quinta-feira, 13 de junho de 2019

"Tá vivo, Sir?"

Ei gente.
Eu recebi essa mensagem hoje de manhã perguntando se eu estou vivo e é verdade: eu tenho andado muito ausente daqui né.
Infelizmente minhas semanas estão tão ocupadas nos últimos meses que acabaram esgotando minhas forças como blogueiro. Era uma coisa que eu já sentia antes (afinal, nunca terminei os charithought de XY e ainda comecei SM com meeeeeses de atraso) e acabou se intensificando aqui.
Os charithought estão paralisados por tempo indeterminado (infelizmente), mas eu continuo sendo um fã de Pokémon, então decidi fazer este post para dizer que o blog não está completamente abandonado.
Nas últimas semanas, atualizei os Guias de Batalhas de todos os portadores da Pokédex conforme o volume final de Pokémon Gold & Silver, publicado no Brasil.
Você pode vê-los aqui:
Red     Blue     Green     Yellow     Gold     Silver     Crystal

E já iniciais os trabalhos nos Guia de Batalha de Ruby e Sapphire e devo publicá-los em breve.

Também pretendo retomar os Guias de Batalhas do anime, mas como a série Sol & Lua do anime não é tão focada nesse aspecto, confesso que não estou com muuuuita pressa.

Como faz tempo que não posto absolutamente nada aqui, permitam-se comentar rapidamente sobre alguns aspectos da franquia no geral que talvez vocês estejam esperando para saber o que eu achei e/ou pensei a respeito:

Pokémon a Série: Sol & Lua
Eu tenho assistido ao anime regularmente, embora ainda esteja uns 20 episódios atrás do Japão. O arco do Poipole teve uma conclusão legalzinha, mas não posso dizer que ameeei aquela história como um todo. Os episódios slice of life continuam sendo o ponto forte do anime pra mim e eu adorei episódios como o do Stufful (que foi o último que eu vi), dos personagens montando um teatro que a Equipe Rocket transformou num caos, do Real Mascarado tendo que a todo custo esconder sua identidade da Professora Bruna (honestamente eu super acho que ela já devia saber quem era e só ficar fazendo hora com o Nogueira, mas não parece ser o caso). Ah também adorei a batalha do Neves (nunca vou superar esse nome para o Nanu) contra o Ash por ter explorado o elemento sujo dos tipos Sombrio no apelo psicológico que o Kahuna fez. Ah e eu chorei com o episódio do Minior porque foi simplesmente lindo e perfeito.

Pokémon: Detetive Pikachu
Eu estava ansioso pelo filme e vi com amigos na semana de estreia. Adorei a ambientação, as atuações do Justice Smith, infelizmente vi dublado então não pude apreciar o trabalho do Ryan Reynolds 100%, mas ele estava maravilhoso nos trailers e eu tive a oportunidade de ouvir Fábio Lucindo fazendo Pokémon de novo, então compensou. O filme é ótimo e divertido e meu único problema é o final [SPOILERS A FRENTE] meio loucão com aquele plano meio nada a ver de fundir humano com Pokémon e toda a tramoia do Mewtwo pra transformar o pai do Tim em Pikachu e levar o menino pra cidade pra investigar o caso sozinho foi uma viagem muuuuuuuuito louca. Mas fora isso, fiquei feliz com o sucesso de crítica e bilheteria.
Falando em filme, tô achando muito zoado o visual 3D de Mewtwo Contra-Ataca EVOLUTION.

Pokémon Ruby & Sapphire, o mangá
A Panini Comics começou a publicar a fase Ruby & Sapphire do mangá no Brasil e eu estava TÃO ansioso porque foi exatamente onde eu tinha parado de ler anos atrás e queria saber como a história continuava (e não sou muito fã de ler online). Eu já amo o Ruby e a Sapphire e a inversão nos objetivos deles em relação ao anime foi uma jogada TÃO GENIAL. Além de se distanciar do anime, temos uma quebra de esteriótipos de gênero maravilhosa. Também acho excelente que o Ruby não é só um Coordenador, mas também um Estilista Pokémon. Ver Nana, Rara e Kiki de roupinha é TUDO!
Sapphire também é tão diferente da May que fica até difícil imaginá-la com a voz da Tatiane Keplmair - eu costumo ler imaginando vozes de dubladores nos personagens haha
Agora, vamos falar desse preço ABUSIVO
19,90!!!!!!!!!!!!!1
PANINI MINHA FILHA QUEM VOCÊ ESPERA QUE COMPRE ESSES MANGÁS????

Eu só assinei por causa do desconto da promoção de Pokémon: Detetive Pikachu, mas vai ficar muito difícil sustentar isso a longo prazo, ainda mais considerando as futuras sagas.
Uma coisa que me incomoda muito é que Pokémon Ruby & Sapphire é basicamente um novo começo e eu não vi tanta divulgação como talvez devesse ter tido. Pokémon é uma franquia que continua em voga, com o filme saindo nos cinemas e Pokémon Go ainda sendo um sucesso, então eu de verdade acho que a Panini perde a oportunidade de expandir seus leitores quando não usa essas oportunidades para atrair novos interessados.

Pokémon Sword & Shield, etc.
Bom, os jogos de Pokémon não têm me agradado muito nos últimos anos. Estou jogando Let's Go, Eevee! somente porque um amigo que compartilha conta comigo no Switch comprou. E assim…olha… quiseram cobrar 60 dólares por um trabalho mal feito?
Sobre Sword & Shield eu até estou curtindo muito os designs dos novos personagens e quanto aos novos Pokémon eu gostei muito do trio de iniciais, da nascida aclamada Wooloo, Corviknight (devia ser Sombrio, Game Freak!!!!), Yamper e Impidimp. Os lendários nem tanto e os outros achei ok. Eu fiquei feliz por James Turner ser o diretor de arte desses jogos porque eu adoro seguir ele no Twitter. É um amorzinho empolgado com a franquia.
Porém, é triste ver a Game Freak vacilando com os fãs querendo vender um serviço como Pokémon Home sem deixar os fãs usarem todos os seus monstros em SwSh e alegarem que isso é devido ao tempo curto e uma política que eles pretendem adotar futuramente para outros jogos.
Tomara que a campanha #BringBackNationalDex surta algum efeito porque já basta terem tirado as megaevoluções e movimentos Z que, ao meu ver, são muito mais interessantes que Pokémon gigante soltando movimento z sem dancinha.
A Game Freak precisa começar a ouvir os fãs e pararem de fazer todo jogo sobre elementos que eles querem TIRAR em vez de coisas novas a acrescentar.

20 Anos de Pokémon no Brasil
Eu queria ter celebrado os 20 anos do anime no Brasil trazendo de volta A Longa Trajetória, mas infelizmente não consegui. Foi uma pena, doeu um cadinho, mas o JBOX está fazendo uma série de matérias incríveis com as pessoas envolvidas, então vale a pena dar uma olhada no canal deles no YouTube para conferir.

Enfim, acho que cobri todos os assuntos.
Faltou alguma coisa?
Em breve apareço com os novos Guias de Batalhas. 
Beijões

Nenhum comentário:

Postar um comentário