domingo, 1 de março de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY057

XY057/ Episódio 861 – O Pânico de Vanillite! Resfriados por uma Nevasca!!


Não tem nada que sinalize melhor um mau agouro do que um Vanillish choramingando na tela em apenas três segundos do momento que você apertou play. Daí em diante é como diz aquele poema famoso "No meio do caminho tinha um Vanilixo, tinha um Vanilixo no meio do caminho". E nesse caso nem é só um, mas três! A polêmica V Geração ainda não tinha feito uma aparição significativa em Pokémon XY, por isso é extremamente triste que tenham decidido iniciar com o pior trio de Pokémon criado pela galera da Game Freak - os Pokémon que parecem uns fakes anunciados como "novos Pokémon" há muito lá no falecido portal da AOL.
E é esse episódio deprimente que marca a chegada de nossos heróis à Cidade de Coumarine e parece muito como se de repente o roteirista Junki Takegami tivesse decidido que seria legal ter Best Wishes! em XY e como resultado, ganhamos um episódio focado no TOP 10 dos Pokémon mais horrorosos do mundo (eu confesso que acho Vanillite uma gracinha, ainda mais com aquele jeitinho carente/assustado, mas suas evoluções são medonhas demais!), a estreia de um Líder de Ginásio que acaba sendo completamente desperdiçado e um roteiro bastante incoerente e sem graça.

Logo que chegam à Cidade de Coumarine, Ash e cia descobrem que um Vanillite foi encontrado perdido - o que explica a introdução com os Vanilixos - e agora está descansando no Centro Pokémon. A fofura do Pokémon também parece tê-lo feito popular o suficiente para os Casteliacones chegarem à cidade (ao mesmo tempo ninguém mais da cidade para se importar além do sorveteiro capitalista que lucra em cima do sofrimento alheio). A Equipe Rocket quer o sorvete (comida), mas depois quer os sorvetes (Pokémon) pra fazer sorvete (não sei qual deles) pro chefe vender? Dá até pra imaginar o slogan: Equipe Rocket - Gostosuras para o Coração Gelado Desde 1997.
Clemont pede pra Enfermeira Joy chamar a Policial Jenny, que nunca aparece (mas acho que todos esperavam isso mesmo). Os Vanilixos ficam indignados pela Equipe Rocket ter pegado o filhotinho e começam a atacar a cidade inteira com uma nevasca sinistra. Ramos aparece e convoca uma horda de Sunflora para dissipar a nevasca com o Dia Ensolarado e que usa seu poderoso Raio Solar coletivo para… derreter a neve :v (e o robô gigante da Equipe Rocket atacando lá sem ataque coletivo por que mesmo?) Ash e seus amigos salvam o dia com a ajuda de Ramos. Os Vanilixos se reunem ao Vanillite e eles vão embora. Até que enfim esse episódio acabou.
Se tem uma coisa que salva em meio à animação de qualidade abaixo do aceitável, roteiro ruim e Pokémon sorvetes, é a limãozinha. O jeitinho infantil de Bonnie ajuda a dar alguma graça a diversos momentos e nos lembrar que isso é Pokémon XY e não preciso ter medo de que a qualquer momento Cilan e Iris vão rasgar suas fantasias e saírem de dentro dos corpos de Serena e Clemont. Porém, todo episódio ela age assim, o que é bom, mas não ajuda a tirar esse episódio do terrível lugar comum em que ele está, apenas o torna mais assistível. Há alguns momentos legais com Clemont também, em especial quando ele mostra sua nova invenção que lhe ajuda a se locomover rápido em montanhas e então quase é devorado por um bando de Victreebel - que só queriam pedidos de desculpa (adoro esses Pokémon cheios de perdão no coração).
O episódio também acaba sendo o terceiro seguido em que alguém se joga na frente do ataque de um Pokémon por alguma razão. Desta vez, Ash (novamente) na frente dos Vanilixos. Isso é de certa forma preocupante porque parece um claro vício de roteiro que vem sendo assumido em Pokémon XY com frequência cada vez maior. Todavia, se ao menos esse artifício narrativo possuía alguma relevância para a trama dos capítulos anteriores, aqui tudo que ele faz é dar a Ramos uma razão para ralhar com Ash.
O Líder de Ginásio tem uma introdução completamente sem brilho, especialmente se colocar em perspectiva o quão bem introduzidos Viola, Grant, Korrina e, claro, Clemont foram. Felizmente, Takegami ainda consegue apresentar alguns elementos bacanas de seu estilo de batalha. Sua ideia de usar desvios para se atingir um objetivo através de ataques indiretos é algo particularmente interessante. Também é bacana que Clemont reconheça que ele é o Líder pelo nome. Afinal, é sempre bom saber que os Líderes pelo menos sabem os nomes dos seus colegas de profissão - cadê as confraternizações de fim de ano da Liga Pokémon pro pessoal se reunir??? Mas tudo isso parece mais que Takegami seguia uns pré-requisitos de continuidade do que se preocupava em contar uma boa história. No fim do dia, eu adiei esse episódio o máximo o possível, mas não adiantou muito. Só serviu pra acumular charithought. Talvez eu devesse ter feito como Ramos sugerira e tomado um desvio, mas não era como se houvesse um caminho alternativo a tomar.

Considerações finais:
  • Caso se interessem, os nomes verdadeiros dos Vanilixos são: Vanillish e sua evolução Vanilluxe :p
  • A ideia por trás da nevasca que surge quando Vanillish e Vanilluxe ficam enfurecidos condiz com as descrições dos Vanilluxe nas Pokédexes dos jogos Pokémon. TODAS elas afirmam que quando ele fica furioso, invoca nevascas violentas;
  • Falando em descrições de Pokédex, é broxante como, desde DPPt, eles vem economizando nas definições. Até RSE havia uma preocupação de se acrescentar coisas novas ou pelo menos escrever textos diferentes, mas depois disso é só reciclagem;
  • Apesar de tudo, este episódio conseguiu superar seus antecessores e ocupou a oitava posição no TOP 10 semanal dos animes mais vistos no Japão, conquistando 4,6% da audiência semanal. A parte triste? Ele foi o último episódio do anime a ocupar esse TOP 10 até a presente data. O que isso quer dizer? Que do dia 22/01 até o último dia 22/02 - ou seja, um período de um mês - Pokémon não marcou presença entre os 10 animes mais assistidos no Japão, então já sabem porque não falarei de audiência do anime nas próximas semanas;
  • Desculpem, mas este episódio eu me recuso a ver uma segunda vez para pegar os detalhes que perdi da primeira, então se eu tiver deixado passar algum detalhe que não escapou à vossa percepção, por favor deixe seu gentil comentário abaixo;
  • Gurkinn havia dito que Ramos era "excêntrico". Bom, eu realmente fiquei esperando o excentricismo aparecer em algum momento, mas o velho Líder de Ginásio parece normal até demais pra mim…

15 comentários:

  1. Continuando minha série de comentários atrasados:


    XY055/ Episódio 859 – O Dragão Mais Fraco de Todos!? Goomy Aparece!!

    - O Goomy é um fofo, mesmo, né?! Já chegou comendo orelhinhas e devorando nossos corações! Um dos poucos Pokémon que ainda mantiveram a mesma linha de personalidade nos episódios que seguem sua estréia, mas infelizmente já está a ponto de evoluir. Mas acho muito bom, porque tenho medo de estragarem ele e pararmos de amá-lo. Que seja breve e eterno!

    - Sei que ainda está cedo para eu criticar essa pressa toda para evoluir este bicho, mas fazer o Goomy chegar em tão pouco tempo no estágio final de evolução, sendo que ele aparentemente não gosta de lutar...? Se bem que na Batalha de Ginásio contra o Ramos, ele ficou assistindo. Será que é uma alusão ao Exp. Share, mas sem usar o item?
    Tem ainda o fato de que não o conhecemos ainda, não sabemos qual é a dele e ele nada mais é que um estranho para nós; de repente ele é um put@ lutador que foi banido do seu laguinho. Vai saber!
    Enfim, eu concordo e discordo de minha opinião neste momento, então vamos continuar acompanhando para ver de onde ele tira experiência o bastante para evoluir.

    - Por falar no laguinho, vi as scans dos episódios futuros, em que aparecerá uma Florges. Algo me diz que isso te a ver com o motivo da destruição do lar do Goomy e seu medo do Tipo Fada. Enfim, são mais especulações. Vamos esperar.

    - Ain, quanta meiguice! A voz do Pumpkaboo está cada vez mais MAIS! Quero um episódio só para ele! AGORA!

    - Não sei se pela mania de subir nos outros e ficar mastigando com amor ou pelo corpo molenga, mas o Goomy meio que me lembra o Muk. O Muk poderia ser um Goomy tempos atrás se fosse mais comercial. Quer dizer, menos feio.

    - Acho que o Pikachu tem algum ódio reprimido pelo Ash porque pelo menos uma vez a cada temporada ele precisa, por qualquer motivo, ficar contra seu Treinador para poder morder, arranhar, eletrocutar ou fazer qualquer coisa para vê-lo sofrer.

    - A captura do Goomy entra no meu Top 10. O Ash foi muito fofo! Mas porque será que o Goomy, assim como tantos outros, mesmo querendo ir com o Ash, lutou para sair da Pokéball (ai, esse mangá e seus termos!)? Acho que nestes casos deveria acontecer uma Critical Capture, quando a Pokéball captura logo de cara o Pokémon, sem ficar se mexendo.


    GETTA BANBAN
    - Tudo que eu tinha para falar de bom deste novo tema de abertura e sua animação já foi dito por todos vocês. Ela é maravilhosa! E mostra que a série também só vai ficar ainda mais maravilhosa este ano! Ainda nos deixa a dica que a Jornada principal em Kalos só termina ano que vem, com o último Ginásio e a Liga Pokémon. 2015 promete!

    - O Charles Rony mencionou que o Goomy deveria ficar no lago com seus amigos, mas eu particularmente não acredito nisso. Mas, mesmo que isso venha a acontecer, ele sempre irá retornar depois que evoluir. Ele com certeza será o novo Charizard.
    Já está muito manjado que sempre que o Ash precise o dragãozão apareça para salvar seu dia. Como o Ash não mostrou interesse em seus antigos Pokémon até o momento, era necessário ter um Charizard em seu atual Time.

    - Aliás, é de conhecimento geral que o Ash não pode ter muitos Pokémon "estranhos" e se os tiver precisa se livrar logo deles. A grande maioria dos Monstrinhos do Palletiano precisam ser fofinhos e pequeninos, por motivos comerciais. Assim se vende mais pelúcias, chaveiros, brinquedos e bla bla bla. Então, só criando um Dragão com cara de bobo mesmo para ele poder ter acesso a um monstrão destes! E que venha o Goodra!

    - Eu não tinha reparado muito no moleque com o Treecko, mas agora que vi o gif, notei que ele usa um babadinho que lembra o da Roxane. Seria ele um aluno da Escola Pokémon de Rustboro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifiquei come esse seu penúltimo argumento, sempre houveram esses Pokémon "pseudo-lendários" que são conhecidos por sua força, mas o Ash nunca teve nenhum por causa dos Curtas do Pikachu, onde a equipe do Ash entra em aventuras surreais, mas o Goodra tem essa fama de Pokémon gentil e por si só é forte, serve perfeitamente a equipe do Ash.

      Excluir
    2. Pois é. Eu não sou um fã de evoluções rápidos nem mto demoradas pq elas nos privam do direito de curtir bem todos os estágios de determinados Pokémon, tipo Charmeleon do Ash ou o Blaziken da May.
      No caso do Goomy, então, soma-se a inexperiência do Pokémon, que dá um tom de incoerência a tudo.
      Pra mim, o Frogadier veio na hora certa e o Greninja não pode evoluir só no final. Aliás, dificilmente eles devem demorar tanto assim pra introduzir o Greninja considerando quão popular o jururu é

      Excluir
  2. XY056/ Episódio 860 – Dedenne Faz o Seu Melhor! Tudo por Goomy!!

    Na a acrescentar. texto maravilhoso, como sempre. Tudo que reparei e ia comentar já foi dito e "redito".
    Uma única observação que posso fazer entre as futuras interações entre Goomy evoluído e Dedenne é que pode rolar algum momento cômico Dragão x Fada, em que o pequenino vence fácil o Pokémon Golias. Anotem a ideia aí, roteiristas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dedenne batendo em Goodra? XDD
      Seria divertido o anime brincar com essa possibilidade.

      Excluir
  3. A bonnie salvou geral aqui, né? Também não fiquei muito fã desse episódio não. Não gosto quando eles dão tanto poder assim para um único pokémon.
    3 sorvetes sozinhos levarem um cidade grande pra era do gelo? Isso me deixa bem desanimado. Se fossem um(a) (existe algum coletivo pra sorvete? XD) tribo/grupo/horda/napolitano com uns 50 pokémon seria muita mais coerente, e o nosso Ramos poderia ter tido um desenvolvimento melhor.
    A personalidade do pobrezinho nem foi explorada. Achei que ele fosse um velhinho engraçado e biruta que vivia esquecendo de tudo :c
    No fim de tudo o que eu mais gostei foi do início. Foi bem engraçado vê-los subir a ladeira sem saber que havia um trêm e a invenção do Clemont, que lembra a que ele contruiu nos jogos, sempre explodindo rsrs aiai XD

    obs: Deu saudades do James na parte dos victreebel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles ao menos fossem coloridos, poderíamos dizer que o coletivo é napolitano, mas nem pra isso servem =P
      Eu realmente não entendo oq leva um roteirista com sei lá dezenas e dezenas de Pokémon pra escolher, decidir juntar o trio sorvetão num mesmo episódio >.<"

      Excluir
  4. É, eu meio que esperava essa reação do Sir Charizard, o arco na cidade Coumarine não foi dos melhores, mas definitivamente nem perto de um dos piores. Esse episódio tem má fama porque pouca gente gosta do Vanillite, Vanillish e Vanilluxe, mas também porque o episódio só começa mesmo a partir da segunda metade. Como Ramos é introduzido aqui, não pode ser considerado Filler, ou seja, está na lista "Tem que assistir" do anime.

    Vem aí uma montanha-russa de emoções no anime depois desse episódio e vendo a reação do Sir Charizard aqui significa que nas próximas ele não vai pegar tão leve assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu ACHO que já vi todos os episódios do arco e o único que eu realmente não gostei foi esse mesmo. Os outros episódios foram de muito bom pra cima.

      Excluir
  5. hey sir!
    ótima review, descreveu bem o episodio xD.
    Um tempo atrás eu vi sua matéria sobre o mangá black e white. Como eu não leio o mangá, não ia adiantar muito eu ler, mas por curiosidade eu fui ler a primeira parte e vi que vc tinha o sonho de ler o mangá e tal... e me despertou uma pequena vontade de saber como era e fui ler online... e gostei =D ! graças ao senhor eu estou acompanhando pokemon adventures, e é bem legal ^ ^
    sobre o ep... eu não nada contra com a maioria dos pokemon da V geração. eu gosto bastante até dos mais bizarros como accelgor, cofagrigus, scrafty, conkeldurr... e o vanillite, principalmente nesse ep q eu achei uma gracinha, eu ate aturo o vanillish, mas não, eles continuam a linha evolutiva e fazem um sorvete de DUAS cabeças! serio?!
    Bonnie me lembra o meu irmão, quer fazer tudo xD.
    eu tbm esperava ver o Ramos como um velho problematico e excentrico dando bons momentos de humor, mas acho q o Gurrkin( é assim?) se enganou e falou de si mesmo
    até mais, agora a espera da materia de DP
    abraço /o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que ótimo, Vinicius!!!
      Pokémon Adventures é um ótimo mangá. Eu estou no momento lendo o Volume #4 de Black & White superapaixonado e envolvido na história *o*

      Desses que vc falou, o único que eu não gosto de B é o Conkeldurr. O Accelgor é um dos mais legais!
      A matéria de DP está demorando bastante pra sair pq tenho priorizado os charithoughts pra não ficar mto atrasado, mas assim que eu conseguir escrever, posto aqui ^^^
      Abração o///

      Excluir
  6. Sir foi um ótimo charigthounght, mas para ser sincero, nem assisti o episódio, já pulei para um AMV da batalha do Ash contra o Ramos do episódio seguinte, mas ainda sei que tenho que comentar alguma coisa.

    1- Ramos não é exentrico (Gurkinn é mentiroso).
    2- As descrições da pokédex estão horrorosamente repetitivas.
    3- É interessante ver que levam em conta as pequenas partes da descrição da pokédex.
    4- Não tem nesecidade de ver o episódio para saber que Bonnie foi fofa o tempo toda (Ela sempre é).
    E 5- O episódio teve uma ideia muito óbvia e velha, pois, também essa ideia é reciclada muitas vezes no anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gosto quando eles utilizam detalhes da Pokédex para escrever as atitudes dos Pokémon. O mangá Pokémon Special tbm faz isso muitíssimo bem!
      E sim, concordo com todos os seus pontos ;D

      Excluir
  7. eu tbm achei um episodio pra encher linguiça mas os 4 episodios que passam nessa cidade sao incriveis,...
    nao vou fala do ramos nessse comentario mas discordo dele nao ser excentrico.... tive uma otimA leitura brigadoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Jean! =DD
      Mas fiquei curioso: oq vc achou excêntrico sobre o Ramos?

      Excluir