sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 021

Ei, galera! Finalmente o charithought da semana ficou pronto. Eu tenho tido dias muito corridos no trabalho com provas dos alunos e etc >.< então não tenho conseguido ser tão produtivo quanto gostaria.
O próximo será do badalado especial das Mega Evoluções, mas não sei qdo sairá pq o fansubber que eu acompanho ainda não lançou o episódio :/
Aos comentários:
Mateus, Anderson, fico mto feliz que vcs tenham gostado tanto da review anterior =D Objetivo alcançado
Gustavo, eu tbm espero que Grant e Viola retornem.
Raco, ainda não recebi seu e-mail, mas você pode falar comigo diretamente aqui. Eu também achei interessante terem adicionado um Onix ao time de Grant. Será que teremos um 3X3 ou eles vão mudar o time do Líder? Afinal de contas, não era algo comum em Diamond & Pearl mudança no time dos Líderes, mas eles fizeram bastante em Best Wishes!, então o jeito é mesmo esperar.

#XY021/#825Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!

Se tem uma coisa que 21 episódios de Pocket Monsters XY tem nos provado é que Serena é uma personagem complicada. Não pela forma como ela é. Ela é beeem simplesinha até e totalmente gostável. O problema todo está em como ela tem sido visivelmente o calcanhar de Aquiles desta série, sendo a menos carismática e a menos interessante do quarteto de personagens aqui, algo que também já abordei no charithought de “Sylveon VS Froakie! Pânico no Jardim de Infância!!”. E o pior é que as expectativas estão todas sobre ela: qual será o objetivo da jornada dela? Que Pokémon vai pegar? Quando ela começará a ser uma personagem pró-ativa? Quando terá sua primeira batalha de verdade? E se tem uma coisa que Pokémon sempre nos ensinou é que muita expectativa não ajuda – eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas decepcionadas com o capítulo do Chateau da Batalha, por exemplo.



E o problema é que eu também tenho minhas expectativas e sofro por elas. Na época que começaram a falar em Serena ser uma Corredora de Rhyhorn, eu já estava imaginando o anime trabalhar com uma versão expandida com uma coisa mais focada em aventura com mais diversidade de Pokémon, Serena montada num Rhyhorn ou num Arcanine *--* – Pokémon que não combina com ela – e Fennekin ao seu lado ajudando a tirar os obstáculos. Ao até mesmo batalhas durante as corridas e tal. Estava superapegado à ideia, sonhando alto... e aí me dão aquela insossa selvagem corrida Rhyhorn!!”. Demoram 14 episódios para dar novo destaque à menina (ela foi a primeira a ganhar um episódio assim e a última a ganhar um segundo) e ainda colocam as malditas palavras “Hora da Estreia!” Estreia Estreia E S T R E I A... a mesma presente no título japonês do primeiro Torneio de Dawn: Dawn! A Estreia no Torneio!!. Eu não criei muita ideia dessa vez, mas empolguei. De fato, “Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!” não nos mostra o que Serena fará ao longo da jornada – por favor que NÃO SEJA ISSO. Definitivamente não. Entretanto, ele promove algum desenvolvimento de personagem e momentos entre Serena e Fennekin que se você me perguntar demoraram DEMAIS para ser feito, então antes tarde do que nunca!

Uma das minhas maiores reclamações em relação à Serena é como ela é focada demais no Ash. Felizmente, o roteirista Shoji Yonemura (o mesmo de “Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!”) meio que tenta balancear o lado da novata que precisa da aprovação do seu boy magia com as suas próprias vontades  ainda que ele não tenha sido necessariamente bem-sucedido nisso. Serena parece empolgada com toda a ideia do PokéVisão, mas é só depois que Ash faz um comentário sobre como o Fennekin da Ídola Pokémon Elle (alguém importante para o futuro? Será?) estava uma gracinha – para o alívio de Serena que por um momento quase teve um ataque cardíaco pensando que ele estava elogiando a menina =P – é que a Treinadora decide fazer um vídeo como ela “sempre quis desde que pegou Fennekin” (ainda que ela tenha esperado 17 episódios e muitos Centros Pokémon pra fazer algo a respeito – embora exista sim a possibilidade de que este tenha sido o primeiro Centro Pokémon com os equipamentos necessários, isso seria coincidência demais). Ainda assim, é ótimo ver a menina querendo fazer o seu próprio vídeo, mesmo que Ash não queira participar (porque treinará para enfrentar Grant).

Mesmo que você tenha curtido Pokémon X & Y a ponto de já ter somado mais de 500 horas de jogo, não me surpreenderia se você nunca fez um Trainer PR Video sequer. Esses clipes de 10 segundos podem ser feitos a partir de qualquer Centro Pokémon e montados usando diferentes cenários, músicas, poses para o seu Treinador... uma variedade muito boa de opções, mas é um elemento altamente ignorado pelos jogadores em geral. Fazer um vídeo legal leva tempo (escolher a roupa ideal, o cenário, os ângulos), porém é recompensador se você gosta de brincar de diretor de cinema – como eu. Obviamente, é nesse elemento que o PokéVisão é baseado e eu particularmente gostei de como ele foi adaptado para a série animada. É legal, por exemplo, a ideia de que esses vídeos são compartilhados entre Treinadores e que existe até um ranking para escolher o melhor. A única diferença é que ele serve para expor o Pokémon, enquanto nos jogos é mais pra mostrar o estilo do Treinador mesmo – como o título Trainer PR Video entrega.

Um ponto positivo do episódio são as cenas de criação dos vídeos, mas quando você tem Serena, Clemont e Bonnie juntos, não é surpreendente se os irmãos Limão roubam a cena. Bonnie não pode fazer um vídeo com Dedenne porque ele pertence ao Clemont afinal, mas ela tem a brilhante ideia de fazer um clipe com seu irmão mais velho para exibir seus talentos para todo o mundo ver e quiçá lhe conseguir uma esposa! Pra mim, as cenas da filmagem de Clemont são, facilmente, as melhores de todo o episódio. Eu adoro como o garoto fica completamente perdido diante das câmeras, e como Bunnelby é todo fofinho e tímido como seu Treinador enquanto Chespin é o exato oposto dos dois. Além disso, é muito engraçado ver Bonnie acabando com a autoestima do irmão em relação à sua postura e como ela o dubla de forma absolutamente nada convincente. Aliás, com momentos tão preciosos, a cena final com a filmagem final dos irmãos é simplesmente um momento de ouro!

Mas o foco do episódio é mesmo Serena e Fennekin, o que é particularmente ótimo para a raposinha de Fogo! Em comparação com seus dois colegas Iniciais, ela (Fennekin é mesmo fêmea afinal ~ou não!) foi  de longe a mais injustiçada: não foi o destaque do episódio em que foi pega e apesar de ter estar com Serena desde o quarto episódio da série, só agora ela tem um momento pra ela que dure mais de um minuto. Enquanto sua devoção à Serena – algo que já ficava bastante evidente antes, com ela adotando trejeitos da menina – é mantida sem problemas aqui, ela também revela ser bastante irritadiça. Primeiro ela tem ciúmes da paixonite de Chespin pela Fennekin de Elle e faz até careta pro bichinho, depois tenta acertar Pikachu diversas vezes quando este lhe suja. Eu achei todos esses momentos bastante divertidos e gosto da ideia de Fennekin ter um temperamento quente (hehe trocadilhos feras -sqn), mas parece um pouco fora da personagem já que ela nunca havia demonstrado nada disso antes – mas, ei, esse é a primeira vez que ela tem mais de um minuto de cena num episódio, então como daria pra saber?

Também garantindo o humor está a Equipe Rocket com mais um clássico esquema de montar um local falso para pegar Pokémon. O que eu gosto mesmo aqui, porém, é Jessie incorporando novamente a atriz que há dentro dela. Fez-me lembrar os bons tempos dos Torneios Pokémon em que ela assumia a identidade de Jessilina, Jessebella entre outras. O sotaque tipo italiano que James faz e o fato de Meowth adotar um nome e um visual claramente inspirado em Steven Spielberg também são algumas particularidades que eu gosto muito aqui. E o vídeo de apresentação de Jessie é bem bizarro, mas perfeito em seu próprio jeito – aliás, adoro como Clemont aprecia a parte técnica do vídeo (embora eu tenha entendido que ele gostou mesmo do que viu e falou das partes técnicas só porque nenhum dos seus amigos achou legal =P). E o que dizer de Meowth parodiando o leão da MGM? É simplesmente fantástico! Eu também adoro que o plano falha porque Jessie quer ser filmada enfrentando o vento e a chuva enquanto faz caretas bizarras =P

E, claro, temos Serena. O episódio mostra a menina se vestindo, interagindo com Fennekin e os demais heróis, mas é no final que temos seu maior desafio e real conquista. Dedenne, Pikachu e Fennekin conseguem escapar da Equipe Rocket, mas a pequena raposinha fica pra trás por causa de uma terrível poça suja! =OO O medo foi, naturalmente, herdado de sua Treinadora que também odeia se sujar. É bobo, eu sei, você sabe, Pikachu sabe, mas ao menos eles dão um tratamento decente pra isso. A cena de Serena indo salvar Fennekin apesar da sujeira, sob ataque dos Pokémon dos Rockets, tem uma animação que ajuda a dar importância devida ao drama, mas o mais bonito mesmo é ver Fennekin indo salvá-la *---* Tão linda! Além do mais, é Serena sendo o mais pró-ativa que já vimos nesta série desde que ela começou, então é praticamente o que faltava. Com o problema resolvido, o vídeo fica pronto e depois de Serena heroína, é hora de ver Serena lindinha no vídeo pronto.

No fim das contas, “Hora da Estreia! PokéVisão com Serena e Fennekin!!” trouxe um certo desenvolvimento para Serena e foi definitivamente melhor que o episódio dos Rhyhorn, especialmente por não colocar a menina fazendo tudo pelo Ash (é uma evolução ela decidir fazer o vídeo com Clemont e Bonnie), e foca mais na sua relação com a pequena e linda Fennekin. Mas ainda assim, ela quer saber o que Ash achou do vídeo no final e não dá pra ignorar a sensação de que ela só decidiu fazer o clipe porque o garoto elogiou o da tal Elle. Sinceramente, eu espero MUITO o dia em que vamos nos livrar desse shipping idiota. Veja bem, Serena é uma personagem mais fraca de personalidade (principalmente quando temos Ash, Clemont e Bonnie, todos muito interessantes) e o fato de que ela não tem nada de especial pra fazer, nenhum tipo de competição decente – até hoje ela nunca teve uma batalha de verdade – só pioram a situação. E, sejamos francos, Ash não dá a mínima pra ela. Eu ODIARIA se no fim das contas, Serena viajasse só pra ficar fazendo coisas para impressioná-lo e depois de 300 episódios percebesse que isso significa nada. Seria muito patético.

Além disso, o PokéVisão pode render sim algo no futuro. Tem a possibilidade de a tal Elle aparecer, e em seu vídeo Serena faz um convite de que quem assistir a seu vídeo, vá falar com ela. Talvez algo útil surja daí, um desafiante quem sabe, e ela tenha sua batalha afinal – e tomara que não seja lá no 50° episódio. Eu também acharia engraçado se no fim das contas Clemont arranjasse uma pretendente também. Entretanto, fazer vídeos não é algo muito interessante e não gera uma competição muito legal. Que a criatividade dos roteiristas aflore e eles nos deem algo tão empolgante quanto os Torneios! Potencial não falta.

Algumas considerações finais:
  • O episódio passado, que mostrou o confronto entre Viola e Grant, alcançou 5,4% da audiência dos japoneses. Já este episódio da Serena, que foi exibido no Japão junto de um especial da Íris (sobre o qual não farei charithought), conquistou 5,6%. Poder feminino!
  • Em certo momento, Serena fala que todas as meninas devem cuidar da aparência >.< Sério, eu JAMAIS deixaria Serena ser um exemplo para minha filha. Aliás, olha o estrago que as filosofias dela geraram na pobre Fennekin :o Moça, você é machista;
  • Durante o episódio, tanto a Equipe Rocket quanto Clemont falam muito nos Estúdios Pokéstar (Pokéwood no Japão) da região de Unova dos jogos Pokémon Black 2 & White 2;
  • Que ataque é aquele roxinho que Fennekin usou para escapar da Equipe Rocket hein? Alguma aposta?
  • Chespin, Dedenne e Bunnelby tbm estão tão fofinhos neste episódio e olha que Dedenne nem precisou fazer nada, só ser excluído por Clemont =P
  • A quem estou enganando, estou só enrolando aqui agora, então vou deixar essa postagem aqui pra vocês e tchau ^^

2 comentários:

  1. Ótima análise como sempre, também tive expectativas altas com este episódio, e tive a mesma sensação que você: o episódio desenvolveu Serena e Fennekin, mas não conseguiu trazer nada de interessante para o futuro da garota.

    Eu sinceramente gostaria que ressuscitassem os Contests, eles são a cara da Serena e ela teria um diferencial de May e Dawn para explorar no início: Serena é completamente focada em beleza, limpeza a aparência. Seria interessante se no início de sua carreira como coordenadora, ela apanhasse por cuidar demais da aparência dos golpes, e pouco da estratégia ou de vantagens e desvantagens.

    Mas isso é apenas sonho, se os Contests voltassem, eles já teriam usado as cidades sem ginásio para isso (Camphrier e Ambrette). Enfim, acredito que a hora da Serena vai chegar, só não sei ainda como...

    ResponderExcluir
  2. Achei o pokevisão um youtube da pokemon.

    Seria legal se o roteiristas fizessem uma especie de pokéidols no lugar dos torneios já que eles não deixam ninguém ganhar.

    ResponderExcluir