quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 011

Aqui estou eu de volta com o que acredito ser o conteúdo favorito da galera da que visita meu blog? =P
De qualquer forma, depois do meu descanso nas festas natalinas, estou procurando investir ao máximo no blog enquanto ainda tenho um tempinho. Então trago um charithought novinho e estou atualizando os Guias de Batalhas de Ash para ficar conforme o final de Best Wishes! No começo da semana eu postei o Guia de Batalha de Ash com os Pokémon de Kalos, que ainda está bem pequenino, mas você pode acessar clicando aqui. Só depois de publicá-lo que eu lembrei que até hoje estou devendo os Guias de Batalhas de Íris e Cilan! Então eles são os próximos na lista. Se tiver mais alguém que vocês queiram ver o Guia de Batalhas aqui, deixe nos comentários.
Um grande abraço!

#XY011/#815Uma Perseguição no Bosque de Bambu! Pancham e Pangoro!!



Sabe quando você vai numa sorveteria self-service e você decide exagerar e começa a colocar vários sabores diferentes juntos, mas quando você vai tomá-lo, você percebe que não consegue saber onde acaba o chocolate e começa o de menta? Então, é basicamente isto que Atsuhiro Tomioka – sim, ele! Sim, meu predileto! Sim, o mestre dos roteiros amarrados! Ele! – fez com este seu quarto episódio em XY. Pessoalmente, eu estava ansioso por este episódio. Afinal de contas, ele tem Tomioka no roteiro – e ele raramente erra nessa parte –, prometia ter foco nos Pokémon (teve até Pikachu ganhando destaque na ceninha antes do título!) – eu adoro esses episódios em que Pikachu e cia se aventuram sem seus Treinadores – e ele ainda seria a estreia de Pancham e Pangoro, dois dos meus novos Pokémon favoritos, no anime. Entretanto, quando o “To be continued” apareceu na tela eu só conseguia pensar em como esse episódio não tinha sido bom como poderia ter sido e tudo culpa do Atsuhiro Tomioka!



O episódio em si mescla VÁRIAS ideias que a gente já viu em episódios anteriores – e a maioria delas mais de uma vez. Temos o Pokémon ursinho que se finge de fofo e engana a mocinha como em “Insuportável”, o Pokémon ursão violento como os milhares de Ursaring espalhados pelo mundo desde “Trabalhando em Equipe”, o grupo de iniciais se separando dos demais e tendo que encontrar seu caminho de volta como em “Pela Vereda Tropical”, Meowth se aliando com Pikachu pela milésima vez desde “Arranjando Encrenca” e até agindo como um Miaugociador, como aquele arco de episódios de Best Wishes!, a Equipe Rocket brigando por quem vai levar o crédito pela trilionésima vez desde... hm... sei lá desde quando! (não sou tão pokénerd assim T_T que farsante, eu sei!). Mas se nos episódios em que eles ocorreram (ao menos nesses que eu citei) esses momentos foram bem aproveitados, aqui temos apenas pedaços disso e daquilo e a coisa não flui bem como poderia.



No fim das contas, o episódio começa sobre “nossos heróis” estando almoçando juntos e felizes (vale notar que não há sinal da origem da comida. Não há nada que indique que alguém cozinhou a deliciosa macarronada que comiam, eles apenas comem. Será que compraram??? Será que foi uma máquina do Clemont??? Será que um dia será revelado de onde vem essa comida??? Mistério para os próximos XY). Mas então as situações mudam muito rápido e tem várias coisas acontecendo. O roteiro pula do almoço para um ataque dos Pancham e para um ataque da Equipe Rocket, e em seguida para Pokémon perdidos se reencontrando e juntando a Meowth, e em seguida tem Pangoro, mas ele perde sua folha de bambu e tudo muda de novo e... e... e... para as coisas se encaixarem, o roteiro utiliza-se de rápidos remendos para as desventuras dos heróis na floresta e fica um resultado bagunçado.



Porém, mesmo na bagunça, não dá pra negar que o episódio tem muuuuuitas qualidades! Os personagens continuam sendo o ponto forte da série e Tomioka os escreve muito bem. É ótimo ver Dedenne sendo realmente útil depois de tantos episódios agindo como mero mascote e a interação entre os Iniciais perdidos só erra em ter sido curta demais, porque era extremamente promissora. Além disso, é ótimo ver Fennekin tendo mais de sua personalidade mostrada já que ele (ou será que estamos tratando mesmo de uma potencial fêmea aqui?) ainda não teve um episódio focando em si desde sua estreia. Particularmente, adorei ver seu lado vaidoso e a sua reação de reprovação ao ver Meowth junto com os demais, e como ele parece estar cada vez mais parecido com Serena. É também ótimo ver Serena questionando as imagens mostradas na Pokédex e sugerindo um Chicote de Vinha (Vine Whip) para pegar a folha de bambu ao invés da escalada de Ash – que surpreendentemente falhou!!!!!



Há também uma surpreendente quantidade de informações da Pokédex sendo utilizada neste episódio! A habilidade de Dedenne de rastrear Pikachu através da eletricidade que compartilharam tem base no que diz a Pokédex de Pokémon X: “enviando e recebendo ondas elétricas, ele consegue se comunicar com outros por grandes distâncias”. Fennekin é visto comendo gravetos feliz, o que se refere à inscrição da Pokédex de Pokémon Y que diz que “À medida em que caminha, ele mastiga gravetos como se fossem um lanchinho”. Os próprios Pancham são apresentados com seu largo sorriso mencionado em Pokémon Y ao invés da cara bravinha tradicional e tanto a descrição dada a eles como a dada a Pangoro são compatíveis com o que é dito nos jogos. A única exceção seria Pumpkaboo. A Pokédex do anime diz que seus olhos reluzentes servem para guiar viajantes, o que é uma clara versão alternativa beeem menos, digamos, espiritual do que conta a Pokédex de Pokémon Y: “dizem que carrega espíritos errantes para o local ao qual pertencem para que eles possam fazer a passagem”.



Falando em Pumpkaboo, este episódio seria por muitos considerado um filler não fosse pela captura deste Pokémon por Jessie. Curiosamente, este acaba sendo o evento menos relevante na zona toda! E eu tenho vários problemas com isso. Eu entendo o paralelo que eles quiseram fazer aqui: James surpreendeu pegando Inkay fácil demais, agora foi a vez de Jessie. O lance é que não tivemos um episódio sequer de captura para Jessie e James durante toda a série Best Wishes! Eles tiveram quatro Pokémon que apareceram aleatoriamente demais, foram importantes de menos, e hoje ninguém lembra mais. Enquanto no caso de James, não ter um episódio de captura é tradição (iniciada por Victreebel, que surgiu DO NADA no centro de criação de Cassidy e Butch e só vimos como foi sua captura aaaaanos depois, num flashback!), para Jessie era exatamente o oposto, felizmente. Poxa quem não gosta da estreia de Lickitung? Ou até mesmo de como ela partiu pra briga corpo-a-corpo com Seviper antes de derrotá-lo? E aquela vez que ela foi muito má, chegou primeiro e pegou um Yanma que um garotinho já tentava capturar há tempos? Pumpkaboo, por outro lado, é pego muito aleatória e desnecessariamente – ainda mais considerando a inscrição dele na Pokédex e seria uma grande oportunidade para mais um ótimo episódio envolvendo espíritos!



Mas como há males que vem para o bem, ao menos a chegada de Pumpkaboo nos proporciona a primeira vez em toda a série que o golpe Semente Sanguessuga (Leech Seed) não afeta um Pokémon tipo Grama – observe que Chespin só fica preso, mas não tem sua energia sugada –, conforme os jogos, e a sequência de Ash correndo em direção a Pangoro tendo os Pokémon lhe dando cobertura sob comando/pedido de Pikachu é muito boa! Aliás, a animação deste episódio ficou excelente como um todo. No fim das contas, XY011 não é um episódio de todo ruim, com muitos momentos divertidos e benfeitos, mas que peca pelo roteiro sem foco.




Considerações finais: 
  •  Quando Serena sugeriu usarem o Chicote de Vinha confesso que fiquei meio confuso porque Chespin não havia usado esse golpe no episódio passado e por uns segundos eu juro que fiquei sem saber o que ia acontecer, mas o fato de que o Pokémon usou o golpe mostra duas coisas:
  • Que os Treinadores andaram fazendo coisinhas offscreen – o que sempre ocorre e não sou muito fã, mas acontece; 
  • Que Serena SABE um bocadinho sobre os Pokémon. Ao menos os Iniciais. Vale lembrar que ela não precisou ser apresentada a eles, mas já saiu de casa determinada a escolher Fennekin. Esta segunda teoria é a que eu prefiro, claro. Além do mais, se Serena tivesse estado junto do Ash em outros tantos momentos, quantas situações perigosas desnecessárias teriam sido evitadas com essas sugestões lindas??? 
  • Ao término deste episódio, tivemos uma graaaande prévia com várias cenas dos próximos episódios. E Viola vai voltar \\o// mais cedo do que eu esperava, mas isso não é uma reclamação <3. Mas o que eu mais curti mesmo nessa prévia foi ver que aparentemente Serena vai começar a agir mais como uma Treinadora de verdade na série, o que é excelente! Aliás, eu estou na torcida para ela pegar um Absol, como na sua contraparte dos jogos, mas para isso ocorrer ela precisa mesmo ficar mais pró-ativa porque Absol não é pra qualquer um afinal u.u Aparece um na prévia, o que poderia me animar logo, mas ainda acho cedo. Seria muito overpower ela ter um Absol por agora e prejudicaria o desenvolvimento de Fennekin, mas vamos aguardar né; 
  • Você vê que Ash e cia merecem ser chamados heróis quando no fim das contas eles são tapeados por dois Pancham encrenqueiros, tendo sua comida roubada por eles – e a de seus Pokémon também –, mas no fim assumem a culpa por terem arruinado a folha de bambu do Pangoro – que ia totalmente matá-los não fosse por Chespin e ainda terminam o episódio ajudando esses ursos encrenqueiros, e sem comer ainda! 
  • A audiência de Pokémon XY vem mostrando cada vez mais um público fiel. O episódio em que Clemont luta para reconquistar seu Ginásio obteve 5,5 de audiência, o que introduziu Chespin à equipe alcançou 5,1 e este episódio dos Pancham foi além – mostrando a estranha preferência dos japoneses pelos episódios menos relevantes da série –, conquistando 5,7 de audiência \\o//
  
  • Quem aí tem Netflix pode começar a comemorar! Segundo o site ANMTV, o serviço por streaming vai adicionar em breve Pokémon ao seu catálogo. Inicialmente, porém, somente a 14ª temporada, Pokémon: Branco e Preto, e os filmes Pokémon – O Filme: Preto – Victini e Reshiram e Pokémon – O Filme: Branco – Victini e Zekrom serão disponibilizados. Fica aqui minha esperança de um dia ver todas as 13 temporadas + Chronicles + especiais lá também pra ficar perfeito!
  • Para a galera que curte ficar shippando Ash e Serena eu tenho duas imagens pra vocês apenas:
  • Observe como Serena está ligada a Ash por uma linha rosa que diz "Amor?" e Ash está ligado a Serena com um grande "Amigos!" /friendzoned. Agora num esquema anterior feito aaaaaaanos atrás... 
  • Misty e Ash são ligados pela mesma seta que tem apenas uma interrogação. CANON! Só botando lenha na fogueira mesmo rs

    Imagens e gifs: tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário