terça-feira, 29 de abril de 2014

Tabela de Batalhas - Ash

Tabela de Batalhas - Os Pokémon de Ash

Um dos pedidos recorrentes mais antigos que recebo é a de montar uma tabela com os dados dos meus Guias de Batalhas. Infelizmente, minha falta de talentos matemáticos e de Excel me impediam de realizar isso até que o leitor Raco me revelou ter feito tais cálculos *---*
Depois de uns preparativos, eis que trago para vocês uma tabela com a quantidade de vitórias, derrotas e empates de cada Pokémon de Ash ao longo da série até o segundo Ginásio de Kalos e a média de vitórias que cada um deles teve.
O cálculo foi feito da seguinte forma:
- Somente as batalhas com vitórias, derrotas e empates foram consideradas, excluindo-se assim as de treinamento, as que o Pokémon foi chamado de volta, etc;
- Soma-se essas batalhas para conseguir o total (por exemplo, Snorlax teve 18 vitórias e apenas 3 derrotas, um total de 21 batalhas contabilizadas). Depois, divide-se o número de vitórias pelo total (18 ÷ 21) e depois multiplica-se por 100 para obter a porcentagem (0,857... x 100 = 85,71). Prontinho.
Os Guias de Batalhas foram todos atualizados para a montagem desta tabela, e você pode acessá-los nos links abaixo:
Guia de Batalhas #1: Bulbasaur, Charizard, Kingler, Muk, Tauros e Snorlax.
Guia de Batalhas #2: Heracross, Bayleef, Quilava, Totodile, Noctowl e Donphan.
Guia de Batalhas #3: Swellow, Sceptile, Corphish, Torkoal e Glalie.
Guia de Batalhas #4: Staraptor, Torterra, Infernape, Buizel, Gliscor e Gible.
Guia de Batalhas #5: Squirtle, Butterfree, Primeape, Pidgeotto, Aipom e outros.
Guia de Batalhas #6: Unfezant, Oshawott, Pignite, Snivy, Scraggy, Leavanny, Palpitoad, Boldore e Krookodile 
Guia de Batalhas #7: Pikachu, Froakie e Fletchling.

Agora a tabela. Clique em Leia Mais =D

Todavia, gostaria de fazer algumas observações. A tabela não pode ser utilizada para contabilizar força dos Pokémon de Ash, nem tem esse objetivo, apenas analisar como o anime utilizou esses Pokémon entre vitórias e derrotas. Enquanto eu realmente acredito que Snorlax é um dos mais fortes Pokémon do Ash, eu não teria tanta certeza quanto ao Kingler já que ele figura na lista por suas vitórias em suas pequenas participações. Do mesmo modo, Gliscor figura como último não por ser o mais fraco, de forma alguma, mas sua campanha de superação em Diamond & Pearl lhe deu mais oportunidades de derrota do que de vitória apenas.
E aí, quais as suas conclusões olhando essa tabela? Alguma surpresa, alguma decepção?

Agradecimentos eternos a Raco, por ser meu sempre prestativo parceiro nessa empreitada, e a Tê Jota, meu amigo que não me deixou passar vergonha com o Excel.

4 comentários:

  1. como que o unfezant tem mais de 50% de aproveitamento?
    6 vitórias em 12 partidas dá 50% não 53,84%

    ResponderExcluir