segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY033


XY033/ Episódio 837 – Corações Que Chamam Um ao Outro! Vá Além da Aura!!


Às vezes você não precisa assistir a um episódio inteiro pra saber que há algo de muito errado nele e foi assim que eu me senti com este 33º (como se fala esse numeral?) episódio de XY. O problema aqui, porém, não é ele em si, verdade, mas uma má escolha feita cinco episódios atrás, quando Diantha usou seu “vínculo especial” com Gardevoir para sentir sua presença e localizá-lo através de um sexto sentido inventado lá, quando o Pokémon foi levado pela Equipe Rocket. Eu não havia gostado da ideia na época e menos ainda quando ela foi repetida dois capítulos depois com Korrina e seu Lucario. E então, como que para confirmar o quão sem sentido toda aquela história havia sido, ao final do excelente episódio anterior eu descubro que este teria como premissa uma nova e aparentemente mais longa separação entre a Líder de Ginásio e seu Pokémon. No mesmo momento eu pensei: “E o tal sexto sentido mágico dos vínculos especiais?”. Eu até cheguei a cogitar que eles dariam alguma razão para a omissão, mas aparentemente para você sentir seu Pokémon que pode megaevoluir de longe, ele precisa ser roubado pela Equipe Rocket.
Apesar dessa grande e incômoda inconsistência de roteiro, “Corações Que Chamam Um ao Outro! Vá Além da Aura!!” me surpreendeu positivamente ao ser um episódio bastante prazeroso e revelante para a série. Apesar de o foco ainda estar em Korrina e Lucario, os demais personagens também conseguiram ter seus pequenos momentos. Pikachu, Clemont, Ash e a Equipe Rocket acabam sendo coprotagonistas de forma muito bacana e até Pokémon que estavam juntando poeira em suas Pokébolas, como Bunnelby, Chespin e Fletchling conseguiram uma oportunidade de pegar um ar fresco e eu poder matar a saudade – que eu nem sabia que estava sentindo! Outro aspecto muito positivo é que eu sinceramente esperava que este episódio funcionaria mais como um filler obrigatório para nos lembrar o quão Korrina e Lucario são unidos e blábláblá sem mover a história pra frente de verdade, com nenhum desenvolvimento real para nenhum dos dois, já que isto ficaria reservado para as Montanhas do Dever. Felizmente, não foi o caso.
O roteirista Yukiyoshi Ohashi já começa mostrando o quão em sintonia está com seus colegas ao abrir com uma batalha de treinamento entre Korrina e Ash. Só que desta vez, beeeeeeeem menos violência. O foco aqui não é vencer ou demonstrar força, mas sim trabalhar os aspectos que eles precisam melhorar. Na lista está o fato de Lucario usar golpes para os quais ele não recebeu comando, algo que ambos Treinadora e Pokémon ainda precisam superar e o episódio nos lembra, em dois momentos distintos, que o erro é tanto da menina quanto de seu monstro. Mais do que um simples episódio de separação, “Corações Que Chamam Um ao Outro! Vá Além da Aura!!” mostra Korrina e Lucario enfrentando as consequências dos eventos do capítulo anterior e tentando já acertar os pontos necessários. Há aqui umas decisões com as quais eu não concordo muito – a forma como todos os Treinadores encorajam Korrina a megaevoluir Lucario no clímax do episódio parece um pouco ingênua demais considerando o quão perigosa a situação poderia ficar (afinal de contas o que você acharia mais fácil enfrentar: a Equipe Rocket tunada ou um Mega Lucario encapetado?).
Como esperado de um episódio roteirizado por Ohashi, o trio retorna aqui com um papel maior que no episódio anterior e, desta vez, não são esquecidos no meio do caminho. Eu sei que algumas pessoas acham que a Equipe Rocket não era necessária na segunda metade do episódio passado e eu totalmente concordo com isso, mas é estranho que eles fiquem surpresos quando o Pokémon se descontrola, já que eles estavam assistindo à luta entre Pikachu e Mega Lucario. Eles não viram a luta até o final? Para onde eles foram? O que estavam fazendo? A omissão de Tomioka reverbera aqui de forma confusa – teria sido melhor não tê-los incluído de forma alguma no episódio. De qualquer forma, Ohashi é um dos roteiristas que mais respeitam o trio de vilões – é dele o excelente “Ta-da! Um Ash Falso Aparece!!” afinal – e ele sabe fazer bom uso deles aqui.
Para chegar às Montanhas do Poder, Ash e cia decidem atravessar um conjunto de cavernas que parece funcionar como um atalho. Porém, o local é um verdadeiro labirinto cheio de Noibat. Ao ouvir o nome do Pokémon, talvez porque já tivesse conhecimento dele ou talvez por causa do bat no nome, Jessie tem um plano que ela nem precisa compartilhar em voz alta para que seus parceiros – e os telespectadores – entendam e logo eles usam Inkay para causar uma comoção na caverna! O objetivo dos vilões (como revelado posteriormente) era usar a confusão para pegar o Mega Bracelete de Korrina e a Lucarionite e talvez Pikachu e Lucario, mas eles são pegos na revoada dos Noibat, então o plano não funciona 100%. Porém, eles conseguem dispersar nossos heróis em dois grupos: Ash, Lucario, Serena e Bonnie de um lado e Korrina, Clemont e Pikachu de outro.
Se a separação não faz o menor sentido pela cronologia da série, ela ao menos serve para nos dar alguns momentos fofinhos. Primeiro porque eu adoro quando Pokémon faz episódios com cenas à noite. Segundo porque é muito bonito ver nossos protagonistas cuidando dos amigos separados. Em especial, o trabalho de Clemont merece ser ressaltado, afinal enquanto Ash, Serena e Bonnie tinham uns aos outros, ele ficou sozinho com Korrina e Pikachu e ainda assim consegue consolar e cuidar de ambos. É também legal ver Bonnie também dizendo que apesar de ele não ser bom em aproveitar oportunidades, ele sabe sair de situações difíceis. Nós já vimos esse lado heroico e forte do personagem outras vezes e já vimos sua irmã caçula demonstrar esse apoio a ele, mas é algo que eu sempre aprecio. Eu também gosto de como Serena também se empenha para se aproximar de Lucario e compreender seus sentimentos, fugindo da zona de apatia onde os roteiristas tendem a colocá-la. E é ótimo ver que Ash não está tão desesperado em relação a Pikachu, confiando de que ele está a salvo com o irmão limão, reforçando o quanto eles já são amigos e confiam um no outro.
Há também alguns momentos mais íntimos muito interessantes neste episódio. Eu gosto de como Ohashi dá uma oportunidade para que Korrina e Clemont tenham uma interação bacana, com ela lhe confidenciando que não conseguiu entender o que seu avô lhe disse sobre os motivos de ela não conseguir comandar o Mega Lucario e o menino dando seu próprio parecer sobre a situação. Eu também gosto de como ela confessa que nunca dormiu sem Lucario, por isso não consegue pegar no sono. É também legal ver, logo no começo do episódio, a curiosidade de Ash em saber como Korrina treinou com seu Pokémon. É claro que o garoto de Pallet a considera sortuda por ter tido todo esse treinamento desde criancinha e ter sido apresentada a diferentes Treinadores por seu avô, uma realidade que contrasta com a sua e da maioria das crianças que precisam esperar até seu décimo aniversário, sem nenhum mentor para guiá-las. A cena de Lucario treinando sozinho à luz da lua e lembrando do momento em que, fora do controle, desferiu um golpe em direção a Ash e Pikachu, enchendo-se de culpa em seguida, também é muito bonita.
Também acho importante notar a confirmação que o episódio nos dá de que Korrina só trouxe Lucario consigo. Está certo que Clemont deixou o Ginásio de Lumiose somente com Bunnelby, mas foi sob circunstâncias especiais – afinal os Pokémon estavam sob custódia do Cledroide –, mas o fato de a Líder de Shalour ter partido em jornada só com Lucario pode indicar que ela só tenha treinado um único Pokémon sua vida toda. Tal fato seria totalmente broxante pra mim, mas não sem precedentes. Nos jogos, quando ela luta contra o protagonista usando Mega Lucario, ela não usa nenhum outro Pokémon e seu time do Ginásio não inclui tal Pokémon. Se for mesmo o caso de ela só ter seu parceiro de longa data, isso também seria condizente com seu excesso de confiança em relação ao seu Pokémon e às suas próprias habilidades e também com a certa arrogância que ela carrega. Honestamente, eu não fico muito feliz com isso, mas acho coerente com a construção da personagem feita até aqui.
Também levo em conta que com o nível de força que o Pokémon capaz da Mega Evolução demonstrou até aqui, seria ainda mais difícil para o Treinador de Pallet enfrentar outros três Pokémon da Líder, além de Mega Lucario. Ainda assim, será decepcionante se tivermos uma outra luta Pikachu VS Mega Lucario porque, bom, Pikachu finalizou as duas primeiras batalhas de Ginásio da região e tem ofuscado bastante os outros membros do time. Eu realmente queria ver Froakie e Fletchling ganhando mais destaque. Uma coisa que reforça toda essa teoria de que teremos uma batalha 1X1 é este vídeo que mostra algo que pode ser a luta no Ginásio de Shalour e só contém cenas de uma luta entre Pikachu e Mega Lucario. Se for mesmo o caso, eu honestamente espero que deixem o rato elétrico de fora das próximas batalhas de Ginásio e deem uma chance dos outros de aparecerem.
Enfim, depois de um dia de preparos, a Equipe Rocket ataca nossos heróis equipando seus Pokémon com máquinas que aumentam sua força, agilidade e resistência, fazendo-os mecha mecha evoluírem com seus Dispositivos de Amplificação de Poder Pokémon – uma versão melhorada de uma ideia que eles já haviam usado antes com Carnivine e Seviper em Diamond & Pearl em “Um Disfarce de Elite!”, também de Ohashi. Talvez pelo medo de ter que enfrentar os vilões sozinho, Clemont solta a hipócrita frase “Usar dispositivos para fortalecer seus Pokémon é errado!” – sério, cara, você lutou com essas pessoas usando uma máquina não faz muito tempo, tá reclamando do quê? Dá dó ver Bunnelby ser facilmente derrotado por Inkay e Pumpkaboo (sério, a abóbora merecia muito mais atenção só pelo fato de emitir o sonzinho mais fofo de XY) tunados. Pikachu, sob o comando de Korrina, e Chespin também tentam seus golpes, mas Meowth e Wobbuffet se juntam à batalha de forma poderosa. É lindo ver Wobbuffet se lançando à frente dos golpes!
 
Felizmente, Lucario chega no momento certo para defender Korrina de um ataque e ao ver a nova força dos vilões, Korrina é convencida de que a Mega Evolução, embora arriscada, é necessária. E eu confesso que eu mais uma vez fiquei assustado quando deu o toque sinistro e o Mega Lucario pirou! Falando em toques, eu devo dizer que a seleção de BGMs para todo esse confronto com a Equipe Rocket foi simplesmente excelente, com direito ao tema de batalha da Equipe Flare tocando! É divertidíssimo ver a reação da Equipe Rocket superfeliz ao ver que o Mega Pokémon fez dos heróis seu alvo, mas felizmente Lucario consegue recuperar parcialmente o controle ao ver no brilho da Pedra-Chave de Korrina o mesmo brilho da lua que ele via no céu ao lembrar do perigo que causara a Ash e Pikachu, abrindo brecha para a voz de Korrina lhe alcançar. O controle é retomado, o Pokémon consegue fazer os vilões decolarem, mas os heróis têm pouco tempo de alegria quando Lucario novamente se descontrola e, após mais um susto, cai no chão enfraquecido. Encontrar a anciã é uma urgência!

Considerações finais:
  • Já tem umas semanas que eu venho querendo comentar, mas sempre esqueço, que eu adorei esse novo encerramento. É tão fofinho ver os Pokémon fazendo a dancinha; :3
  • Então o Quiz Pokémon do dia foi Ampharos, um Pokémon que só foi mencionado no episódio. E os Noibat, coitados? Bom, eles podem ficar sem quiz, mas não saem de boca vazia =P
  • "Um Disfarce de Elite!" é o episódio em que Bertha da Elite dos 4 de Sinnoh apareceu no anime;
  • Eu tenho esquecido de falar da audiência aqui, então vamos por as coisas em ordem: 
  • O episódio que abriu este arco, "Korrina e Lucario! Os Segredos da Mega Evolução!!", que fora exibido junto de "Ta-da! Um Ash Falso Aparece!!" não entrou no TOP 10 de audiência semanal. Pois é;
  • Felizmente, com "Lucario VS Blaziken! A Caverna das Provações!!", o anime voltou ao ranking, ficando em 10º lugar com 5,3% da audiência;
  • O episódio seguinte, "Mega Lucario VS Mega Lucario! Uma Tormenta de Aura!!" ficou 5,0%, menos que o anterior, mas subiu uma posição, ficando em nono lugar;
  • Já este aqui "Corações Que Chamam Um ao Outro! Vá Além da Aura!!" manteve a posição, mas registrou 4,7% de audiência. Agora nos resta saber como isso tudo vai terminar;

2 comentários:

  1. Ótimo Charithought! A melhor cena foi quando a Korrina foi usar o Pikachu contra a Equipe Rocket. Ela não sabia os outros golpes e o Pikachu nem pra sugerir rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ver você de volta a ativa, Senhor Rizadon =D ! Eu havia feito um comentário gigantesco no Charithought passado, porém, ao publicar o conteúdo na página, ele não foi publicado D= ! Fiquei todo doido da vida, e desisti de comentar naquela hora. Enfim, após ler essa analise do episódio trigésimo terceiro (Tá bom, eu confesso, tive que procurar no Google para saber como se escreve esse numeral =P ), minhas baterias foram recarregadas, e estou muito bem disposto a comentar agora. Primeiro de tudo, não há hipótese alguma de não achar os Flashbacks de Korrina a coisa mas bonitinha do mundo =3 ! Sério, ela e o pequeno Riolu são totalmente fofinhos =3 ! Outra coisa que também achei interessante, foi eles lotarem as cavernas de Noibat, e não de Zubat, até que enfim =P ! Falando em Noibat, olha só, o Sir fazendo piadinhas como sempre, mas admito, achei bem engraçado, he,he (Pobre Clemont XD )! Eu também achei ótimo eles tirarem os velhos Pokémon do bolço, eu não curti muito a ideia de usarem amplificadores de poder... Se bem que por mas que os Pokémon que a equipe Rocket capturou sejam legais, os roteiristas não estão trabalhando tão bem em suas personalidades como fizeram nas demais sagas... Principalmente em Diamond & Pearl =) ! Eles só estão sendo usados para batalhar =( ! Enfim, eu acho tão legal a forma como você distribuir esses vídeos pra gente, primeiro aquela animação linda usada no comercial de TCG (Falando nisso, andou vazando umas imagens no traço do anime do meu amado Charizard Y S2 ! Bom, ela não teria como aparecer no anime, então muitos disseram que era de um trailer de TCG, mas eu não consegui achar T.T ), agora essa onde irá mostrar o que vai ocorrer nos episódios futuros. Enfim, também acho que a Korrina usará somente o Lucario na batalha de Ginásio, e realmente, após todas as surras que o Pikachu levou, eu fiquei me perguntando... Como o Ash irá fazer para vencer esse terceiro ginásio o_O ?! Tipo, eu sei que ele irá vencer, isso é obvio, mas penso como ele fará pra vencer, ficou evidente que o elo entre Lucario & Korrina é muito mais superior o de Ash & Pikachu, eu acho que para poder derrota-la, o Ash terá que usar todos os seus quatro Pokémon '-' ! Bom, é o que eu acho, não acredito que um 1x1 o Ash venceria, e se por acaso isso acontecer... Juro que vou dar uns tapas nos roteiristas, pois se o Ash vencer o MEGA FUCKING LUCARIO DA KORRINA, então por que diabos ele não venceu aquele Lucario podre do Cameron -_- ?! Se ele fosse perder em Unova, ele teria que ter perdido pro maluco que controlava quase todas as formas da Eevee (Eu digo quase pois agora existem 9, Se ferra aí Vergil, eu acho que era assim que se escreve o nome dele, sei lá =P )! Enfim, é sempre ótimo saborear seus Charithought Sir! Espero que com o tempo você consiga alcançar a série! Vou estar pedindo pro Arceus aqui, e que toda obra má do tio Giratina que vá embora =D ! Ops, eu exclui o comentário anterior, porque errei em muito coisa que escrevi, agora que consertei, posso publicar =P !

    ResponderExcluir