terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 013

Depois de sofrer umas ameaças de morte aí e tal por ter postado um charithought de Pokémon - A Origem ao invés do referente a este episódio, eu achei melhor postar esse aqui logo antes que alguém sequestrasse minha família e exigisse esta review como resgate. Bom, então aqui está, um charithought não tão feliz quanto eu gostaria que fosse...
Espero que gostem!
o//

#XY013/#817 – Sylveon VS Froakie! Pânico no Jardim de Infância!!



Certos ditados populares contém uma riqueza inestimável: “um é pouco, dois é bom, três é demais” contém uma sabedoria imensa embutida ali, que se aplica 100% a este 13° episódios de Pokémon XY. Já foram três episódios depois do meu elogio à primeira dezena de excelentes episódios desta série, mas semana após semana, desde então, eu tenho sentido que aquele ótimo trabalho apenas decaiu. Não é tanta surpresa já que desde a estreia surpreendentemente excelente muitos – inclusive eu – já profetizavam a queda de qualidade da série, e até me surpreendi ao ver que tivemos praticamente dez episódios seguidos com uma qualidade muito boa. Mas aí vieram três episódios não-tão-bons seguidos e a coisa já ficou crítica pra mim. Afinal de contas, cansa você ter que dizer pela terceira vez consecutiva que um episódio tem defeito a e b, mas qualidades x e y.


Sylveon VS Froakie! Pânico no Jardim de Infância!!” é um episódio essencialmente chato e repetitivo. Repetitivo a nível XY e repetitivo a nível toda a série também. E eu usei a palavra repetitivo repetitivamente para efeito de mostrar como odeio essa repetitividade repulsiva. O roteiro é de Shinzo Fujita, o mesmíssimo cara que escreveu os lindíssimos dois episódios de Ginásio de Santalune, então ele tem créditos muito positivos na casa, mas dá até tristeza pensar que episódios tão diferentes foram escritos pela mesma pessoa. Este capítulo utiliza MUITOS elementos de um episódio da saga em Kanto, "O Herói Perfeito", escrito por Yukioshi Ohashi.

Assim como “O Herói Perfeito”, o episódio mostra nossos heróis fazendo um favor a uma professora e soltando seus Pokémon para brincarem com seus queridos aluninhos. Mas se em “O Herói Perfeito” havia um guri que não queria brincar com os outros Pokémon porque era fanático por Meowthpor ter sido salvo por umneste é o oposto: o pequeno Randy está traumatizado com qualquer tipo de Pokémon por ter sido salvo por um Hoppip (mas ele não sabe disso). Além disso tudo, você também tem a Equipe Rocket aparecendo num caminhão e fazendo um showzinho que acaba numa armadilha, em que eles levam o aluninho junto. O déjà vu é inevitável! Eu reconheço, porém, que a maioria dos telespectadores de Pokémon XY provavelmente não são Pokénerds de mais de 20 anos nas costas que assistiram ou se lembram de “O Herói Perfeito”, mas se o episódio ao menos fosse interessante...

O episódio também marca a estreia de Sylveon, a mais nova evolução de Eevee, no anime e a introdução formal do tipo Fada (Fairy-type) no anime, mas o máximo que ambos renderam foi uma luta muito legal até – o ápice do episódio =P – com o Froakie de Ash. Aliás, fora a batalha tem só duas coisas que eu gosto nesse episódio e uma delas é como Froakie fica em conflito consigo mesmo em relação à Sylveon, entre o sentimento de humilhação da derrota e a quedinha que ele desenvolve por ela – efeito colateral de Atração (Attract) + Beijo Drenagem (Draining Kiss)? A outra coisa que eu gosto é Fletchling. Adoro como ele decide ir seguir o Ash sem ordens e fica com ele o tempo todo, até ser parado.
http://0-media-cdn.foolz.us/ffuuka/board/vp/image/1389/93/1389935228705.gif

Mas nossa como eu odeio o Ash nesse episódio. Tá certo, ele tá foda, eu mesmo defendi isso, feliz. Entretanto, “um é pouco, dois é bom, três é demais” e eu detesto como este é simplesmente o terceiro episódio seguido em que Ash termina como o herói do episódio! Foi legal ver ele todo fodão devolvendo a folha de bambu para o Pangoro protegido pelos Pokémon da galera e no episódio passado foi legal ver ele enfrentando o Diggersby – desta vez sozinho com Froakie até o Spewpa decidir ajudar –, mas quando chega aqui é irritante vê-lo irracionalmente pulando na caçamba do caminhão – quando ele podia MUITO bem ter usado Fletchling –, TOTALMENTE ESQUECENDO o Froakie (ele não sabia que o Froakie estava no caminhão e nem se deu ao trabalho de checar se seus Pokémon estavam bem após o ataque) e nem se lixando pro Fletchling quando este foi atingido por Inkay, enquanto fazia o seu melhor para ajudar Ash. Eu sei que Ash ama Pikachu e tal, mas não se importar com os outros Pokémon. Foi muita babaquice.

Além disso, poxa, os roteiristas estavam tão bem conseguindo equilibrar a ação do final com o quarteto de protagonistas. É uma regressão horrível vê-los agindo como multidão, sem participar de forma atuante na série e sim como meros telespectadores – aliás este também é o pior de episódio de XY no sentido de que não há uma interação interessante sequer deste querido quarteto. Os personagens do dia – a Treinadora da Sylveon chamada Premier =P, a senhorinha e as crianças – são bem desinteressantes (pelo menos a professora da creche de “O Herói Perfeito” era legal perdendo a cabeça e berrando com os infantes) e o desfecho da história é o mais clichê o possível.

Serena – Até quando....?

Enquanto Ash e Froakie roubam a cena de novo, de novo e de novo, Serena continua sendo uma personagem que me preocupa a cada semana. Desde que começou sua jornada, sua história tem girado ao redor do Ash. Eu comentei como o XY004 poderia ter sido um episódio focando numa experiência solo dela com o Fennekin – e o quinto o do Dedenne – antes de se juntar a Ash e cia, mas infelizmente não foi o que os roteiristas decidiram fazer. Passada essa oportunidade e com ela já reunida com o grupo eu fiquei esperando o momento em que ela teria sua chance de ser fortalecida como personagem. Aí veio o XY007, que acabou tendo um efeito contrário – no meu ponto de vista – e acabou colocando-a ainda mais na sombra do Batman Ash.

Desde então, tivemos quase sete episódios e NADA, ABSOLUTAMENTE NADA de desenvolvimento para Serena. Ela não teve INTERESSE em entrar numa batalha de verdade – enquanto May e Dawn tiveram episódios dedicados às suas primeiras batalhas (eu realmente temo que os roteiristas considerem ela ordenar um ataque de Fennkin a James no XY007 sua primeira batalha oficial) bem no começo de suas respectivas séries –, ela não quis capturar nenhum Pokémon e seu Fennekin não teve sequer um episódio focado nele ainda. Ou ele é o indefeso precisando ser salvo ou faz parte do conjunto de Pokémon apenas.


Eu adoro a personalidade da Serena. Gosto muito de vê-la cozinhando para seus amigos, imaginando penteados para Fennekin, gosto de ver como os dois se parecem tanto nos trejeitos, gosto de vê-la interagindo com Bonnie e Clemont, mas acho muito triste ela passar 13 episódios como uma personagem de suporte apenas. Dentre todas as protagonistas femininas que já passaram pelo anime, ela tem se mostrado a mais fraca Treinadora, a menos independente, a menos motivada, a mais esquecida. É um grande passo para trás depois de vermos a evolução progressiva no desenvolvimento do papel das personagens femininas do anime com May e Dawn em suas respectivas séries. Poxa, até Íris que já era em si uma regressão e foi SUPER mal desenvolvida demonstrava mais atitude que Serena.

Chega até a ser bizarro que na prévia para este episódio, eles dão foco ao ciúme de Serena – o que até me deu esperança de um episódio mais divertido e que a envolvesse mais na história (ainda que isso fosse SUPER na sombra do Ash) –, mas neste episódio mesmo a parte do ciúme é ridícula e rapidamente esquecida. O pior de tudo é que os títulos divulgados para os próximos episódios insinuam mais atenção para Clemont e Chespin, Bonnie e Dedenne, Ash, Pikachu e Froakie... e a Sereninha tadinha, será que rende alguma coisa na mansão assombrada do Espurr? Tá difícil botar fé.

Considerações finais: 

  • Este episódio teve uma animação muuuuito ruinzinha, nossa! Froakie parecia torto e mal desenhado em diversas cenas. Porém, as animações dos golpes do tipo Fada, especialmente a Explosão Lunar (Moonblast) ficaram muito boas;
  • Por falar em golpes tipo Fada, muita gente reclamou que a introdução do tipo Fada foi muito rápida e não se falou muito a respeito. Para ser justo, praticamente nenhum tipo em Pokémon ganhou tanta importância a não ser num contexto de batalha em que significava muito para Ash vencer, como em batalhas de Ginásio. O único caso específico que eu me lembro fora de um Ginásio foi quando Ash precisava batalhar a Treinadora Miki para poder atravessar uma ponte que levava à Cidade de Quinhão Dourado (Goldenrod City) em “Batalhas Quentes!”. Ela tinha um Skarmory e para vencê-la Ash precisava de um Pokémon tipo Fogo. É um dos meus episódios favoritos. O treinamento com o Cyndaquil é perfeito demais ♥. Talvez o tipo Fada ganhe uma explicação melhor sobre suas vantagens e desvantagens quando Valerie for introduzida no anime;
  • Apesar do episódio fraquíssimo, parece que a propaganda enganosa prometendo um episódio shipposo de Serena e Ash atraiu a japaiada, rendendo a este episódio 5,5% de audiência. O episódio anterior, “Pegue o Mercador de Pokémon! Operação Disfarce de Spewpa!!”, conquistou 5,2;
  • Aliás, tá ficando feio para o Froakie lutar tanto... e perder tanto. Ele não foi capaz de vencer o Diggersby no episódio anterior e perdeu para a Sylveon aqui. Que tal umas vitórias pra variar, roteiristas?
  • Os Pokémon tipo Água protagonistas no anime tem um histórico de romance impressionante. O Totodile de Ash em ”Amor ao Estilo Totodile”, o Corphish de Ash em “Uma Vez Uma Mawile”, o Oshawott de Ash em “Tudo pelo Amor de Meloetta!” (para citar UM exemplo). Isso sem mencionar o Ludicolo de Brock em “Uma Vez Uma Mawile” e o Marshtomp de Brock em “Uma Lasca do Velho Brock”, o Piplup da Dawn em “Os Três Lados da História!”, o Luvdisc da Misty em “Luvdisc É a Coisa Mais Maravilhosa do Mundo!” e... o Psyduck da Misty... pela própria Misty? =P
  • Eu amo a frase “Nossos olhos se encontraram, devemos batalhar!” (Our eyes have met, we must battle!) desde a primeira vez que li num jogo de Pokémon. Ela é tão absurda e ainda assim tão coerente no mundo Pokémon. Quando ela foi dita na prévia, eu tive esperança honesta de que Premier seria alguma Treinadora louca legal – entenda: eu ADORO personagens loucos;
  • Meu aniversário tá chegando galera e que tal presentear seu blogueiro-redator favorito hein??? Olha que Charizard lindo *----*;
  • Aliás, eu adoro como Pikachu e Froakie fogem das criancinhas psicopatas. Eu também fugiria. E até fofinho ver Bonnie ensinando como acariciar Pikachu para os outros melequentinhos;
  • Cenas do próximo episódio:
    -sqn
Imagens e gifs: tumblr e filb.de

4 comentários:

  1. Tenho que concordar com você. Eles estão exagerando nos fillers e não exploram nem um pouco a Serena :0. Esse é episódio só não tão irrelevante, porque quem jogou XY sabe que um pouco antes da Scary House, que será cenário do próximo episódio com o Espur, há um parquinho com alguns brinquedos e eles o expandiram em um Jardim de Infância. E o que me deixa mais triste é que Ash subiu por cima de Lumiose, ou seja, seu próximo destino é Lavierre, onde temos Valerie. Será que quebrarão a tradição e deixarão Ash batalhar com outro ginásio fora de ordem ou mandarão uma saraiva de fillers até ele voltar para a cidade do ginásio de pedra? Espero que seja a primeira. Ótimo review! See ya.

    ResponderExcluir
  2. Gus, na verdade eles estão indo pelo caminho que leva a Cyllage City mesmo. Tanto que uma das próximas localidades segundo os títulos revelados é o Parfum Palace. Esse jardim de infância veio de algo totalmente original mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Pokémon X & Y, se superou em sua estreia! Particularmente, eu acho que de todas as temporadas, a estreia neste, foi uma das melhores! Essa saga, tem tudo para ser incrível, pena que já começou a decair! Porém, isso já era previsto! Eu fiquei muito
    decepcionado em relação ao ciume da Serena por Ash ter sido mal utilizado!
    Estava com alta expectativa por essa cena... enfim, a luta estava ótima, fiquei muito
    impressionado por Froakie ter utilizado as Berries como distração! A Sylveon estava
    praticamente, divando, he,he...! Sempre curto muito as suas opiniões Sir! Eu queria
    também muito saber, se você poderia qualquer dia desses, fazer uma opinião sua,
    sobre as lutas que o Ash perdeu e sua colocação nas Ligas... até Unova (Eu sei, sou chato pra caramba xD ) !

    ResponderExcluir
  4. E outra parte ruim desse episódio é que mal teve batalha contra a Equipe Rocket :(
    Sério, o Inkay só teve uma batalha, e o Pumpkaboo mal apareceu direito. Pelo menos o Inkay ainda tem personalidade e joga tinta em rodo mundo; o Pumpkaboo poderia não existir que mal faria diferença

    ResponderExcluir