terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Enquetes! - Os Melhores de Pokémon XY - Parte 1

No começo do mês eu propus enquetes temáticas, visando conseguir uma visão mais geral a respeito do que vocês acharam da 17ª temporada de Pokémon XY. Vocês participaram e as duas primeiras pesquisas foram encerradas. Agora, vou trazer os resultados, com comentários, então vamos começar!


Enquete - Quem mais conquistou seu coração?

O grupo de heróis apresentado em Pokémon XY tem um carisma inquestionável! Eles simplesmente funcionam muito bem juntos - uma imeeeeensa evolução depois do grupo disfuncional que era Cilan e Íris com Ash - e quase me faz proclamá-los o melhor conjunto até aqui - mas não ainda! Colocá-los para votar no melhor deles parece até maldade quando todos são amados por diversos fãs, mas o fiz, vocês votaram e é hora de ver os resultados:

3º lugar - Bonnie
A limãozinha é, sem dúvida, a melhor surpresa desta saga. A ideia de ter uma criancinha viajando com Ash e cia não parecia muito aprazível para alguns que haviam pegado um desgosto eterno por Max - o que definitivamente não é o meu caso, já que eu sou um dos poucos amantes do caçula pentelho. Todavia, Bonnie surpreendeu com seu jeitinho adorável e incrivelmente fofo. Seja fazendo beicinho, ou se empolgando para encher algum Pokémon de abraço, tentando conquistar alguma noiva para seu irmão, brincando de lagartinha com Serena ou se aventurando por conta própria, a limãozinha se tornou uma personagem essencial para Pokémon XY. Por grande parte da disputa ela ficou em segundo lugar, superando seu irmão mais velho, mas no fim acabou ficando mesmo por último. Isso porém, apenas ressalta o quão mais os outros personagens foram competentes em conquistarem a galera. No meu ranking pessoal, porém, Bonnie teria o 2º lugar com certeza :3
Episódio favorito da personagem: Flabébé e a Flor de Fada!

2º lugar - Clemont
Ash é um garoto privilegiado que sempre tem um Líder de Ginásio a acompanhá-lo. Porém, Clemont consegue se destacar de seus predecessores ao apresentar um conjunto de características bastante equilibradas. Seu jeito engraçado de correr e a quase morte que sucede a qualquer tentativa de esforço físico não o impedem de ser um Treinador incrivelmente habilidoso e sua genialidade e criatividade únicas se provam sua melhor arma - contra ele mesmo inclusive =P - com suas invenções sempre sensacionais! Apesar de diversos insucessos, sua fama como inventor genial lhe precede, com grandes contribuições inclusive para sua cidade natal, Lumiose. Aliás, insucessos são constantemente presentes na vida do limãozinho, e não apenas em termos de invenções. É por causa de decisões mal tomadas que ele acabou perdendo o próprio Ginásio que liderava para um androide que ele próprio criara e também deixara para trás um Pokémon que lhe fora um amigo fiel, além de falhar também como irmão ao não ser paciente o suficiente com Bonnie. Todavia, a maior virtude de Clemont é sua capacidade de lidar com suas falhas de cabeça erguida e procurar sempre fazer o seu melhor. Nesse sentido, a jornada do melhor nerd da ficção tem sido um bonito caminho de aprender com os erros e fazer a coisa certa. Ele é um personagem extremamente adorkable e certamente tem meu coração desde sua estreia na série com certeza! Inicialmente na enquete, para meu desespero, o rapaz estava empatado e depois ficou em último lugar, disputando ferozmente com sua irmãzinha a segunda posição. No fim, porém, ele triunfou e conseguiu diminuir a diferença com o primeiro lugar!
Episódio favorito do personagem: Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!

1º lugar - Serena
Não teve jeito, né. Serena sempre foi um caso de ame ou odeie desde aquele episódio divisor de águas da Corrida de Rhyhorn. Ainda assim, ela sempre teve seus fãs fiéis e dado o sucesso dos roteiristas em torná-la alguém interessante nos últimos meses, era só óbvio demais que vocês a coroariam Rainha - ela planou pelo primeiro lugar triunfante, mantendo sua posição desde o primeiro dia. Os charithoughts mais lidos são aqueles de episódios focados na moça e geralmente os que mais recebem comentários também; os maiores ataques de fúria foram justamente quando eu a critiquei. No fim era só uma questão de a enquete ser entre quem amava Serena e quem (ainda) não amava… ou simplesmente não amava o bastante. Eu mudei completamente minha visão sobre ela ao menos duas vezes. O amor à primeira vista tornou-se uma profunda indiferença misturada com desgosto e depois ela começou a me conquistar outra vez. Afinal de contas, Serena é inegavelmente uma menina linda, com um jeito meigo e doce. Só que isso nunca foi o suficiente pra mim. Felizmente, ela tem mostrado mais cores: sua coragem, determinação, esforço e seu amor por seus Pokémon tem sido extremamente cativantes e agora eu tenho uma vontade honesta de torcer por ela. Ela é a menina dos olhos de muita gente e enquanto não foi minha personagem favorita esta temporada, ainda temos muitos anos de XY - dedos cruzados- pela frente.
Episódio favorito da personagem: Serena Pega Seu Primeiro Pokémon!? Pancham VS Fennekin!!
Agora vamos aos episódios favoritos da galera!!

Enquete - Quais os episódios de XY que você mais gostou?

5º lugar: XY029 - Ta-da! Um Ash Falso Aparece!!
Dar à Equipe Rocket tempo de qualidade com um plano perfeito envolvendo o irmão limão rendeu alguns dos momentos mais geniais e divertidos até aqui. Inkay disfarçado de Pikachu, Jessie imitando Serena bizarramente e a reação desesperada de Clemont ao perceber que armou um plano para prejudicar seus próprios amigos é impagável!
Diretor de animação: Masaaki Iwane. Diretor Assistente: Yuji Asada.
Roteiro: Yukiyoshi Ohashi. Storyboard: Takenori Kawada.

4º lugar: XY019 - O Maligno Plano de Madame X! O Malamar Aterrorizante!! & XY036 - Um Combate Aéreo!? Hawlucha VS Talonflame!!
Em Diamond & Pearl, a Caçadora J foi introduzida elevando a vilania na série a um nível completamente novo. Custou para alguém se equiparar, mas eis aqui Malamar se provando um candidato muitíssimo poderoso sendo um Pokémon ultravilanesco! Some uma trama envolvendo um plano sinistro misterioso a ótimas interações e momentos heroicos de Ash, Pikachu e Meowth e uma excepcional invenção de Clemont salvando o dia e você tem um episódio nota 10! O XY019 ficou por muito tempo em primeiro lugar, mas acabou sendo superado. Já o XY036 foi uma surpresa, mas sua qualidade é mesmo incontestável! Ele não só introduz as Sky Battles dos jogos como coloca os Pokémon Voadores do Palletiano aos holofotes. O muito esquecido Fletchinder consegue uma atenção merecida em momentos lindos de encorajamento com Bonnie com uma sequência de evolução maravilhosa! Aliás, parece que de fato são as interações magníficas entre os personagens que ganham os telespectadores.
XY019
Diretores de animação: Shinji Seya e Takashi Shinohara. Diretor assistente: Shinji Seya.
Roteiro: Shinzo Fujita. Storyboard: Hiromasa Amano.
XY036
Diretor de animação: Kunihiko Natsume. Diretor assistente: Masahiko Watanabe
Roteiro: Yukiyoshi Ōhashi. Storyboard: Hiromasa Amano.

3º lugar: XY047 - Serena Pega Seu Primeiro Pokémon!? Pancham VS Fennekin!!
O charithought mais lido no blog - e a terceira postagem mais lida no geral -, este episódio foi o primeiro com a Serena que eu realmente gostei! Pancham é um fofo e arrasou corações já neste episódio, apenas querendo uma plateia para suas apresentações, e o vínculo que ele cria com a Pokémon Performer é lindo de ver! Além disso, poucas coisas nessa vida valem mais a pena que ver Serena se lançando contra Pumpkaboo, para horror de Jessie! Aliás, Yukiyoshi Ohashi é um roteirista que tem feito um trabalho excelente em XY. Dos cinco primeiros colocados, três foram escritos por ele!
Diretor de animação: Masaaki Iwane. Diretor assistente: Yūji Asada.
Roteiro: Yukiyoshi Ōhashi. Storyboard: Takenori Kawada.

2º lugar: XY002 - Mega Evolução e a Torre Prisma!
Sabe, por um tempo eu fiquei muito preocupado. Os XY047 e 019 começaram dominando a disputa e eu me perguntava: será que os eventos recentes (os XY053 e 54, focados em Serena e Malamar, coincidentemente haviam sido exibidos dias antes) fizeram o pessoal esquecer aqueles preciosos primeiros momentos de Pokémon XY? Best Wishes! havia deixado um gosto amargo por três longos anos e destruíram todo um legado maravilhoso deixado por DP, logo XY tinha um trabalho e tanto a fazer, e surpreendentemente conseguiu! Os dois primeiros episódios são uma preciosidade em todos os sentidos: roteiro, animação, trilha sonora, apresentação dos novos personagens. A ação neste segundo, na Torre Prisma, tem um tom épico que nem os filmes recentes tem obtido sucesso em passar (não é à toa que Tomioka foi chamado para escrever o próximo)! É emocionante demais ver a escalada de Ash, Clemont e Bonnie à Torre Prisma para alcançar o Garchomp em seu topo e o momento em que o nosso bom e velho protagonista se lança do alto da Torre para salvar seu amado Pikachu nos lembra porque este é um garoto que merece nosso respeito. E ainda temos a introdução do conceito das Mega Evoluções e a comovente historinha de Froakie. Seria um sacrilégio não estar entre os primeiros colocados!
Diretores de animação: Mai Tsutsumi e Izumi Shimura. Diretor assistente: Yoshifumi Sueda.
Roteiro: Atsuhiro Tomioka. Storyboard: Masakatsu Iijima.



1º lugar: XY001 - Chegamos à Região de Kalos! O Começo do Sonho e da Aventura!!

Se este ranking existe, se um dia eu decidi escrever esses charithoughts que você também gostam tanto, apoiam e encorajam é porque Pokémon XY nos presenteou primeiro com o que são, sem dúvida, os MELHORES episódios de começo de série que este anime já nos ofereceu! A empolgação de Ash ao descer do avião e tocar o chão Kalosiano pela primeira vez é contagiante e ele está tão determinado, tão empolgado e desejando ser um Mestre Pokémon que nos leva a acreditar de novo nesse sonho. Os personagens Bonnie, Clemont e Serena já fazem sua estreia de forma magnífica, mostrando-se adoráveis, cativantes e especialmente promissores. A forma como a amizade entre os irmãos limões e Ash vai brotando é bastante natural e à medida que vamos conhecendo-os, eles vão ganhando mais um pedacinho do nosso coração. Uma luta sensacional entre Pikachu e Bunnelby para aquecer, um ataque da Equipe Rocket com o retorno triunfal de Wobbuffet e a entrada especial de Froakie marcam um empolgante final e em 22 minutos, Tomioka já havia se redimido de todos os males dos três anos anteriores e nos convencido de embarcar nessa jornada nova de sonho e aventura!
Diretores de animação: Mai Tsutsumi e Izumi Shimura. Diretor assistente: Yoshifumi Sueda.
Roteiro: Atsuhiro Tomioka. Storyboard: Tetsuo Yajima.

6º lugar: XY006 - Uma Batalha Decisiva no Gelo! Pikachu VS Vivillon!!
7º lugar: XY048 - O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!!
8º lugar: XY020 - O Desafio do Chateau da Batalha! Viola VS Grant!! & XY034 - Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!
9º lugar: XY017 - Froakie VS Frogadier! Batalha Ninja!!
10º lugar: XY005 - Batalha no Ginásio de Santalune! A Magnífica Batalha de Dança de Vivillon!! & XY009 - Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!
11º lugar: XY014 - O Sinistro Abrigo da Chuva! Espurr Viu Tudo!!
12º lugar: XY018 - Acorde, Snorlax! Por Favor, Vamos Batalhar no Palácio Parfum!!

14 comentários:

  1. Eu vou ser sincero. Eu não consigo parar de comparar Serena com Lucy de Fairy Tail. Elas são muito semelhantes, pelo fatos de ambas serem protagonistas e por isso passa a ser obrigatório que de um jeito ou de outro o foco caia nelas, e também o fato da aparência ajudar muito elas, mas quando se trata de realmente fazer alguma coisa, isso é quase inexistente. Ela foi esquecida por um bom tempo e quando finalmente ela conseguiu atenção, as graças de todos (que já estavam esperando ansiosamente por esse momento) caiu nos seus braços. Ela realmente tem tido um certo foco ultimamente, mas mesmo assim eu não acho se compara com os carisma dos outros personagens, até mesmo a Korrina conseguiu se sair melhor do que ela mesmo com tão pouco tempo na tela. Eu compreendo e entendo perfeitamente que as pessoas amem ela, mas não acho que seja suficiente para superar Bonnie com sua fofura e comédia que (finalmente) compensam a saída de Brock e Clemont com suas invenções e seu jeito que é simplesmente único, pra mim ela simplesmente ainda não me conquistou como as outras herinas (com exceção da Iris), mas mesmo assim não nego que ela é uma boa personagem.

    Quanto a lista de episódios, eu concordo com as primeiras colocações, mas acho que os episódios XY048, XY034, XY020 e XY005 mereciam colocações melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a Lucy tão mal aproveitada. Ela tem uma das melhores magias de todo o anime, e desperdiçam todo seu potencial com comédia e seios T-T
      No começo era até aceitável, mas depois de 200 episódios, eu não acho que ela tenha progredido...
      Tanto que passei a gostar mais da Erza por fugir do estereótipo de mulher frágil que precisa ser defendida.

      Excluir
    2. Eu entendo o que você quer dizer. É por isso que eu não compro essa ideia de que os roteiristas SEMPRE planejaram que Serena fosse sem graça como ela acabou sendo por mais de metade da primeira fase de XY. Pra mim, ela foi uma falha e agora os roteiristas estão consertando a burrada... e conseguindo! Serena se redimiu, mas eu tbm ainda não acho que ela seja a melhor personagem de XY.

      Excluir
    3. É verdade que os roteiristas estão se redimindo com a Serena agora, mas o que eu não consigo entender é porquê o fandom da Serena é tão grande. Ela só veio melhorar mesmo no XY047, mas mesmo assim os apoiadores dela são muitos e bem maiores do que os outros personagens desta saga. Será que é por causa de sua aparência? Ou será por causa do seu lance com o Ash? Não é querendo desmerecer a personagem, mas eu meio que não acho isso muito justo.

      Excluir
    4. Algo que eu sempre acho muito engraçado é que as protagonistas de animes são sempre amadas mas pouquíssimo aproveitadas.A Sakura de Naruto, por exemplo, começou a série sendo a melhor, mais aplicada e mais inteligente aluna da Academia, tinha o melhor uso de chakra e genjutsu e acho que até hoje nunca vi ela usando pelo menos um ninjutsu legal.
      Serena vinha trilhando o mesmo projeto de se manter na sombra do protagonista homem... quer dizer, do "protagonista Ash". Aos poucos, como o Sir disse, estão consertando os erros, mas ainda assim não acho que ela venha a ser uma Serena/Sailor Moon. Vai continuar sendo uma Sakura/Naruto para sempre, ganhando seus momentos vez ou outra mas sempre estando atrás.
      O mundo dos animes é bastante preconceituoso! rsrs

      Excluir
    5. Rico, talvez seja um pouco dos dois. A Serena ganhou MUITA gente pela aparência. É fácil ver isso em comunidades como tumblr, onde fanarts com ela eram frequentes já quando anunciaram os designs dos protagonistas de XY. Ela tem um rosto bonito, suave e carismático, do jeito que mtos nerds/otakus gostam. O anime deixou ela sem graça com o tempo, mas a partir do momento em que aplicam um pouco de personalidade a ela, é claro que ela se sobressairia.
      E sim, o mundo dos animes é preconceituoso. Btw estou lendo o mangá de Sailor Moon e pqp que lixo >.<

      Excluir
  2. Serenissima ganhou \o/ Eu queria votar na Bonnie, mas a corredora rhyhorn conquistou meu coração <3
    hehehe XD é incrível todas as emoções que essa mocinha causou na serie E com os fãs. Lembro bem de todo o AUÊ que o review do episódio 25 causou XD. foi lá que ficou bem evidente seu descontentamento com o desenvolvimento da personagem e onde eu decidi começar a comentar XD
    Até hoje me pergunto onde foi parar o XY007 Lover... ele era citado em praticamente todos os primeiros charithoughts, depois nunca mais vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeeente é verdade!!! Esse leitor SUMIU! Nunca mais vi mesmo hehe talvez um dia retorno... ou ainda esteja entre nós, sob outro nome hmm

      Excluir
  3. Sir, essa enquete nova é maldade pura!
    São tantos critérios para se avaliar quando se pergunta "qual é o melhor?".

    Fiquei tão em dúvida que votei em 4: meus grandes amores Bunnelby S2 Chespin e os melhores Pokémon que os Rockets já tiveram (desculpa aí, Wobbie), Inkay e o fofíssimo Pumpkaboo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tive dificuldades em montar a pergunta XDD
      Não vou revelar em quem votei XD
      Na vdd só não votei em três hauhauahhuhaa

      Excluir
  4. O Sir já deve saber que minha série favorita é AG (isso pq ainda não vi DP completo - estou chegando lá). O que essa frase tem a ver?

    Kalos e Hoenn estão ligados não apenas por uma mesma Geração de jogos, mas por um grupo de protagonistas bastante parecidos.
    Em AG, Ash age como um líder de verdade, ensinando tudo o que sabe para os novatos em Jornada, os irmãos May e Max. Alguns poucos episódios depois, Brock se une à turma, como a pessoa a dar equilíbrio ao grupo, fazer comida e ser o "paizão".

    Agora temos um Ash que começou a nova série também como um "senpai", seguidos agora por "irmãos contrários", já que agora o mais velho é um garoto nerd (totalmente o oposto da esfomeada e noob May) e a mais nova é a infantil - como toda criança deve ser - Bonnie (o contrário do pequeno gênio Max). Como a mente culinária do grupo, temos agora uma garota, Serena, a "mãezona".

    Tanto quanto antes, continuo apostando em um grupo com este formato. Funciona muito bem e cria ótimas situações para o anime. Independente de quem tenha ganhado a enquete, quem ganha mesmo somos nós o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há sim mtas similaridades entre AG e XY. Porém, olha, eu vou dizer que enquanto eu prefiro o grupo de XY, eu acho que o de AG era melhor entrosado. Todo mundo interagia com todo mundo. Max tinha uma relação legal com Ash & Brock, por exemplo. Eu amava a amizade dele com Ash. Bonnie não interage com Ash praticamente. Assim como Serena e Clemont tem uma interação muuuito aquém do que May tinha com Brock, por exemplo.
      É um aspecto no qual XY certamente poderia crescer =DD
      Mas sim, quem sai ganhando somos definitivamente nós!

      Excluir
  5. Meu Arceus!!! Como que meu episódio mais amado ficou em terceiro lugar? Ele arrasa em tudo:

    1- Mostra a incrível primeira captura de Serena.
    2- Mostra que ela amadureceu como um pera.
    E 3- Tripokalon! Tripokalon! Tripokalon!

    ResponderExcluir