quarta-feira, 30 de maio de 2018

Primeiras Impressões: Pokémon: Let's Go, Pikachu & Eevee! [ATUALIZADO 2]

[ESTE TEXTO FOI ATUALIZADO COM INFORMAÇÕES DADAS DURANTE A CONVERSA COM A IMPRENSA. AS INFORMAÇÕES ESTÃO AO FINAL
ATUALIZAÇÃO 2: TEM ONLINE SIM, GENTE DESCULPA O ERRO]

Geralmente eu não tenho essas conversas com vocês tão cedo no processo de divulgação dos jogos Pokémon, mas quero mudar isso um pouco este ano, então em vez de deixar pra comentar nas Considerações Finais do próximo Sir Charithougths, decidi já adiantar meus pensamentos e primeiras impressões sobre os vindouros jogos de Pokémon aguardados todos esses meses e finalmente anunciados hoje à noite: Pokémon: Let's Go, Pikachu! & Pokémon: Let's Go, Eevee!
Para discutir as primeiras impressões, vamos recapitular as informações liberadas até agora baseado no site oficial e no twitter oficial, avaliando as esperanças e os medos em relação aos novos jogos.

Spin-offs?
Primeiramente eu gostaria de esclarecer uma coisa: apesar de muita gente dizer por aí que estes jogos são spin-offs, a Game Freak foi bem clara na apresentação dela ao afirmar diversas vezes que Pokémon: Let's Go, Pikachu & Eevee! são jogos RPG da linha principal da série, então só aceitem!

I Geração

O retorno a Kanto já era algo especulado há muuuuuuito tempo. Já faz um tempo que a Pokémon Company aprendeu que explorar a nostalgia é lucrativo, o que encorajou os surtos de Kanto em X & Y através das Megaevoluções e das formas de Alola em Sun & Moon. O sucesso de Pokémon Go foi só a cereja do bolo. Lançado inicialmente só com os Pokémon I Geração, o título para smartphones que já soma mais de 800 milhões de downloads não só foi uma febre que conseguiu manter uma base fiel de jogadores no últimos anos, como ainda ajudou a impulsionar as vendas dos jogos de Nintendo 3DS. Pokémon - O Filme: Eu Escolho Você foi outro beneficiado dessa onda nostálgica, atraindo público forte no mundo todo em sua curta e cara passagem pelos cinemas.



Portanto, era esperado que a Nintendo fosse novamente utilizar a estratégia da nostalgia para atrair o grande público para seu primeiro par de jogos de RPG tradicional de Pokémon no Switch. A estratégia é clara: está no nome dos novos jogos e fica ainda mais escancarada no trailer de anúncio, que muito literalmente convida o jogador de Pokémon Go a estender sua aventura do smartphone para a TV. É possível transferir Pokémon pegos em Go para Let's Go e até o esquema de captura foi alterado para comportar a jogabilidade de Go. O novo periférico, a Poké Ball Plus - basicamente uma fusão do Pokéwalker com o Pokémon Go Plus que treme e geme ao toque (que nem a gente mesmo) - , é compatível e oferece uma jogabilidade estendida para ambos os títulos.

Sonho: Com formas de Alola já confirmadas passíveis de transferência para Let's Go e um novo Pokémon prometido como presente especial, sendo o possível primeiro membro da oitava geração, espero muito que eles liberem PELO MENOS as evoluções dos Pokémon de Kanto de outras gerações (Steelix, Magmortar, Sylveon)!

Pesadelo: Não poder evoluir meu Eevee para Umbreon por causa de alguma restrição idiota.
Uma nova familiar Kanto
Meses atrás, a Internet borbulhou com especulações de uma Kanto na qual a Cidade de Pallet teria afundado. Várias teorias loucas a respeito pipocaram na Internet, mas as primeiras imagens do mundo externo de Let's Go já nos mostram territórios conhecidos e nada apocalípticos. Lugares como as Cidades de Pallet, Viridian e Vermilion, a Rota 1, a Floresta de Viridian e a Montanha da Lua, o interior do Sta. Ana, o esconderijo da Equipe Rocket, a Torre Pokémon, dentre outros, podem ser facilmente identificados tanto pelo trailer quanto pelas capturas de tela, inclusive com Centro Pokémon e Pokémon Mart separados como manda a tradição.


Obviamente o visual da região está repaginadíssimo lindíssimo, mas ainda resta ver se é realmente só um remake sem grandes alterações - além de Pokémon correndo pelo cenário pra todo lado. Kanto é uma das regiões geograficamente falando mais desinteressantes do Universo Pokémon e essa seria uma boa oportunidade para torná-la mais atraente. É claro que a repaginada gráfica já ajuda muito, mas não seria tão ruim se a Game Freak incorporasse mais elementos, como uma aprimorada na história. Não há nenhuma cena com o rival, por exemplo, nem com os Líderes de Ginásio, então já estou curioso para ver como personagens clássicos serão traduzidos para esse novo visual.

O perfil oficial da franquia disse que os novos jogos são baseados em Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition. Considerando que Pokémon Yellow era por sua vez baseado na jornada de Ash por Kanto, talvez o "baseado" aqui se refira exclusivamente à ideia de ter um Pokémon te seguindo e Eevee e Pikachu assumindo a posição de Pokémon Iniciais, com Charmander, Squirtle e Bulbasaur sendo entregues durante a jornada. Duvido que vejamos Jessie, James e Meowth, por exemplo, ou que os times dos Líderes de Ginásio sejam inspirados nas formações do anime, mas seria legal se o "baseado em Yellow" também sugerisse que haverá novos elementos à jornada original, fora a jogabilidade.

Sonho: novos elementos na "história", novos personagens, mais Treinadores nas rotas e a volta das revanches PELO AMOR DE DEUS - estas se tornam particularmente obrigatórias já que não dá mais para batalhar contra os Pokémon selvagens;

Pesadelo: um jogo dedicado exclusivamente ao elemento de exploração, sem batalhas de Ginásio. Acho pouco provável considerando que já nos mostraram que a Equipe Rocket está presente;

Companheiros de jornada 
A volta dos parceiros Pokémon é um dos meus maiores clamores para a franquia desde Pokémon HeartGold & SoulSilver Versions e é uma alegria imensa ver que eles finalmente voltaram da forma mais digna possível! Voar num Charizard (decentemente) pelo mapa, ter um Gengar te seguindo levitando ou montar um Onix tornam toda a ideia de explorar a região de Kanto ainda mais atraente. Mas você não é acompanhado apenas por Pokémon.


O "Let's Go" - "vamos lá" em inglês - do título se justifica ainda mais com a ideia de que pela primeira vez os jogadores podem ter um parceiro em sua jornada. Eu amo a ideia e as possibilidades que poderiam vir dela: imagina se o nível dos Treinadores aumentasse nas batalhas com parceiros, por exemplo? Porém, o que me broxa é que parece que o companheiro de jornada vai atuar nada mais nada menos como um suporte para a aventura principal e um facilitador. Tanto pelo trailer quanto pela apresentação, a impressão que passa é que o segundo jogador só sacode o Joy-Con e um Treinador do sexo oposto ao protagonista é gerado automaticamente e sua única função é servir de apoio extra ao jogador.

Seria ótimo se fosse possível carregar para o jogo personagens customizados com times próprios, mas não confio muito nessa possibilidade. Porém, o sistema de jogo cooperativo parece uma ótima ideia para fazer pais/responsáveis e filhos jogarem juntos e até mesmo de oferecer a um amigo ainda não familiarizado com a franquia um chance de primeiro contato de forma divertida.

É possível interagir com os parceiros Eevee e Pikachu de forma especial com os dois, bem ao estilo Pokémon-Amie/Pokémon Refresh, e também customizá-los - o que eu amei. O próprios Treinadores principais aparecem com as mesmas roupas durante todas as cenas dos trailers e imagens de divulgação, então não vou considerá-los customizáveis até segunda ordem tampouco os outros Pokémon que te acompanham na aventura. Junichi Masuda também enfatizou como ambos serão companheiros de batalha confiáveis, o que faz pensar que eles talvez sejam mais fortes que Pikachu e Eevee comuns - e provavelmente incapazes de evoluir - o que destrói meus sonhos de Umbreon de qualquer forma então foda-se II e IV Gerações (NÃÃÃÃÃÃÃÃO). Masuda também disse que os outros Pokémon que te acompanham fora das Poké Bolas também podem encontrar itens para você e interagir de formas diversas.

Sonho: Ser possível importar dados de outro save ou amigos para seus companheiros de jornada e side quests especiais em dupla.

Pesadelo: Única opção de Pokémon para os companheiros ser os outros Iniciais de Kanto.

Vida selvagem
Um elemento que injeta alguma vida na região de Kanto é a inserção dos Pokémon selvagens no ambiente, mas estou curioso pra saber como funciona o cálculo para aparição deles e se ainda é possível ter encontros inesperados nos matinhos. Outra questão em aberto é a Zona de Safári. Desde a V Geração, esse é um ambiente que tem sido excluído de cada novo jogo e parece que em Let's Go Pikachu & Eevee! ele já está destino a ser substituído pelo GO Park.

Enquanto eu achei os gráficos beeeem bonitinhos, ainda fiquei incomodado com a simplicidade gráfica depois da riqueza maravilhosa de detalhes de Pokkén Tournament e com os cenários vazios depois de X & YSun & Moon e Detective Pikachu tão cheios de vida, especialmente no que toca ao quanto as cidades parecem vazias. Kanto era assim, é verdade, mas não existe motivo para não se fazer certos progressos.

Sonho: que a versão final traga mais detalhes, cenários mais completos e cidades mais cheias.

Pesadelo: eles só refinarem o trabalho gráfico e acharem que Pokémon andando na rota é o suficiente.

Pokémon: Let's Go, Pikachu & Eevee serão lançados 16 de novembro para o Switch e um novo RPG da série principal já está sendo feito para lançamento ano que vem para o Switch. Eu ainda não tenho um, então tenho só alguns meses para providenciar um. E vocês? Empolgados? Quais seus sonhos e pesadelos para esses dois jogos?

[ATUALIZAÇÃO 11H42]

Novas informações surgiram das duas sessões de perguntas e respostas conduzidas, respectivamente, pela Pokémon Company e Junichi Masuda. A Nintendo Everything compilou todas e eu trago aqui, com breves comentários:

  • Foi confirmado que não será possível evoluir o Eevee ou o Pikachu que você recebe no começo do jogo, porém haverá exemplares selvagens da espécie pra você pegar e evoluir: Sem Umbreon, não é como se eu fizesse muita questão mesmo;
  • O Eevee e Pikachu iniciais ocuparão um espaço no seu time e podem ser depositados à vontade: esperado
  • Sobre o sistema de armazenamento, ele agora funciona diferente podendo ser acessado diretamente da sua mochila: essa é uma ótima novidade pra falar a verdade, mas ainda quero ver como funcionaria na prática e quantos Pokémon poderão ser armazenados;
  • Você só poderá transferir monstros de Pokémon Go para Pokémon: Let's Go, Pikachu & Eevee! depois de um certo ponto: nada novo aqui também;
  • Os doces de Go não terão serventia alguma em Let's Go, mas eles não responderam se será possível enviar monstros de Let's Go para Go e transformá-los em doces: tô cagando pra mecanismos de Go;
  • Será possível caronar em qualquer Pokémon que seja grande o bastante. Eles também revelaram que por algum tempo cogitaram que fosse possível pegar carona em Pokémon de qualquer tamanho, mas desistiram: estão querendo matar os memes de Voar no Pidgey e eu tô bem chateado com isso, Game Freak;
  • Não existem Movimentos Ocultos (HM) em Let's Go: agora, essa é uma mudança interessante porque fala sobre a questão de mais cedo sobre esse jogo ser mais focado em exploração que em história. HMs são parte importante de RGBY porque era basicamente como eles limitavam os caminhos que os jogadores podiam percorrer. Tirar HMs pode significar que de fato eles querem deixar o mundo aberto para ser explorado livremente, mas também pode ser que eles tenham pensado em outras formas e eventos para barrar o caminho dos Treinadores - como Sun & Moon e X & Y já fizeram. Não é tão difícil substituir colocar barreiras no caminho afinal, mas o trailer também tem bem grande PLAY YOUR WAY, que o vídeo oficial em português (de Portugal) traduziu como "Jogue à tua maneira" e talvez seja uma pista de que os jogadores terão mais liberdade para decidir onde ir. Jogos lineares estão meio que ficando fora de moda atualmente e com The Legend of Zelda: Breath of the Wild ganhando aclamação crítica com seu mundo aberto , talvez Pokémon queira seguir pelo mesmo caminho. O problema é que a região de Kanto é limitada demaaaaaaaaais para exploração e os vídeos não deram indicações de mudanças bruscas em sua geografia, o que é uma pena;
  • Apesar de a interface estar diferente, capturar Pokémon ainda rende pontos de experiência, assim como as batalhas, porém eles ainda não definiram como a distribuição desses pontos será feito: isso é parcialmente bom. Por um lado, torna a captura dos Pokémon selvagens mais útil para além de completar a Dex, mas se eles não tornarem revanche parte da jornada, então depois de vencer todas as batalhas, os Treinadores ficarão fadados a capturarem Pokémon infinitamente para subir de nível? PESADELO!
  • A trama de Let's Go não te leva para Johto: previsível e decepcionante, já que Johto é a irmã mais fabulosa e interessante de Kanto, que merecia mais amor;
  • Não existe diferença de história entre as duas versões: bom, sequer sabemos se haverá alguma história de verdade né, então também não me surpreende;
  • Interação online tá confirmada sim eu que fui induzido ao erro por uma amiga doida me desculpem o transtorno;
*este erro não foi verificado para erros de português, então apontem erros nos comentários ou não reclamem rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário