quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Sir Charithoughts: Sun & Moon 026-030

A Chegada de um Rival
A experiência de jogar Pokémon é muitas vezes acompanhada da expectativa de ver quais personagens farão a travessia do cartucho pra tevê e como serão retratados. Foi uma pena ver o anime esnobar ícones como Silver, Benga, Lisia e Zinnia e enquanto ainda espero ver A Série Sol & Lua apresentar Hibi (Hau) e Luan (Ilima), foi uma grande alegria vê-la se apressando a nos trazer Gladion. Membro da família chefiada por Lusamine, o garoto é sem dúvida um dos personagens mais interessantes dos jogos lançados ano passado e com o estabelecimento antecipado de seu parentesco com Lílian era só uma questão de tempo até sua estreia. Porém, confesso que ainda não esperava que fosse tão cedo.
O personagem surge de forma bem orgânica como um Treinador poderoso que tem aparecido na Ilha de Melemele. Logo é revelado que trata-se do irmão de Lílian e essa informação é tudo que Aya Matsui entrega. A roteirista é capaz de manter a maior parte do(s) mistério(s?) do personagem (por que ele está em Melemele agora? De onde ele veio? Por que saiu de casa? Por que se recusa a volta?), focando mais no interesse de Ash em desafiá-lo, enquanto aproveita a oportunidade para liberar alguns detalhes aqui e ali que ajudam mais a ter uma melhor noção da personalidade do garoto. O que nos é revelado é que, diferente de sua contraparte dos jogos, este Gladion não tem filiação alguma com a Equipe Skull e saiu de casa há seis meses.
Apesar de estar amando Sun & Moon e a mudança de cenário de jornada para a Escola Pokémon, a baixa quantidade de batalhas ainda é um ponto que me preocupa. Sem a coleta de Insígnias para motivar os embates e somente quatro Kahunas para derrotar, não sobra a Ash tantos motivos para batalhar a não ser para treinar - e, ironicamente, não duvido que já tenhamos visto ele treinando mais vezes nesta saga que na Série XY inteira! Além disso, rivais são uma classe de Treinadores que apesar de não manter uma consistência de qualidade nem no anime nem nos jogos, é extremamente benéfica e necessária para a estrutura de ambos.


Afinal, num universo em que jovens batalham entre si, rivalidade é um elemento narrativo extremamente necessário. Ela garante que os Treinadores sejam desafiados e se esforcem num nível mais pessoal, e mais do que um antagonismo saudável, ela também faz com que os Treinadores se inspirem, sirvam de contraponto um para o outro e nos presenteiem com lutas emocionantes! Gary, Paul, Barry, Zoey, Drew, Harley e até Sawyer garantiram os melhores desafios para Ash, May e Dawn na série e nos renderam momentos tão memoráveis que é impossível não reconhecer suas importâncias. O melhor de tudo? É que nenhum deles era exatamente igual ao outro, trazendo sempre um elemento de novidade e frescor nas interações.


Nesse ponto, Matsui é bem-sucedida ao fazer dele um personagem tão tridimensional quanto o material-fonte. Enquanto inicialmente parece que ele é só um garoto arrogante e obcecado por força - tal qual Paul -, até mesmo recusando o desafio de Ash até ver a Pulseira Z do garoto, aos poucos vamos descobrindo que na verdade ele possui um lado doce que é primeiro exposto quando ele mostra sua preocupação pela Vulpix de Lílian e depois pelo flashback que revela como ele conheceu seu Umbreon, quando o encontrou ferido quando ainda era um Eevee. Tudo isso torna sua postura de rapaz durão -  reforçada pela presença do Lycanroc Meia-noite no seu time - menos que um ato de arrogância e mais um ato de fachada. Agora, por que o personagem está adotando essa postura deve ser uma das questões que Matsui deve trabalhar ao longo da saga que está compondo.
Outro elemento importante da rivalidade que Gladion preenche muito bem é o de orientar o protagonista sobre seu próximo passo, ainda que indiretamente. Estando na escola e já tendo cumprido seu desafio de conquistar a Elétrium Z de Tapu Koko, Ash não possui mais objetivos ou ambições em Melemele. Ver o Esmagamento Continental de Lycanroc e ficar sabendo que para consegui-lo é necessário completar a grande prova da Kahuna de Akala dá ao Palletiano algo mai concreto para almejar a curto prazo. Isso também se reflete no próprio Rockruff. Em seu episódio de captura já havia ficado mais ou menos claro que ele almejava não só ficar mais forte, mas também ganhar o reconhecimento dos Lycanroc da Colina da Marca da Garra. Aqui, esse desejo por reconhecimento é retomado por sua atitude diante do Pokémon Lobo do irmão de Lílian, como um aprendiz em busca do reconhecimento do senpai, acrescido talvez de um desejo claro de ele próprio evoluir. Não é à toa também que o Lycanroc de Gladion utiliza na batalha movimentos que são basicamente as versões mais fortes dos ataques de Rockruff (Mastigada para Mordida e Gume de Pedra para o Lançamento de Rocha). Assim, quando Gladion e Ash amistosamente se despedem, o rival parte, ao mesmo tempo em que deixa para Ash e Rockruff uma nova trilha para ambos percorrerem.


Avaliações individuais:

SM026/ Episódio 970 - Adeus, Chris!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Maiko Katsuki
É impossível não amar os colegas de classe de Ash. Exceto talvez por Chris. Sua personalidade mais infantil, voltada mais para o humor e histeria, falha em cativar e faz com que o personagem acabe sendo frequentemente ofuscado pelos seus colegas de longe mais interessantes e até mesmo pela sua engraçadinha Togedemaru. Para piorar - ou seria apenas uma consequência disso? - este segundo episódio focado nele consegue ser pouca coisa melhor que o primeiro, ajudando apenas a reforçar essa ideia. O pior é que o episódio tem uma premissa que, talvez conduzida de uma forma diferente, eu super teria amado porque é uma daquelas coisas que não funcionaria no anime tradicional, mas que funcionam perfeitamente em Sun & Moon: o drama de mudar e se separar dos amigos. O problema é que a mudança é apenas um grande mal entendido que vai gerar as duas especialidades de Chris: humor e histeria não lá muito feitos.
O que salva o episódio são os momentos fofos protagonizados por Vitória, Kiawe e Ash se esforçando para fazer os últimos dias do jovem inventor em Melemele inesquecíveis. Talvez tenha sido um grande azar que logo Chris tenha sido a estrela do episódio que marcou o retorno de outro roteirista da equipe original: Shoji Yonemura. Responsável por episódios muito legais no passado como "Perdidos na Neve!" da série clássica e, mais recentemente, "A Encruzilhada! Seguindo Caminhos Separados!" (o episódio que a Jessie se apaixona) e "Encarando a Necessidade de Muitos!" (a despedida de Greninja e Geleca) de Pokémon - A Série XY, Yonemura leva crédito por uma série de episódios que flutuam acentuadamente em qualidade. Ele também foi o roteirista que mais trabalhou em Best Wishes! e seu primeiro trabalho como roteirista de filmes da série poderá ser conferido quando Pokémon - O Filme: Eu Escolho Você! estrear nos cinemas brasileiros nos dias 5 e 6 de novembro.
Nota: 2,5/5

SM027/ Episódio 971 - Apareça, Lycanroc do Olhar Avermelhado!!
Roteiro: Aya Matsui
Direção de Animação: Masaaki Iwane
A combinação de Aya Matsui e Masaaki Iwane entrega um episódio relativamente simples, em termos de estética e roteiro, mas que faz um excelente trabalho em introduzir Gladion. Distanciando-se muito dos jogos, o anime corta os vínculos do personagem com a Equipe Skull, joga o mistério sobre sua família pela janela, lhe dá um time de Pokémon completamente diferente, enquanto ainda consegue ser bem-sucedido em construir um personagem coerente, intrigante e tão interessante quando devia ser. Sua rivalidade com Ash é certamente um ponto alto e deve ser a maior contribuição que sua presença traz para o anime a curto prazo. Ainda assim, não há nada muito fantástico. Nenhuma das três batalhas de Gladion se destaca de forma especial - mesmo com Iwane à frente da animação - e até mesmo o ataque da Equipe Rocket acaba sendo bastante tradicional e dentro da caixinha. É também ótimo ver que Rockruff tem uma trama própria que já a começa a se desenvolver rumo à evolução. E aquele nascer do sol uau!
Nota: 4/5

SM028/ Episódio 972 - A Feroz Partida de Pokébase! Almeje o Home Run que Vai Virar o Jogo!!
Roteiro: Junichi Fujisaku
Direção de Animação: Osamu Murata
Um novo roteirista se junta à equipe de Pokémon: A Série Sol & Lua e começa acertando em cheio! Japoneses amam animes focados em esporte - e, sejamos francos, brasileiros também e Super Campeões Super Onze estão aí pra provar isso -, mas é a primeira vez que Pokémon decide mergulhar no gênero numa paródia que é simplesmente genial! Enquanto nos jogos a classe esportiva só foi apresentada na V Geração, beisebol sempre esteve presente no anime, graças à grande popularidade do esporte no Japão, ganhando mais proeminência com a introdução de Casey durante a jornada por Johto. Através dela, descobrimos que o esporte também era muito popular no mundo Pokémon e que existiam os time dos Electabuzz e seus rivais, os Starmie e os Magikarp. Anos depois desde a última aparição da jovem Treinadora no anime, Junichi Fujisaku decide trazer o beisebol de volta a Pokémon, mas fazendo proveito do extenso elenco de protagonistas que SM tem a oferecer!
Enquanto originalmente os Pokémon serviam apenas como mascotes dos times dos humanos, no Pokébase de Alola eles também jogam - o que torna a experiência toda ainda mais caótica e, por extensão, maravilhosa. Afinal, de que outra forma poderíamos ter um Scyther gritando "strike!" - seu nome japonês - de forma tão adequada? Ou um Snorlax apelando para a Panqueca Pulverizadora para correr a tempo e garantir a vitória? O episódio é cheio de momentos hilários, que vão desde os exagerados gritos dos nomes dos ataques fazendo trocadilhos com os Movimentos Z - beeeem ao estilo dos anime de esportes tradicionais - até a participação incrível da Equipe Rocket.
A jornada real de Jessie para conseguir o autógrafo de seu ídolo Oluolu - o ridículo astro do time dos Magikarp e ex-aluno do Diretor Carvalho (que lhe foi uma visível má influência), - foi responsável por várias das minhas cenas favoritas e eu quase tive uma síncope com Bewear puxando a infeliz pouco segundos antes de ela conseguir seu desejado autógrafo! A animação do episódio foi muito caprichada e considerando sua natureza única, o uso de muitas cenas repetidas acaba não incomodando. Aliás, eu cheguei a mencionar que Junichi Fujisaku roteirizou e corroteirizou diversas adaptações animadas de Ghost in the Shell e o aclamado filme xxxHolic: Sonho de uma Noite de Verão? Mal posso esperar pra ver o que mais ele tem a nos oferecer!
Nota: 5/5

SM029/ Episódio 973 - Ei, Você Vai Tirar uma Sonecull na Floresta de Morelull Também?
Roteiro: Ayumi Sekine
Direção de Animação: Shuhei Yasuda e Noriko Ito
Chega a ser engraçado ver algo tão banal das temporadas anteriores como um acampamento se tornar evento especial em SM, mas é apenas a nova natureza das coisas em ação. Dessa forma, todos os clichês ligados comumente a episódios de acampamento vêm à tona, como o drama de armar barracas, preparar comidas e até o sarro tirado com os iniciantes nessa arte milenar e seus comuns erros de principiantes. E Vitória nem sequer espera anoitecer e todo mundo se reunir ao redor da fogueira para compartilhar uma história de terror disfarçada de "rumor perturbador" com seus colegas.
Em uma distorção da dinâmica apresentada nos jogos, Morelull ganha a característica sinistrinha de sua evolução Shiinotic de se alimentar da energia de suas "presas". Felizmente, o corpo fofo, mas igualmente diminuto, esguio e ágil do Pokémon Iluminação somado aos seus esporos hipereficazes o tornam uma convincente sorrateira e potente ameaça. Porém, o episódio não vai muito além em sua suposta narrativa de terror, focando mais no elemento fofo, divertido e um tanto ambiental da aventura.
É fofo ver Ash cedendo sua energia a Morelull enquanto se entope de curry, ou Nevinha tentando impressionar sua Treinadora "copiando" Litten com o fogo ou fato de que Lílian não é afetada por Morelull por ter se besuntado de Repelente Máximo. O trabalho dos animadores Yasuda e Ito é muito bem realizado, caprichando em providenciar tanto o humor, o desconforto e a beleza exigidos para fazer a narrativa funcionar. A cena dos Shiinotic revivendo a árvore é tão linda que mereceu seu lugar na nova abertura!
Nota: 4,5/5

SM030/ Episódio 974 - Lílian, Cuide Bem de Pikachu

Roteiro: Akemi Omode
Direção de Animação: Yuki Naoi e Kunihiko Natsume
Até agora, meus episódios favoritos de Sun & Moon têm sido aqueles que tiram melhor proveito das novas possibilidades que a estrutura única da série atual permite e a troca de Pokémon por dois dias entre os alunos do Professor Nogueira só funciona porque, diferente das sagas anteriores, temos um sexteto de protagonistas, todos com monstros com personalidades bastante atreladas às suas. Assim, "Lílian, Cuide Bem de Pikachu" é muito mais do que seu título deixa parecer e explora as diferentes dinâmicas dos protagonistas com seus Pokémon temporários, contando até mesmo com a maravilhosa participação das fofíssimas irmãzinhas de Vitória e Kiawe! Como costuma ocorrer nesse tipo de narrativa, o conflito gera primeiro ao redor do estranhamento e nos Treinadores encontrando meios de se relacionarem com seus novos parceiros.
Mas apesar de dedicar bastante tempo a todos os personagens, Omode não se esquece que a estrela deste episódio é Lílian. A roteirista continua desenvolvendo seu trabalho com a garota e eu estou muito feliz que ela já está tomando um caminho inversamente proporcional ao adotado por Serena. Uma coisa que me irritava muito na Performer Pokémon era como, apesar de batalhar, ela nunca ia até o final. A imensa maioria de suas batalhas acabava quando ela decidia que estava bom ou eram interrompidas por outras circunstâncias, nos dando uma eterna noção incompleta de suas habilidades como Treinadora. Honestamente, era algo que eu acho que os roteiristas faziam questão de enfatizar para ilustrar que o foco da garota não eram as batalhas, mas que nunca considerei uma justificativa plausível.
O revés aqui é que, assim como Serena, batalhas não são o foco de Lílian e sim uma barreira ainda maior considerando como ela ainda não foi capaz de superar completamente seu bloqueio com tocar outros Pokémon. Assim sendo, a decisão da jovem de usar sua lição de casa como uma oportunidade para superar seus medos mostra sua verdadeira determinação e gera não apenas cenas engraçadas, como também torna o momento em que ela decide batalhar seu mordomo Pedro usando Pikachu algo bastante especial. A final com os dois correndo para um abraço da vitória é lindimais!
Por outro lado, a experiência de Ash com Nevinha não é mais fácil. Ver a forma como a Pokémon sente saudade de sua Treinadora lembra bastante bichinhos de estimação muito apegados do dono quando se separam pela primeira vez e chega a dar dó. A Vulpix de Alola já havia demonstrado ser bastante introspectiva, então era algo até já esperado e o desafio de Ash acaba sendo fazer com que a Pokémon se sinta mais à vontade com eleNo fim, Omode entregou um episódio que divertiu, desenvolveu personagens e explorou toda a singularidade de Alola de forma perfeita e cativante!
Nota: 5/5

Considerações finais:

  • Primeiramente, fora Temer a audiência dos episódios!
Número do Episódio Sun & Moon
Título do Episódio
Audiência
Colocação semanal
026
“Adeus, Chris!”
Menos de 3,2
Não entrou
027
“Apareça, Lycanroc do Olhar Avermelhado!”
3,0
10º
028
“A Feroz Partida de Pokébase! Almeje o Home Run que Vai Virar o Jogo!!”
4,0
029
“Ei, Você Vai Tirar uma Sonecull na Floresta de Morelull Também?”
3,7
030
“Lílian, Cuide Bem de Pikachu”
3,4
  • A audiência do anime apresentou uma leve queda em relação aos cinco anteriores, com o grande destaque sendo o episódio do Pokébase atraindo 4% do público semanal, o que pode ser encarado como reflexo da grande popularidade de animes de esportes entre os japoneses. Em contrapartida, enquanto o episódio da estreia de Gladion trouxe o anime de volta ao TOP depois de duas semanas de ausência, ele foi o que conseguiu a menor média semanal dentre esses;
  • Se você veio aqui por link direto, pode ter perdido minha postagem anterior falando das novidades do blog. Recomendo então que você clique aqui para ficar por dentro do que rolou;
  • Gente, a demora para os charithoughts saírem não é tanto culpa minha quanto eu até gostaria que fosse. Infelizmente, a Pocket Monsters ficou MAIS DE UM MÊS sem lançar episódio novo e eu estava extremamente relutante em usar outro site - coisa que eu acabei me vendo obrigado a fazer para escrever este Charithought - porque simplesmente nenhum outro fansub se compara. Felizmente, a Pocket Monsters está de volta à ação tem pouco mais de uma semana e eles já legendaram até o SM029. Estou otimista de que eles lancem os próximos episódios o mais rápido o possível porque eu quero MUITO alcançar logo vocês e ver os retornos de Misty e Brock e o começo do novo arco envolvendo a Fundação Aether!
  • A Copag divulgou as primeiras imagens da nova expansão de Pokémon Estampas Ilustradas que será lançada no Brasil dia 3 de novembro, Pokémon: Invasão Carmim, e com ela o nome oficial de Ultra Beast no Brasil: Ultracriatura. Como de costume, o nome será adotado no blog em todas as publicações que serão feitas aqui a partir de agora;
  • Ainda não tive a chance de comentar isso aqui, mas estou bastante feliz que o Brasil foi incluído na exibição especial mundial de Pokémon - O FIlme: Eu Escolho Você! É a primeira oportunidade que os fãs brasileiros dos monstros de bolso terão desde 2005 - mais de 12 anos atrás! - de curtir um longa-metragem estrelando Ash e Pikachu nos cinemas. E ainda com cartinha linda do Pikachu do filme de brinde! E o mais legal é que a distribuição parece estar englobando um número realmente significativo de cidades no país (minha Macaé não foi contemplada infelizmente rs). A parte triste é que também será um evento nacional de morte da nostalgia né? Com o elenco carioca atual provavelmente assumindo a dublagem, já tô toda aqui viuvinha de Fábio Lucindo só lamentando…
  • Amei a referência no SM026 aos Machoke que ajudam com a mudança nos jogos Pokémon Ruby & Sapphire e seus respectivos remakes;
  • Chris certamente precisa passar um tempo com Brock: sua atitude de induzir Togedemaru ao pânico e sofrimento só pra ela entender sua tristeza em relação à mudança é um ato de grande imaturidade do Treinador e bastante reprovável;
  • E me incomoda muito como todo mundo é super ok com a forma como Togedemaru ataca Pikachu. Certamente o rato elétrico pode se defender sozinho, mas falta um certo pulso firme com essa roedora atentada;
  • Agora, devo dizer que adorei a rápida luta entre a pequena roedora e Charjabug. Foi muito bem animada!
  • E eu achei essa quebra da quarta parede genial:
  • "Adeus, Chris!" mostra que Ash até dá o peixe, mas joga ele de novo no aquário pra pessoa pescar. Mas já pensou se depois do trabalhão todo pra achar o bicho, o Chris ainda falhasse em pegá-lo?
  • Aliás, eu sou super adepto do trenzinho como forma de se entrosar, viu Charjabug?
  • A cena de Wailord pulando me lembrou de como eu espero que haja algo relacionado à baleia quando a gente surfar no Mantine em Ultra Sun & Ultra Moon;
  • Amo TANTO ver Ash usando camisas diferentes em SM! No SM026 ainda nos rendeu uma referência maravilhosa: enquanto Ash tenta escolher uma camisa para dar a Chris, o Pokédex Rotom afirma que aquela devia ser a vigésima (alguma coisa que ele não completa) do Treinador. Não coincidentemente, uma das camisas que o Treinador exibia tinha justamente uma imagem parecida com a do logo criado com o rosto de Pikachu para celebrar os 20 anos da franquia;
  • Gosto TANTO de ver o anime seguindo os jogos no lance de colocar personagens usando Poké Bolas diversificadas, como Gladion com a Ultra Bola;
  • Que pena que o Gume de Pedra continua tendo essa animação feiosa em que as pedras são azuis brilhantes. Não precisam mais forçar pras pedras ficarem parecendo mágicas, gente. Não temos mais Exibições Pokémon e esse é golpe físico não especial!
  • Amei o momento humanas da Equipe Rocket apreciando o amanhecer de Alola;
  • Interrompemos as considerações para apreciar Litten brincando com a bolinha de Pokébase :3
  • Eu amo todos as reações do Kiawe sempre, mas ver Vitória rebatendo sua bola foi especialmente maravilhoso. Ela é basicamente minha personagem favorita de Sun & Moon graças ao seu jeitinho um pouco introspectivo, mas maldosamente brincalhão e feroz então sempre vibro com as vitórias (trocadilho não-intencional) dela;
  • Jessie é tão maravilhosa que ela ama Oluolu, mas nem sabe o esporte que ele pratica hahaha Jessie é tão maravilhosa que todas as cenas dela no SM028 são tão perfeitas que se eu for comentar uma a uma vou ter que fazer um "Considerações finais" só dela. O MAIOR PECADO DA INTERNET É QUE EU CACEI GIFS DESSES MOMENTOS E NÃO ACHEI TÔ BEM CHATEADO INTERNET ESPERAVA MAIS DE VOCÊ ESSA AMIZADE MORREU;
  • Os personagens ficaram muito medonhos em sua versão pele e osso meuarceusdocéu;
  • O Pokédex Rotom bancando o Detetive de Alola e fazendo os palpites mais errados possíveis já é uma das minhas piadas corriqueiras favoritas do anime. Na claquete que Lulú usou para interromper o momento detetive de Rotom em “Ei, Você Vai Tirar uma Sonecull na Floresta de Morelull Também?”, aparece o número 29, o mesmo desse episódio dentro da série Sol & Lua;
  • Lílian se cobrir de Repelentes Máximos e possuir uma bolsa cheia deles é algo que sua contraparte nos jogos também faz, então outra referência 10/10;
  • Outro item dos jogos que aparece entre os pertences de Lílian é o Pokéboneco. Lílian ter um Pokéboneco também pode ser uma referência a Clefable ser um Pokémon de sua mãe Lusamine nos jogos, já que todos os Pokébonecos são de Clefairy (no Japão, o nome do item é Boneca Clefairy);
 
  • Acho que não preciso dizer que a cena em que Shiinotic e Ash tocam seus dedos é uma referência a E.T. - O Extraterrestre né? E tadinho do Rowlet traumatizado com a experiência com o Morelull na cena pós-créditos;


  • Apesar de lamentar o fim da fase da abertura Alola!! em apenas 29 episódios, amei a montagem de cenas para Mezase Pokémon Master ~ 20th Anniversary ~;
  • Pequenos detalhes que contam: é legal ver o vínculo que vai se formando entre Litten e Nevinha. No SM029, a Vulpix de Alola tenta imitar o felino após vê-lo acendendo a fogueira para sua Treinadora e no SM030, Litten é o Pokémon de Ash com quem Nevinha melhor consegue se relacionar, sendo esta ligação a ponte que facilita para o Palletiano se envolver com a raposinha;
  • Adoro como, apesar de todos esses momentos com Lílian, Pikachu parece nunca ter sido completamente capaz de entender que a garota não conseguia tocá-lo e ainda assim ser completamente capaz de respeitar o espaço dela. Não sei se isso faz sentido, mas olha a carinha dele todo ingênuo no gif abaixo:
  • Agora, só faltam mais quatro episódios de trocas de Pokémon para que Lílian possa tocar Togedemaru, Tortunator, Popplio e Steenee =P
  • No episódio do acampamento, Chris mostra a solução para aguentar dormir na escuridão total da natureza: um abajur Lampent que ele ligaria ao Charjabug. Porém, no episódio seguinte, o Treinador sente falta de Togedemaru para iluminar sua noite. O que aconteceu com o abajur?
  • No capítulo "VS Ninetales" de Pokémon: Red Green Blue, Red e Blue acidentalmente trocam todos os seus Pokémon, forçando cada Treinador a tentar conviver com os times de seu rival. No fim da experiência, os dois se reencontram e destrocam seus Pokémon, descobrindo no processo que seus monstros acabaram absorvendo as personalidades de seu rivall. Pergunto-me se essa experiência de troca de Pokémon do anime foi significativa o suficiente para identificarmos algo parecido nos parceiros dos alunos de Professor Nogueira;

Nenhum comentário:

Postar um comentário