domingo, 27 de maio de 2018

Sir Charithoughts SPECIAL: Gold & Silver #1

Pokémon Gold & Silver #1

O frescor de uma nova aventura
Ah como é a maravilhosa a sensação de iniciar uma nova jornada jogando Pokémon! Novos monstros para pegar, personagens para conhecer, lindos cenários para explorar… e Hidenori Kusaka e Mato conseguem transmitir todas essas sensações neste primeiro ótimo volume que dá início ao arco Gold & Silver. Num começo que parece ter servido de inspiração para Pokémon X & Y, nosso menino de ouro Gold é apresentado como um garoto que convive com Pokémon, curte andar de skate, jogo de sinuca e ouvir sua musa, a DJ Mary, no rádio. Em poucas páginas, a personalidade vaidosa, estourada, egoísta e atrevida é exposta ao seu leitor de forma divertida, tornando-o alguém completamente fora da curva para um típico herói de Pokémon e totalmente divertido por isso. Não tem como não amar alguém que é quase uma versão masculina da Green, não é mesmo?

Aos poucos, Kusaka vai nos mostrando lentamente as camadas mais profundas de seu novo astro, com aqueles valores universais que unem todos os Treinadores Pokémon do bem, como o coração compassivo, o amor pelos Pokémon e a determinação inabalável. Diferente dos Treinadores de Kanto, Gold não está numa jornada por Insígnias ou para completar a Pokédex e é interessante ver ver como o roteirista vai lhe dando objetivos novos  que também vão refletindo sua mudança de caráter: conhecer a DJ Mary, recuperar seus Pokémon roubados e Poliplom, trazer Totodile de volta para o Professor Elm, ficar mais forte para derrotar Silver, entrar em sintonia com Explom, descobrir qual o objetivo do misterioso rival… - cada novo objetivo refletindo um aspecto diferente de seu amadurecimento.
Assim como o embate de Red e Blue também se estendia às suas personalidades conflitantes, Gold e Silver são como água e óleo. O aliado de Green, revelado ao final de Pokémon Yellow #4, surge aqui como um personagem intrigante. Ele rouba um dos Pokémon do Professor Elm (assim como Green), uma Pokédex do Professor Carvalho e sua jornada parece claramente focada em obter Pokémon fortes e se tornar um Treinador cada mais poderoso para atingir um objetivo específico. Apesar de chamar Explom de fraco na Torre Sprout, ele não parece ser particularmente desagradável e esnobe de forma gratuita. Pelo contrário, Kusaka parece querer justificar suas atitudes a todo momento - inclusive o desprezo ao Treinador de New Bark é bastante compreensível - e não foi à toa que ele revelou a aliança entre Silver e Green antes mesmo desta saga começar.
De certo modo, Gold e Silver parecem dois personagens que possuem muitos tons diferentes e distorcem as expectativas do que se é esperado de um herói e um mocinho. Tal dinâmica funciona muito bem e torna ambos complexos e interessantes de acompanhar. De um lado, você tem o protagonista impulsivo e infantil que procura obter sempre ganho diante das situações e do outro, o rival misterioso e sombrio, que faz o bem, mas não se importa em atravessar certos limites para alcançar o que almeja.
O novo protagonista é acompanhado por novos personagens carismáticos, como a mãe de Gold, o icônico Jovem Joey e o próprio Professor Elm. Pobre Elm, ele sempre fica na sombra do Professor Carvalho devido à proximidade de Kanto e Johto e o maior prestígio obtido pelo pesquisador mais velho, mas eu adoro como ele é um fracassado adorável. Ele é incapaz de proteger os Pokémon do seu laboratório e, como resultado, ele ainda acaba passando a maior parte deste volume se recuperando no hospital. Ele também é incapaz de exercer algum controle sobre Gold, mas no final parece conseguir tirar algum proveito dele para sua pesquisa sobre o Ovo Pokémon.
Outro elemento bem bacana desta saga é a maior ênfase dada à personalidade dos monstros de bolso, antes mesmo da era Ruby & Sapphire. Diferente do time de Red, em que apenas o trio Bulba, Pika e Poli esboçavam personalidade, o time de Gold é todo cheio de personalidades interessantes - eles fazem questão de deixar claro que é Sunplom é "muito sério" - e isso ajuda a tornar sua jornada ainda mais interessante. Com a mudança de protagonista, o tom das aventuras também muda. Enquanto as aventuras de Red eram mais focadas em ação e as de Yellow em treinamento e amadurecimento, a comédia impera com Gold!
Passagens como o retrato falado absurdo que ele fez de Silver, as reações engraçadas das pessoas diante da personalidade dele e todo o seu confronto contra os Treinadores da Torre Sprout garantem ótimos momentos de humor e só aumentam meu amor por essa edição. A falta de peso na força do protagonista também é refletida nos Líderes de Ginásio locais. Enquanto em Kanto eles são Treinadores formidáveis que nas horas vagas brincam de gênios do mal, os Líderes de Johto apresentados neste volume, Falkner e Bugsy, estreiam como civis: o primeiro como policial e o segundo como um pesquisador de ruínas. Nenhum dos dois aparentemente formidável em batalhas. Kusaka até nos revela o objetivo de Falkner de se tornar um Líder de Ginásio no lugar de seu pai, mas ele ainda precisa da ajuda de de Gold para capturar seu Skarmory.
Porém, existem indícios de que tudo pode mudar. Com a primeira aparição da Associação Pokémon, descobrimos um pouco mais sobre os bastidores da organização dos Líderes de Ginásio e sua intenção de se preparar para não só achar substitutos dignos dos Ginásios de Viridian e Fuchsia, como também ser mais rígida na seleção para os Líderes de Johto. Será interessante ver o desenrolar dessa trama no futuro. E não são apenas os Líderes de que terão que mostrar um nível elevado de poder. Com o surgimento de um novo poderoso vilão e Gold encarando o fato de que está para trás tanto diante do rival quanto das novas adversidades que se apresentam, o Treinador também terá que ir para o próximo nível.

Considerações finais:
  • Estou chocado com essa edição quase completamente sem erros! Quase porque, na cena em que Gold aparece escaneando os Pokémon do Mascarado, o tipo de Houndour aparece só como Sombrio em vez de Sombrio/Fogo. É possível que essa melhora em qualidade seja resultado de Beth Kodama ter assumido a responsabilidade pela edição do mangá no lugar de Bruno Zago. Curiosamente, Kodama assumiu essa função depois dos erros grotescos de Pokémon Yellow #3. Coincidência?
  • Também devo dizer que estou felicíssimo de ver Poké Balls sendo traduzido como devia ter sido desde o começo amém;
  • Quando explica o Ovo Pokémon, Professor Elm diz que nunca ninguém viu um Pokémon recém-nascido. Talvez ele devesse ter uma conversinha com o Senhor Fuji porque ele tem uma foto do momento do nascimento do seu Doduo de um ovo, como ele mostrou ao Red em Pokémon Red Green Blue #1;
  • Este é o penúltimo volume de Pocket Monsters SPECIAL ilustrado por Mato. A artista se afastou da série por uma questão de saúde (algumas fontes atestam ser LER) e, talvez por esta razão, a ilustração deste volume é beeeeem simples. Pouco sombreamento, pouca ilustração de fundo e traços tortos tornam o começo deste arco menos glamuroso que as primeiras páginas de Pokémon Red Green Blue. Ainda assim, o traço de Mato mesmo torto ainda é fofo e a fofura dos Pokémon da II Geração só contribui;
  • E já que você está aqui para este texto, que tal dar uma olhada no novíssimo Guia de Batalhas SPECIAL celebrando nosso protagonista de ouro? Só clicar aqui;

Nenhum comentário:

Postar um comentário