sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY068

XY068/ Episódio 872 - O Alvo É a Mega Evolução! O Elo com Garchomp!!


É curioso analisar como Pokémon tem sido orientado nesses anos desde que Atsuhiro Tomioka assumiu a construção da série. Se em Pokémon - Diamond & Pearl, ele estava empenhado em transformar o que antes era um amontado de acontecimentos aleatórios que visavam o mesmo fim em algo com uma narrativa mais consistente e palpável, englobando não só os crescimentos individuais de Ash, Dawn e Brock e seus rivais como também a própria trama da Equipe Galáctica, em Best Wishes! a tragédia de Tohoku em 2011 provocou mais que destruição e morte, mas também fez com que a instigante trama englobando as Equipes Plasma e Rocket fosse jogada no lixo. A consequência disso foi uma série que acabou sem norte, com Tomioka colocando eventos pseudo-épicos aqui e ali sem conseguir contar uma história de verdade. O lance é: o quanto a tragédia de Tohoku ainda influencia a narrativa do anime em Pokémon XY?
Desde o começo, a atual série tem seguido sem nos dizer qual é a grande história que eles pretendem contar ou se sequer teremos uma afinal. Tivemos pequenas tramas aqui e ali, como a busca de Korrina para controlar a Mega Evolução, ou o amadurecimento de Serena e até o problema de Goomy e a conspiração dos Malamar, mas nenhuma delas grande o bastante para nos fazer esperar por um clímax ao final de tudo isso. Por outro lado, temos a trama envolvendo a Equipe Rocket querendo uma Mega Evolução. O novo nível de evolução tem certamente uma grande importância nos jogos, mas no anime a missão dos vilões é quase sempre esquecida porque eles preferem continuar no encalço de Pikachu em vez de insistirem em roubar os Lucario de Shalour, por exemplo, ou o Mega Gardevoir de Diantha. A Mega Evolução e seus mistérios certamente são pontos centrais da trama dos jogos Pokémon X & Y, mas o anime ainda não tocou no segundo ponto principal: a Equipe Flare e seu plano de assassinato em massa.
Porém, se o anime central não tem nos dado muitas informações do rumo que está tomando, Tomioka criou a série de especiais "A Mega Evolução Mais Forte", que parecem ser a forma segura que o roteirista encontrou de contar sua história à prova de casualidades, com os especiais rodando independentes da cronologia principal, sendo exibidos esporadicamente. Com apenas três capítulos lançados até agora, a trama desses especiais parece mais centrada e mais propensa a evoluir que a trama do próprio anime que acompanhamos, tendo apresentado Lysandre, o líder da Equipe Flare, um megalítico misterioso que deve possuir desdobramentos e parece ser central à própria existência da Mega Evolução no anime e a misteriosa relação do trio Sycamore-Alain-Lysandre.
Como consequência, fica uma sensação de que essas aventuras que temos acompanhado com Ash e seus amigos não são tão relevantes ou até mesmo interessantes quanto a história que tem se desenvolvido fora dela. Sejamos honestos: vocês não têm votado no encontro entre Ash e Alain como o momento mais esperado do anime porque querem dar ao Alain algo mais pra fazer. Esse é o item mais votado porque é o que acredito que a maioria de nós espera que dê ao anime regular a trama e a narrativa que queremos desde que Pokémon XY começou - e a ausência desses especiais no pacote de episódios enviados ao Brasil é extremamente lamentável e até problemática.
"O Alvo é a Mega Evolução! O Elo com Garchomp!!" é um episódio que só reforça essas ideias ao nos entregar um episódio completamente focado no Prof. Sycamore e na sua relação com seu Garchomp e seu antigo pupilo. Não há muito para Ash e cia fazer aqui. Eles não os principais neste episódio e sua presença é totalmente irrelevante. Talvez possa se argumentar que Clemont e Ash foram de grande utilidade ao lançarem o rastreador contra a mecha Rocket que leva Garchomp, a Pedra-Chave e a Mega Pedra que seriam utilizadas para mega evoluí-la (afinal a dragão é fêmea!), mas sua importância não passa disso e certamente Sycamore poderia ter encontrado seu Pokémon sem a ajuda deles.
Junki Takegami é um dos roteiristas que eu menos gosto de ver trabalhando na série hoje em dia porque seu trabalho é muito irregular, com episódios muito bons e episódios mutio ruins (os dois últimos piores episódios de XY são dele: "O Pânico de Vanillite! Resfriados por uma Nevasca!!" e "Proteja o Futuro da Ciência! O Labirinto de Eletricidade!!"). Infelizmente, seu texto aqui é fraco em diversos momentos - a forma aleatória como Gabite vira Garchomp me fez rir (parece que da mesma forma que existe uma aura que deixa  os Pokémon mais agressivos e cruéis em Kalos, deve haver alguma que faz Dragões evoluírem com um peido ou algo assim… ou será que o segredo é mesmo pegar um Psyduck?) e é excessivamente conveniente que Professor Sycamore encontre do nada uma Mega Pedra que, coincidentemente, sirva para mega evoluir seu próprio Pokémon (ou será que tem caroço nesse angu e a gente ainda não sabe? - eu sinceramente duvido que tenha, mas queria que tivesse). Porém, ele não consegue arruinar todo o episódio porque ele por si só possui uma premissa ótima.
O plano da Equipe Rocket é incrivelmente engenhoso e vai de encontro à natureza ora cômica ora falha com a qual esses personagens têm sido tratados pós-BW. Ao fugir com Garchomp, a Garchompite e a Pedra-Chave de Sycamore, sem se preocupar em ficar e tentar pegar o Pikachu mais uma vez, o trio de vilões garante que sua prioridade seja atingida: a Mega Evolução. Além disso, forçar a Garchomp a obedecê-los e colocar uma coleira nela, depois de todo o estresse que a fizeram passar em "Perseguição na Cidade de Lumiose!" parece algo bem cruel, mas é interessante ver que os vilões estão preocupados que desta vez o Pokémon não fique fora do controle.
Além disso, também é legal ver como o anime joga com aquele mecanismo dito como tão essencial para a Mega Evolução - mas que os jogos não se importam de deixar você burlar: o elo entre Pokémon e Treinador. Tendo vínculo nenhum com Garchomp, os Rockets parecem estar preparados para isso e possuem um plano: manipular a mente do Pokémon Dragão para fazer-lhe suscetível às suas vontades (e assim fazê-lo acreditar que há um elo?). O roteiro do episódio espertamente brinca com a possibilidade de uma Mega Evolução ocorrer ou não sob essas circunstâncias incomuns, com o ápice sendo quando Sycamore pega a Pedra-Chave do Blaziken Mask emprestada e grita "Mega Evolução" junto de James.
É um momento interessante porque os fios de luz que saem da Mega Pedra do Pokémon para se juntarem àqueles da Pedra-Chave do seu Treinador ligam-se tanto à pedra de Sycamore quanto a de James. A ideia que fica é a de que realmente a Mega Evolução reconheceu as duas Pedras-Chaves, ainda que no final Mega Garchomp tenha reconhecido seu verdadeiro parceiro - embora eu ainda fique na dúvida: ela sabia desde o momento em que se transformou ou só descobriu quando encostou na mão de Sycamore e a Pedra reagiu? Isso tudo me lembrou de quando o Tai tentou forçar a digievolução de seu Greymon em Digimon e fez surgir SkullGreymon - claro que eu sabia que Pokémon não nos surpreenderia dessa forma, mas houve um medo real de dar merda.
A falta de envolvimento de Ash e cia com a trama principal é, sem dúvida, um dos maiores méritos deste episódio, permitindo que Sycamore não só tenha um destaque merecido como também que mergulhemos mais a fundo em suas lembranças, que contam a historinha de Garchomp e reforçam o quão ele e Alain eram ligados no passado. E não podemos esquecer o acontecimento mais importante do episódio: a descoberta de que o Prof. Sycamore curte um cheiro de mecânico suado e sujo de graxa, o que por sua vez o leva a descobrir que atrás da máscara do Blaziken Mask - que fez uma entrada mais que épica neste episódio ao enfrentar a Equipe Rocket - está ninguém mais ninguém menos que Meyer!
O fato de que Ash e cia têm absolutamente nenhuma importância na trama que se desenvolve também faz gerar um grande problema e a forma como o episódio se encerra deixa isso bastante nítido. As crianças se despedem de Sycamore e Sophie e seguem sua jornada, mas o episódio não para por aí. Fiel à visão de acompanhar o protagonismo do Pesquisador Pokémon, somos mostrados uma cena final na qual este vai até a oficina do pai de Clemont e Bonnie para pedir sua assistência e a de seu Mega Blaziken com sua pesquisa, revelando que descobrira seu segredo como o guardião de Lumiose. No momento em que o episódio acaba, eu sinceramente só lamento que agora voltaremos à programação normal com Ash e seus amigos no comando, porque eu sinceramente não me importaria de passar mais um tempo com Sycamore e Meyer em Lumiose.

Considerações finais:
  • Eu pensando no que Sycamore e Meyer estão fazendo juntos agora:

  • Adoro essa piadinha recorrente de como o laboratório de Sycamore sempre acaba com alguma parte destruída após uma visita de Ash e cia;
  • O episódio confirma que Pikachu não pode mega evoluir, mas levanta a questão sobre Dedenne. Já pensou um lindo Mega Denne com lindas asas de borboleta?


  • Tem alguns outros detalhes de roteiro deste episódio que realmente me incomoda:
  • Pra começar, Sycamore demora muito pra reagir com Garchomp nos dois ataques da Equipe Rocket. Primeiro, quando os Rockets atacam no laboratório, ele ordena que a Dragão se prepare para atacar, mas só Ash ordena o Choque do Trovão. Depois, quando recupera o controle sobre Garchomp, ele e Meyer esperam Ash se preparar para lançarem seus ataques. Por que não atacar logo de uma vez? Até parece que alguém precisa esperar Ash pra ordenar ataque triplo;
  • Outro momento donzelismo de Serena: a crise com Garchomp lá comendo solta, Sycamore todo preocupado com seu Pokémon, todo mundo preocupado com os dois, Ash desce a ladeira deslizando e Serena vai atrás preocupada com ASH???? Miga, você está precisando ir lá pro pier da reflexão de novo viu;
  • James estava estranhamento dominante e agressivo neste episódio. Estranho ver Jessie e Meowth deixando ele assumir o controle de Mega Garchomp, por exemplo;
  • A sequência de evolução de Gible para Gabite foi ÓTIMA;
  • Eu adoro como nossos heróis vão atrás de Garchomp numa floresta toda densa, mas o caminho até os vilões são todas estradinhas abertas =P Que sorte, não?
  • Este episódio também parece confirmar que a ligação entre Pokémon e Treinadores realmente faz com que eles se sintam há quilômetros de distância, permitindo que ambos se encontrem. Pergunto-me se isso é só um atalho de roteiro conveniente ou se é mesmo factual, porque isso certamente deveria dispensar as buscas aéreas dos Pokémon Voadores de Ash para encontrar Pikachu. Ou será que só vale com Pokémon que podem mega evoluir?
  • Blaziken Mask tem um Mega Cinto. Santo apetrecho, Batman!
  • Atendendo a pedidos, eu aderi ao sistema Disqus de comentários =DDD Só é uma pena que o blogger não permita transferir os comentários antigos para o novo sistema, então peço desculpas à galera que já tinha comentado no charithought do episódio anterior. Mas fiquem sabendo que tenho todos eles salvos aqui =D
  • Ainda sobre o blog, SOCORRO SÓ AGORA QUE EU VI QUE COLOQUEI QUEM EM VEZ DE QUAL NO TÍTULO DA ENQUETE =OO
  • E vocês viram que parece que estão redublando a 1ª temporada da série? Informação do próprio Lucindo no twitter! Se estiver mesmo acontecendo, qual será o motivo? Um lançamento no Netflix ou em DVD? Será que vão consertar erros do passado? Uma redublagem da 4ª até a 13ª temporadas certamente poderia beneficiar o anime! O jeito é esperar mais informações


  • Eu não poderia deixar esta postagem sem uma foto épica da UFES que prova que Gabite tem seus fãs ao redor mundo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário