terça-feira, 4 de março de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 017

Enfim terminei o mais novo charithought! Eu esperava que o feriado de Carnaval fosse me ajudar a fazer este mais rápido, mas acabou tendo o efeito oposto. De qualquer forma, espero que curtam! E bom restinho de feriadão pra vocês!

#XY017/#821Froakie VS Frogadier! Batalha Ninja!!



Um dos meus episódios favoritos da saga em Johto é “Batalhas Quentes!”, aquele em que Ash dedica um dia de sua jornada a treinar Cyndaquil para que ele consiga acender sua chama mais rapidamente. Eu adoro ver os laços entre Pokémon e Treinador se fortalecendo, o empenho de Ash para ajudar Cyndaquil e o esforço do pequeno, até o momento em que vemos o excelente resultado final. Ver em Pokémon XY um episódio de treinamento que ao mesmo tempo inclui elementos de lá, mas com muitas outras melhorias não poderia me deixar mais feliz. Nem foi surpresa alguma quando vi que este episódio foi escrito por Shoji Yonemura, o mesmo de “Batalhas Quentes!”. Eu já havia comentado como estava ficando feio Froakie lutar tantas vezes e ainda perder quase todas. Felizmente, parece que os roteiristas finalmente decidiram cuidar da situação e dar uma elevada na moral do personagem, ainda que às custas de outra (merecida) derrota.




O episódio tem início com Ash fazendo um treino bem básico com Froakie, destruindo a natureza e tal, até que uma voz misteriosa lhe diz que ele ainda tem um longo caminho a percorrer. O Inicial de Água rapidamente localiza a fonte da voz que revela ser um menino ninja: Sanpei. Embora inicialmente pareça ser bastante convencido, o garoto demonstra certo talento não somente nas artes ninjas, como também na arte da batalha. Seu Frogadier é superior não apenas por ser uma forma evoluída, mas por ser um Pokémon muitíssimo bem treinado. E o talento é tanto que o próprio Ash, impressionado, o reconhece e, juntando toda a humildade possível depois de uma amarga derrota, pede que Sanpei ajude que ele e seu Froakie a terem um Ataque Rápido (Quick Attack) tão foda quanto o do sapo feioso.
Certamente um dos trunfos do episódio, Sanpei se prova um personagem mais redondo do que os típicos personagens do dia. Ele é exibido, mas não permite que Frogadier acerte um golpe final em Froakie – tudo porque percebeu que a insistência em lutar era fruto do próprio orgulho do sapinho e não porque ele realmente tinha condições de continuar. Além do mais, à medida que vai treinando Ash e Froakie, o menino ninja vai se mostrando um personagem bastante carismático, comendo com eles, interagindo com Serena e Clemont, curtindo momentos de cochilo, compartilhando sonhos... isso sem contar o design bastante diferente para a série. Aos poucos, ele também se torna menos convencido enquanto vai fazendo amizade com Ash e observando o esforço que ele e Froakie estão fazendo.



Sanpei é tão bem construído que fica até difícil achar que ele é só um personagem do dia. Apesar de o anime não nos dar uma confirmação total de que ele retornará, eu aposto alto que vai. Uma coisa que me motiva muito a pensar assim é o fato de Yonemura fazer questão de nos fornecer um pouco de informação sobre suas origens e motivações. Ficamos sabendo que ele vem de uma vila de ninjas, onde tem dois irmãos mais velhos, Ippei e Nihei, que possuem um Greninja e um Venusaur, respectivamente, os quais ele está treinando para vencer. Essas parecem ser informações específicas demais para serem jogadas assim à toa. Eu acredito que elas podem muito bem se tornar relevantes no futuro e Yonemura apenas nos deu um pequeno teaser aqui – no melhor estilo Diamond & Pearl. Eu também acredito muito que um dia veremos Ippei e Nihei e seus Pokémon.



Eu também gostaria que Sanpei fosse um rival dos rivais de Ash nesta saga. Apesar de parecer que só tem o Frogadier, ele tem características que eu acho que dariam um bom rival em Pokémon XY. Ele não é um cuzão como Trip, luta bem, treina seus Pokémon e apesar de zoar Ash e tal, não fica jogando humilhações gratuitamente no personagem, mas compartilha o que sabe. A atitude de Ash em relação a Sanpei também foi bastante positiva, não aceitando a provocação passiva e infantilmente, mas fazendo algo maduro a respeito (como pedindo para ele lhe ajudar). Não seria nada mal ver eventualmente os dois se enfrentando de novo, com Ash mostrando evolução também. Seria ótimo uma rivalidade balanceada para variar também e que não se resolve apenas na Liga regional. Rivais são importantes e eu realmente espero que Pokémon XY não queira seguir o exemplo de Advanced Generation e nos dê rivais interessantes para Ash, como em Diamond & Pearl.



Se já é difícil para o Treinador de Pallet se curvar diante de um adversário para quem acabou de perder e humildemente pedir ajuda, imagina então como é para Froakie. Em “Sylveon VS Froakie! Pânico no Jardim de Infância!!”, o Pokémon já havia ficado bastante relutante em simpatizar com a amigável Sylveon que o vencera. Agora, ele não só tem que se dobrar diante do Frogadier que o derrubou para treinar e aprender com ele, como ainda aturar as implicâncias do sapo zoador evoluído. Yonemura escreve Froakie muito bem neste episódio: desde seus gestos de orgulho – como, por exemplo, se recusando a aceitar a derrota –, até sua persistência em alcançar Frogadier, alguns momentos que nos mostram bastante de sua personalidade e são bem retratados, tanto no roteiro quanto na animação. E apesar de ele não interagir muito com o próprio Ash diretamente, é legal ver o Treinador encorajando seu Pokémon e se propondo a fazer os exercícios com ele, por mais obviamente impossíveis que eles possam parecer para um humano racional, como andar na água =P



Meu conhecimento sobre ninjas se restringe a um punhadinho de episódios de Naruto e os episódios de Pokémon que já trataram do assunto (“Os Poderes do Poké-Ninja”, “Ariados, Amigos” e “Do Berço para a Luta!”), então não sei dizer se o treinamento ensinado por Sanpei tem alguma base em elementos ninja mesmo, porém eu gosto muito de como ele é organizado. A ideia de primeiro desenvolver a movimentação das pernas como mola para fortalecer a perna e depois desenvolver a velocidade do Pokémon para só então praticar a força do ataque é muito boa e coerente. Mas eu confesso que ao longo do episódio eu preferia ignorar que todo esse trabalho era só pra ensinar Froakie usar um movimento básico como o Ataque Rápido porque parecia trabalho demais para pouca recompensa, então foi muito bom ver que ao fim do episódio Froakie havia aprendido dois golpes, já que ele também aprendeu o Multiplicar (Double Team).


Yonemura também tem um cuidado especial para não deixar toda a parte do treinamento monopolizando 100% do episódio, espalhando sabiamente ceninhas de comédia aqui e ali pra aliviar a tensão. Ora é Ash afundando por não possuir habilidades messiânicas, ora é Clemont sumindo nos ares... e em todas as horas, é Bonnie sendo a kunoichi mais linda do mundo! As cenas em que ela brinca de ninja são ótimas pela criatividade e pela graça. Eu particularmente adoro ela fazendo a Arte de se Ocultar nas Folhas e Arte da Camuflagem :3 É também muito lindinho ver Pikachu brincando e cuidando dela – adoro quando ele traz um travesseirinho de folhas pra ela não bater a cabeça no chão quando cai pra trás de exaustão por tentar acompanhar o treinamento de Ash e Sanpei.



Nos aspectos técnicos, a animação está menos caprichada que nos episódios anteriores, mas não chega a estar ruim. A batalha entre Froakie e Frogadier é muito bem animada, por exemplo, e em várias sequências há uma movimentação de câmera muito boa, ângulos bacanas e etc. Há também alguns efeitos muito legais aqui e ali. Os maiores erros ficam nos traços que parecem meio tortinhos às vezes. Além disso, quando Ash e Sanpei começam sua luta o quadro especial que aparece antes das batalhas em XY mostra Ash erroneamente com Pikachu no lugar de Froakie.



Mas o ponto que merece mais destaque é a trilha sonora. A escolha de música Shinji Miyazaki dá um tom especial a várias cenas, especialmente no clímax quando Froakie usa o Multiplicar. A trilha escolhida chega a arrepiar e torna o momento especialmente emocionante, um triunfo para o pequeno anfíbio. Eu só espero que os elementos deste episódio não fiquem perdidos aqui, mas sejam lembrados nos futuros episódios: que Sanpei e seus irmãos apareçam futuramente e que Froakie use o Ataque Rápido de forma a fazer valer a pena todo o esforço de seu treinamento. Também seria legal também ver Froakie vencendo umas lutinhas aí usando seus novos movimentos pra variar. E que tal agora um pouco de destaque para Fletchling hein, queridos roteiristas?



Muitas considerações finais:
  • A Equipe Rocket faz uma aparição bem básica aqui, no estilo mais clássico o possível. Eu gosto de como eles abandonaram as caixinhas multiúso por uns dias e voltaram com suas mechas bizarras, que ainda conseguem posar como um perigo convincente. Eles já haviam usado uma na captura de Chespin, mas é legal ver essa diversificada. Também estou feliz que já faz um tempinho desde a última vez que vimos um depósito abandonado;
  • Os episódios mencionados aqui são:
  • Os Poderes do Poké-Ninja”: Ash e cia encontram o Ginásio de Fuchsia, uma mansão ninja no meio de uma densa floresta, e tem que lidar com a kunoichi Aya antes que Ash possa enfrentar seu irmão mais velho, o Líder de Ginásio Koga, também um ninja;
  • Em “Ariados, Amigos”, Ash e cia reencontram Aya em Johto e participam de um treinamento na Academia de Jujitsu Pokémon;
  • Do Berço para a Luta”, Ash e cia se matriculam em uma escola ninja em Kanto e Brock pega seu Bonsly;
  • Eu definitivamente não gosto do visual de Frogadier. O fato de as frolhas/keromousse/frubble dele formarem um negocinho para trás tipo um cabelinho me dá gasturinha, mas eu quero que o Froakie de Ash vire um Greninja um dia (por mais que ele fique envolvendo sua própria língua em seu pescoço =P);
  • Como as coisas acontecem devagar em XY! Quero dizer, acontecem várias coisas, mas tipo este é o 17° episódio da série e esta realmente marca a primeira vez desde a estreia da série que Ash tem uma batalha contra um Treinador que conhece no caminho e faz amizade com ele – como Serena aponta. Tipo, ele enfrentou Premier e tal, mas não fez amizade com ela e sim com o guri lá. Nas sagas anteriores, esse tipo de coisa ocorria muito antes;
  • Eu gosto muito de como Serena é quem ensina para Bonnie que ninjas mulheres são kunoichi e ainda veste ela, Pikachu e Dedenne a caráter para a brincadeira deles. Muito bonitinho. E Pikachu tirando sua roupinha ninja pra lutar cheio de estilo??? 10/10!

  • Este episódio conquistou 4,8% do público japonês. É uma queda de quase 1% em relação à semana anterior, mas que garantiu uma posição no TOP 10, então tá tranquilo;
Uma Reunião Acalorada:

  • Semana passada foi exibido no Brasil o episódio que relembra a trajetória do Charizard de Ash no anime, “Uma Reunião Acalorada!”. A dublagem do episódio realmente me surpreendeu pela boa qualidade. Pra começar, Márcia Regina não apenas dublou Misty outra vez – nenhuma surpresa considerando que ela é a diretora de dublagem hoje em dia –, como também chamou Alfredo Rollo para voltar como Brock – nenhuma surpresa aqui também. O que eu realmente não esperava era ver Rodrigo Andreatto e Gileno Santoro de volta como Damian e Koga. Além disso, ela também trouxe de volta Wellington Lima como o Prof. Carvalho, depois de anos com o personagem sendo dublado por Dráusio de Oliveira – uma voz que sempre me irritou um pouco (o sotaque dele e a atuação são tão ruinzinhas). Tudo isso graças aparentemente à ajuda de um fã colega meu. Além disso, eu também gostei de ver que o texto do episódio no ocidente utilizou diálogos das versões americanas e não traduções dos originais em japonês, respeitando assim a nostalgia (é muuuuito melhor ouvir Ash falando “Nós vamos passar frio juntos” do que “Vocês são idiotas”). A tradução também me surpreendeu por usar termos específicos como Vale Charicífico, utilizado na versão brasileira de “O Desejo Ardente de Charizard” depois de ver muitas vezes o nome Vale Charicific sendo usado. Como nem tudo é perfeito, eu queria saber por que raios eles pronunciaram Kanto de forma estranha o episódio todo. Em Unova mesmo, eles já disseram Kanto como em “canto” várias vezes, e aqui eles falam “quento”. Ironicamente, “Johto”, um nome tradicionalmente problemático para a Centauro por alguma razão – pronunciado “jôto” em muitas ocasiões –, foi pronunciado "jotô" aqui. Além disso, a Enfermeira Joy de Kanto não foi dublada por Fátima Noya no flashback, mas sim pela Samira Fernandes, que dubla as Joy de Unova. De qualquer forma, são errinhos pequenos que não atrapalharam o bom trabalho da versão brasileira. Fiquei muito satisfeito;
  • Ainda sobre “Uma Reunião Acalorada!”, engraçado que aqui no Brasil recebemos o episódio com o erro de coloração do Pidgeotto e na pata do Aerodactyl carregando o Ash. Ambos os erros foram corrigidos quando este episódio foi lançado em DVD no Japão e a versão exibida no Cartoon Network americano foi justamente essa com os tais erros corrigidos;
  • A TPCI pode ter muitas vantagens em comparações em relação a 4Kids – o anime sofre muuuuito menos cortes e mudanças de roteiro hoje em dia, por exemplo –, mas parece que ela nunca vai superar a maldita-americana-falida-destruidora-de-animes em dois quesitos: aberturas e vozes dos Pokémon. Um exemplo perfeito está em “Uma Reunião Acalorada!”. As vozes de Charmander e Charmeleon – feitas na época da 4Kids por Michael Haigney e Eric Stuart, respectivamente são feitas em BW por Tom Wayland (o dublador do Gible e do Boldore do Ash nos EUA) e ficam bem estranhinhas, meio estridentes demais. A voz do Aerodactyl quando provoca Charmeleon então fica PÉSSIMA quando comparada com a original;
  • Aquelas coincidências legais: este episódio relembra a trajetória de Charizard no anime e, por consequência, contém vários flashbacks da saga em Kanto além de se passar durante um festival de Kanto em Unova, e foi exibido no Brasil no dia 27 de fevereiro de 2014, data de comemoração de 18 anos do lançamento dos jogos Pokémon Red & Green Versions, os jogos originais da franquia que se passam em Kanto e inspiraram a primeira fase do anime. Além disso, Charizard estampa a capa de Pokémon Red;
Próximos episódios:

  • No meu charithought anterior eu queria comentar os títulos de episódios revelados para as próximas semanas, mas ele já tinha ficado longo demais, então deixei pra este aqui. De fato, eu achei esses episódios bem promissores. Pra começar, teremos um episódio que, ao que tudo indica, responderá os meus, os seus e os nossos anseios por saber o que Serena fará da vida! Além disso, ele promete também explorar mais a relação entre a menina e seu Pokémon. Eu ainda não sei como funciona a tal parada de PokéVisão, mas realmente espero que seja mais do que ser simples modelo de roupa bizarra. O episódio também promete incentivar a interação entre Clemont e Serena, que ainda não tiveram um tempo para fazer amizade. Será que todas essas roupinhas que Serena vem fazendo tem algo a ver com esse objetivo?
  • Eu também estou ansioso pelo especial que vem a seguir e promete marcar a estreia de várias Mega Evoluções no anime com uma espécie de torneio épico. Como o título contém Pocket Monsters XY, mas não contém a numeração regular do anime, eu imagino que seja um especial que se encaixa no cânone da série animada, mas sem a presença de Ash e cia – no estilo de “A Lenda do Trovão!”. A provável razão para ele ser feito é para aproveitar o hype das Mega Evoluções de Pokémon XY quando os jogos ainda estão fresquinhos já que deve demorar um bocado ainda para elas começarem a ser efetivamente parte das jornadas de Ash e cia, já que se seguir a historinha dos jogos direitinho Ash deve aprender a Mega Evoluir (seu futuro Lucario) só na Cidade de Shalour, lar do terceiro Ginásio e, bom, ainda estamos bem longe do segundo;
  • E falando em segundo Ginásio, estou ansioso para ver Viola enfrentando Grant *---*;
  • Eu também estou gostando muito de como XY não está seguindo o ritmo acelerado de Best Wishes!. Em 17 episódios, Ash em Kalos conquistou dois Pokémon e uma Insígnia, Clemont pegou dois Pokémon e Serena um e um rival (Sanpei, mas não temos certeza) foi introduzido. No mesmo período em Best Wishes!, Ash já tinha conquistado duas Insígnias – tendo tido inclusive uma revanche para obter a segunda –, obtido quatro Pokémon, Cilan havia feito uma captura, Íris revelado um segundo Pokémon e dois rivais já haviam sido introduzidos para Ash. O ritmo acelerado de Best Wishes! provou ser eventualmente um tiro pela culatra, então é bom ver que XY tem respirado tranquilamente enquanto consegue contar histórias interessantes. Assim é bem melhor!
Imagens e gifs: Google Imagens e tumblr.

3 comentários:

  1. XY007 Lover

    nem precisa dizer que esse episodio foi particularmente especial pra você hehe se eu amasse a Bonnie esse seria "O EP", uma coisa que realmente me agrada são esses episodios que dão tanta importancia a um movimento, vide ice punch do Buizel, ou energy ball do Turtwig, ainda mais quando o ataque a ser ensinado é o meu favorito,eu não gosto muito de episodios que focam os ninjas porque sai muito do enredo principal do anime,fica parecendo Naruto mesmo, o Ash dando uma de Jesus foi hilaria, adoro quando crianças agem como crianças,aposto que 90% dos fãs sabiam do double team mas me surpreendi sobre o quick attack, eu fico pensando quando o Froakie aprendera water shouriken? essas apariçoes da equipe rocket me irrita desde a batalha do Ash na cidade Mosdeep, adiaram a batalha pro proximo episodio aff,mas até que serviram pra algo, não acho que Froakie evoluira ja que os tipo agua do Ash tem alergia a evolução, vai ser o mesmo de sempre,vai perder pra um pokemon fraco blablabla, vencer um forte blablabla aprender hydro pump num momento de dificuldade blablabla e quanto a *Serena* ela ja ta se achando com esses biscoitos kkkk deu pro Ash e cia ,agora pro Sempei e sempre esperando elogios, mais uma vez tambem demonstrando seu talento e paixão por costura e moda, e o conhecimento dela parece ser enorme e fica maior a cada dia, mas o motivo dela saber dessas coisas de ninja deve ser só por ser japinha mesmo =D
    a dublagem nem falo nada mas se kanto virou quento pq charmander não virou charmender? e aproveitando pra falar (mal) de dublagem pq raios duplos Corcordia virou Amor e Anthea virou Paz? :p :p :p ataque dos hippies,kkk
    review bem hilaria essa, eu achei que seria fraca por causa do ep ser fraco mas até que você deu um jeito parabéns vlw.

    ps-vamos batalhar uma hora dessas eu ja te add.

    ps2-odeio carnaval,na verdade o ponto alto do meu dia foi pegar um flygon shiny no GTS.

    ps3-lembrando a todos os fãs da "garota do chapéu de palha" que sabado passado estreiou na America sua versão em Ingles do XY007 (lol) é obvio que a versão original foi melhor, mas até que Haven Paschall fez um bom trabalho, mas foi horrivel ver o tema da cidade Laverre no flashback ser trocado por um teminha frances :p .

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse episódio é tão perfeito quanto os primeiros :) ! Quem não amou as cenas nas quais a Bonnie brincava de ser uma Kunoichi >.< ? E o Pikachu ao lado dela :3 ? Foi muito Wonderful :v ! Enfim... Eu espero mesmo que o Sanpei seja o rival de Ash nesta nova Saga! Ele seria pela primeira vez, um rival totalmente diferente e inovador do que foram Gary, Paul e Trip! Em julho do ano passado, eu decidi rever a série inteira por conta de ter perdido diversos episódios e não relembrar de muitos... :v ! Atualmente, estou na Saga Advance Generations, Episódio 320 da franquia, onde Misty faz sua estreia *-* ! É decepcionante ver o por que de não terem colocado um Rival para o Ash nesta Saga :( ?! Espero que isso não se repita em X & Y ! Enfim, eu amo essas suas analises Sir! Assim como os episódios, ela é perfeita :D !

    ResponderExcluir
  3. Ao final do episódio preciso dizer uma coisa: Que quarteto é esse?!... O episódio foi realmente empolgante, e as cenas da Bonnie foram as melhores! Eu ri muito com o jutsu de camuflagem, com o desmaio, e ainda colocam pikachu e dedenne pra completar a bagunça!... O pequeno froakie tem se tornado o meu inicial favorito dessa geração, é ótimo ver como ele tem personalidade própria, melhor ainda ver que essa personalidade não é chata como sentia com o Oshawott (na verdade, muito sobre Unova é chato!). Fico feliz em ver que os roteiristas estão dando tempo pra nos mostrar essas diferentes personalidades dos bichinhos em xy e também ver a construção dos relacionamentos entre todos os personagens.
    Mais uma vez parabéns pela excelente análise! =)

    ResponderExcluir