segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Desa-Bafo do Dragão #4

A não ser que você tenha viajado pra Marte e só voltado hoje ou que você tenha ficado tão fascinado com Pokémon Go que não se ligou em mais nada, semana passada várias informações sobre o futuro do anime foram liberadas! Entre scans da revista CoroCoro Comic, uma prévia em vídeo e informações divulgadas no site oficial da franquia, Pokémon XY & Z foi apresentado ao público. Embora eu não seja muito fã de especulações, eu tenho sido perguntando com frequência o que eu achei das novidades e o que eu espero daqui pra frente, então por que não aproveitar para mais um Desa-Bafo do Dragão?

De A a Z tudo pode acontecer
Assim como ocorreu com Best Wishes!, a série XY será dividida em duas partes levemente distintas, que se complementam. Se no caso de Best Wishes! Season 2, o objetivo era apresentar a região leste de Unova e aquelas áreas introduzidas pelos jogos Black 2 & White 2, trazendo Pokémon e personagens das outras regiões de volta, como Cynthia, Dawn e Professor Carvalho, XY & Z parece ser marcada pelo momento em que os caminhos de Ash e Alain finalmente vão se cruzar! Não à toa, a nova série terá início no dia 29 de outubro no Japão, claro, com a exibição do especial "Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~4º Ato~" e do episódio "O Nascimento Explosivo de Z! O Que Jaz Oculto em Kalos!!" (vai ser interessante ver como o Brasil lidará com a situação, considerando que os especiais da mega evolução ainda permanecem inéditos por aqui).
Acompanhando a nova fase do anime, diversas novidades curiosas foram anunciadas, como as diversas formas de Zygarde e uma nova transformação para o Greninja de Ash! Devo dizer que logo de cara toda a ideia de Zygarde e suas mutações de longo prazo me deixaram bastante desapontado. Uma forma cachorro? Não fazia o menor sentido! E por que a forma megazord tem esse visual que parece tanto um monstro de isopor de sentai? Porém, ajudou na minha não-rejeição - não-rejeição em oposto a aceitação - ser informado de que elas tinham conexão com os filhos de Loki, o deus da trapaça da mitologia nórdica (que talvez você conheça só pelo personagem da Marvel).

Pra quem ainda não sabe do que eu estou falando, segue uma breve explicação. Segundo o mito nórdico, Loki foi casado com a Jotun (gigante) Angerboda, deusa do medo, e deles três monstruosidades foram geradas: o lobo Fenrir, primogênito de Loki, Jormungand, a terrível serpente de Midgard, e a caçula Hela, que fora banida por Odin a viver no mundo inferior, onde ela passou a governar - e é daí que vem a palavra em inglês para inferno, hell. Hela era facilmente reconhecida por ser metade uma linda mulher, metade um ser em decomposição. São esses três seres que inspiram as formas maiores de Zygarde: a Forma 10% (o cachorro) refere-se a Fenrir, a Forma 50% (o Zygarde que nós conhecíamos) refere-se a Jormungand e a Forma Completa a Hela.
O fato de que essas revelações se referem ao anime e não a um novo jogo também é um detalhe interessante. É claro que um novo jogo está a caminho e XY se tornar XY & Z talvez seja um indicativo de que o antecipado Pokémon Z será mesmo uma realidade, porém é interessante ver a nova série chegando sem acompanhamento de um novo jogo da franquia principal. Best Wishes! Season 2 estreou na semana de lançamento de Pokémon Black & White Versions 2 no Japão. Porém, talvez a mudança seja estimulada pela necessidade de se atrair o público para o desenho, uma vez que os jogos têm vendido muito bem, mas o anime não tem conseguido acompanhar o mesmo sucesso.
A outra revelação bombástica que tivemos foi a aparência diferente do Greninja de Ash, o Greninja-Ash! O mecanismo por trás disso ainda parece extremamente misterioso, mas a animação da transformação no teaser da nova série confirma que não se trata de uma Mega Evolução. Sinceramente, achei toda a ideia um cocô. Por que o Pokémon assume o visual do Treinador, gente? Pra que isso? Eu já acho o visual do Greninja meio zoado por causa da língua - eu não gosto desses visuais nada práticos e tipo POR QUE RAIOS um Pokémon deixaria a própria língua enrolada no pescoço, Arceus? -, então vê-lo com características do Ash implantadas no seu corpo foi demais pra mim - embora eu realmente goste da shuriken atrás dele.

Sobre sua função, pra mim Greninja-Ash serve mais como um prêmio de consolação para o Palletiano: nenhum dos Pokémon em seu time atual é capaz de realizar a Mega Evolução, logo a transformação vem como um meio de lhe dar um substituto com o mesmo efeito ou similar. Se observar, o Palletiano não possui um Mega Bracelete nem nenhum outro Mega apetrecho para realizar a transformação. E essa também é uma das razões pelas quais eu não acredito muito que o Mega Sceptile do pôster seja mesmo o Sceptile do Ash. Embora também seja impossível pra mim cogitar quem poderia ser seu Treinador. Agora, como essas novidades serão trabalhadas no anime?

Mega Evolução, Eis a Questão
Mas antes de falarmos sobre as possibilidades para o futuro, uma breve recapitulação dos eventos até aqui envolvendo Alain e sua trama: sabemos que o jovem Treinador já foi um assistente do Professor Sycamore, inclusive recebendo seu Pokémon Inicial dele. Os dois pareciam ter uma relação ótima, mas que sofreu um rompimento em algum momento e eles perderam contato. Sabemos também que Alain conheceu Lysandre. Após vencê-lo numa batalha, Lysandre decidiu convidar o Treinador para trabalhar com ele em seu projeto para aprender a controlar a energia provinda da Mega Evolução para "propósitos pacíficos". Foi de Lysandre que Alain recebeu seu Mega Bracelete e as pedras necessárias para evoluir seu Charizard em Mega Charizard. Foi também de Lysandre que Alain recebeu a ordem de manter sua missão em segredo, não podendo contar sobre ela nem mesmo para o Professor Sycamore, temendo que sua pesquisa se tornasse pública e atraísse pessoas com más intenções (a causa da separação?).
O trabalho de Alain envolve batalhar diferentes usuários de Mega Evoluções e buscar mega pedras para Lysandre. Cada uma de suas batalhas é monitorada por Lysandre em seu laboratório pessoal, com os níveis de energia de cada após a transformação sendo contabilizados. Em sua jornada, Alain acaba encontrando Steven Stone, o Campeão de Hoenn, cujo fascínio por pedras e rochas o levou a buscar os segredos da Mega Evolução na região de Kalos. Ele e Lysandre possuíam, cada, um enigma que, combinado, revela a existência de um templo que parece ligado às origens da Mega Evolução, ao qual eles vão visitar. Quando os cientistas de Lysandre chegam ao local, cheios de parafernálias para analisar o megalítico, Rayquaza aparece nos céus, mega evolui, destrói o templo e derrota Alain e Steven em batalha. De quebra, o megalítico desaparece. Ainda assim, Lysandre consegue descobrir que existe uma energia com leitura similar à do megalítico que acabaram de encontrar na Cidade de Rustboro, em Hoenn.
Na região longínqua, a energia misteriosa acaba atraindo a presença dos lendários Groudon e Kyogre, que sofrem uma Reversão Primitiva e se tornam Groudon Primitivo e Kyogre Primitivo. Ambos os Pokémon entram em rota de colisão, rumo à fonte da energia rastreada por Lysandre. A situação se torna crítica quando o alvo de ambos os Pokémon é revelado: o megalítico desaparecido, que se materializa no meio do mar. Os lendários lutam pela rocha, enquanto Alain e Steven tentam impedi-los, até que Mega Rayquaza reaparece e consegue derrotá-los. Lysandre aproveita sua oportunidade para pegar o megalítico usando uma unidade sua que estava escondida em Hoenn. A rocha é então levada para seu laboratório aonde ela será pesquisada.
Durante todos esses episódios, a relação entre Steven - Alain - Lysandre fora muito bem estabelecida. O jovem Treinador possui uma confiança cega no seu chefe, que ao mesmo tempo toma decisões extremamente questionáveis, como inserindo seus cientistas sem aviso algum pelas costas de Steven nas duas ocasiões ou pedindo que Alain o vigiasse para conseguir qualquer informação útil dele. Essa confiança excessiva em Lysandre também pode ter sido a razão para a separação entre o Treinador e Sycamore. Além disso, o Campeão de Hoenn sempre teve um pé atrás com o chefe de Alain e ao final do 3º Ato decidiu ir até Kalos com Mairin - a parceira de Alain, que fora deixada para trás depois por ele depois que ele concluiu que não poderia protegê-la dos perigos de sua missão. Mas e agora? Qual o próximo passo?

O Z da Questão
A nova fase do anime terá início na Cidade de Anistar. Não à toa, ela aparece no pôster, junto de seu emblemático relógio de sol. É dito em Pokémon X & Y que o monumento natural que reage quando atravessado pela luz do sol se ergue perante a cidade há mais de 3000 anos. Sua origem não é conhecida e enquanto alguns acreditam que ele tenha vindo do espaço sideral, não dá pra negar que nem caroço nesse angu quando se analisa a coincidência de a história da Arma Suprema de AZ e o surgimento do próprio relógio de sol se darem quase que na mesma época. Além disso, há uma conexão clara entre o relógio e as Mega Pedras. Mas qual será seu papel no anime?
Uma das teorias mais propagadas é a do envolvimento do relógio com a transformação de Greninja - e, sinceramente, é uma que eu espero que se concretize pra justificar o sapo horroroso. Já sabemos que Ash enfrentará Olympia usando Frogadier e Talonflame numa batalha em dupla. É provável que Frogadier evolua durante a batalha para Greninja e então obtenha a nova transformação com o auxílio do relógio de sol - talvez já no episódio seguinte, que é capaz de envolver um confronto com a Equipe Flare. Como a descrição de Greninja-Ash também menciona o forte vínculo existente entre o Pokémon e seu Treinador, algo que justifica até a mudança visual, é possível que ambos sejam colocados em um típico momento de perigo - eles já têm em comum sua tendência a se lançar para proteger os outros - e a energia emanada do relógio provoque a mudança.
As questões que ficam são: como essas transformações ocorreriam? Enquanto existem restrições para a execução de uma mega evolução - o requerimento de se ter as pedras, por exemplo -, o que faria Greninja capaz de realizar sua evolução especial? Será somente a força do vínculo dos dois, com o Pokémon podendo se transformar à vontade? Ou será que ela só ocorreria dentro da área de alcance do relógio de sol - ou Ash teria um item relacionado com o monumento? Também chama atenção o fato de o site oficial fazer questão de apontar que tal transformação só ocorreu uma vez, há muito tempo atrás. Muita gente tem ligado isso diretamente a AZ e seu Floette especial. Enquanto nenhum dos dois tenha aparecido no anime ainda e nenhuma menção sequer tenha sido feita à guerra de 3000 anos atrás, há uma chance de que tais eventos sejam trazidos à tona uma vez que a trama da Equipe Flare finalmente começar. Ou que Lysandre surja dentro de um contexto completamente diferente.
E sim: a Equipe Flare finalmente vai chegar ao anime! Depois de meses de dúvida sobre se o anime realmente usaria a equipe ou focaria apenas em Lysandre, a gangue criminosa de Kalos está pra aparecer. Seu surgimento parece estar ligado às consequências do 4º Ato ou, pelo menos, daquilo que podemos supor que acontece como consequência da obtenção do megalítico por Lysandre. Quais foram os resultados de seu experimento e qual seu objetivo com a pedra? Sabemos que seu foco era o estudo de como manipular a energia liberada pelas Mega Evoluções. Mas com que propósito? O anime nunca nos deu nenhuma pista sobre o objetivo de Lysandre, mas não parece se tratar de manter a beleza elitista do mundo eterna nem matar as pessoas por causa da superpopulação.
Seja como for, é possível que Zygarde seja ao menos parte do grande plano de Lysandre. Ele é o Z do título da nova série e "o nascimento explosivo de Z" não deve se referir a outra coisa a não ser o despertar do lendário Pokémon. Estaria Lysandre interessado em usar o megalítico e/ou o relógio de sol de Anistar para despertar Zygarde e controlá-lo usando suas descobertas com a energia liberada pela Mega Evolução? Eu acredito seriamente que logo de cara devamos ver a Equipe Flare despertando o Zygarde 50%, como o conhecemos. É consenso entre as descrições do lendário Pokémon Dragão Terrestre nas Pokédexes dos jogos a forte conexão entre o Pokémon e o ecossistema.

Agora, qual seria a função desse despertar? Seriam eles capazes de controlar o Pokémon ao seu bel prazer? Conseguiram eles usar o Pokémon destinado a proteger Kalos para fazer o mal a Kalos? Ou essas noções de bem e mal não são tão claras assim? Ou será que o foco seria justamente encontrar o Zygarde e desmantelá-lo usando alguma espécie de arma? Oras, se o Pokémon é formado por pequenas células que se juntam, então é lógico pensar que também dá para separá-las. E qual a melhor forma de começar seu grande plano do mal dentro de uma região do que enfraquecendo o Pokémon destinado a protegê-la? Imagine o que aconteceria se Rayquaza fosse derrotado antes que Groudon e Kyogre começassem a lutar? O mundo ficaria em um perigo ainda mais grave!
Seja como for (capturando Zygarde para usá-lo para o mal ou desmantelando-o em diversos pedacinhos), há uma probabilidade imensa de que ao menos parte da trama de Pokémon XY & Z gire em torno de juntar as Células Zygarde para ir fazendo-o atingir suas formas mais avançadas. Considerando que as informações liberadas dizem respeito ao anime e o processo de transformação foi explicado tanto na CoroCoro como no site oficial, parece ser algo bastante provável. Além disso, considere que Ash só tem mais uma Insígnia pra pegar, Serena mais duas Chaves da Princesa pra ganhar e a próxima geração ainda está longe de sequer um anúncio, imagina lançamento! Eles precisam prolongar a trama de Kalos de alguma forma!
E que desculpa melhor para uma jornada do que juntar as Células Zygarde espalhadas pela região de Kalos? E tanto o pôster como o teaser mostram um Núcleo Zygarde aos cuidados de Bonnie. É fácil imaginar esse Núcleo viajando com nossos heróis - da mesma maneira de Meloetta fizera em Best Wishes! Season 2 -, que passam a não só ter que protegê-lo das Equipes Rocket e Flare, mas também ajudá-lo a ficar mais forte. Não deve demorar então para que ele assuma a Forma 10% e se torne um aliado útil para os Treinadores em sua jornada. A coleção de Zygarde pode ter até o resultado interessante de desencadear uma luta entre dois Zygarde 50%, caso Lysandre decida manter um Zygarde 50% sob seu controle. O derrotado seria absorvido pelo vencedor para o Zygarde Completo finalmente se formar. Eu também não descartaria um Zygarde Completo sendo desmantelado por algum outro motivo logo no começo e então ambos Ash e cia e a Equipe Flare numa jornada para recuperar as Células perdidas.
Há ainda outras questões: caso Lysandre realmente faça algum movimento chocante logo de cara, nós veríamos uma Kalos afetada pelo caos? Isso não é algo no qual eu aposto muito pela resistência que Pokémon tem em ousar de verdade, mas certamente seria interessante se o anime nos permitisse, por vários episódios, uma jornada por uma região mergulhada pelo caos que sente, paulatinamente, os efeitos do ecossistema abalado. Ver nossos heróis encontrando Treinadores e ajudando moradores de Kalos que sofrem a consequência do primeiro movimento de Lysandre daria uma trama realmente interessante.
Além disso, qual função Alain exercerá? O surgimento da Equipe Flare marcará o fim de sua parceria com Lysandre ou o vilão continuará manipulando o garoto, sem revelar as cartas que possui nas mãos? Além disso, será que o anime tomaria a ousadia de dividir o tempo de seus episódios mostrando a jornada de Ash e a jornada de Alain em paralelo? Será que ele também coletaria Células Zygarde? E veremos uma batalha entre ele e Ash? Os dois ficarão amigos? Será que ao final Ash finalmente se tornaria um Treinador capaz de realizar a Mega Evolução? Ele enfrentará Malva. Estará ela aliada a Lysandre - assim como nos jogos? Estaria o anime pronto para nos dar o primeiro Elite vilão? Algum dia veremos nosso tão sonhado confronto de Mega Charizard Y VS Mega Charizard X?
E como outros personagens (Professor Sycamore, Sawyer, Steven Stone, Shauna, Tierno, Trevor…) serão somados à essa equação? Como será o reencontro de Mairin e Alain - aparentemente, bem dramático, pelo trailer? Veremos o encontro dos dois Chespin? Além disso, o site oficial japonês parece indicar que Serena não poderá concorrer à Rainha de Kalos com três Chaves da Princesa apenas, mas que após ela pegar as três da classe de novatos, ela teria ainda que competir nas Exibições de Classe Mestra - outra forma ótima de esticar o anime por mais tempo. E o que Ash faria até o dia de lutar por sua oitava Insígnia? Noivern está no pôster. Seria essa a prova de que - como diz um amigo meu - Dragão é o novo Inseto? Ou será que veremos um treinamento de verdade ocorrendo pra variar?

Seja como for, Pokémon XY & Z chega já mês que vem no Japão! E como estão suas expectativas para a nova fase do anime? Quais suas teorias loucas? Compartilhe com a gente nos comentários. E que XY & Z não repita os erros de Episode N, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário