quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

De uma tela para a outra: Pokémon XY

Pokémon, a série: XY

Ainda dá pra lançar um textinho no último dia do ano, né? Nos últimos meses comprei um Nintendo Switch 2 e comecei a jogar Pokémon Legends: Z-A, o que acabou afetando a data de entrega deste artigo. Gosto muito de escrever esses textos e analisar como certos elementos dos jogos foram adaptados e até como influenciaram elementos de jogos posteriores. É um exercício interessante e espero que vocês também gostem. Um feliz Ano Novo para todos vocês que ainda me acompanham em texto na era dos vídeos e nos vemos de novo em 2026!

Adaptação geral: Quando Pokémon, a série: XY estreou, a gente não sabia na época que seria a última vez que veríamos Ash competindo por Insígnias de Ginásio para competir numa Liga Pokémon. Apesar de se manter fiel à estrutura básica dos jogos, a versão animada da sexta geração tomou muitas liberdades em como lidou com alguns dos novos elementos dos títulos principais dessa geração. Um exemplo notável foi o uso de Megaevoluções. Nos jogos, Megaevoluções são um grande atrativo e foram uma forma de resgatar Pokémon de gerações passadas e acrescentar um elemento de novidade a eles, portanto, nenhum monstro introduzido nessa geração ganhou uma nova forma. Todavia, os roteiristas do anime se mantiveram fiéis à sua ideia de fazer Ash pegar somente os novos Pokémon da geração, o que o deixou de fora da meganovidade - e eles eventualmente tiveram que criar sua própria forma de lidar com isso. O anime também mexeu drasticamente na história da Equipe Flare. Com um plano vilanesco completamente estúpido e um objetivo sem sentido nos jogos, os roteiristas do anime usaram os mesmos personagens, mas recontextualizaram basicamente tudo que os envolvia, amarrando sua história com as Megaevoluções e com os lendários Groudon, Kyogre, Rayquaza e Zygarde, deixando os Pokémon de capa de Pokémon X & Y, Xerneas e Yveltal, de fora da festa. Outra ausência notável do anime foi o personagem AZ. E, honestamente, foi a coisa certa a se fazer porque rendeu uma saga muito sólida e um clímax bastante épico, que roubou a cena da já clichê Liga Pokémon e ainda parece ter inspirado o lançamento que viria quase uma década depois, Pokémon Legends: Z-A. Apesar de Pokémon X & Y iniciarem a tendência de lançamentos simultâneos dos jogos de Pokémon no mundo todo, o anime permanecerá relutante em adotar postura semelhante, insistindo no processo de localização que tira as BGMs originais, muda a abertura, faz edições nos episódios e, portanto, leva mais tempo pra ficar pronto.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

De uma tela para a outra: Pokémon Sol e Lua

Pokémon, a série: Sol e Lua

Essa demorou! Passei os últimos meses trabalhando nesta postagem que me deu muito trabalho e me obrigou a reassistir a diversos episódios ou momentos de Pokémon, a série: Sol & Lua (o que foi um grande prazer, não vou mentir). É provável que este vá ser o mais longo dessa série, porque me parece que esta saga foi que mais adaptou elementos dos jogos em animação - até mais que o festival de fanservice que foi Jornadas Pokémon -, com diversas referências, homenagens e mudanças que acredito funcionarem muito bem. Será que Pokémon, a série: XY consegue superar? Será que eu deixei alguma coisa passar? Me avise nos comentários!

Adaptação geral: Inspirados pelo Havaí, seu povo, tradições e mitos, Pokémon Sun & Moon trocaram a já tradicional batalha por Insígnias em Ginásios pelo desafio da ilha, um rito de passagem na qual crianças a partir de 11 anos podem participar, viajando pelas quatro ilhas de Alola, completando as provas dos Capitães, enfrentando os poderosos Pokémon Totens, e se qualificando para vencer os quatro Kahunas, para finalmente poderem lutar para se tornarem campeões do desafio da ilha. O anime adaptou o desafio da ilha, porém, trouxe uma grande mudança para a estrutura da série que já completava duas décadas de vida: pela primeira vez na história de Pokémon, a série, Ash frequentaria uma escola! Apesar de o desafio da ilha também envolver uma jornada, como os demais jogos, o anime abandonou o formato episódico para adotar um estilo de narrativa cotidiana, ou slice of life, como é popularmente conhecido, com Ash e Pikachu vivendo em comunidade, ao lado de seu vasto novo elenco de personagens recorrentes. Todas essas mudanças foram acompanhadas de uma nova direção de arte para a série, além da troca da maioria dos roteiristas clássicos. Ah e a função de Capitão dos jogos foi completamente extinta, com cinco dos Capitães dos jogos se tornando colegas de classe de Ash e compondo o novo time de protagonistas.

sexta-feira, 7 de março de 2025

De uma tela para a outra: Jornadas Pokémon

Nesta nova série de postagens do blog, vamos analisar as semelhanças e diferenças de episódios, temas e abordagens do anime com os jogos que os originaram. Para deixar as coisas um pouquinho mais interessante, vamos fazer de trás pra frente e começar de Jornadas Pokémon, a série.
Espero que gostem.

Jornadas Pokémon, a série

Adaptação geral: pela primeira vez, o anime decidiu adaptar um spin-off, neste caso o jogo para dispositivos móveis, Pokémon GO, assim como os títulos que abriram a oitava geração, Pokémon Sword & Shield. Goh foi o personagem criado para representar Pokémon GO, com sua missão de pegar todos os Pokémon, enquanto Ash ficou encarregado de competir nas Batalhas Pokémon. Todavia, enquanto a história de Pokémon Sword & Shield gira em torno da Liga de Galar, com os jovens Treinadores partindo em jornada para vencer oito Ginásios regionais para se qualificarem para a Copa dos Campeões, após receberem uma Carta de Recomendação, Ash, recém-coroado Campeão de Alola, foi colocado para competir no torneio mundial de Pokémon, chamado de Campeonato da Coroação Mundial, no Brasil. Alguns dos Treinadores importantes de Pokémon Sword & Shield foram apresentados como seus oponentes nesse desafio. Assim como Pokémon GO é um jogo em que os jogadores são convidados a viajar pelo mundo todo para pegar diferentes Pokémon, Ash e Goh viajam para diferentes regiões como bolsistas de pesquisas do Professor Cerejeira, personagem original da série animada.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Localização Pokémon: Habilidades e Categorias

Atendendo a pedidos, atualizei a postagem com com outros termos da série que foram localizados oficialmente no Brasil nas linhas de produtos oficiais que incluem Pokémon Estampas Ilustradas, lançadas pela Copag, o mangá Pokémon publicado pela Panini, e os jogos Pokémon GO, Pokémon UNITE e Pokémon TCG Pocket. Desta vez, vamos falar das Habilidades e das Categorias. Infelizmente, como as Habilidades não são tão comuns no TCG quanto os movimentos e também não estão presentes no Pokémon GO, é mais difícil descobrir suas localizações oficiais. Felizmente, elas estão presentes em Pokémon UNITE e também nos arcos do mangá Pocket Monsters SPECIAL publicados no Brasil a partir de Pokémon: Ruby & Sapphire.
Logo depois, tem também as Categorias dos Pokémon.

Última atualização: 30 de agosto de 2025.