quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 012

Duas semanas de visitas de parentes foram o suficiente para atrasar ainda mais meus projetos no blog. Agora que todos se foram, vou tentar trazer mais coisas. TENTAR. Vocês sabem como eu não cumpro essas coisas né...
Bom, fiquem então com mais um Charithought enquanto esperam ansiosamente pelo ataque de ciúmes de Serena do próximo episódio =D

#XY012/#816 – Pegue o Mercador de Pokémon! Operação Disfarce de Spewpa!!



Expectativa é uma coisa interessante. Quando você não tem nenhuma, você acaba até se divertindo com o mais irrelevante dos episódios. Há muita coisa em “Peque o Mercador de Pokémon! Operação Disfarce de Spewpa!!” que eu não gosto, mas eu ainda achar o episódio bastante satisfatório. Não sei se é porque eu já sou tão cativado por esse quarteto de crianças que simplesmente vê-los interagindo já vale o episódio pra mim. O roteiro de Shoji Yonemura (relação completa dos episódios que ele escreveu aqui) é bem raso, mas é auxiliado por uma animação ótima. O design de Daz, o Mercador de Pokémon, está dentro do clichê de ladrão da série, mas consegue se destacar por alguma razão (não sei se é o bigode ou a monocelha... ou aqueles olhinhos azuis) e as cenas de ação são muito bem orquestradas, assim como a cena dos Vivillon voando é uma beleza gratuita apenas.



Como já dito, grande parte do problema com este episódio é o roteiro – mas Yonemura tem crédito na casa pelo excelente episódio de Clemont recuperando seu Ginásio. O primeiro problema é, claro, a Policial Jenny. Policiais Jenny, coitadas, são um eterno problema na série. As responsáveis por manterem a lei e a ordem no mundo Pokémon estão constantemente fora de vista quando realmente se precisa delas e tem um velho histórico de enlaçar/ interrogar/ acusar garotos inocentes primeiro, e perguntar depois =P (a galera a favor da redução da maioridade penal pira com cenas tipo ela entrando no Centro Pokémon e enlaçando um menino de dez anos pelo braço prometendo lhe mandar direto para a cadeia!) #semviolência


Isso sem contar que tipo em 100% das vezes elas fracassam em pegar os bandidos que estão perseguindo há anos até receberem ajuda de um trio/quarteto de crianças. Nesse episódio mesmo, o que leva uma fulana que se diz policial perseguir um bandido pilotando sua moto mais devagar que crianças correndo??? Pior ainda, depois que ela vai na FRENTE perseguir o sujeito, ela ainda chega lá CINCO minutos (sim, eu contei) depois das crianças que foram até o local A PÉ. Claro que com um julgamento tão ruim as coitadas nunca foram aceitas no comitê de juízes dos Torneios Pokémon. Pergunto-me o que seria do mundo Pokémon se não fossem essas crianças?



Engraçado que essa falha da Jenny conecta também com outra grande falha do roteiro pra mim: o desfecho da luta final. Na verdade, eu gosto muito da luta entre Froakie e Diggersby (eu adoro como Diggersby combina com Daz – adoro quando os Pokémon combinam com os Treinadores por alguma razão), e também gosto muito de ver como Yonemura teve o cuidado de fazer os golpes de Spewpa funcionarem de forma coerente. Além disso, é sempre legal ver o oprimido decidindo se levantar contra o opressor em vez de aceitar a defesa de um terceiro.

Meu problema, na realidade, é com aquele Pó Atordoante (Stun Spore) que finaliza tudo bem ao estilo Liga Índigo – em que basicamente qualquer condição de status era motivo para se retirar um Pokémon da batalha. Agora, não teria sido mais satisfatório se antes de a batalha ser concluída Jenny aparecesse com todos os Pokémon capturados por Daz liberados e atacando juntos? Isso teria deixado Jenny menos inútil com seu atraso, visto que enquanto a luta estaria ocorrendo lá fora, ela já teria se infiltrado no esconderijo e libertado os Spewpa pegos, e teria tornado a derrota do poderoso Diggersby mais convincente. Ou até mesmo quem sabe se Vivillon tivesse usado o maldito Pó do Sono no POKÉMON em vez de em seu Treinador? Isso também teria sido mais satisfatório. Enfim, havia várias possibilidades de ter amenizado a incompetência de Jenny e tornado a derrota de Diggersby mais plausível..



Fora isso, não dá pra negar que o episódio de alguns momentos muito bons também. As invenções de Clemont continuam sendo uma das novidades mais bacanas de XY pra mim. É claro que já ficou repetitivo e no final todo mundo sabe que a tal invenção vai explodir – eu assisti a este episódio com dois primos mais novos meus que estavam passando esses dias aqui em casa e são viciados em Pokémon porque eu me preocupo com a educação dos meus jovens rs e o mais novo dizia "Hm vai explodir" como se estivesse adivinhando o desfecho mais inusitado para a cena e eu teimei que não ia u.u pq detesto criança metida a sabe-tudo (e no fim tava errado e fui zoado i.i).

Mas por alguma razão eu ainda acho que cada invenção tem seu estilo único e eu gosto muito das reações que se seguem a cada explosão, ou do fato de as invenções sempre terem nomes que descrevem o que elas fazem, ou como ele consegue ser tão extravagante quanto Cilan sem ser nem metade tão chato com um blábláblá desnecessário. Também adoro a forma como Ash explica sobre evolução – e a reação de Pikachu ao final – e enquanto eu não sou muito fã desses episódios em que o mesmo Pokémon evolui duas vezes neles, a sequência de Spewpa para Vivillon foi muito bonita.



Além do design bacana, Daz também tem um dublador muito bom e vale destacar a forma característica com a qual ele fala, tudo isso contribuindo para torná-lo ao menos um criminoso mais convincente e perigoso. Eu gosto do fato de ele ter uma armadilha pronta para recepcionar as crianças, e especialmente a reação do Clemont quando ele ameaça vender Chespin. E que gracinha ver Froakie todo sorrateiro :3 Eu normalmente elogiaria a sugestão de Serena, mas querer disfarçar Ash de Spewpa... sério, Serena??? Sério que você achou que disfarçar Ash de um Spewpa gigante ia enganar alguém? Ou será que ela só aproveitou a deixa para realizar uma de suas antigas fantasias com o menino de Pallet? Fica aí a ideia para os debates.



Considerações finais: 

  • Já faz um tempo que eu queria investigar se os roteiristas de Pokémon faziam outra coisa da vida além de escrever episódios de Pokémon. Então eu dei uma pesquizada e decidi compartilhar meus achados com vocês. Eis alguns dos outros animes em que eles também trabalham (clique nos nomes para relação completa):
  • Atsuhiro Tomioka: Berserk, Battle Spirits, Fairy Tail, Os Super Onze, Samurai 7, O Príncipe do Tênis, Yu-Gi-Oh! 5D's;  
  • Junki Takegami: Dragon Ball GT, Inuyasha, Naruto, Naruto Shippuden, One Piece, Yu-Gi-Oh!;
  • Yokiyoshi Ohashi: Berserk, Yu Yu Hakusho, Rurouni Kenshin: The Motion Picture, Transformers: Robots in Disguise;
  • Shoji Yonemura: Berserk, Death Note, Digimon Fusion, a nova série de Hunter X Hunter, Stitch!; 
  • Shinzo Fujita: Berserk, Duel Masters Cross, Monster Rancher, Shin Megami Tensei Devil Children; 
  • Akemi Omode: .hack//SIGN, Kyo Kara Maoh!, Meine Liebe, Mobile Sui Gundam Wing, Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX; 
  • Interessante observar como a maioria deles escreve outros desenhos que giram em torno de batalhas com monstros =P
  • Observaram que quando Ash pede que Daz solte seus amigos ele diz “Serena e os outros”? Hm #shippersgonnaship;
  • Eu gosto muito de como este episódio aborda a importância dos diferentes padrões de Vivillon no mercado. É engraçado porque esse episódio provavelmente foi escrito meses antes dos jogos serem lançados no mundo, e de fato as diferentes cores de  Vivillon tem muita importância no mercado de trocas de Pokémon. Basta ver como pessoas dão até lendários e outros Pokémon valiosos por Vivillon de padrões mais raros para completar a "Vivillon Dex". Também achei o fato de esse comércio ser feito via Internet ser uma referência a um sistema como o GTS no anime; 
  • Optei pelo nome Mercador ao invés da tradução literal Comprador Pokémon para Pokémon Buyer pelo simples motivo de o episódio dizer que Daz não apenas compra Pokémon raros, mas também os vende. Aliás, seu principal objetivo é mesmo vender esses Pokémon, então é uma coisa mais abrangente;
  • Aqui também tivemos a primeira vez em toda a série em que vimos um Pikachu evoluir para Raichu. As sequências de evolução de XY diferem-se sensivelmente das de Best Wishes!;
  • A VI Geração trouxe o diminuto número de 69 novos Pokémon (e mais uns bocadinhos). Ainda assim, a grande maioria deles já havia sido revelada oficialmente antes do lançamento dos jogos. O anime não parece estar muito a fim de ficar guardando Pokémon também, com os roteiristas revelando três novos Pokémon por episódio. No episódio anterior, foram três novos (Pancham, Pangoro e Pumpkaboo) e aqui mais três (Scatterbug, Spewpa e Vivillon); 
  • Saiu sinopse do primeiro filme de Pokémon XY. Pra quem não leu ainda, ela se refere aos eventos que ocorreram no passado na região de Kalos – narrados no jogo Pokémon Y – em que toda a vida da região foi extirpada por Yveltal, o Pokémon Destruição, num evento conhecido como “A Grande Destruição”. É também acrescentado que a única coisa que pode impedir Yveltal é Xerneas, o Pokémon Vida. Particularmente, eu não fiquei muito animado porque, bom, os jogos giram primariamente em torno disso e eu queria muito ver essa história sendo trabalhada – e melhorada – no anime. Além disso, não sou muito fã dos filmes de Pokémon e Hideki Sonoda, o roteirista dos filmes desde Pokémon 4 – Viajantes do Tempo, tem feito um trabalho pior que o usual nesses últimos quatro anos. Eu teria ficado mais feliz se eles tivessem feito como em Diamond & Pearl, em que o anime explorava a história dos jogos e os filmes usavam os lendários de uma forma diferente. O jeito é esperar, afinal ainda nem sabemos se a Equipe Flare e os lendários Xerneas e Yveltal serão incluídos no anime ou não;

2 comentários:

  1. Confesso que eu fiquei bem preocupado com a possibilidade do Ash manter o Vivillion no final do episodio. Já esta mais do que na hora de variar o padrão do time do Ash, não acham?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog. Acompanhava seus comentários lá na "extinta" Pokeplus. Essa nova "saga" está muito boa de assistir. Bem desenhada e com episódios bem escritos, pelo menos até esse episódio... O do Sylveon foi... Bem, deixarei para o post desse episódio, mas adianto que a animação foi a pior até agora.

    ResponderExcluir