante em suas carismáticas personagens femininas não tendo medo de lhes dar a atenção que merecem - apesar de ainda não ter a decência de deixá-las pegarem seus segundos Pokémon nem se especializarem em batalhas. Enquanto os episódios de Mareanie e das velhas amigas focam em explorar os seus passados e explicar elementos de suas histórias, o de Lílian mostra que os roteiristas ainda não acabaram seu trabalho com a personagem.
Tendo superado seu medo de tocar Pokémon e sido capaz de partir numa perigosa operação para resgatar sua mãe, a Treinadora de Nevinha ainda encontra novos desafios para encarar e é maravilhoso ver os roteiristas aproveitando bem o seu tempo para explorar isso. Retornar à velha rotina pode ser chato para muitos fãs, mas foi um conjunto de episódios que me deu momentos hilários, fofos e trabalho de personagem, três coisas que eu aprecio muito. A grande questão com Pokémon a Série: Sol & Lua é que sua natureza ultracasual sempre nos faz perguntar: pelo que devemos esperar agora?
Aqui e ali, pistas sutis sobre possíveis desenvolvimentos desses personagens são dadas: a evolução de Popplio, Vitória e os demais se interessando em batalhas, a chegada das Ultracriaturas, o plano do Professor Nogueira de fundar a Liga Pokémon… mas o quanto disso está sendo de fato trabalhado e o quanto disso vai render algum fruto? Com a VIII Geração prometida para 2019, eles devem ter pelo menos mais um ano de Sol & Lua pela frente. Será que Aya Matsui está pronta para carregar a série por mais 50 episódios? O vindouro arco dos Ultraguardiões deve me dar uma noção dessa resposta.

SM056/ Episódio 1007 - Um Forte Dorminhoco: O Segredo de Komala!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Yuki Naoi
O retorno de Jigglypuff ao anime como personagem recorrente foi uma enorme surpresa que me deixou muito feliz e ao mesmo tempo me fez ponderar que outras histórias os roteiristas poderiam ainda querer contar com ele. Considerando que sua última aparição tinha sido quando ele finalmente encontrou um Pokémon capaz de ouvir sua música até o final (o Whismur de Alanna, graças à sua Habilidade À Prova de Som em "A Gincana Maluca"), nada mais apropriado que ele voltar no episódio com o Pokémon que está sempre dormindo.
É fascinante que Komala esteja presente desde o começo de Sol & Lua e só agora recebendo a devida atenção - 55 capítulos depois! A demora é bem recompensada com um episódio divertidíssimo que explora bastante aquilo que torna o Pokémon Cochilando tão único: sua Habilidade Comatoso. Episódios que exploram os humanos tentando compreender como um aspecto único de um determinado Pokémon funciona sempre me divertem - eu adoro "Madeira de Lei", por exemplo - e considerando que a Escola Pokémon é o principal cenário atual, episódios assim se tornam uma necessidade.
O resultado é um episódio engraçado que explora bem como os personagens reagem a Komala - eu dei um grito com Ash tentando acordá-lo e a batalha Rowlet VS Komala também foi ótima - e traz Jigglypuff para mais uma rodada de confrontos engraçados. A conclusão é surpreendente e tão agradável que eu cheguei a pensar que talvez tivéssemos atingido um novo final para o Pokémon rosado, mas felizmente ele já apareceu de novo no episódio seguinte me deixando mais confiante que novos momentos inesquecíveis do icônico cantor virão.
Nota: 3,5/5

SM057/ Episódio 1008 - O Rotom Não Quer Parar de Mudar de Forma!
Roteiro: Junichi Fujisaku
Direção de Animação: Isao Namba e Tadaaki Miyata
Desde que Pokémon Platinum Version nos apresentou a todas as cinco formas possíveis de Rotom, o anime nunca perdeu a oportunidade de explorar o Pokémon Plasma e sua capacidade de possuir eletrônicos, chegando a fazer ao menos um episódio por série desde Diamante & Pérola e inclusive dando um  Rotom para o Professor Carvalho antes mesmo de a Game Freak decidir incorporá-lo à nova Pokédex. Logo, era mais do que esperado que eles fossem dar um jeito de tirar o Rotom da enciclopédia digital para um episódio de transformações e travessuras.
Mas este não é um Rotom qualquer. Diferente de seus antecessores, de personalidade simples e travessa, a Pokédex Rotom do anime é um personagem fascinante porque ele atrela seu lado nerd, sempre em busca de novos dados, com sua sempre constante tentativa de entender o mundo humano e suas infinitas variáveis. Sua falta de uma moral humana fez com que ele elaborasse um plano para ajudar Ash a trapacear em um trabalho na escola e ela ainda possui uma ambição própria, de ser como o detetive Laki. Eu já o comparei ao Data de Star Trek: A Nova Geração e não foi à toa.
Esse traço de personalidade com tantas camadas é o que possibilita que ele assuma o protagonismo de seu próprio episódio, fazendo de Ash e os demais coadjuvantes de sua aventura. O humor de vê-lo assumindo as formas Calor, Congelante, Corte, Lavagem e Ventilador é acompanhado de seu desespero para retornar à sua Pokédex. Junichi Fujisaku transmite bem o medo e o desespero do Pokémon ao possuir cada eletrodoméstico. Totalmente já adaptado à vida dentro da Pokédex, ele tem dificuldade para se comunicar com os outros personagens em suas formas variadas, gerando as cenas que são fonte do grande humor do episódio.
Paralelamente, é engraçado ver o Rotom Lavagem não sabendo ser uma boa Pokédex. Meu momento favorito é quando ele simplesmente apaga a foto (embaçada rs) do Pokémon Mítico Marshadow por considerar informação desnecessária - e vamos ser sinceros, Marshadow é mesmo. Uma coisa que eu não entendi e que me incomodou bastante é o fato de todos os eletrodomésticos possuídos por Rotom serem basicamente os eletrodomésticos estilizados da Sala de Rotom de Platinum e HeartGold & SoulSilver. Talvez tenha sido para tornar a intromissão do Rotom mais sutil para os donos dos objetos, mas ainda assim é muito estranho ver que de repente toda casa em Alola tem pelo menos um aparelho perfeito para possessão rotômica. Agora, vamos combinar que se o serviço de entregas do mundo utópico de Pokémon é falho, que esperança temos nós mortais do mundo real?
Nota: 3/5

SM058/ Episódio 1009 - Não Choreanie, Mareanie!
Roteiro: Ayumi Sekine
Direção de Animação: Yukari Kobayashi, Izumi Shimura e Shin Tanoue
Ao nos apresentar ao Mareanie por quem nossa chorãozinha fora apaixonada, a roteirista Ayumi Sekine não nos revela apenas que a Pokémon de James se interessou por ele quando ficou roxo porque seu cabelo azul fica igual ao esquema de cores diferenciado de seu antigo amor, mas também que ela aprecia ser uma verdadeira donzela presa num arco romântico clichê de novelas, com direito a ciúmes, mal-entendidos, muito drama, dois machos brigando pela donzela e ela escolhendo o derrotado.
Todo o arco dramático do episódio se desenrola como a cartilha das mocinhas manda e é por isso que o final é tão genial! Quando James decide lutar para recuperar Mareanie, ele não reconquista apenas o amor de sua Pokémon, mas também ganha o de Toxapex numa reviravolta hilária. Honestamente, considerando o quanto o anime instigou o lado queer de James no passado - tanto na versão japonesa quanto na ocidental -, nada mais adequado que o primeiro Pokémon bissexual confirmado a aparecer no anime se apaixonar por ele! 
O irônico é que, sendo bem honestos, é que a decisão de James é muito plausível: ele jamais será capaz de retribuir o amor da chorãozinha e deve deixá-lo no quartel-general da Equipe Rocket ainda por cima quando sair de Alola. Além disso, o Toxapex parecia gostar dela de verdade e os dois teriam melhores chances juntos. Só que a nossa mocinha apaixonada é incorrigível e no final das contas, é o coração quem escolhe não é mesmo? 
O episódio é divertido (cenas como Jessie vibrando com o barraco e ela e Meowth comparando o veterano com James são ótimas), bem escrito, dá a James momentos memoráveis e ainda aumenta a diversidade do desenho. Com esse episódio, fica cada vez mais difícil aceitar que esse time de Pokémon tão maravilhosos que Jessie e James ganharam em Alola ficará para trás eventualmente. Agora, pobres Corsola. Não basta serem a comida favorita dos Mareanie, ainda têm que lidar com as Estrelas Brutais querendo usar seus corais como pingente! Eu ia adorar se no futuro revelassem que o tal Tentacruel fosse um contratado dos Corsola em busca de vingança.
Nota: 4/5

SM059/ Episódio 1010 - Lulú e Vitória: Lembranças Agridoces!
Roteiro: Yuka Miyata
Direção de Animação: Yasushi Nishitani e Yasuhiko Akiyama
Um dos problemas da narrativa tradicional de Pokémon é que, no geral, os personagens constantemente parecem desprovidos de vida antes de conhecerem Ash. Dawn foi a primeira personagem com amigos de infância e ela foi a quinta companheira de jornada do Palletiano! Enquanto numa jornada fica realmente difícil fazer os personagens encontrarem amigos e família na entrada, em Alola a situação é bem diferente: todos os personagens estão fixados à região, portanto o anime não pode ignorar sua vida pregressa.
Apesar de sempre mostrarem as meninas muito unidas, por muitos episódios parecia que a relação de Vitória (Lana) com suas amigas não era tão forte quanto a que elas partilhavam entre si, porém a roteirista Yuka Miyata parece disposta a mudar isso. O seu episódio de estreia em Pokémon, "Bolhas, Brionne e Batalha!", já havia colocado Lulú e Ash apoiando o treinamento de Vitória com Hilda, e aqui a roteirista reúne o trio para uma aventura doce na floresta. A premissa é simples: as gêmeas Sara e Júlia voltam de um passeio na floresta trazendo Frutas Mereçás (Haban Berry) que fazem a pescadora se lembrar de sua primeiríssima aventura com Lulú e seu encontro com o Vovô Floresta.
É interessante como o episódio vai desenrolando os eventos aos poucos, revelando como foi que as meninas ficaram amigas, apesar das suas personalidades tão diferentes, e as coisas que elas aprenderam se aventurando na floresta. Apesar de gostar muito de como as meninas não se lembram de tudo que ocorreu inicialmente, recordando as coisas aos poucos, Miyata poderia ter brincado mais com o conceito, fazendo com que elas se lembrassem de coisas erradas ou deixassem algumas coisas em dúvida. Ainda assim, o reencontro com Drampa é lindinho e a Equipe Rocket tentando passar por criança hilário. Um episódio simples e fofo que ajuda a estabelecer duas personagens queridas.
Nota: 3/5

SM060/ Episódio 1011 - Lílian Está Planando pelos Ares! Os Jogos de Salto de Trenó com Pokémon!!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Takashi Shinohara
É incrível como a Escola Pokémon não dá limites para a criatividade dos roteiristas. Eles querem explorar o Monte Lanakila antes de Ash e cia irem para a Ilha Ula'Ula? Fácil: uma aula de campo com Pandam (Hala) para que os alunos vejam a evolução do Crabrawler do Kahuna para Crabominable. Tudo isso um belo pretexto para um episódio na verdade focado em Lílian e Nevinha, que começa a partir do momento que somos apresentados à Sara - não a irmã de Vitória, mas a melhor Saltadora de Trenó com Pokémon de Alola e seu Ninetales de Alola.
Yonemura faz um ótimo trabalho em colocar a garota para superar os seus medos e ainda por cima ensinar a seu Pokémon o movimento Véu Aurora - e ainda descobrimos que Nevinha sabe usar o Granizo! Quando comparamos aos desafios enfrentados pela garota anteriormente na Escola Pokémon - lembram quando seu maior desafio era montar num Stoutland? -, este é sem dúvida o seu maior, com direito a quedas feias e tudo. Os Jogos em si são divertidos, por ter aquela típica exploração dos Pokémon inusitados escolhidos para a competição e algumas apresentações são muito boas e Ash sendo lançado para o outro lado por inventar de usar um Gigavolt Destruidor.
No fim, Pandam cotado leva o prêmio - Kiawe merecia muito mais! - junto de outros dois figurantes - a Treinadora Aérea nem tinha que estar ali! O prêmio era um trenó de Slowpoke velhíssimo que pertencia ao Mestre do Salto de Trenó com Pokémon, um senhor que alegava já ter feito tudo que os Treinadores faziam anos antes, sempre aumentando os anos. O comportamento lembra muito o do Mestre Pescador de "Grande Céu, Peixinho!". Eles não só são muito parecidos, como ainda compartilham o mesmo dublador no Japão. A questão é: estamos diante de uma família de mestres mentirosos ou esse é o Frank Abagnale Jr. do mundo Pokémon?
Nota: 3/5

Curiosidade:
  • Primeiro, a audiência dos episódios:
Número do episódio
Título do episódio
Audiência
Ranking semanal
SM056
Um Forte Dorminhoco: O Segredo de Komala!
4,2
SM057
O Rotom Não Quer Parar de Mudar de Forma!
3,6
SM058
Não Choreanie, Mareanie!
3,4
SM059
Lulú e Vitória: Lembranças Agridoces!
3,8
SM060
Lílian Está Planando pelos Ares! Os Jogos de Salto de Trenó com Pokémon!!
3,5
10º
  • Como dá pra ver, enquanto o episódio de Komala e Jigglypuff ainda conseguiu se beneficiar do aumento devido ao arco de Nebulino, os outros voltaram ao padrão que o anime tem conseguido manter nos últimos anos. Não me surpreende. Vale lembrar também que o SM056 ficou em terceiro lugar, em parte porque vários dos animes de maior audiência estavam em recesso por causa do fim de ano. Bom, finalmente cheguei nos episódios de 2018! Só seis meses básicos de atraso;
  • Apesar de ser um roteirista do anime desde Pokémon, a Série: O início, o SM056 marcou a primeira vez em duas décadas que Shoji Yonemura escreveu um episódio do Jigglypuff. Antes, quase todos os episódios estrelando o Pokémon Balão foram roteirizados por Yukiyoshi Ohashi;
  • No SM056, é dito que o Komala fica adormecido desde o nascimento devido à sua dieta, que consiste de folhas com propriedades sedativas. Essa informação consta na Pokédex de Pokémon Ultra Moon;
  • As irmãs de Vitória, Júlia e Sara, brincando de microfone com o ventilador é provavelmente a melhor representação de infância que Pokémon, a Série já fez;
  • Com o fracasso do plano de pegar o Minikoffing, a Equipe Rocket decide mirar nas Ultracriaturas já no SM056;
  • Temos várias cenas de treinamento entre Litten e Lycanroc já tem um tempo. Legal ver o anime preparando o terreno para a evolução do felino quando ela finalmente ocorrer - mal posso esperar pra ver os próximos episódios;
  • James tenta pegar uma Frillish e ninguém se lembra que Jessie já teve um;
  • Amei a Equipe Rocket disfarçada de Insetos no SM059;
  • O "Quem é esse Pokémon?" do SM056 traz o icônico Jigglypuff de cabeça para baixo e o "Quem é esse Pokémon?" do SM059 revela a identidade de Drampa antes do próprio episódio;
  • Adoro que a roupa de frio de Nogueira ainda não oculta aquele físico maravilhoso;
  • Eu vou dizer que toda vez que Jessie compete em alguma coisa eu secretamente torço para ela vencer e ver Bewear tirando as glórias dela me incomoda um pouco, mas não consigo não perdoar esse ursão rosado psicopata;
  • Podemos falar sobre o guri que tirou o bebê Kangaskhan da bolsa para entrar nela e saltar de trenó?
  • Que estranho Akemi Omode, a responsável pelos três primeiros episódios focados em Lílian, não roteirizar nenhum do arco passado e nem esse do trenó. Será que ela estava de licença ou férias nessa época? Eu fico feliz que outros roteiristas sejam capazes de carregar a tocha sem ela, mas é uma ausência curiosa considerando o quão presente ela estava em XY escrevendo os episódios de Serena;
  • A propósito, sem o Ash Pikachu arrasava no Trenó com Pokémon - será que a presença do Kangaskhan no SM060 foi uma referência a "As Férias de Inverno de Pikachu: Jogos Kanga"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário