sábado, 28 de março de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY060

XY060/ Episódio 864 – Aspirando Se Tornar Rainha de Kalos! A Grande Estreia de Serena!!

Quando você é nerd por alguma coisa, quando você nutre paixão por alguma dessas mídias e dedica seu tempo, seu esforço a elas, naturalmente acaba esperando uma espécie de retribuição. Você espera que as pessoas envolvidas por trás daquelas histórias e sagas que você acompanha tão fielmente valorizem o tempo que você permite que determinada coisa que toma, o dinheiro que você tão exasperadamente gasta ou a simples ansiedade que toma conta de você até a próxima aventura. É um sentimento estranho, verdade, mas é o preço do apego e muitas vezes nem sempre a realidade vai de encontro ao que se espera. A minha expectativa sobre qualquer umas das coisas pelas quais eu sou nerd, especialmente para Pokémon, é sempre ver o anime sendo administrado - e também os jogos e o mangá - com a mesma paixão que eu dedico, tão abertamente, à franquia.
É por isso que eu admiro tanto o trabalho de Atsuhiro Tomioka. O roteirista que foi promovido para "construtor da série" - uma função que sequer existia - na transição de Advanced Generation para Diamond & Pearl, possui um histórico de episódios magníficos no currículo que mostram não apenas seu compromisso com a série e com seus fãs, mas também a vontade de manter o interesse do público no anime. Ele é um roteirista que verdadeiramente retribui essa lealdade e fidelidade dos telespectadores, sejam eles novatos ou de longa data. Mais que isso: Tomioka tem sido o maior responsável por manter o anime consistente - ainda que haja muitos erros por aí, é claro - e essa consistência tem sido a maior aliada da série na hora de construir seus maiores clímaces.
"Aspirando Se Tornar Rainha de Kalos! A Grande Estreia de Serena!!" é um desses episódios fantásticos que funcionam de forma espetacular especialmente porque colhe os frutos de sementes que foram plantadas ao longo do caminho - mantendo a temática vegetal de Coumarine -, tanto por Tomioka quanto por seus colegas roteiristas, nesta saga em que eles parecem mais integrados do que jamais estiveram. A trajetória de Serena chega a um ápice na estreia de Serena em sua primeira Exibição Pokémon na Cidade de Coumarine, beneficiando enormemente de todo o desenvolvido pelo qual a personagem passou e acompanhamos nos últimos anos.
Para aqueles que acompanharam a evolução da menina, que não tinha sonhos próprios e apenas seguia cegamente sua paixão juvenil não correspondida, para uma garota que se emancipou das expectativas dos outros para lutar por algo que pudesse chamar de dela, este é um momento grandioso. Desde o fim do Acampamento de Verão até aqui, Serena enfrentou sua mãe, entrou em batalhas, pegou um Pokémon pela primeira vez e se preparou para este momento, com ensaios, treinos e ideias que ela desenvolveu com seu time de Pokémon. É também a hora de ver como as Exibições Pokémon realmente funcionam e se, afinal de contas, elas serão o novo evento que nos trará a mesma emoção e ansiedade com a qual seguimos Concursos e Ginásios Pokémon. É finalmente a hora da verdade para Serena!
E tudo contribui para refletir o grande dia da aspirante a Performer! Há uma empolgação e um entusiasmo no ar e nem mesmo o grandioso local aonde as Exibições acontecem parecem ter o poder de intimidar a garota logo de cara. Ela mantém um olhar determinado. A forma como Serena puxa Shauna para perto de si para oficializar a posição delas como (amigas-e-)rivais apenas reforça o quão animada ela está para sua estreia. Uma animação que supera qualquer nervosismo que lhe venha importunar. Ironicamente, este parece um sentimento que pertence mais ao seus amigos sentados na arquibancada do que à própria garota.
Quando a Exibição Pokémon da Cidade de Coumarine Classe Iniciante começa, o clima é mágico. Literalmente. Monsieur Pierre - o único homem permitido no palco do evento - surge de um raio elétrico e com seu cajado, parece ter o poder de conjurar figuras que pairam no ar, como as três Chaves de Princesa gigantes coloridas que se fundem para formar a imagem da coroa que será colocada na cabeça daquela que se tornar Rainha de Kalos. É uma verdadeira explosão de cores e brilhos que se segue com conjunto de apresentações bastante vibrantes e cheias de vida. A equipe de animação faz um trabalho soberbo ao conseguir expor de forma magnífica a beleza das Exibições Pokémon. Os designs para cada um dos Pokémon são todos muito legais - com exceção do Furfrou. A extravagância surreal do esquema de funcionamento do evento - saem as máquinas e painéis eletrônicos dos Concursos Pokémon e entram luzinhas coloridas para contabilizar a pontuação das Performers - ajuda a diferenciar o evento de qualquer coisa que tenhamos visto antes na série e aumentar ainda mais o clima de algo saído de um conto de fadas.
Outra coisa particularmente fascinante são as cabines - tão mágicas surgindo do chão e com suas portas sumidouras quanto qualquer outra coisa nesse palco -, porque, além de possuírem um design inspiradíssimo, elas ainda permitem alguns momentos preciosos de intimidade entre Treinador e Pokémon e servem para explorar bem os sentimentos entre eles e a criatividade das Performers. Quando Serena entra para a sua com Fennekin, temos um momento solene em que ela se lembra do que Ash lhe ensinara no Acampamento de Verão, que nada em sua jornada é vão. O fato de os animadores e roteiristas escolherem manter o visual final dos Pokémon um mistério não só para o público das Exibições Pokémon, mas também para os próprios telespectadores é ótimo porque também nos permite ficar legitimamente impressionados com o resultado.
Quando Klefki finalmente abre as portas para nos revelar Serena e Fennekin, é simplesmente lindo ver ambas andando juntas pela passarela, tão felizes e tão empolgadas, sendo admiradas por todos. A estilização de Fennekin ficou simplesmente muito fofa. Shinji Miyazaki acompanha a cena com uma BGM bacana e animada, que expressa bem não só o clima pra cima do evento como também a alegria das duas. A reação de Bonnie também é engraçadinha ao extremo, somada às reações de aprovação de todos os seus amigos. Tudo parecia só mais um dia no paraíso e aí que Fennekin olha para sua Treinadora, igualmente animada… e tudo muda.
De repente, a música animada é trocada por um som meio metálico, a câmera fica lenta enquanto acompanhamos a queda de Fennekin e a reação de Serena. Quando retomamos a velocidade normal, tudo o que nos resta é o som do baque da raposinha batendo no chão e dos acessórios se espalhando pelo palco e a reação chocada do público - e a nossa também. Já nos braços de sua Treinadora, Fennekin solta um grunhido fraquinho que não é difícil traduzir: "Me desculpa".
Fennekin sempre foi a mais apagada dos trio de Iniciais de Kalos em Pokémon XY. Diferente de Froakie e Chespin, ela nunca ganhou um episódio focado em desenvolver seu elo com Serena. Ela também nunca teve o mesmo tipo de destaque que seus colegas. Todavia, no quarto episódio da série atual ("Uma Amizade Chocantemente Fofa!"), Yukiyosh Ohashi estabelecera o quão devotada Fennekin era à sua Treinadora. Diferente de Torchic e Pikachu - outros exemplos de Pokémon que foram escolhidos por seus Treinadores sem desenvolverem um vínculo antes -, a raposinha se conectou à Serena imediatamente ao ser escolhida. Talvez por pura gratidão, talvez por identificação. Em pouquíssimo tempo, Fennekin imitava sua Treinadora, sentia falta dela, a acompanhava na cozinha, enfrentou a lama para salvá-la e era sempre a primeira a correr para ela nas poucas ocasiões em que se separaram. Não importa quem fosse o roteirista dos episódios, uma coisa era clara: o amor dessa pequenina por sua Treinadora.
E é esse traço tão marcante da personalidade da pequenina que torna este momento tão triste e impactante e foi aqui que, de repente, eu percebi o quanto eu me importava com Fennekin - mesmo sem perceber. Eu estava pronto para uma derrota de Serena. Afinal, em Pokémon você nunca ganha da primeira vez (Ash, May e Dawn… todos perderam em suas primeiras vezes), porém eu não esperava aqui, não desta forma. Eu estava acostumado a derrotas em batalhas ou em personagens dando a volta por cima e transformando o deslize em vitória apertada de alguma forma. Eu não estava pronto para Fennekin cair. Logo ela. Chega a ser ainda mais lindo ver a reação de Serena: completamente ciente do quanto seu Pokémon se sente mal pela derrota - aqueles grunhidos quebravam meu coração cada vez em pedacinhos ainda menores -, a Performer assume a culpa total, finge que não tem problema. Ela faz de tudo para não aumentar o fardo sobre seu próprio Pokémon. Serena tenta juntar os cacos de Fennekin, ainda que ela própria esteja tão quebrada quanto ela.
Ela então engole o choro e vai se trocar. Engole o choro e vai ver o resto da Exibição Pokémon, enquanto a vida segue completamente indiferente à dor dela. Engole o choro e chama Bonnie para um sorvete, após celebrar a merecida vitória de Shauna. Engole o choro e empolga Ash e Clemont para seu desafio vindouro. Serena engole o choro enquanto dá porque, como o Palletiano disse, ela é forte. Saber a hora de desabar também é uma força.
Numa das sequências mais lindas já feitas na história de Pokémon, a câmera passa pelos barcos, com a fraca iluminação de um sol que ainda não se levantou e mostra Serena no píer, encarando o mesmo mar que estava com ela quando questionou a razão de sua jornada. A cidade está deserta e silenciosa e a única companhia de Serena são seus Pokémon. E ali, ela se permite pensar no que aconteceu e, ali, ela se permite quebrar em lágrimas. Diferente dos típicos choros de Pokémon, ele não é silencioso nem tímido nem contido. É um choro da alma.
Sua decepção, sua frustração, sua tristeza e sua humilhação todos ali, sendo despejados tirados dela, seu desespero e sua vontade de gritar, todas expressas num dos momentos mais dolorosos da série. É lindo ver como seus Pokémon se agitam diante daquela situação e fazem de tudo para pará-la, até o momento em que se lançam contra ela e os três entram num abraço lindo, íntimo. É a dor dos três. É o momento dos três e só eles entendem o que o outro está sentindo.

Serena e seus Pokémon choram juntos e lamentam juntos, até expurgarem toda a dor de dentro de si mesmos. Desta vez não ao som do tema triste de AZ, mas de sua redenção: The Sun Shines Down - não existiria música mais apropriada. A aspirante Performer então tem uma epifania: este sentimento é algo novo, algo que ela nunca sentiu antes. Pokémon nunca foi um anime sobre vitórias. A própria natureza da série como algo eterno tornou esta uma grande jornada não sobre ser recompensado com o esforço e o trabalho duro, mas uma verdadeira lição sobre como nunca desistir dos seus sonhos, mesmo diante da derrota. E Serena entendeu isso: ela finalmente deu o primeiro passo para realizar seu sonho e nada em sua jornada será em vão. Ela é uma "desafiante".

Na cultura japonesa, deixar o cabelo curto simboliza deixar o velho pra trás e começar de novo. Não é mais hora de chorar, nem lamentar, nem ficar amuada e com medo da derrota. Toda a experiência de Serena até aqui passa diante dos seus olhos - em mais uma sequência simplesmente fabulosa - e então finalmente seus cabelos voam em direção ao horizonte, ao mar que lhe tem feito companhia nessa sua jornada de descobrimento. Vimos Serena cair e a vimos se levantar. Seu sonho apenas começou e embora talvez nem todas as dores sejam, de fato, esquecidas, ao menos sua nova atitude parece espelhar sua vontade sincera por tentar de novo. E ela corre, animada, em direção ao seu próximo destino ainda desconhecido. Ela tem seus Pokémon e seus amigos para ajudá-la, com grandes promessas para o futuro.

Outros Aspectos

O episódio introduziu finalmente as Exibições Pokémon! Enquanto eu certamente fiquei feliz pelo trabalho realizado aqui, este ainda não é um evento que eu particularmente gosto. Toda a ideia de ser um evento exclusivo para meninas continua tão frustrante quanto era lá na primeira vez que mencionaram isso e, convenhamos, não tem nada particularmente desafiante e deixa as participantes dependentes demais da opinião popular. Os Concursos também dependiam da opinião de jurados e, neste caso, composto por uma banca de três pessoas, porém, os Coordenadores sempre tinham a oportunidade de batalhar pela sua própria vitória. Outra coisa que me incomoda DEMAIS é como o conceito de beleza dessas competições é limitadíssimo ao básico clichê das meninas princesas e fadas. 
Desde que as Exibições Pokémon foram apresentadas, havia bastante expectativa sobre a participação de Jessie, afinal seus Concursos em Sinnoh tornaram-se memoráveis - talvez você se lembre mais das apresentações dela do que das de Dawn e Zoey, por exemplo. Jessie fez uma coisa MAGNÍFICA com Pumpkaboo. A MELHOR ORNAMENTAÇÃO  do episódio inteiro - ok, eu também amei Dragonite, Fennekin e Bulbasaur -, e ainda assim saiu recebeu uma votação baixíssima - menor que a da Serena! - só porque ela não foi com o mais do mesmo de sempre que essas competições exigem. A revolta dela é totalmente justificada e eu gostaria muito que Tomioka chegasse a usar esse fato não como apenas mais uma derrota engraçada da Jessie, mas como um objeto de questionamento da forma como esses eventos funcionam. Ela foi criativa, ousada e demonstrou um talento monstruoso literalmente e ainda deu um tema para sua apresentação: A Bela e a Fera (ela sendo A Bela, é claro). E ainda assim não foi aprovada pela plateia. Sério: O QUE PORRA A MENINA DO FURFROU FEZ???? Ela só fez uma tosagem básica!!! Eu concordo que a atitude de Jessie pode ser um pouco repelente, mas foi extremamente injusto e mal espero pra ver o que ela e Meowth vão aprontar da próxima vez.
Tomioka também nos apresenta à Yashio. As cenas envolvendo a personagem são muito bem montadas no sentido de dizerem muito sobre ela e, ao mesmo tempo, dizerem muito pouco. Ela é uma senhora caça-talentos meio fria e amarga da vida que vai às Exibições Pokémon em busca de novos talentos, uma "nova Aria", mas sem esperança alguma porque parece que ninguém chega ao nível que ela espera - o quão boa é essa Aria, afinal? Porque até agora não vi nada que realmente fosse digno dessa atenção toda. Ela também é a única pessoa a testemunhar o momento de Serena no píer com seus Pokémon por volta das seis horas e parece ter desenvolvido um interesse especial na garota.
 
Shauna teve uma vitória bem merecida, viu. A menina estava linda neste episódio - muitíssimo bem desenhada! E eu gostei tanto do buquê que ela fez no bulbo de seu Bulbasaur quanto do fato de que sua apresentação livre envolveu não apenas exibir seus Pokémon, mas também mostrar algum talento próprio. Também gostei muito de como ela se preocupa com Serena e tenta animá-la no camarim. A rivalidade das duas é muito bonitinha de ver. Shauna do anime >>>>>>>>>>>>>> Shauna dos jogos

Agora, um momento de apreciação da nova e ainda mais linda Serena! A fita azul no peito é um detalhe extremamente fofo;
Considerações finais:
  • A excentricidade de Ramos parece ter gerado polêmica dos comentários dos meus charithoughts anteriores, mas a isso eu só tenho uma coisa a dizer: Ramos ensina coisas úteis aos seus desafiantes antes da batalha. Gurkinn esconde um pergaminho com lições de vida e bom senso na boca de uma estátua de um Mega Lucario gigante, coloca um dispositivo de segurança no treco e chama de "pergaminho secreto" só pra atiçar a curiosidade de sua neta por anos pra no fim das contas descobrir que era importante escovar os dentes três vezes ao dia, pelo menos. Quem é o excêntrico aqui, hein?
  • As reações de Bonnie neste episódio foram todas ÓTIMAS. Especialmente quando ela vê Serena de cabelo curto, é TÃO FOFO E REALISTA QUE ELA NÃO GOSTOU DO CORTE! Não sei se existem testes comprovando isso (devem existir), mas acredito que criancinhas tendem mesmo a reagir negativamente a mudanças drásticas de visual. Eu acho engraçado também que havia um cara cochilando na plateia logo no começo da Exibição Pokémon, perto de James e Meowth. Ao menos ele acordou a tempo de não perder o evento todo. Também tem uma menina brincando com seu possível irmãozinho mais novo, que é muito fofinha! Falando em James e Meowth, é impressão minha ou os Rockets estão repetindo o disfarce também?
  • A narração do Pierre é muito boa! Adoro o quão afetada e forte a voz dele é!
  • Cara, tudo neste episódio é perfeito. Na parte visual, temos sombreamento excelente, iluminação ótima, traços belos e ângulos perfeitos (adoro quando a câmera mostra a silhueta de perfil de Serena e Fennekin dentro da cabine). Uma direção excepcional por Mai Tsutsumi, com Hirotaka Tomiyasu como diretor assistente e também responsável pelo storyboard. Na parte musical, outro trabalho excepcional por Shinji Miyazaki. "The Sun Shines Down" e "Snowbelle City" formaram um conjunto de BGMs de tocar o coração. Todas as músicas tocadas durante as performances foram igualmente excepcionais!
  • Eu sempre quis que Serena trocasse de roupa para explorar o lance da customização dos personagens, mas nunca esperei que seria num momento épico como este. E eu também sabia que ela ia ficar com o cabelo curto, mas NUNCA ia esperar que fosse da forma que foi! Pra mim, ela ia no salão em Lumiose ué =P Então quando ela tirou a tesoura da caixinha dela, fiquei com medo do que poderia acontecer =O
  • AMO como Jessie entra no camarim das Performers já assustando Shauna e Serena, toda cheia de pose. E também AMO como ela cumprimenta a plateia como se já fosse famosa e conhecida por todos. Talvez se ao invés de Musavie, ela usasse Musarina talvez tivesse uma chance;
  • Eu adoro como no final, seguindo Serena correndo, Ash diz "Ei, é a minha batalha de Ginásio!", ao que Clemont, sendo deixado pra trás, "E ela é comigo";

23 comentários:

  1. Ai Sir esse episódio... é muito lindo tanto na animação quanto no peso dramático que ele tem faz com que todo o desenvolvimento dela até aqui tenha valido a pena. A Cena em que ela começa a chorar é muito triste e ao mesmo tempo tão sincero que me deu vontade de chorar junto com a moça.
    A Serena se tornou a personagem que eu sempre quis que ela fosse e isso é ótimo.
    Aquela garota do Meowstic não deveria ter ganhado ela deixou o bicho horrível, Fletchling de terninho >>>>>>>>>> Meowstic mal maquiado.
    Para mim a Jessie deveria ter ganhado não sei se é minha aversão a Bulbasaur ou oque mais eu não gostei daquele Bulbasaur de feira.
    Estava esperando ansiosamente por esse Charithought Sir muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da sua opinião, Mareli
      Não sei vocês, mas no trio da Shauna, eu teria votado muito facilmente na Jessie. Ela foi fantástica ao fazer aquilo tudo em tão pouco tempo! Já no grupinho da Serena, eu teria votado na Kurarin e no Fletchling, sem a menor sombra de dúvida!

      Excluir
    2. De nada, Mareli ^^
      Eu que fico feliz de ter vocês aqui sempre pra lerem meus textos e compartilharem suas sensações comigo ^^
      Nossa e eu super concordo que o Meowstic ficou medonho hauahua
      Eu ri do Bulbasaur de feira xDD

      Excluir
  2. Ando imensamente cansado, mas por respeito ao Sir e a este episódio fantástico tenho que comentar.
    #1 A senhora faz-me lembrar a personagem de Meryl Streep no Devil Wears Prada. Quero ver mais dela
    #2 Jessie, rainha absoluta, devia ter ganho. Tornou algo tão fofo quanto o seu Pumpkaboo em algo assustador. #Injustiça #JessieRoubada #MorteAosHabitantesDeKalos
    #3 Serena realmente tem tido um desenvolvimento fenomenal, porventura tum dos melhores de sempre no anime. Eu sempre a defendi porque tinha esperança nela, mas realmente superaram as minhas expectativas. A cena em que corta o cabelo é sem dúvida uma das melhores de sempre!!!
    #4 Shauna não me cativa. Adoro o Bulbasaur, o meu inicial favorito da Gen I (ódio ao Charmander overrated xp), mas não gosto de Shauna. #MorteÀShauna #JessieDevia TerGanho
    Comentário bem básico, mas feito com muito amor (e ódio também ;p)
    Excelente, maravilhoso, fenomenal Charithought para episódio igual
    Continue sempre o excelente trabalho, Sir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o mesmo da sua opinião #1, Diogo!

      E quem diria que esta Serena que hoje todos elogiamos já foi alvo de duras críticas (inclusive de mim mesmo)?! Talvez tenha sido proposital, como o Sir mesmo já apontou anteriormente. Talvez a ideia era deixar ela o mais sem graça possível para a mudança ser mais drástica e épica, como de fato foi/está sendo.

      Excluir
    2. Um amigo meu tbm comentou que ele achou a senhora misteriosa parecida com a Miranda xD eu não fiz a conexão na hora, mas devo admitir que há semelhanças sim
      Qualquer comentário básico de vcs é super bem-vindo, gente o//

      Excluir
  3. Sir seu texto foi maravilhoso e me mostrou coisas que eu tinha visto, mas não notei.

    1- Esse episódio é maravilhoso e eu acabei chorando por Serena.
    2- Serena está maravilhosa e muito amadurecida nesse episódio.
    3- Ate que enfim eu pude ver uma exibição pokémon completa, estava doido para ver uma.
    4- É muito triste ver fennekin todo tristinha e carente com Serena.
    5- Serena está lembrando bastante dos conselhos de Ash e mesmo tendo sido úteis já está se tornando algo chato.
    6- Graças a Arceus, Jessie está arrasando!!! E para mim ela foi perfeita, mas ainda assim perdeu.
    7- As roupinhas e etc estavam tão bonitas que ficou ate difícil saber para quem torcer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que eu é quem estava ficando sentimental demais.
      O segundo episódio seguido de Pokémon que me tira lágrimas dos olhinhos!
      Malditos ciscos que vivem caindo em meus olhos! :P

      Excluir
    2. Obrigado, edulipe ^^
      Fico feliz que esteja gostando
      E Cláudio, #SomosTodosSentimentais

      Excluir
  4. Eu estava TÃO ANSIOSO pra esse texto e não decepcionou. Faço de suas palavras as minhas.
    E moça de "O diabo veste prada" parece um personagem bem importante mesmo. Acho que ela vai aconselhar Serena em algum momento.
    O choro de Serena rompeu minha alma. E a cena em que ela corta o cabelo deve ser o momento mais memorável dessa saga.
    Também achei as exibições um pouco fronhas demais. Contests>>>>>>Exibições, por enquanto, ao menos.
    O novo visual ficou show, eu prefiro esse ao antigo.
    Só isso msm. Obrigado por esse texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final, mesmo que com muito mais glamour e finesse, este concurso se mostrou, ao menos para mim, uma espécie de Contest de moda. Pra mim está tudo igual, mas com o diferencial mais triste que é a falta de Batalhas. Não odiei, mas com certeza prefiro os Concursos.
      Está lindo? Está, claro. Se não houvesse com o que comparar, eu estaria satisfeito.Mas como já vimos algo mais empolgante antes, a comparação é inevitável.

      Mas agora acho que teremos muito mais cidades filler no anime, porque se cada participante precisa ter 3 chaves para vencer, vamos precisar de mais 3 vitórias para a Serena, mais duas para a Shauna e, com certeza, terão mais 3 para a Jessie, num total de 8 cidades sediando estes torneios de moda, no mínimo.
      Se bem que a Shauna pode simplesmente dar uma de Drew/Gary e surgir com 3 chaves simplesmente sorrindo e mostrando para a Serena, dizendo "viu só? Eu consegui minha última chave", sem nem ao menos sabermos que ela tinha pêgo a segunda.

      Enfim, vamos ver que bicho que dá.

      Excluir
    2. Ai, gente, cada vez que eu vejo o quanto vocês gostaram do texto fico ainda mais feliz por ter atingindo meu objetivo. ^^
      Muito obrigado por isso.

      E concordo contigo no aspecto da comparação, Cláudio.
      Só não acredito que eles vão se preocupar em mostrar Shauna ganhando todas as suas chaves.

      Excluir
  5. Este foi sem dúvidas um dos melhores episódios que eu já de Pokémon em toda sua história. E pela primeira vez, depois de 60 episódios eu posso finalmente dizer que a Serena realmente me conquistou como personagem. Pelo que eu notei, Sir, a Serena foi te conquistar no episódio XY47, eu compreendo os motivos mas pra mim, eu não engoli aquele episódio de jeito nenhum pelo simples motivo de eu ter achado ele extremamente forçado. A Serena era uma garota sem nada que apenas tinha os sonhos de sua mãe nas costas cujo os quais não era a vontade dela segui-los, ela partiu para sua viagem apenas para fazer companhia ao seu amor de infância e sempre demonstrou um certo receio ou talvez aversão ao entrar em contato com Pokémons com exceção de sua Fennekin é claro, aí do nada a Serena começa a se jogar nos ataques de Pokémon para proteger um Pokémon desconhecido e faz de tudo para conquistá-lo foi algo que eu achei simplesmente ilógico e no mínimo estranho, por isso achei aquele episódio muito forçado e mantive a minha opinião da Serena ser uma personagem sem graça e sem sal.

    Mas este episódio mudou tudo. Este episódio foi tão lindo que eu acredito que impossível que até mesmo o mais hater possível da Serena não tenha se emocionado com esse episódio. Ele tinha tudo para ser uma só mais um episódio besta, sem graça e extremamente clichê. Tivemos a introdução das Exibições Pokémon que eu não gostei muito (Falo sobre isso depois), a introdução de uma aparentemente talentosa, importante e renomada caçadora de talentos que apesar de agir friamente, todos sabiam que ela iria pôr seus olhos em Serena, uma rival que se importa excessivamente com ela e uma plateia que apesar de ser grande, parece ser do tipo compatível com o estilo da Serena, além de claro os seus amigos torcendo por ela, tinha tudo para ser uma grande, chata e clichê vitória para a Serena em todos os sentidos. Mas este episódio me deu um tapa na cara com força, as Exibições Pokémon até que foram legais, a caçadora de talentos pôs seus olhos em Serena de um jeito completamente diferente do esperado (eu esperava ser um momento chato e monótono e que acabou sendo um dos momentos mais espetaculares da série) e a reação da plateia e dos seus amigos diante do fracasso e humilhação que sua companheira passou. Sério a cara do Ash foi show, mas a do Clemont foi simplesmente inexplicável, pareceu um de um pai sentindo e meio que aceitando e lidando com a dor que sua filha sente, foi espetacular. A Serena se fazendo de forte na frente de todos e depois desabando no belo alvorecer de frente para o mar (de novo, uma das cenas mais lindas desta série) e decidindo abandonar completamente o seu antigo eu e se tornando uma nova pessoa tanto por dentro quanto por fora, uma personagem que a partir de agora eu com certeza irei amar e torcer muito por ela. Que episódio incrível.

    E mais uma coisa, a Serena está de parabéns por ter conseguido transformar aquele presente completamente inútil e sem valor que ela ganhou do Ash (apesar do garoto não ter más intenções, temos que concordar que o presente foi meio...) em algo tão memorável, destacável e legal que até mesmo afetou seu novo visual. Serena, você não merece palmas, merece o Tocatins inteiro. Mas eu ainda sou Pokéship.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sim, Rico, esse episódio foi para abalar os corações!
      Os roteiristas fizeram um trabalho memorável e eu fico muito tentado a dizer que a cena do corte de cabelo, toda aquela sequência, foi a cena mais linda que este anime já fez nesses quase 20 anos!

      Excluir
  6. Agora sobre as Exibições Pokémon que vimos neste episódio, eu não consegui gostei muito não. É uma mistura extrema de Love Live, idols e PreCure (vide a "Rainha" de Kalos), sem contar de ser muito preconceituoso não só quanto na questão dos gêneros mas também quanto a INACEITÁVEL desaprovação da Jessie que tinha sido inquestionavelmente espetacular. Este evento nega qualquer outro tipo gêneros artísticos que se afastam do que eles esperam. Por exemplo, o visal gótico, sombrio, vampiresco, etc. que apesar de serem diferentes e um pouco e estranhos, se bem aproveitado e caprichados poderiam facilmente ter potencial mais que suficiente para rivalizar com essas coisinhas fofas e alegres que são essa idols perfeitinhas que é só o que o evento espera. Qualquer um desses tipos seriam friamente descartados pela simples temática do evento igual foi feito com a Jessie. Além de achar isso extremamente errado, eu também acho isso preconceituoso por eles negarem as outras coisas que eles julgam ser ruins pelo simples fato de serem diferentes do que o que eles acham que tem que ser bonito, pra eles apenas as princesas encantadas tem o direito de serem bonitas. Acho que por mais que tentassem e se esforçasse, personagens como Fantina, Roxie, Shauntal, talvéz até Sabrina e Olympia não teriam a menor chance nas Exibições Pokémon, mas tenho certeza que Valerie poderia ganhar facilmente, pelo simples fato da distinção entre estilos e não pelo fato de ser bom ou ruim, e eu não gostei nenhum um pouco disso. Tudo bem que por alvo serem as criancinhas é natural que eles queiram mostrar algo bem enfeitado, alegre e bonitinho como as idols e princesas, mas eu acho muito errado eles se limitarem somente a isso e meio que dizer que qualquer outro estilo ou gênero diferente é errado ou não é legal, eu sinceramente espero que a Jessie possa nos mostrar que isso está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este episódio mostrou o que com certeza todos os envolvidos com a animação já sabiam desde sempre: nós amamos a Jessie e ponto final!
      Se eles ainda precisavam de algum indício, este episódio os proveu com isso. 11 em cada 10 fãs acharam a derrota da Jessie algo simplesmente imperdoável.
      Sou mega à favor que a Jessie ganhe desta vez. Ela vem mostrando há temporadas o talento que tem.
      A Serena será a Rainha de Kalos, ou a Shauna. É fato consumado para mim. Mas no meu coração a Jessie é a Rainha soberana do mundo da moda Pokémon!

      Excluir
    2. Rico, concordo absoluta e plenamente com este seu comentário.

      Excluir
  7. Oiê! Posso ficar sumido, mas eu sempre voltarei!

    XY059/ Episódio 863 – O Primeiro Encontro de Ash e Serena!? A Árvore da Promessa e os Presentes!!

    - Já gostei logo no começo, quando o Clemont lê o título do episódio com surpresa (seria ciúme do Ash?)
    - Tadinho do Luxio... Ele segue tão inútil que o Clemont teve o disparate de usar todos os seus Pokémon contra os Rockets, menos ele. Agora eu sei porque o menino limão nunca foi buscar seu amigo: ele não sente nem nunca sentiu a menor falta do AzuLeão <_>
    - Acho que estou meio emocional hoje... meus olhinhos encheram de lágrimas com a Bonnie querendo dar presente para os Pokémon também... E com os Rockets presentenado seus Pokémon... E no próximo episódio também. De fato hoje estou muito chorão.
    - Coumarine se tornou quase uma Vila dos Wobbuffet para os Victreebel. Quase só se vê os Papa Mosca pela cidade!
    - Para não ter trabalho modificando o presente que deu a seus Pokémon, o Citron não pode mais pegar nem evoluir nenhum monstrinho. Mas eu imagino que os Pokémon do Ginásio ficarão um tanto quanto chateados...
    - Gente. Agora pára tudo. Você tem a sorte de entrar em uma loja cheia de coisas legais e se tornar o cliente premiado. Aí você ganha um metro de fita?! Isso não pode estar certo... (mas eu jurava também que seriam os Rockets. Me surpreenderam).
    - Agora, esse lance do Ash querer pegar o Dunsparce, para mim é pura falsidade do Treinador. É certeza que se ele estivesse com seu Pikachu-parte-de-seu-corpo mais mil Pokéballs, ele JAMAIS tentaria pegar qualquer Arceus que passasse em seu caminho e se fingisse de morto.
    - Odeio ter que ir buscar minha fita da semana em Coumarine por causa desse raio desse monotrilho que para nada serve. Só serve para gastar meus preciosos segundos de vida T_T
    - Só preciso discordar do Riigoo quando ele diz que "o foco de Pokémon é Pokémon". Acho que deixou de ser já tem um tempão. Bons eram os tempos em que víamos o desenvolver da amizade entre Squirtle e Bulbasaur, a soberba do sempre medroso Charmander ao evoluir e descobrir que não precisa mais ter medo (até se tornando desobediente e teimoso) ou o romântico Caterpie que era todo "Brock" mesmo depois de evoluir. Aí sim os Pokémon tinham vez! Hoje em dia eu até esqueço de alguns monstrinhos (Luxio? Você ainda está aí?)
    - "Eu estou doido pra comprar esses papéis de parede novos" - eu comprei o do Pikachu dormindo e do Slowpoke. O do Slow é muito gostosinho! Amo este! O do Pikachu não tem nada de mais, pode tirar da sua lista. Vou tentar comprar o do BW e te digo o que achei, Sir ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Os Pokémon do Ginásio COM CERTEZA merecem ser incluídos no presentinho do Clemont! Especialmente aquela lindeza de Heliolisk ♥
      HAUHAUHUAHUAHUAHAA
      CLÁUDIO O COMENTÁRIO SOBRE A LOJA
      HAUHAUAHUAAHUHAUHA
      Gente eu fiquei tão pasmo que não era armadilha da ER que nem me toquei de que o presente em si já é uma cilada xD

      E aí, o que achou do papel de parede de BW? ^^

      Excluir
  8. A Dublagem de Pokémon - A Série XY & Tabela de Batalhas - Ash ATUALIZADA!

    - Dublagem sempre foi algo que me chamou a atenção. Antes eu era bem mais ligado nisso que hoje em dia, mas ainda assim gosto muito do assunto.
    Ainda não pude acompanhar a série XY dublada, vi apenas uns pedacinhos de uns 3 episódios, por pura curiosidade mesmo.
    Mas eu logo percebi também o erro que está sendo a Jussara. Sei que leva um tempo até o dublador se acostumar de verdade com a personagem, e espero que isso mude logo, porque a Jussara é fantástica! Sempre amei a voz da Pan de DBZ/GT.
    O Fabinho sempre será maravilhoso fazendo qualquer coisa. Inquestionável. Os demais eu quase nem reparei, então vou deixar para comentar qualquer coisa quando estiver acompanhando de verdade, para não ser injusto com ninguém.
    Mas eu confesso que sempre achei, desde o lançamento dos jogos, que Kalos seria lido como "Queilos" ou "Quélos", justamente para não parecer que os personagens estavam com os pés cheios de Kalos... ops, calos, de tanto andar por aí.

    - kkkkk que ironia dos destino nessa tabela de Batalhas! kkkk ri muuuuitooooo!! Parabéns Goomy!

    - Não sei se o Henri chegou a responder nos tópicos mais recentes, mas achei um vídeo com a referência citada por ele, de Jojo Bizarre's Adventure em Pokémon. Segue:
    https://www.youtube.com/watch?v=dpuPphkusR4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que massa a referência, Cláudio!!!
      Muito obrigado =DD

      Excluir
  9. XY060/ Episódio 864 – Aspirando Se Tornar Rainha de Kalos! A Grande Estreia de Serena!!

    - Ao que parece, os demais rivais ainda não ganharam um motivo para aparecer na série. Só a Shauna tem uma desculpa aceitável agora para aparecer vez ou outra. O Tierno também será revivido nos futuros episódios, mas para revermos o Trevor acho que será mais difícil. Só se tiver um campeonato de fotos ou coisa do tipo. Talvez o vejamos novamente daqui mais umas 3 temporadas, como aconteceu com o Todd Snap.

    - A ideia das luzes voando para os broches-coração foi tão legal. Meio que lembra os coraçõezinhos dos Contests nos jogos.

    - Estes disfarces dos Rockets, Sir, eles sempre usaram em XY quando precisam se passar por civis comuns. Meio que já ficou patenteado como o "modo cidadão" deles rs. Pode reparar que durante toda esta fase eles usam estas mesmas roupas quando não estão usando um "disfarce temático específico".

    - Gente, amo essa platéia que deixou de ser estática! Mas está sendo uma luta assistir XY legendado porque eu quero ficar voltando e parando as cenas toda hora para reparar num fulano lá no fundo fazendo alguma coisa incomum. Mas já era hora, né? Vamos mega evoluir, equipe de animação! XY está sendo uma série em que tudo parece estar sendo pensado com amor extremo, pois pequenos detalhes estão fazendo toda a diferença aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trevor infelizmente vai ser mesmo o mais inutilzinho dos três :/
      Na vdd até daria para inseri-lo em momentos interessantes. O foco do Trevor nos jogos é completar a Pokédex. Eles podiam adaptar isso ao anime como seu foco sendo estudar mais ou pesquisar mais comportamentos específicos dos Pokémon e diferentes mitos, mas não devem se dar ao trabalho de buscar torná-lo alguém mais relevante no anime

      Sim, eu andei reparando que é o mesmo disfarce civil deles, Cláudio, mas não tinha 100% de certeza ainda

      Excluir