domingo, 15 de março de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY059

XY059/ Episódio 863 – O Primeiro Encontro de Ash e Serena!? A Árvore da Promessa e os Presentes!!
É dia de festa na Cidade de Coumarine! As pessoas e os Pokémon se unem para enfeitar as ruas, e as casas já estão bem ornamentadas, as lojas lotadas com pessoas em busca de presentes, que serão colocados aos pés de uma árvore bem iluminada para presentear aqueles que lhe são queridos! E apesar de todas essas coisas lembrarem muito uma certa data comemorativa - até temos contagem regressiva, fogos de artifício e um bom velhinho aqui também, vejam só -, é tudo fundamentado numa simples, mas bonitinha mitologia regional da Cidade de Coumarine envolvendo um jovem Treinador, seu Skiddo e a Árvore da Promessa que ambos cultivaram e que acredita-se ter o poder de fortalecer os elos entre humanos e Pokémon. É uma festa para celebrar, especialmente, a amizade entre humanos e Pokémon.
Uma das coisas mais legais dos tempos da saga de Kanto eram os episódios comemorativos. "O Fantasma do Pico da Donzela", "Princesa Contra Princesa" e "O Herói Perfeito" nos deram alguns momentos bastante divertidos, além de expor um pouco da cultura japonesa dentro do universo de Pokémon. Com o anime sendo feito visando cada vez mais o público internacional, feriados reais praticamente se tornaram tabu no anime - salvo os OVAs de Natal -, então é sempre bom quando os roteiristas decidem criar seus próprios festivais - quem lembra do divertido Festival Croagunk?
E para celebrar a amizade entre humanos e Pokémon, a roteirista Akemi Omode (Serena Fica Séria! A Selvagem Corrida Skiddo!!) aposta num episódio com uma pegada bastante diferente da usual. Pra começar, Ash se separa de seu Pikachu pela primeira vez em muuuuuuito tempo, deixando todos os seus Pokémon aos cuidados de Bonnie (ao lado dos de Clemont e Serena) e parte na companhia somente de Serena numa ida ao centro da cidade! O propósito? Beijar muito Caçar presentes para os Pokémon! Se a premissa já soa bastante diferente em si, Omode consegue criar um conjunto de situações bastante especiais para cada um dos quatro protagonistas.
O título do episódio já chama atenção para o fato de Ash e Serena finalmente ficarem a sós. A candidata a Performer Pokémon logo fica nervosa ao constatar que esse pode ser seu primeiro encontro com o menino dos seus sonhos. Primeiros encontros são eventos excitantes e que também acabam gerando grande ansiedade! Qual é a roupa ideal para a ocasião? O perfume já está bom ou precisa de mais, ou será que já está demais? O nervosismo de passar uma boa primeira impressão, a insegurança de não saber a hora certa para pegar a mão do parceiro ou mesmo de dar o primeiro beijo, o medo desse primeiro beijo falhar, a incerteza de não saber se suas tentativas de conquistar estão mesmo funcionando…
Primeiros encontros são repletos de questões, dubiedades e sentimentos e há, de fato, bastante questões, dubiedades e sentimentos neste episódio. E algumas dessas emoções até chegam a ser levemente experimentadas por Serena, mas Omode não deixa o episódio cair na armadilha de se tornar um mero fanservice para os shippers de plantão. Ao invés, ela entrega o que deve ser um dos episódios mais consistentes e bonitinhos da série, um daqueles momentos em que vemos o quão bem um roteirista está familiarizado com os personagens que escreve.
É divertido ver como Omode transita do nervosismo e da empolgação de Serena diante do aparente primeiro encontro para várias cenas da menina animada querendo mostrar algo para Ash, contando que ele estivesse ali do lado dela, mas se decepcionando ao perceber que na verdade ele estava longe, exercitando seu mau gosto, empolgado com outras coisas aleatórias. Apesar de sua razão primária dessas cenas ser o humor, não dá pra negar que elas também parecem ser bastante metafóricas, ilustrando o real desencontro emocional que eles vivenciam ocasionalmente.
Tais cenas acabam culminando no casal tomando caminhos diferentes também e é excepcional ver o trabalho da roteirista ao mostrar como cada personagem busca o presente ideal para seus Pokémon à sua própria maneira, refletindo suas personalidades: Clemont constrói algo, Serena procura acessórios para usar em suas futuras performances e Ash escolhe coisas no impulso, até receber a dica inspiradora de Serena e partir para a mata em busca de algo ideal para seus parceiros. É igualmente legal ver a forma como a menina de Vaniville reage às ideias do Palletiano: mesmo não achando nenhuma delas boa, ela se preocupa em nunca ser rude com ele, sempre sugerindo uma forma de ele escolher algo melhor - algo com o que eu, como professor, consigo me identificar bastante.
Também merecem destaque todos os momentos de Bonnie com os Pokémon. É lindinho ver como ela interage com eles como se eles fossem bonequinhos - querendo que eles formem filinha para serem escovados e planejando a hora do chá -, mas de forma tão adorável e tão cheia de boas intenções que eles a respeitam sem problema algum - por mais chato que possa ser ficar fazendo as vontades de criancinhas (eu tive três primos que eram crianças na mesma faixa etária e sei bem como pode ser chato). É lindinho também ver ela lidando com os probleminhas que vão surgindo aqui e ali, como a desidratação de Goomy ou mais uma briga entre Chespin e Pancham, achando difícil cuidar de todos eles. A responsabilidade e carinho que Bonnie tem para com eles é tão forte que ela também decide presenteá-los e quase chora ao pensar que não poderia fazê-lo por não ser uma Treinadora ainda - é de partir o coração!
Num episódio sobre fortalecer elos através de presentes sinceros e escolhidos de forma especial, é claro que os vínculos e as interações tornam-se essenciais e elas acontecem de todas as formas possíveis. Quando não são entre os Treinadores e seus Pokémon, é entre o quarteto de amigos ou até mesmo os membros da Equipe Rocket. Serena se envolve em momentos particularmente bonitos com Ash e Bonnie, ao ajudar ambos em seus dilemas sobre como e se presentear, respectivamente. Ela é extremamente doce e madura ao sugerir ao Palletiano que escolhesse algo que ele gostaria de ganhar considerando o quão parecido com ele seus Pokémon eram e, depois, ao dizer à limãozinha que os Pokémon ficariam muito felizes de ganhar um presente dela, mesmo ela não sendo Treinadora delas.
O time de animadores novamente fez um trabalho excelente. O episódio está todo muitíssimo bem animado, os traços e as cores simplesmente magníficos e algumas cenas feitas de forma a tornar o ambiente bastante vivo - eu adoro o homem que estava usando o celular e então se assusta quando Ash tem uma epifania no trem, por exemplo. Os efeitos de iluminação no episódio também são muito bem executados, especialmente nas cenas sob a luz do por do sol e depois sob as iluminações decorativas da cidade e da Árvore da Promessa. Falando nela, o momento em que todas as suas luzes acendem é lindo e só enobrece ainda mais o belo monumento natural. Não dava pra ser diferente com um episódio que exigia tanta beleza quanto este.
Acompanhando a linda animação, temos uma sequência de cenas simples e muito bonitas. Até mesmo um ataque mais do mesmo da Equipe Rocket consegue se redimir ao gerar o momento em que os Treinadores se juntam para retornarem os presentes roubados aos seus donos e depois com Jessie e James presenteando seus Pokémon também, antes de serem derrubados com um ato afetuoso de Wobbuffet. Devo dizer que fiquei absolutamente encantadíssimo com a caixinha de música que Clemont fez para seus Pokémon. Foi tão linda, pessoal e única que até lacrimejei um pouco tamanha a perfeição. Momentos como as reações de Pancham ao presente de Serena ou o limãozinho depois observando, com olhar super paternal e sem remorso ou ciúmes, Dedenne e Chespin se juntando aos Pokémon de Ash na comilança enquanto seus fiéis Bunnelby e Luxio admiravam sua invenção só servem para mostrar o quanto o roteiro de Omode é absurdamente preciso e honesto ao retratar cada um desses personagens.
Todos os Pokémon do Ash se parecem com ele. Enquanto a Performer e o jovem inventor tiveram que lidar com as personalidades opostas do pandinha e do Pokémon Noz Espinhosa em episódios passados, o Palletiano teve o privilégio de só encontrar monstrinhos que, apesar de serem muito diferente uns dos outros, possuem personalidades muito compatíveis à sua, características que ele prezava. E essa é a observação de Serena que faz toda a diferença para o Treinador. O lance é: as frutas eram mesmo o presente ideal? Do meu ponto de vista, não, não eram. O presente ideal nesse caso foi o trabalho do Ash para obtê-las. Seus Pokémon trabalham duro para fazê-lo feliz, logo o Palletiano faz o mesmo, à sua maneira, para demonstrar seu amor por seus monstrinhos de bolso. E nessa intenção sincera que eles são tão parecidos.
O festival de Coumarine tem como objetivo fortalecer os elos entre Treinadores e seus Pokémon. Porém, ao ajudar seu companheiro de jornada a encontrar a melhor forma de expressar seu afeto para com seus Pokémon, Serena conseguiu estreitar seus próprios laços com ele. Ela pode não ter conseguido o primeiro encontro que por uns momentos acreditou possível, mas sua lealdade e amizade para com o rapaz provaram-se extremamente valiosas e admiráveis. O presente que Ash lhe dá é tão rústico quanto as frutas que ele coletou para seus Pokémon, mas repleto das melhores intenções. Serena melhorou muito ao longo dos últimos meses e se tornou a personagem que todos sempre quisemos que ela fosse. O momento da verdade na Exibição Pokémon já está à porta e ela até ganha um presente especial para a ocasião: um vestido de sua mãe.
Registro feito. Vestido novo. Acessórios para os Pokémon comprados. Serena está completamente pronta. O problema é: que quem não estava pronto… era eu.

Considerações finais:
  • Ash deseja pegar um Dunsparce, mas não consegue por não ter nenhuma Pokébola com ele. Essa é a segunda vez que o Palletiano tenta captura tal Pokémon e falha. A primeira ocorreu em "O Caminho Que Leva ao Adeus" de Best Wishes! Não é uma coincidência que ambos foram roteirizados por Akemi Omode;

  • Apesar de o grande foco ser Serena, quem lê o título do episódio é Clemont. É impressão minha ou o jovem Líder expressou uma leve preocupação ao ler a parte sobre esse ser o primeiro encontro de Ash e Serena?
  • O monotrilho de Coumarine faz mais uma aparição aqui. Eu devo dizer que o considero uma das coisas mais decepcionantes de Pokémon X & Y. Na primeira vez que embarquei em um, esperava uma ceninha bonitinha de eu subindo o morrinho no trem e… teve absolutamente nada disso! Acho triste quando usamos veículos nos jogos que não podemos acompanhar a trajetória que eles fazem. Falando nisso, apesar de ser um monotrilho - e inclusive ele ser chamado por esse nome no próprio anime -, na estação tem DOIS trilhos!
  • O plano da Equipe Rocket deve ter sido o mais preguiçoso da última década: eles usam um aspirador de pó gigante - cuja abertura muda de tamanho para absorver coisas de diferentes formatos :p - para não só sugar os Pokémon, mas o MESMO aspirador para sugar também os Pokémon???
  • Galera, se vocês por um acaso me adicionaram no facebook e não foram aceitos, é provavelmente porque eu não sei que são vocês, então quando adicionarem, por favor, mandem scrappy uma mensagem pessoal;
  • Esses dias eu aproveitei para responder a diversos comentários que não pude responder antes, então se esperava alguma resposta minha, checa lá porque você provavelmente a obteve =D
  • Numa das minhas cenas favoritas do episódio, um vendedor oferece diversos itens dos jogos, que nunca haviam aparecido no anime antes, para Ash comprar: um Macho Brace (Cinta de Macho), um Rocky Helmet (Capacete Pedregoso), um boneco do Substituto e um Sprinklotad (Regador Lotad);
  • A reação de Dedenne ao desenho de Bonnie é a coisa mais maravilhosa do mundo;
  • O episódio marca a primeira vez que vemos confeites caindo, Ash ganha um prêmio por ser o xxxnésimo a fazer alguma coisa e não é a Equipe Rocket em mais um plano! Acho que essa foi a maior reviravolta dos últimos anos. Especialmente porque o fato de a cena ser inicialmente mostrada de cima impedia que víssemos quem estava batendo as palmas. Ótima cena;
  • Hawlucha estava todo maromba nesse episódio;

19 comentários:

  1. MAIS UMA DELÍCIA DE TEXTO!
    Tudo neste episódio estava realmente impecável. Acho que por muita gente esperar algo mais ele acabou sendo diminuído, mas na verdade ele foi um ótimo episódio em pontos diferentes do que os realmente esperados.
    Foi incrível como o anime construiu o terreno tão bem pro capítulo seguinte, MAS REALMENTE NINGUÉM ESTAVA PREPARADO :'(
    Eu não consigo conter minha ansiedade pelo próximo charithought *______*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK!
      Bom, realmente, ninguém estava pronto. Nem eu. E também nem vejo a hora do próximo charithought.

      Excluir
    2. Obrigado, Neto e João! ^^
      É sempre bom corresponder às expectativas de vocês =DD
      Um grande abraço o//

      Excluir
  2. Cara, eu não vou negar, eu rir muito deste episódio, mas muito mesmo. O hype que tinha em cima deste episódio era uma coisa simplesmente absurda. Eu não vejo nada de errado em ficar empolgado ou ansioso com algo que você tem expectativas e quer muito ver, mas os (vários) shippers realmente exageraram neste episódio e o episódio foi meio que uma rasteira para eles. Eu já esperava isso, no anime de Pokémon não tem muito espaço para essas coisas então é melhor não criar muitas expectativas sobre assunto, o foco de Pokémon é Pokémon.

    E eu devo dizer, que episódio lindo. A animação, o ambiente, o tom de cores, está tudo perfeito. Vejam essa cara do Luxio olhando para o presente do Clemont, sério, ficou muito lindo. A reação do Fennekin e Pancham, o Dedenne e o desenho da Bonnie e claro os Pokémon de Ash iguais a ele, fazendo tudo por meio do impulso é tudo muito legal. E gente, como foi que os presentes da Equipe Rocket foram parar logo em cima daquela árvore? Eles já haviam planejado como seriam derrotados e aonde iam parar? Ou foi porque os presentes caíram dos bolsos deles na hora? De qualquer forma, achei muito legal mesmo a cena. Apesar de não rolar as shippagens, eu achei um episódio muito lindo.

    Estou ansioso pelo próximo charithought para dizer porque finalmente (ufa) a Serena conseguiu me conquistar. Espero que XY continue assim e quem sabe até conseguir superar DP, eu estou torcendo por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mistério como os presentes foram parar lá, mas eu tive a impressão que eles decolaram junto com eles xD

      Excluir
  3. Que final poético para esse charithought *L* Deve ter gostado muito do próximo episódio...

    Sabe, eu realmente estava empolgado para esse episódio. Eu já esperava que esse "primeiro encontro" estivesse só na cabeça da Serena, então estava contando só com o aprofundamento da relação entre os dois, e não me decepcionei!!! Foi magnifica a forma como tudo foi se encaixando e dando espaço para cada personagem mostrar um pouco mais de si.
    Só eu estou amando cada vez mais Omode a cada episódio que passa?
    Já deu pra perceber que ela tem uma preferência pela Serena e está sempre trazendo o melhor da personagem *L*
    Ela tentou fazer isso com o a Iris também, no episódio em que o Ash tenta capturar o dunsparce( e até o final de XY vamos ter um na equipe. pode apostar!!!) e fez um episódio bem bonitinho, jogando luz sobre a amizade dos dois, pena que tarde demais...

    Uma coisa que gostei nesse episódio foram os itens que apareceram... Acho que já passou da hora de introduzirem essa mecânica no anime e de quebra introduzir mais personagens como o Ramos que baseiem sua estratégia em algo mais que ataque e ataque. Como quando a Ursula usou helping hand e encore contra a Dawn e quase fez a coitadinha chorar de desespero ***L**** #TeLoveUrsula #PobreDeeDee .
    Usar essas estratégias daria muito mais emoção para a liga *L*

    Só duas coisas me incomodaram nesse episódio:
    1º Omode não fazer os rocktes terem uma participação decente e planejar só um ataque de nada para eles no final do episódio.
    2º O MALVADO DO CLEMONT NÃO INCLUIR O DEDENNE NA CAIXINHA DE MÚSICA Ò_Ó pode incluir isso na já grande lista de maldades que esse pequeno gênio já fez u_u
    E depois vem criar banho de eletricidade grátis pros pokémon, puft!!! Se não me engana EvilGlasses...

    No mais, ótimo texto!! E sério, que final poético!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade da Ursula!!!
      A lista de perversidades desse menino 4 olhos só fica maior!
      Estamos de olho, Charles!

      Excluir
  4. Ótimo texto Sir, definitivamente Omode tem feito um ótimo trabalho representando Serena na minha opnião os episódios focados na garota são os mais humanos,além disso tá que o Dedenne não fica com o Clemont nem nada mais porque raios o garoto não adicionou o roedor na caixa de música?
    Como alguém que super apoia amourshipping não tem como eu dizer que não gostei desse episódio, é realmente ótimo quando os roteiristas trabalham o relacionamento dos personagens e esse episódio acima de tudo colocou os holofotes na amizade da Serena e do Ash, eu realmente estou amando XY.
    A Cena em que a Bonnie diz que também queria dar um presente para os Pokémon e em seguida fazendo um desenho todo fofinho só me lembra o quanto eu gosto dela.
    Esse final só me fez ficar mais ansiosa para o próximo charitough do que nunca, e só o fato do xy 60 ter a música de Snowbelle City (Amo muito essa música)
    Mudando um pouco de assunto,eu finalmente cheguei na liga Laranja e caramba vou muito tenso assitir a Liga Indigo as batalhas são tão difíceis de acreditar sem falar na Misty uma garota chatinha, que tudo que faz na série é seguir o Ash e gritar com ele, já na liga laranja como assim um ganásio que para ganhar você deve derrubar latinhas e apostar corridas? tá eu intendo que isso é meio que para mudar um pouco mais me soa tão não Pokémon, de qualquer forma o Tracey também me foi uma grata surpresa ele é um personagem que eu acabei me simpatizando bastante vai ser uma pena quando ele for embora.
    Ótimo Texto Sir (denovo hihi) estarei aguardando ansiosamente o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Omode tem conseguido explorar bem esse lado mais humano e sincero de Serena.

      MARELI COMO VOCÊ NÃO GOSTA DA MISTY??? TTT----TTT
      Ela é minha favorita ♥ E eu adorava esse lado mais duro dela!
      E, sim, o Tracey é um personagem mto bacana. Eu fico com pena do quão pouco ele acabou aparecendo.

      Excluir
  5. Ótimo texto Sir, bem esse é o meu primeiro comentário, só não comentei antes porque esqueci o endereço do meu Gmail e tava com preguiça de criar outro, até agora :p

    Pelo titulo achava que ia me decepcionar com o episódio, mas não! eu ri bastante em diversos momentos, a parte do vendedor oferecendo itens dos jogos pra mim foi melhor (e ele oferece quando o Ash queria algo útil nas batalhas, sinal que essa mecânica seja introduzida no anime?). A animação e a iluminação estava ótimos, pensei que a qualidade ia cair - afinal o ep passado foi de uma batalha de GYM.

    Akemi Omode já está conseguindo conquistar um espacinho no meu coração com episódios assim :3

    PS: Que história é essa do Clemont ter uma lista grande de maldades? O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Nano o/// Seja bem-vind@!
      A lista de maldades de Clemont é uma piada interna que eu iniciei uma vez, comentando sobre algumas atitudes dele que poderiam ser lidas como cruéis e malignas, como ele encorajar Ash a pegar mais Pokémon de Água só para facilitar a luta no Ginásio para si próprio xDD

      Que gracinha todos amando Omode ♥

      Excluir
  6. Haaaaaa bem feito! Eu acompanhei uns Charithoughts antigos e sabia que vc tinha uma tremenda aversão a Serena. Nunca me senti tão orgulhoso de ter acreditado no potencial dela, e assim que terminei o episódio pensei. Se ferrou quem disse que a Serena seria uma personagem tão ruim.
    #amourshipping

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só kkkkkk eu sinceramente fico feliz que o jogo tenha virado e eu finalmente posso sentir alguma simpatia pela Serena. É um sentimento absolutamente mto bem-vindo!

      Excluir
  7. Antes da série XY começar no dia 13 de Outubro, eu já odiava Serena! Pelo simples fato dela gostar do Ash, até porque como todos sabem, para mim a única que merece o amor do Palentiano é Misty e ninguém mais(#PokéShippingForever)! Mas percebi que estava fazendo um péssimo julgamento logo que vi os primeiros episódios! A garota simplesmente me encantou nos 7 episódios iniciais, claro que depois disso ela caiu sobre o abandono dos roteiristas mas com os episódios finais apresentados no ano passado e os episódios desse ano, vejo que ela está voltando e trazendo todo aquele gás que continha quando tudo começou, e estou amando isso! Com o tempo me acostumei com ela, a compreendi, vi quem é... E estou a amando!!! Mesmo não apoiando muito a ideia do AmourShipping... Acho Serena a melhor personagem aceitável para Ash desde Misty! Já que a pobre ruivinha deixou de aparecer no anime lá em 2006! Daí em diante, fez aparições somente em Aberturas, Encerramentos, como isca de uma vara de pescar, em uma foto no especial de Brock, ou teve alguma citação na série, mas dar as caras que é bom, nunca mais S/2 ! Enfim, depois de alguns episódios a desenvolvendo eles trazerem algo como isso foi simplesmente incrível! Não tenho nada a comentar sobre o episódio em questão pois fiquei sem palavras(Menos em Dunsparce, pensa em um Pokémon que me enoja, mas ri muito pela aparição dele)! Super apoio tudo dito nesse texto maravilhoso do Sir Rizadon! Falando em maravilhoso... "Registro feito. Vestido novo. Acessórios para os Pokémon comprados. Serena está completamente pronta. O problema é: que quem não estava pronto… era eu." SIR, VOCÊ RESUMIU PERFEITAMENTE O QUE SENTI AO VER ESTE EPISÓDIO E JÁ SEGUIDAMENTE O PRÓXIMO POIS DECIDI VER OS DOIS NO MESMO DIA!!! Sério, me arrepiei demais com estas palavras, final mais perfeito para um Charithoughts como este toque poético não há! Obrigado por me servir sempre com uma baita criatividade xD !

    ResponderExcluir
  8. Perfeito texto Sir, mas agora está na hora dos meus pequenos pontinhos sobre o EP.

    1- O episódio foi lindo, eu chorei quando vi.
    2- Achei um episódio com o Tripokalon de Serena dublado.
    3- Se quiser eu te passo o nome.
    4- Sim, eu usei metade dos meus pontos para falar de um vídeo.
    5- Serena está mais do que maravilhosa nesse EP, ela quer mesmo conquistar o Ash.
    6- Aquela tal história do Ash e do Clemont está bombando e esse EP não coupera para impedir.
    7- Uau, eu ultrapassei meu recorde de pontinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você conseguiu esse episódio, edulipe? Fiquei curiosíssimo!
      hehehe quebre mais recordes de pontinhos prfvr ;D

      Excluir
  9. Graças a esse texto eu percebi a verdadeira intenção do titulo desse ep, antes eu pensava que era so pra atrair mais audiencia ou algo assim! suas charithoughts sempre descrevem bem todos os detalhes, se tem alguma coisa que eu não percebo em um ep eu descubro aqui ^ ^
    O episodio foi otimo, e muito lindo, e sempre bom um ep de interação dos protagonistas
    Nos episodios finais de "Aventuras em Unova e além" eu perdi praticamente todos os começos dos episodios ja que eu não chegava a tempo da escola pra ver então nao me lembro do ash tentando capturar um dunsparce T.T
    tive uma ótima leitura, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vinicius ^^
      Eu fico feliz de saber que meus textos conseguem aumentar o interesse e abrir a mente dos Pokéfãs da série por detalhes e coisas que eles não tinham visto/ prestado atenção, assim como vcs tbm me ajudam a reparar coisas que eu mesmo não tinha observado antes ^^

      Excluir