sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 020

Bom galera, demorou, mas chegou! Meu mais novo charithought! Mas antes de chegarmos lá, gostaria de informar que atualizei umas postagens antigas do blog. Atualizei os Guias de Batalhas Parte 1 e Parte 2 com gifs bonitinhos e informações mais recentes da saga Best Wishes!. Também atualizei a Parte 1 e a Parte 2 da Longa Trajetória de Pokémon no Brasil: Kanto. Em ambos os casos, também aproveitei pra corrigir os erros de formatação que haviam antes nos marcadores.
Bom, agradeço mais uma vez pelos meus leitores fiéis e o carinho que vcs tem por este blog e este escritor feliz =D

Agora respondendo a alguns comentários:
Valeu por lembrar, Ceh S! Já haviam me avisado antes, mas eu tinha esquecido de mexer. Erro corrigido!
Rafael Lopes, eu já havia lido uma review americana sugerindo que o episódio de Malamar tivesse tido duas partes, tomando o tempo para mostrar Malamar separando o quarteto de heróis e perseguindo cada um, e eles lutando contra ele. É uma ideia que certamente eu teria apreciado!
Cláudio, eu gostaria mto que Inkay evoluísse. Em BW a Equipe Rocket ficou uma saga inteira com um Woobat e um Yamask que mal apareciam e não evoluíram. Eu acho que seria ótimo eles terem um Malamar, mas que mantivesse a bondade do Inkay de James. Seria legal. Eu também digo isso pq quero MUITO um Gourgeist no time deles também. A Equipe Rocket merece ter episódios focados neles outra vez!
Mateus Oliveira, leia e me diga: consegui corresponder sua expectativa?
Raco, eu respondi seu comentário, mas parece que vc não viu. Me manda as coisinhas que vc fez pro meu e-mail (pedro_henriquefnd@hotmail.com) e eu posto aqui no blog dando os devidos créditos!
Ahh eww XY007 Lover, finalmente um episódio que te agradou! Aliás, assisti ao XY021 e devo começar a escrever o charithought dele logo hehe

#XY020/#824O Desafio do Chateau da Batalha! Viola VS Grant!!

Uma reclamação que eu tenho visto brotando aqui e ali de telespectadores de Pokémon – fora aquele sobre como Serena tem sido um peso morto – é de que nada de fato tem acontecido em Pocket Monsters XY. Embora a afirmação seja injusta, de fato as coisas que vimos acontecer nesses últimos episódios (treinamento com Sanpei, o plano de Malamar...) podem gerar coisas no futuro, mas ainda são incertas e algumas pessoas não gostam de esperar. Elas querem uma nova captura, um novo Ginásio, um rival do mal, Equipe Flare ou Lysandre, Serena fazendo alguma coisa ou algo do tipo. É então que surge Atsuhiro Tomioka – roteirista e planejador da série desde Diamond & Pearl – respondendo às preces dessa galera com “O Desafio do Chateau da Batalha! Viola VS Grant!!”. Além de apresentar Grant, o segundo Líder de Ginásio da região de Kalos, temos também o retorno de Viola e aparição do Chateau da Batalha!


Embora eu seja completamente indiferente a ele nos jogos – e um pouco incomodado com seu cabelo (o que são elas coisas coloridas? pedras? como elas ficam lá?) –, o anime usa esta sua fase atual cheia de inspiração dos roteiristas para criação de personagens para torná-lo um cara bacana. Ele ficou supersimpático com sua mania de subir paredes de construções históricas e cair delas porque decidiu aplaudir antes de descer porque a parede estava tão convidativa lol. Eu simplesmente adorei como ele foi escrito. Também vale ressaltar que assim como Viola adora ficar fazendo referências a fotografias, ele adora ficar falando sobre escaladas e paredes =P – algo presente nos jogos também neste caso – o que me leva a questionar se todos os Líderes de Kalos tem alguma obsessão assim. Será que Korrina também ficará falando sobre patinar e Ramos sobre plantas e etc? Outro ponto alto aqui é a interação entre Grant e Viola.

Interações entre Líderes de Ginásio é algo raro de se ver. Mesmo quando se trata dos protagonistas do anime que são Líderes de Ginásios nos jogos isso não é comum – Misty não era A Líder de Cerulean até depois de viajar com o Ash e Íris nunca foi Líder de Opelucid, e mesmo Misty tendo sido criada num Ginásio ela e Brock nunca discutiram nem comentaram nada a respeito – a não ser quando se trata de membros da mesma família – Roark e Byron, Cilan e seus irmãos. Até os jogos já haviam começado a mostrar Líderes de Ginásio trocando figurinha  Falkner e Janine em HeartGold & SoulSilver, por exemplo  então ver Líderes de regiões diferentes se encontrando e conversando como velhos amigos é muito legal. Eu gosto de como Viola antecipa para Grant o tipo de oponente que Ash vai ser, de como eles parecem familiares com as estratégias um do outro e de como eles tem uma química tão boa que dá vontade de casá-los e ver os lindos filhos inter-raciais que vão nascer :3

Outra decisão de Tomioka que eu achei muito esperta é não tornar Grant ou Viola o centro das atenções de Ash. Serena pode não estar muito preocupada em fazer algo de sua vida, mas ela certamente quer que Ash mantenha o pique encontrando pra ele o castelo, junto de Bonnie, e animando-o a ir. Temos também a introdução dos irmãos Nikola e Tesla com seus bonés passarinhos e seus Pokémon passarinhos – roupas Pokémon é a última moda em Kalos. Com seus ~yo e ~ya pra lá e pra cá entre outras frases engraçadas e caras, olhos e narizes bem redondos, a dupla surge ao som de uma BGM bem bacana e tem uma personalidade bem peculiar – meu estilo favorito de personagem. Cara, Pokémon XY tem os MELHORES personagens do dia sem erro. O roteiro é eficiente em estabelecer cedo a amizade entre a dupla e Ash – em parte devido ao quão pra frente os irmãos são e se achegam a Ash e cia logo que ouvem-nos falar “Chateau da Batalha”. Uma das minhas coisas favoritas neles, porém, é como eles contrastam com a atmosfera do Chateau da Batalha e ainda assim pertencem àquele ambiente.

Os jogos Pokémon X & Y fazem um trabalho excelente em utilizar elementos da cultura europeia, especialmente a francesa, claro, em sua região de Kalos. As construções, os castelos, os jardins, as histórias de guerras... tudo evocando uma Europa histórica, bela e mística do imaginário popular – pena que ainda assim fizeram uma historinha xôxa no final (#Yggdrasilchora). Em Unova, não dava pra sentir a mesma ligação com a cultura americana (mas eles compensaram com uma história FODA e uma Equipe Plasma medieval que teria combinado mais com X & Y), mas Kalos é totalmente europeia! “O Desafio do Chateau da Batalha! Viola VS Grant!!” é um deleite aos olhos na forma como ele intensifica ainda mais essa sensação.

O Chateau da Batalha tem uma caracterização impecável. A construção dos jogos se torna um castelo ainda mais imponente sobre um belo rio com uma arena de batalha muito legal. Mais do que uma representação física excelente – tanto externa quanto interna –, é muito legal ver a preocupação em criar uma atmosfera única para a instalação. É um local histórico, classudo e ao mesmo tempo bastante amigável. Tomioka não cai na armadilha de tornar o Chateau da Batalha um prédio de pessoas metidas – como nos jogos –, mas sim um local onde Treinadores se reúnem para batalhar seguindo a cortesia dos cavaleiros de outrora. Isso permite que mesmo pessoas bem diferentes do estilo clássico que normalmente se esperaria de um lugar desses, como Nikola, Tesla e Ash, sejam tão bem recebidos e façam dele seu nicho.

É legal também ver detalhes inexistentes nos jogos sendo criados para conferir ainda mais novidade ao esquema de batalhas, como toda a regra de cortesia, as capas (muito maneiras) de diferentes cores conforme o ranking de pariato dos Treinadores, a paradinha de você lançar o desafio usando a luva, e até mesmo a forma como a batalha se inicia com uma troca de saudações. Aliás, eu não sei se todas esses rituais tem alguma base em algo realmente factual, como combates entre cavaleiros e tal e não estou muito a fim de pesquisar no momento, mas sendo pesquisado ou não, é ótimo que Tomioka tenha tomado seu tempo para ao menos pensar nesses detalhes.

Em relação às batalhas, todas elas foram bem realizadas, mas suas qualidades variaram conforme a relevância. Eu diria que a que teve menos investimento foi a de Nikola e seu oponente, mas também era a menos importante – e aquele Dusknoir era tão mirrado que até parecia menorzinho, tadinho. Fletchling VS Pikachu teve momentos ótimos, mas o que eu mais gostei foi de ver o quão diversificado foi o conjunto de ataques do Pokémon de Tesla: Asa de Aço (Steel Wing), Dança das Plumas (Feather Dance)... Além disso, gosto muito também de como o irmão mais novo não se intimida com o Pikachu de Ash e usa seu Fletchling mesmo assim no melhor estilo Ash Ketchum e ainda consegue se dar bem – até certo ponto. Ash vence fácil, mas não sem trabalho. Mas eu sempre me sinto mal por esses meninos que ficam semanas treinando para alcançarem alguma coisa, aí vem esse maldito Ash do outro lado do mundo e pega a capa estilosa que ia ser deles =P Ainda bem que Tesla era maduro o suficiente para encarar a derrota numa boa. Cara, ele e o Nikola são muito legais!

Mas não tinha pra onde fugir, o título do episódio prometia e a luta principal era mesmo entre os Líderes de Ginásio! A luta entre Viola e Grant foi muito bem preparada com várias estratégias de ambos os lados – é ótimo ver que Tomioka prestou atenção no trabalho de seu colega Shinzo Fujita e é consistente com o estilo de batalha da Líder fotógrafa – e ainda que eu considere que Viola podia ter enrolado mais um pouco usando Proteção (Protect) mais uma vez no final, fica bem evidente a superioridade do Onix de Grant. As batalhas entre Ash e Tesla e Viola e Grant são ambas muito bem animadas. Eu adoro ver a forma como Surskit se movimenta no gelo ou a forma como ele usa sua Rajada de Bolhas (Bubble Beam) e a forma como a Enterrada de Pedra (Rock Tomb) vai cercando Surskit primeiro, numa forma de replicar o efeito colateral dos jogos de reduzir a velocidade do oponente.

Embora apresente uns traços meio tortinhos em alguns poucos momentos, a animação é excelente, especialmente os movimentos de câmera – eu adoro essas coisas! – e o diretor usou e abusou do efeito, seja nas batalhas, seja na forma de apresentar o Chateau da Batalha, dando uma ênfase especial a momentos cruciais. A trilha sonora também foi impecável, com um bocado de músicas não tão comuns – como a que toca quando Nikola e Tesla são apresentados. O episódio é encerrado com chave de ouro quando Grant e Viola revelam que ele é o Líder de Ginásio de Cyllage – aliás, ela já havia dado uma piscadinha esperta para o Ash num momento anterior, mas ele não captou a mensagem, claro. Mais legal que a reação de Ash, é engraçado ver como Serena, Clemont, Nikola e Tesla roubam o momento do menino de Pallet e seu próximo desafio com uma enxurrada de perguntas! Agora minha sincera expectativa é que, ciente do estilo de batalha de seu próximo oponente, Ash comece a se preparar para o seu próximo desafio – será que teremos a volta dos bons e velhos treinamentos? *--* Mal posso esperar!

Considerações finais:

  • Cara, Viola nessa roupa diferente ficou LINDA DEMAIS MEODEOS. Aliás, uma (outra) decepção que eu tenho em relação a Serena é que o fato de ela aparecer na abertura escolhendo um chapéu me fez acreditar que ela seria uma personagem que mudaria seu visual com certa frequência, até pra combinar com a introdução das boutiques em Pokémon X & Y, afinal Dawn mudava de roupa nos Torneios justamente porque o mesmo ocorria nos jogos Pokémon Diamond & Pearl Versions, mas parece que esse não será o caso;




  • Falando em Serena... UAU! Quanta generosidade do Tomioka: este deve ter sido o primeiro episódio desde o começo de Pokémon XY que a menina teve mais falas que Bonnie e Clemont! Eu achei bem divertida a implicância dela com os bro do ~yo;
  • Ash não notou a semelhança entre Fletchinder e Fletchling mesmo eles estando literalmente lado a lado, MAS notou a semelhança (inexistente) entre Sylveon e Eevee. Lógica kd?;
  • Eu nunca vou deixar de estranhar como as informações que são tradicionalmente apresentadas no começo de cada saga são só mencionadas em XY lá no vigésimo episódio assim por acaso. Clemont diz que “aparentemente Pikachu não gosta de entrar em Pokébolas”, o que quer dizer que ele não tem certeza, o que quer dizer que ele nunca falou com Ash a respeito, nem ele, nem Bonnie, nem Serena, o que quer dizer que pra eles isso não importa porque é algo entre Pokémon e Treinador e ninguém deve se meter nisso. Parabéns, crianças;
  • Nikola e Tesla falam o nome da Rota 7: Alameda Rivière (Riviére Walk). Rivière é rio em francês. Falando em nomes, Nikola Tesla é o nome de um inventor de naturalidade austríaca. Sir Charithoughts e Wikipedia: uma parceria de sucesso pra você! =P;
  • No anime, os títulos de nobreza de Grant e Viola são, respectivamente, Duque e Duquesa. Como Grant venceu a batalha, ele então se tornou Grão-Duque. Nos jogos, os Líderes de Ginásios são todos Marqueses e Marquesas, os membros da Elite dos 4 são Duques e Duquesas e apenas a Campeã Diantha é uma Grã-Duquesa. Nos jogos, Viola está no Chateau da Batalha na primeira vez que o jogador visita o local;
  • Apesar de Kalos ser inspirada na França, os títulos de nobreza do Chateau da Batalha são inspirados no pariato da Inglaterra;
  • Eu confesso que fiquei meio chateadinho que Ash não ter usado Fletchling na batalha – já faz um boooom tempo que o robinzinho não luta!
  • Galera reclama que no Brasil repete-se muito os dubladores, mas e esse Narrador japonês que eu mal conheço e também dubla o Prof. Carvalho, o carinha do Chateau, Onix?...
  • Chateau da Batalha melhor lugar onde fui respeitosamente chamado de Sir pela primeira vez nos jogos! Pena que meu nome no jogo não é Charizard para o momento mais épico da história =P

4 comentários:

  1. Por Arceus *-* !!! Que belezura foi essa que acabei de ler agora? Uma Charithoughts tão rico de informações, e essas opiniões, que por sinal, me agradam muito, está maravilhosamente perfeito :3 !!! Você ultrapassou minhas expectativas, Sir ( Não que eu as mereça D= )! Os roteiristas estão acertando uma quantidade muito boa de pontos positivos nesta nova saga. Andei observando algumas coisas, e acho que eles pretendem enrolar a vida da Serena, assim como fizeram com a May na Saga da Geração Avançada! Poxa, a May só decidiu o quê fazer da vida, no episódio 16... Eu sei que já estamos no episódio 20 de X & Y, mas vamos dar algum crédito, eu ainda acho que os caras vão criar uma competição de culinária onde os Pokémon participam... =P ! Sir, parece que nós dois tínhamos razão, confirmaram qual vai ser o episódio 25 de X & Y, e adivinha, é Batalha no Gym de Cyllage =D ! Apesar de que em minha humilde opinião, acho que o Ash e a sua turmina radical, vão aprontar altas confusões e grandes aventuras em Cyllage antes do Gym... ( Cara, isso parece chamada da sessão da tarde D= ) ! É que na prévia do Margicarp Dourado, eles ficam de frente para uma cidade com um oceano... Eu presumo que seja a cidade Cyllage, mas veremos... Enfim, concluindo toda essa aglomeração de palavras, seu texto ficou incrível, gostei muito de você ter dado uma pequena ponta para mencionar os jogos em relação ao anime! Eu também curti demais a personalidade do Grant, acho que a única coisa que me decepcionou um pouco nesse episódio, foram as lutas rápidas... Eu até entendo, tiveram que por três lutas, personagens novos, eles se relacionando entre si, o campo da Batalha do Castelo, dentre outras... Não há 20 minutos que façam mágica nessas horas =P !

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu gosto tanto dos seus Charithoughts que sempre venho ler eles antes de assistir os episódios! Continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei bastante da review!

    Meu momento preferido foi da batalha do Grant contra a Viola, e eu não sabia pra quem torcer, pois tenho simpatia pelos dois personagens. Do jeito que a situação da batalha contra o Onix estava, ela sabia que uma hora ou hora não teria mais o que fazer.

    Enfim, eu gostaria que os dois aparecessem novamente no futuro, seria muito bom!

    Espero pela review do próximo capítulo, até lá! ^^

    ResponderExcluir
  4. Sir, eu vi sua resposta sim, já há bastante tempo até, apenas não o respondi, me desculpe mesmo. E quando li eu enviei o arquivo para o seu e-mail, não chegou? Vou reenviá-lo para você agora mesmo! ^^

    Quanto ao episódio, não tenho muito a comentar visto que concordo de cabo a rabo com o que você disse (com exceção de Nikola e Tesla, eu os achei bem irritante, eu ria quando a Serena fazia algum comentário sobre a forma como eles falavam, porque eu me sentida da mesma forma!). Eu concordo que o episódio é excelente, seu ritmo é bom e as batalhas todas bem animadas, só que eu fiquei com um sentimento de “vazio” após tê-lo assistido, mas tenho certeza que isso é devido a eu ter criado uma expectativa gigantesca quanto a esse episódio quando vi o título dele, e ainda mais após ver a preview... Talvez seja porque esperava uma luta mais longa do Grant contra Viola, mas nada de ruim na batalha, pelo contrário, adorei o aspecto de malvado e imbatível que deram ao Onix. Tadinho do Surskit, eu fiquei com dó dele, pequenino, enfrentando um monstro gigante como o Pokémon de pedra.

    Bom, outra coisa a se pensar agora que Ash conheceu Grant, é quais pokémons ele irá usar contra os tipo pedra dele. A escolha óbvia seria Pikachu com Iron Tail e Froakie, mas logo no outro episódio vemos o treinador de Pallet treinando todos os três, inclusive Fletchling, então não sei. Acho que Froakie é certeiro, já que o último episódio de treinamento foi para ele... E outra coisa, quais pokémons Grant vai usar, porque nos jogos ele usa Tyrunt e Amaura, mas Ash está se preparando pro Onix...

    ResponderExcluir