quarta-feira, 3 de março de 2021

Quem são os roteiristas de Pokémon?

Geralmente, quando se fala de roteiristas em Pokémon costuma-se tratar o grupo como um coletivo. Mas quem são os membros desse coletivo e como isso foi mudando ao longo dos anos? Quais roteiristas ficam responsáveis por quais episódios?

Este é assunto que eu amo e sempre quis escrever sobre ele, então, sem mais delongas, vamos começar!

Takeshi Shudo

Total de episódios roteirizados: 19

Episódios de destaque: "OS 001 - Pokémon, Eu Escolho Você!", "OS 002 - Emergência Pokémon! (Batalha! O Centro Pokémon!)", "OS 009 - A Escola dos Golpes Duros (O Manual da Vitória Pokémon)", "OS 136 - O Desejo Ardente de Charizard (O Vale dos Charizard! Até o Dia em Que nos Encontraremos Novamente!)" e "OS 233 - Quem Deve Paga (Equipe Rocket e Delibird!)".

Outros trabalhos em Pokémon: "Pokémon - O Filme: Mewtwo Contra-Ataca", "Pokémon - O Filme 2000: O Poder de Um", "Pokémon 3: O Feitiço dos Unown" e "Pokémon: A Volta de Mewtwo".

Apesar de ser o roteirista da série original com o menor número de créditos, Takeshi Shudo é provavelmente o mais famoso dessa lista. Shudo foi o responsável pela adaptação de Pokémon do videogame para a TV. Ele roteirizou os dois primeiros episódios da série, que estabeleceram esse universo e os dois primeiros filmes para cinema que fizeram sucesso mundial e quebraram recordes de bilheteria. Apesar de o anime ser voltado para o público infantil, Shudo queria abordar alguns temas mais adultos que foram vetados pelos produtores.

Após deixar Pokémon por uma série de razões que vão desde frustrações com o trabalho a problemas de saúde (ele foi internado várias vezes enquanto trabalhava na série por conta do seu alcoolismo), Shudo montou um blog onde detalhou como foi o seu trabalho com a franquia. Ele contou que não gostava de Ash e queria que o personagem saísse do anime, também não era um fã de Misty e que ela só estava ali porque era importante ter uma personagem para o público feminino. Ele também conta sua batalha para manter a Equipe Rocket - seus filhos do coração - no anime em Advanced Generation, quando levantou-se a hipótese de removê-los da série ao fim da jornada por Johto.

Shudo ainda contou que criou o Lugia porque, na época em que trabalhava em Pokémon - O Filme 2000, a Nintendo, the Pokémon Company e a Game Freak estavam muito ocupadas lidando com a crise do episódio do Porygon e sequer sabiam se o filme seria mesmo feito. Shudo relatou que ficou surpreso ao ver o Pokémon que ele criou incluído nos jogos - e, até hoje, Lugia é o único Pokémon oficial que se tem notícia que não foi criado pela Game Freak. Shudo também comentou que quando desenvolveu o guardião dos mares, sua intenção era que fosse uma criatura feminina e ficou bastante decepcionado quando decidiram dar a ele uma voz masculina no filme, apesar de seus protestos, e o fizeram tipo Psíquico/Voador e sem gênero nos jogos.

Entre outras frustrações de Shudo, estão o fato de que sua ideia original para Pokémon 3 (que era sobre um fóssil de tiranossauro que era encontrado, ganhava vida e começava a se deslocar para um lugar não revelado, abalando a comunidade de pesquisadores Pokémon que não saberiam do que se tratava) foi vetada pelos produtores. O diretor Kunihiko Yuyama já tinha trabalhado numa animação fracassada que envolvia um carro desgovernado se movimentando sozinho pela cidade e tinha medo dessa ideia de Shudo. O roteirista então teve que trabalhar novo texto às pressas, utilizando os novos Pokémon (Entei e Unown) que a Game Freak lhe entregou muito tardiamente. Enquanto ainda trabalhava no filme, Shudo acabou sendo hospitalizado mais uma vez e o roteirista Hideki Sonoda, que trabalhava nos curtas-metragens para cinema, foi chamado para finalizar o filme. Apesar de apenas Shudo levar crédito pelo texto do filme, ele reclamou que Sonoda mudou coisas que ele havia escrito (especialmente o final) e isso o deixou muito infeliz. Shudo batizou a personagem Molly de Mii em Pokémon 3 em parte como homenagem à sua filha, que era apelidada de Mii.

Takeshi Shudo também é o grande responsável pela criação dos membros da Equipe Rocket: Jessie, James e Meowth. Ele até mesmo participou da seleção do elenco responsável por dar voz ao trio no Japão e que fez questão de escolher atores capazes de improvisar porque ele queria que os três tivessem essa liberdade de brincar com seus papéis, mas lamenta que seus colegas nunca souberam dar esse espaço para os atores criarem muito e transformavam a maioria das aparições do trio de antagonistas em repetições sem inspiração. Ah! E ele não era um fã de batalhas Pokémon e criticou o número grande de batalhas que ocorreram durante a saga da Liga Johto, dizendo que se recusava a escrever esses episódios e usava a liberdade que lhe davam para escrever os episódios que ele realmente queria. Shudo deixou o anime ao fim da série original e seu último trabalho foi o episódio "OS 246 - Iluminem Tudo! (A Compreensão de Slowpoke! A Compreensão de Ash!)", exibido no Japão em 2002.

Apesar de não ter conseguido fazer tudo o que queria na série para a TV, a visão que Shudo tinha para o anime pode ser vista nas duas romantizações que ele escreveu e foram lançadas entre 1997 e 1999, Pocket Monsters: The Animation, focando no começo da jornada de Ash e os primeiros desafios da sua jornada. No texto, Shudo promove Joy para médicas, corrige inconsistências de episódios que ele não escreveu, detalha melhor o contexto social do mundo Pokémon, em especial Cidade de Pallet (muita pobreza, muito crime), fala mais sobre o trabalho dos Líderes de Ginásio (muita corrupção), diz que Brock e seus 20(!!!) irmãos tiveram nove(!!) pais (muitos pais) e estabelece que Treinadores de 10 anos já são adultos que podem ser presos e é fortemente sugerido que até se relacionar sexualmente (muito sexo) - a própria Sra. Ketchum casou cedo e teve Ash aos 19 anos, sendo abandonada logo em seguida pelo marido (muito abandono). Por causa das grandes divergências que possui com eventos dos episódios da série, o material não é considerado canônico e mais parece uma fanfic escrita por algum edgelord da Internet, mas por ter vindo de Shudo, é tratado com grande reverência pelos fãs, alguns dos quais se empenharam em traduzi-las ao longo dos anos e você pode ler uma delas, em inglês, aqui. Shudo também pretendia lançar uma novelização do seu roteiro original para o terceiro filme, em que revelaria qual era o destino final do fóssil animado, porém isso acabou nunca se concretizando.

Em Pokémon, Shudo trabalhou ao lado do diretor Kunihiko Yuyama. Os dois repetiram a parceria que haviam iniciado em Magical Princess Minky Momo, exibido no Japão entre 1982 e 1983, que fora criado por Shudo e dirigido por Yuyama. De fato, o dois gostavam tanto de trabalhar juntos que Yuyama também fez os storyboards para o episódio "OS 072 - Vá para Hollywood, Meowth (O Abecedário de Meowth)", que era muito importante para Shudo pois contava como o Meowth aprendeu a falar - e é um dos mais marcantes da série até hoje. Ele morreu em 29 de outubro de 2010 aos 61 anos de hemorragia subaracnóidea, doença do qual o alcoolismo é um dos fatores de risco. Mais de 20 anos depois, seu legado permanece vivo e ele ganhou dois créditos póstumos em filmes de Pokémon. O primeiro por Pokémon, O Filme: Eu Escolho Você e o segundo por Pokémon: Mewtwo Contra-Ataca - Evolução, já que ambos foram feitos a partir de seus roteiros originais.

Atsuhiro Tomioka

Total de episódios roteirizados na série original: 54.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 37.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 62.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 22.

Total de episódios roteirizados em XY: 32.

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 26.

Total de episódios especiais roteirizados: 10.

Episódios de destaque: "OS 003 - Ash Pega um Pokémon (Pegue o Pokémon!)", "OS 051 - O Jardim Misterioso do Bulbasaur (O Florido Jardim Misterioso de Bulbasaur)", "OS 107 - Fica Frio, Charizard (Charizard! Eu Escolho Você!!)", "OS 114 - Que Venha o Dragonite (A Batalha Final! Dragonite Aparece!!)", "OS 272 - Não Dá pra Vencer o Calor! (Confronto entre Rivais! Blastoise VS Charizard!!)", "AG 035 - Vencer ou Perder, Empatar Nunca! (May! O Primeiro Desafio num Concurso Pokémon!!)", "AG 153 - Táticas Teatrais!! (Cúpula da Batalha! A Fusão de Fogo e Água!!)", "AG 182 - Canalizando a Zona de Batalha (May VS Drew! A Batalha Final!!)", "DP 001 - Seguindo na Viagem de Estreia! (Partindo em Jornada! Da Cidade de Twinleaf para a Cidade de Sandgem!)", "DP 051 - A Chama da Glória! (Chimchar VS Zangoose! A Batalha do Destino!!)", "DP 079 - Estratégia com Sorriso! (Luta Decisiva! Dawn VS May!!)", "DP 102 - O Escudo! (Batalha no Ginásio de Hearthome! VS Fantina!!)", "DP 188 - Quebrando o Gelo! (A Conclusão da Batalha de Rivais! Ash VS Paul!!)", "DP 191 - Lembranças São Feitas de Alegrias! (Lembranças São Pérolas! Amizades São Diamantes!!)", "BW 001 - Na Sombra de Zekrom! (Para a Região de Unova! A Sombra de Zekrom!!)", "XY 001 - Kalos, Onde Sonhos e Aventuras Começam! (Chegamos à Região de Kalos! O Começo do Sonho e da Aventura!!)", "XY 044 - Confronto no Ginásio de Shalour! (Luta no Ginásio de Shalour! Pikachu VS Mega Lucario!!)", "XY 060 - Estreando na Exibição! (Almejando se Tornar Rainha de Kalos! A Grande Estreia de Serena!!)", "XY 136 - Formando uma União Perfeita! (Zygarde Revida! A Batalha Final por Kalos!!)", "SM 021 - Uma Jornada Termina e Outra Começa! (É Hora do Litten Partir!)", "SM 043 - Quando Regiões se Enfrentam! (Batalha de Ginásio! Movimento Z VS Megaevolução!!)", "SM 120 - O Resgate de Kyogre! (Vitória Fisga um Kyogre?!)", "SM 143 - Surpresas Ardentes! (Conclusão! Incineroar VS Torracat!!)", "PM 014 - Batalha de Reide nas Ruínas! (A Primeira Visita à Região de Unova! Batalha de Reide nas Ruínas!!)", "PM 018 - Destino: Coroação! (Ash Participa! O Campeonato da Coroação Mundial!!)".

Outros trabalhos em Pokémon: "Pokémon, o Filme: Hoopa e o Duelo Lendário", "Pokémon, o Filme: Volcanion e a Maravilha Mecânica" e o curta "Pikachu, para que Serve esta Chave?"

Se você acompanhou meu blog em algum momento, deve saber que Atsuhiro Tomioka é o meu roteirista favorito de Pokémon - e até hoje eu não entendo por que ele não tem uma página decente na Bulbapedia dedicada a ele. Desde o seu episódio de estreia, fica visível que ele é ótimo em escrever batalhas (Caterpie vs Koffing e Ekans é incrível!). Ele é um dos roteiristas que mais trabalharam na série e leva crédito por alguns dos episódios favoritos de muitos fãs. Quando você olha o histórico de episódios de Tomioka, dá pra notar que desde Advanced Generation, por exemplo, ele começou a adotar certas narrativas para contar ao longo de diversos episódios, dando um sensação de continuidade que faltava na série original.

Ele foi o principal responsável por escrever os Concursos Pokémon de May e sua rivalidade com Drew. Sua paixão por esse tipo de competição era tão grande que ele também escreveu 9 dos 10 episódios de Grandes Festivais que tivemos no anime! Em Diamond & Pearl, ele assumiu a construção da série e isso fez com que ele trabalhasse mais do que em qualquer outra saga. Além do arco de Dawn e Zoey, ele também assumiu toda a história da rivalidade de Ash e Paul envolvendo Chimchar, e o arco da Equipe Galáctica! De fato, sua dedicação ao anime foi tanta que ele escreveu 32,8% do total dos episódios da série nessa época sozinho (contra 12,8% dos empatados em segundo lugar) - e seu cansaço na reta final já era visível e compreensível.

Em Best Wishes!, ele ainda deteve sua posição de construção da série, mas foi bem menos atuante, deixando para os outros roteiristas a condução da maioria dos episódios - e essa falta de cuidado pode ter sido um dos causadores de esta ser a menos favorita de muitos. Ele voltou a se dedicar mais no arco XY, mas mostrou que aprendeu a delegar! Enquanto ele foi o principal responsável pelo arco da Equipe Flare e Alain e a maioria das batalhas de Ginásio de Ash, ele começa a desenvolver a história de Serena, mas logo passou a bola para sua colega Akemi Omode.

O resultado disso é que Tomioka pôde ter mais fôlego para os episódios finais - compara a diferença da resolução do drama de Greninja e a última excelente batalha de Ginásio de Kalos com a conclusão preguiçosa do descontrole de Infernape. Tomioka encerrou sua trajetória como roteirista principal do anime com louvor ao final de XY e permaneceu no anime durante as séries Sun & Moon e Jornadas. Em Alola, seu foco foi o arco de Litten e também escreveu os episódios finais da missão de resgate de Samina (Lusamine) no Ultraespaço.

Durante XY, quando os filmes de Pokémon começaram a sofrer fracassos seguidos no cinema, Tomioka foi colocado para roteirizar os filmes da série e daí surgiram Pokémon, o Filme: Hoopa e o Duelo Lendário e Pokémon, o Filme: Volcanion e a Maravilha Mecânica, mas nenhum dos dois foi um sucesso de bilheteria e ele foi logo retirado desse fronte também.

Hideki Sonoda

Total de episódios roteirizados na série original: 33.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 04.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 03.

Total de episódios roteirizados em XY: 06.

Total de episódios especiais roteirizados: 03.

Episódios de destaque: "OS 004 - O Desafio do Samurai (O Desafio do Garoto Samurai!)", "OS 012 - Aí Vem o Esquadrão Squirtle (O Esquadrão Squirtle Aparece!)", "OS 050 - Quem Vai Ficar com Togepi?", "OS 063 - A Batalha da Insígnia (Ginásio de Viridian! A Última Insígnia!)", "OS 081 - Amigo ou Inimigo (Estádio de Índigo! VS Ritchie!)", "OS 110 - Pokémon Encrenca em Dobro (Batalha de Duplas! O Último Ginásio!!)", "OS 128 - O Resgate de Chikorita (A Teimosa Chikorita!!)", "OS 260 - Pegue-me Se Puder! (Protejam o Ovo! A Vida Que Nasceu na Tormenta!)", "OS 266 - A Mãe de Todas as Batalhas! (Tyranitar e Larvitar!)", "OS 275 - A Gente Se Vê Depois! (Adeus… E Então, Partindo Numa Jornada!)", Problemas em Cerulean (A Revanche no Ginásio de Cerulean).

Outros trabalhos em Pokémon: os curtas "As Férias de Pikachu", "Pikachu ao Resgate", "Pikachu e Pichu", "Pikachu e a Banda Pokémon" e os filmes "Pokémon 3 - O Feitiço dos Unown", "Pokémon 4 - Viajantes do Tempo - Celebi, a Voz da Floresta", "Heróis Pokémon", "Pokémon 6 - Jirachi, o Realizador de Desejos", "Pokémon 7 - Alma Gêmea", "Pokémon - Lucario e o Mistério de Mew", "Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar", "Pokémon - O Pesadelo de Darkrai", "Pokémon - Giratina e o Cavaleiro do Céu", "Pokémon - Arceus e a Joia da Vida", "Pokémon - Zoroark: Mestre das Ilusões", "Pokémon, o Filme: Preto - Victini e Reshiram", "Pokémon, o Filme: Branco - Victini e Zekrom", "Pokémon, o Filme: Kyurem Contra a Espada da Justiça", "Pokémon, o Filme: Genesect e a Lenda Revelada", "Pokémon, o Filme: Diancie e o Casulo da Destruição".

Hideki Sonoda faz parte do time de roteiristas originais do anime, mas ficou mais conhecido como o roteirista dos filmes da série, após a saída de Takeshi Shudo da função. Ao todo, foram 15 filmes com texto de Sonoda (se contar os filmes Preto e Branco como filmes separados e desconsiderando a finalização do roteiro de Pokémon 3 que ele fez). Já no anime, ele é notório por ter escrito o episódio de nascimento e partida de Larvitar, a despedida de Misty e sua tomada do Ginásio de Cerulean, e três famosos episódios banidos da série: "OS 018 - (Feriado em Aopulco)", OS 035 - (A Lenda de Dratini) e "OS 065 - Feriado a La Jynx (O Natal de Jynx)".

Durante a série XY, Sonoda foi retirado da função de roteirista dos filmes e ganhou a oportunidade de escrever o último curta para cinema estrelado por Pikachu para se despedir. Nessa época, ele também roteirizou o capítulo "XY 078 - Luzes! Câmera! Pikachu!/ Como Fazer um Filme de Pikachu - Prontos… Ação!/ Rápido e Rasteiro! Bravo e Forte! Super-Pikachu!/ Os Mais Divertidos Micos de Gravação de Super-Pikachu! (Pikachu se Torna um Astro!? Sua Estreia em Filme!!/ Como Fazer Pikachu o Filme! Preparar! Ação!!/ O Herói do Trovão! Super Pikachu!!/ Os Emocionantes Erros de Gravação Premiados de Pikachu)", que é uma produção bem diferente do usual sobre um cineasta querendo fazer um filme sobre Pikachu, o que lhe permitiu explorar um pouco sua experiência nos bastidores das animações para cinema. Sonoda foi um dos roteiristas demitidos ao fim de XY e sua última colaboração para a franquia foi o episódio "XY 125 - Sua Própria Liga! (Começa a Liga Kalos! Batalha de Mega Charizard - X VS Y!!)".

JUNKI TAKEGAMI

Total de episódios roteirizados na série original: 46.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 23.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 24.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 26.

Total de episódios roteirizados em XY: 15.

Total de episódios especiais roteirizados: 07.

Episódios de destaque: "OS 005 - Exibição na Cidade de Pewter (A Luta no Ginásio de Pewter)", "OS 011 - Charmander, o Pokémon Perdido", "OS 022 - Abra e o Show de Paranormais (Abra! O Confronto Paranormal!)", "OS 046 - O Ataque dos Pokémon Pré-históricos (Ressurreição!? Os Pokémon Fósseis!)", "OS 052 - Princesa Contra Princesa (Luta Feroz! O Festival de Garotas Pokémon!)", "OS 048 - Sagrado Matrimônio! (Growlithe e James)", "OS 059 - Pânico no Vulcão (Batalha Decisiva! O Ginásio de Cinnabar!)", "OS 131 - A Ignorância é uma Blissey (Blissey é uma Enfermeira Feliz!)", "AG 001 - Tudo Começa na Estrada (Uma Nova Terra! Uma Nova Aventura!!)", "AG 191 - Mais uma Vez Cambaleando (Ash VS May! A Última Batalha!!)", "DP 073 - Destinos Cruzados (Adeus, Dustox!)", "DP 083 - Chegando com Estilo! (Coleção Hearthome! O Caminho para Se Tornar uma Estilista Pokémon!!)", "BW 050 - Ofuscando o Ginásio de Nimbasa! (Ginásio de Nimbasa! Uma Batalha de Choque Elétrico de Esplendor!!)", "BW 077 - No Fogo da Evolução! (Lembranças Flamejantes! Tepig VS Emboar!!)", "BW 141 - Tudo de Bom até o Nosso Próximo Encontro! (Best Wishes! Até o Dia em que nos Encontraremos Novamente!!)", "XY 085 - Revitalizando um Espírito Enfraquecido! (Um Galho Partido - Um Coração Partido! Os Fortes Sentimentos de Braixen!!)".

Outros trabalhos em Pokémon: os curtas "Pokémon Aventura em 3D: Encontre Mew!" e "O Carnaval Fantasma de Pikachu".

Junki Takegami tem uma tragetória curiosa com Pokémon: na série original, ele foi o responsável por alguns dos episódios mais memoráveis - e também mais dramáticos - da série, como as histórias de Brock, Charmander e Sabrina. Ele também foi um dos primeiros roteiristas a escrever múltiplos episódios contando a história de um mesmo personagem, guiando Charmander até sua transformação em Charizard e sua primeira batalha de Ginásio pós-evolução. 

Ele também parecia ser um dos roteiristas que mais seguia algumas das ideias de Takeshi Shudo sobre batalhas, com Ash ganhando suas Insígnias de Pewter e Saffron não pela vitória no combate em si, mas por fatores externos. Todavia, isso parece ter mudado drasticamente depois que ele escreveu a batalha no Ginásio de Cinnabar que é lembrada até hoje!

E apesar de ter escrito alguns dos episódios mais memoráveis de Jessie e alguns dos meus favoritos de Diamond & Pearl, como o da Coleção Hearthome, seu trabalho em Pokémon foi se tornando cada vez mais oscilante em qualidade com o passar do tempo, com alguns dos momentos mais frustrantes de Best Wishes! - como o Ginásio de Nimbasa e a despedida de Cilan e Iris - sendo de sua autoria. Sua última contribuição para Pokémon foi durante a série XY, com o filler sem inspiração "XY 111 - Merecer Algum Respeito! (Esquerda e Direita! O Binacle Indeciso!!)".

YUKIYOSHI OHASHI

Total de episódios roteirizados na série original: 54.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 24.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 25.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 27.

Total de episódios roteirizados em XY: 21.

Total de episódios especiais roteirizados: 07.

Episódios de destaque: "OS 007 - As Flores Aquáticas da Cidade de Cerulean", "OS 015 - A Batalha a Bordo do St. Anne", "OS 021 - Adeus, Butterfree", "OS 027 - Soneca Hipnótica (Hypno e o Hipnotismo Pokémon!)", "OS 045 - A Canção de Jigglypuff (Cante! Jigglypuff!)", "OS 061 - A Sereia Misty (Ginásio de Cerulean! A Batalha Subaquática!!)", "OS 079 - O Difícil Quarto Turno (O Campo de Grama! O Inimigo Inesperado!)", "OS 106 - Arranjando Encrenca (Pikachu VS Meowth!?)", "OS 148 - Os Truques do Negócio (Wobbuffet e o Encontro de Trocas de Pokémon!!)", "OS 200 - O Inconsolável Brock (Nidorino e Nidorina! O Dia Cor-de-Rosa de Brock!?)", "OS 222 - O Mistério Já Era (O Misterioso Pokémon X!)", "AG 039 - A Gincana Maluca! (Cante! A Mansão dos Truques Pokémon!!)", "AG 132 - O Time do Esquema (Scott e a Batalha da Fronteira!)", "DP 008 - O Ginásio de Perna Curta! (O Croagunk do Ginásio Misterioso!)", "DP 080 - Achado Não é Roubado! (Yanma! A Estratégia de Captura!!)", "BW 017 - Scraggy Nasceu pra Ser Selvagem! (O Bruto Que Veio de um Ovo!)", "BW 092 - Ash, Iris e Trip: O Lugar dos Três é Aqui! (Ash, Iris e Trip! As Batalhas Finais!!)", "BW 107 - A Arma Secreta de Cameron! (Ash VS Cameron! A Arma Secreta - Hydreigon!!)", "XY 004 - Uma Amizade Chocantemente Fofa! (Pikachu e Dedenne! Chamego!!)", "XY 029 - Heróis Amigos ou Inimigos? (Ta-da! Um Ash Falso Aparece!!), "XY 033 - Um Chamado Além da Aura! (Corações Que Chamam Um ao Outro! Vá Além da Aura!!)", "XY 056 - Ponto para o Goomy! (Dedenne Faz o Seu Melhor! Tudo por Goomy!!)"

Outros trabalhos em Pokémon: os curtas "Pikachu’s PikaBoo", "O Acampamento sob o Céu Estrelado de Pikachu", "Gotta Dance!", "A Ilha de Travessuras do Pikachu", "O Clube de Exploração do Pikachu", "A Estranha Aventura Fascinante de Pikachu", "Cante, Meloetta - A Busca pelas Frutas Rinka" e "O Recital Cintilante de Meloetta".

Apesar de ser um roteirista bastante versátil, Ohashi encontrou seu maior sucesso em Pokémon escrevendo episódios de humor focados nos monstrinhos. Não é à toa que ele praticamente substituiu Sonoda como roteirista dos curtas de Pikachu depois que este foi roteirizar os longas-metragens da série. A capacidade de Ohashi de dar personalidades marcantes para os Pokémon fez com que ele se tornasse especialista em introduzir Pokémon ladrões de cena, como Psyduck, Jigglypuff, Wobbuffet, Croagunk, Scraggy e Dedenne. Ele também é o responsável por tornar um Bellsprout uma das maiores ameaças da Liga Índigo!

Além disso, ele foi um dos roteiristas que começou a explorar a Equipe Rocket como vilões que representavam uma ameaça. Primeiro com o ataque ao St. Anne na série original e, anos depois, com os três episódios de Lugia nas Ilhas dos Redemoinhos, marcando uma das primeiras vezes que um roteirista de Pokémon escrevia três episódios seguidos como parte de uma única história - inclusive o fato de Lugia aparecer com um filhote era uma alusão ao conceito de seu colega Takeshi Shudo de que o Pokémon lendário seria do sexo feminino e também uma surpresa para Shudo, que não sabia dos episódios até vê-los. Seu trabalho de despedida no anime foi o esquecível "XY 124 - O Festival de Engenhoca! (Calor Escaldante no Festival de Engenhoca!)".

Shoji Yonemura

Total de episódios roteirizados na série original: 31.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 25.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 28.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 29.

Total de episódios roteirizados em XY: 19.

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 23.

Total de episódios especiais roteirizados: 07.

Episódios de destaque: "OS 133 - Ash Ganha a Insígnia Zephyr (Ginásio de Violeta! A Batalha nos Céus!!), "OS 154 - Batalhas Quentes! (Skarmory VS Cyndaquil! As Asas de Aço!!)", "OS 173 - O Jogo do Poder! (Umbreon! A Batalha na Calada da Noite!!)", "OS 226 - A Força de Steelix! (Ginásio de Olivine! VS Steelix!!)", "AG 033 - O Poder Floral! (Um Rival para May! O Treinamento Especial para o Concurso Pokémon!!), "AG 130 - Escolha ou Perca (Confronto Entre Rivais! VS Morrison!), "AG 189 - Reunindo a Gangue dos Quatro! (Os Primeiros Pokémon! A Última Batalha!!), "DP 020 - Caçadora de Pokémon! (A Caçadora Pokémon J!), "DP 068 - Uma Chance Tripla! (Ginásio de Veilstone! Lucario VS Buizel!!)", "DP 184 - A Vitória do Paul Sobre o Barry! (A Terceira Rodada da Liga Sinnoh! Paul VS Barry!!), "BW 014 - Uma Noite no Museu da Cidade de Nacrene! (Cidade de Nacrene! A Aventura no Grande Museu!!), "BW 034 - Iris e Excadrill Contra a Exterminadora de Dragões! (A Exterminadora de Dragões Aparece! Iris e Excadrill!!)", "BW 042 - Grande Final no Clube de Batalha - Um Heroico Resultado! (A Batalha Don Decisiva! Ash VS Iris!!)", "BW 120 - Ash e N! Um Choque de Ideais! (As Ruínas Brancas! Ash VS N!!)", "XY 009 - Clemont Tem um Segredo! (Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!)", "XY 031 - A Caverna dos Espelhos! (Caverna dos Reflexos! Ash e o Ash do Outro Lado do Espelho!?)", "XY 139 - Encarando a Necessidade de Muitos! (Adeus, Ash-Greninja! Xerosic Contra-ataca!!)", "SM 035 - Desafios e Sabores! (Uma In-curry-vel Batalha! A Dança de Lurantis!!)", "SM 042 - Alola, Kanto! (Um Alola em Kanto! Brock e Misty!!)", "SM 090 - Protegendo o Futuro! (Conecte-se ao Futuro! A Lenda do Reluzente!!)", "SM 101 - Amizades Paralelas! (Dispare! O Gigavolt Destruidor Duplo da Amizade!!)", "SM 115 - O Agente da Destruição! (Guzma, o Imperador da Destruição!)", "PM 002 - Lendário? Sim! Amigos? Sim! (Eles Vão de Lugia, Ash e Goh!)", "PM 012 - Batalha de Titãs! (Batalha Dinamax! Leon, o Maior de Todos!!)", "PM 044 - Espada e Escudo: “Daqui Até Eternatus!” (Espada e Escudo III: Eternatus)".

Outros trabalhos em Pokémon: "Pokémon, o Filme: Eu Escolho Você".

Shoji Yonemura foi um dos últimos roteiristas a entrar para a equipe original de Pokémon e seu episódio de estreia, "OS 066 - Perdidos na Neve! (Onix como Bivaque)", causou uma excelente primeira impressão com uma cena que se tornou instantaneamente icônica (eu sempre me emociono com os Pokémon de Ash brigando para ficarem fazendo companhia a ele na caverna de gelo). Apesar disso, ele só foi se tornar um colaborador mais frequente na série durante a jornada em Johto.

E se o grande diferencial dessa jornada era ter batalhas de qualidade, isso é em grande parte graças a Yonemura, que escreveu quatro das oito batalhas de Ginásio da região (Falkner, Bugsy, Jasmine e Clair). O roteirista também parecia ser bem afeiçoado a Cyndaquil nessa época, escrevendo sua captura e arco para dominar suas chamas, e dando-lhe importância em diversas batalhas. Já na Batalha da Fronteira de AG, ele escreveu os confrontos contra Lucy, Anabel e todas as batalhas de Ash contra Brandon, incluindo o episódio de retorno do trio de Kanto.

Em DP, ele também escreveu alguns dos meus favoritos, como o episódio que salienta as diferenças entre Ash e Paul, a introdução da Caçadora J, o Pikachu vs Raichu da vez, a evolução de Gligar e o "DP 142 - Onde Nenhum Togepi Jamais Esteve! (O Pior Togepi de Todos os Tempos!), um dos meus episódios de humor favoritos. E ele continuou fazendo contribuições consistentes para o anime nas três séries seguintes, o que fez com que ele fosse um dos únicos roteiristas da velha guarda a continuar em Sun & Moon, onde ele escreveu os quatro episódios do arco de Necrozma. Ele também foi incubido de roteirizar Pokémon, o Filme: Eu Escolho Você e atualmente ocupa a importante posição de construtor da série em Jornadas Pokémon. Nessa função, ele tem se dedicado a estabelecer Goh como um personagem bem singular e cheio de camadas. Yonemura ainda fez história nos o ousado "PM 032 - Uma Viagem pelo Tempo! (Celebi - Uma Promessa Atemporal!)", marcante não apenas por sua história bastante íntima e delicada, mas também por ser o primeiro episódio regular (de outros que virão?) sem a presença de Ash e Pikachu.

Shinzo Fujita

Total de episódios roteirizados na série original: 39.

Total de episódios roteirizados em Advanced Generation: 25.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 27.

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 29.

Total de episódios roteirizados em XY: 23.

Total de episódios especiais roteirizados: 04.

Episódios de destaque: "OS 082 - Amigos até o Fim (Liga Pokémon! A Batalha Final!)", "OS 155 - Amor ao Estilo Totodile (Dance, Totodile! Faça os Passinhos do Amor!)", "OS 238 - A Fúria da Inocência (A Fúria do Gyarados Vermelho!)", "AG 134 - Uma Verdadeira Ajuda do Cleffa (Montanha da Lua! Cleffa, Clefairy e Clefable!!), "DP 045 - O Dia da Caça! (O Retorno da Caçadora J! Protejam os Shieldon!!), "DP 071-072 - O Patrulheiro Pokémon e o Riolu Sequestrado! (Pokémon Ranger! O Riolu Que Controla a Aura!!)", "DP 101 - Barry Botando pra Quebrar! (O Treinador Rival Barry Aparece!)", "DP 156 - Uma Ascensão Meteórica! (Gible e o Meteoro do Dragão!!)", "BW 002 - Entram Iris e Axew! (Iris e Axew!)", "BW 005 - Três Líderes, Três Ameaças! (Ginásio de Striaton! VS Pansear, Panpour e Pansage!!)", "BW 025 - Emolga, a Irresistível! (Cuidado com a Carinha Fofa! Paralisados por Emolga!!)", "BW 028 - O Caminho de uma Mestra de Dragões! (O Caminho para Se Tornar uma Mestra de Dragões! Axew VS Druddigon!!)", "BW 101 - Drayden Contra Iris: Passado, Presente e Futuro! (Ginásio de Opelucid!! Iris VS Drayden!!)", "XY 006 - Batalhando em Gelo Fino! (Uma Batalha Decisiva no Gelo! Pikachu VS Vivillon!!)", "XY 034 - Os Elos da Mega Evolução! (Mega Lucario VS Mega Mawile! O Elo da Mega Evolução!!)", "XY 099 - A Lenda do Herói Ninja! (Bem-Vindos à Vila Ninja! A Lenda do Herói Greninja!!)", "XY 131 - Um Final Ardente! (Vitória na Liga Kalos! A Batalha Definitiva de Ash!!)"

Outros trabalhos em Pokémon: o curta "O Festival de Verão do Pikachu".

Fujita foi o último a se juntar à formação original da equipe de escritores de Pokémon. Seu episódio de estreia, "OS 039 - O Adeus de Pikachu (A Floresta dos Pikachu)", foi o primeiro exibido após o incidente do Porygon e ajudou a garantir que o anime continuasse firme e forte depois de quatro meses fora do ar. Durante a saga Johto, Fujita escreveu diversos episódios icônicos de batalha da época, como Heracross vs Scizor, e as batalhas de Ginásio contra Whitney (a revanche) e Chuck. Ele também escreveu os dois episódios do Gyarados vermelho.

Em DP, ele roteirizou os dois episódios com o Pokémon Ranger Kellyn e também foi o encarregado por introduzir personagens diversos, como Turtwig, Gligar, Swinub, Togekiss e o rival Barry. Além disso, também escreveu a excelente batalha de Ash no Ginásio de Canalave. Em Best Wishes!, ele foi bem mais envolvido que nas sagas anteriores, tornando-se o responsável pela maioria dos episódios focados em Iris e também por introduzir Cilan. Ele escreveu várias das batalhas nessa época, incluindo a batalha final da Liga Unova.

Em XY, ele teve uma participação igualmente marcante escrevendo o começo e o fim do arco do Lucario de Korrina para dominar a megaevolução, apresentou os temíveis Malamar e fez os dois episódios que marcaram a estreia do Ash-Greninja. Muitas batalhas relevantes, como as duas batalhas de Santalune e as duas partes finais de Ash contra Alain na Liga Kalos também são de sua autoria. Ele encerrou sua passagem pela franquia com o belo episódio "XY 137 - Batalhando com um Novo Começo! (Nós Começamos do Zero! A Decisão de Clemont!!)".

Aya Matsui

Total de episódios roteirizados em 
Advanced Generation: 25.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 09.

Total de episódios roteirizados em XY: 02.

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 31.

Total de episódios especiais roteirizados: 04.

Episódios de destaque: "AG 007 - Três é Demais (A Floresta dos Treecko! Protejam a Árvore Gigante!!)", "AG 077 - Uma Fã com um Plano! (Uma Inimiga Formidável!? A Mãe Coordenadora Aparece!!)", "AG 103 - O Pior de um Cacturne (Concurso Pokémon da Ilha Izabe! Cuidado com o Rival!!)", "AG 109 - Eu Ouvi um Ralts? (Resgate Ralts! Depressa, Max!!)", "AG 177 - Grades Espaciais (Brock e Ash! Defendam o Ginásio de Pewter numa Batalha de Duplas!!)", "DP 033 - Vestido para a Vitória! (É Incrível! A Competição de Transformação Pokémon!!)", "XY 126 - Uma Experiência Valiosa para Todos! (Mega Sceptile VS Raichu! Eu Ganhei Experiência!!)", "SM 001 - Alola a Novas Aventuras! (Alola! Novas Ilhas, Novos Pokémon!!)", "SM 010 - Prova e Tribulação! (O Movimento Z Vai Funcionar?! Encarando a Grande Prova!!)", "SM 037 - Evolução nas Ruínas! (Rockruff e o Deus Guardião das Ruínas da Vida!!)", "SM 049 - Missão: Lembranças! (Lílian e Silvally - Memórias Renascem!)", "SM 055 - A Nova Aventura dos Professores! (Obrigado, Solgaleo! Você é Nosso Nebulino!!)", "SM 127 - Buscando Lembranças, Criando Sonhos! (Gladio e Lílian! Perseguindo o Fantasma de um Pai!!)", "SM 144 - Movimentos de A a Z! (O Maior Z em Alola! Tapu Koko VS Pikachu!!)", "SM 146 - Obrigado, Alola! E a Jornada Continua! (Obrigado, Alola! As Despedidas de Cada Um!!)", "PM 011 - Melhor Amigo… Pior Pesadelo! (Chloe, Yamper e, às vezes, Gengar Também)", "PM 037 - A Minha Antiga Turma! (Voltei! É Bom te Ver, Alola!)", "PM 049 - (Chloe e o Eevee Muito Misterioso!)".

Outros trabalhos em Pokémon: os curtas "Pokémon Aventura em 3D 2: A Grande Aventura de Pikachu no Fundo do Oceano", "A Aventura de Gelo do Pikachu" e "Eevee & Amigos"

Aya Matsui foi a primeira - e por muito tempo a única - mulher na equipe de roteiristas de Pokémon. Sua estreia ocorreu durante Advanced Generation e enquanto pode-se pensar que ela foi trazida especialmente para escrever May e seus Concursos, Matsui na verdade escrevia todos os tipos de episódios, fazendo sua estreia com a captura de Treecko - e ela também escreveu sua evolução para Grovyle. Ainda assim, ela colaborou em quatro Concursos e em duas batalhas de Ginásio (VS Wattson e VS Tate e Liza). Além disso, ela foi a responsável por introduzir Harley, o inesquecível rival de May e um dos melhores personagens já apresentados no anime.

Com Tomioka assumindo o roteiro da maioria dos episódios em Diamond & Pearl, a participação de Matsui foi bastante reduzida, mas ela ainda conseguiu se destacar com episódios divertidos e fofinhos focados nas personalidades dos Pokémon. Ela também trabalhou em alguns dos episódios mais emotivos da série, como "DP 053 - Lágrimas de Chimchar!" e "DP 133 - Derrota Indolor! (A Sombra de Uxie!)". Sua última colaboração nessa época foi o DP "138 - A Estratégia Começa em Casa! (Dawn VS Sua Mãe! A Batalha entre Mãe e Filha!!)", o único episódio focado em Dawn que ela chegou a escrever.

Quando a série Best Wishes! começou, Aya Matsui já não mais integrava a equipe de roteiristas da série e sua colaboração para a franquia na época foi o curta-metragem para cinema "Eevee & Amigos". Ela foi trazida de volta na reta final de XY, roteirizando dois episódios da saga, começando por "XY 115 - Batalhando no Volume Máximo! (Serena Vira Ash! A Batalha Suprema dos Pikachu!!)", um dos episódios mais legais estrelando a Performer Pokémon.

Com os produtores do anime buscando uma nova direção para Sun & Moon, Aya Matsui passou a assumir a responsabilidade pela construção da série. Sob sua liderança, Pokémon passou a entregar o nível de fofura e personagens carismáticos e interessantes que são sua especialidade. Sua série nos deu pela primeira vez um Ash (e uma Equipe Rocket!) que não está em jornada constante, mas tem casa, família e um lugar para desenvolver seu laço com as pessoas ao seu redor.

Ela também nos deu batalhas incríveis, mistérios intrigantes e algumas das cenas mais lindas e emocionantes de Pokémon - eu nunca vou superar o episódio "SM 108 - Lembranças na Névoa! (Na Névoa de Tapu Fini!)". Atualmente, ela integra a equipe de roteiristas de Jornadas Pokémon, ajudando a manter vivo aquele elemento de slice of life tão precioso em Sun & Moon e estabelecendo que a família de Ash em Alola estará pronta para recebê-lo sempre que ele precisar.

Masashi Sogo

Total de episódios roteirizados em 
Advanced Generation: 28.

Total de episódios roteirizados em Diamond & Pearl: 14.

Episódios de destaque: "AG 022 - Um Buraco Cheio de Problemas (Steven, Aron e Aggron!)", "AG 054 - Luta pelo Meteorito! (Equipe Magma VS Equipe Aqua! A Batalha da Montanha Chaminé!!)", "AG 062 - No Limite do Disfarce (Cidade de Verdanturf! O Concurso Pokémon!!)", "AG 069 - Amor ao Estilo de Petalburg (A Crise do Ginásio de Petalburg! Uma Crise de Família!!)", "AG 082 - Luta na Floresta dos Shroomish (O Rei Lutador da Floresta!? Combusken VS Breloom!!)", "AG 136 - O Símbolo da Vida (A Primeira Batalha! A Fábrica da Batalha! – 2ª Parte)", "AG 171-172 - Guarda Pokémon (Pokémon Ranger) - A Crise do Deoxys!", "DP 032 - Uma Combinação Nervosa! (A Vespiquen do Castelo Âmbar!)", "DP 054 - Era Uma Vez os Campos Verdejantes! (Gardênia e Cacnea! Para Quem é o Adeus!!)", "DP 136 - Portal para Ruína! (As Ruínas do Monte Coronete! A Conspiração da Equipe Galáctica!!)", "DP 179 - A Oitava Maravilha do Mundo Sinnoh! (A Batalha do Choque Elétrico! A Última Insígnia!!)", "DP 189 - A Fronteira da Semifinal! (A Semifinal da Liga Sinnoh! Darkrai Aparece!!)"

Sogo teve uma passagem curta pelo anime, mas conseguiu escrever diversos episódios importantes dessa época - com níveis de sucesso bastante diferentes. Concursos Pokémon, introduções de membros da Elite dos Quatro, capturas e evoluções - e também alguns dos episódios que eu mais odeio, tipo "AG 157 - A Dobra no Tempo Cura Todas as Feridas! (May Viaja no Tempo!)". O roteirista continuou em Diamond & Pearl e chegou a escrever a polêmica batalha de Ash contra Tobias e a decepcionante luta entre Ash e Volkner (esperamos mais de um ano por aquilo???). Assim como Aya Matsui, ele não retornou para Best Wishes!

Akemi Omode

Total de episódios roteirizados em Best Wishes!: 06.

Total de episódios roteirizados em XY: 22.

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 19.

Episódios de destaque: "BW 111 - Um Novo Líder de Ginásio na Cidade! (O Novo Líder de Ginásio! Cheren!)", "BW 118 - Segredos Além da Neblina! (O Segredo de N... Além da Neblina!)", "XY 007 - Caçada na Corrida de Rhyhorn! (Deixe Tudo com a Serena!? A Selvagem Corrida de Rhyhorn!!), "XY 031 - A Caverna das Provações! (Lucario VS Blaziken! A Caverna das Provações!!)", "XY 064 - Batalhando com Elegância e um Grande Sorriso! (Fennekin VS Delphox! Uma Deslumbrante Batalha de Performers!)", "XY 089 - Um Achado Surpreendente nas Flores! (Eevee é Tímida com Estranhos! A Apanhadora no Campo de Flores!!)", "XY 128 - Uma Firme Rivalidade! (Confronto entre Rivais! Ash-Greninja VS Mega Sceptile!!)", "SM 008 - O Desafio Ovocionante da Lílian! (Quem Vai Cuidar do Ovo?)", "SM 019 - Uma Revanche com o Guardião! (O Treinamento Intenso de Choque Elétrico! Uma Revanche com Tapu Koko!!)", "SM 106 - Pesquisa em Evolução! (Temos o Mar e Temos um Vale! O Treinamento da Evolução Pokémon!!)", "SM 137 - Sabedoria para Não Fugir! (Guzma, o Invicto!)", "PM 016 - Uma Maldição Assustadora! (Ash foi Amaldiçoado…!)", "PM 053 - (Pegando uma Lenda?! A Busca por Suicune, o Guardião da Água!!)".

Com a saída de Sogo e Matsui ao fim de Diamond & Pearl, o anime permaneceu com a equipe original por muito tempo durante o curso da saga Best Wishes!. Foi somente quando esta chegava em sua reta final, meio que já em clima de preparação para XY, que uma nova roteirista foi colocada na equipe. Durante a jornada em Kalos, entre os diversos episódios que escrevia, Omode ficou encarregada de cuidar dos episódios focados em Serena, dividingo essa tarefa com Tomioka. Com a saída da Performer Pokémon, Omode escreveu alguns dos episódios iniciais de desenvolvimento de Lílian (Lillie) e quase toda a trajetória de Chris (Sophocles) e seu desenvolvimento com Vikavolt em Sun & Moon. Omode também escreveu várias batalhas marcantes, como Ash vs Sawyer na Liga Kalos e a violenta Vitória (Lana) vs Guzma na Liga de Alola. Atualmente, a roteirista continua trabalhando no anime como uma das roteiristas de Jornadas Pokémon, tendo roteirizado a lendária captura de Suicune por Goh.

Ayumi Sekine

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 09.

Episódios de destaque: "SM 018 - Uma Busca Temperada! (É Sério!? A Operação de Culinária da Lulú!!)", "SM 029 - No Mundo dos Sonhos! (Ei, Você Vai Tirar uma Sonecull na Floresta de Morelull Também?)", "SM 038 - Mimikyu Desmascarado? (O Disfarce de Mimikyu!)", "SM 058 - Lutando Para Não Chorar! (Não Choreanie, Mareanie!)", "SM 092 - Um Encontro Real! (Nogueira Contra a Parede! Um Segundo Real Mascarado!!)".

Sekine foi uma das roteiristas novatas que entraram para a série em Sun & Moon. Ela roteirizou um número relativamente pequeno de episódios dessa saga, com uns poucos focando em Lulú (Mallow) e outros de humor como o da separação de Dugtrio, aquele do Ditto na Fundação Aether e o episódio que o Professor Nogueira quase é exposto como sendo o Real Mascarado. Sekine não retornou para Jornadas Pokémon, sendo o episódio "SM 103 - Coração de Fogo, Coração de Pedra! (Um Coração Passional Que Esmaga até Pedras! Olívia e Brock!!)" sua última contribuição para a série.

Junichi Fujisaku

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 24.

Episódios de destaque: "SM 033 - Grande Céu, Peixinho! (O Pequeno Wishiwashi Não Fica Devendo, é o Senhor do Lago!)", "SM 039 - Lulú e a Lição na Floresta! (A Fugitiva Lulú e Oranguru!)", "SM 051 - Determinação em Família! (Dê o Seu MeLílian! Um Determinado Ato de Fuga!!)", "SM 076 - Uma Batalha Adiada! (A Superbatalha Decisiva! Pikachu VS Mimikyu!!)", "SM 079 - Enchendo o Mundo de Amor! (Minior e Poipole - Uma Promessa que se Perdeu no Céu Estrelado!)", "SM 093 - Lílianete e o Bastão! (A Heroína Lílianete e o Bastão de Alola!)", "SM 109 - Uma Grande Estreia! (Nasce uma Kahuna! A Grande Prova de Ash!!)", "SM 112 - Uma Amizade Forte Como o Metal! (Uma Nova Espécie é Descoberta! Peguei um Meltan!!)", "SM 121 - Uma Receita de Sucesso! (O Valente Esforço de Lulú! O Café Pokémon da Floresta!!)", "SM 133 - Batalhando nas Alturas! (Uma Batalha Voaroz! Pássaro Bravo VS Ataque do Céu!!)", "SM 139 - Eis o Campeão! (Ele Nasceu! O Vencedor da Liga de Alola!!)", "PM 050 - (Os Fósseis de Galar! Juntem-nos!!)".

Fujisaku foi uma das grandes adições à equipe de Pokémon em Sun & Moon. Seu episódio de estreia foi o "SM 028 - O Jogo de Pokémon Beisebol! (A Feroz Partida de Pokémon Beisebol! Almeje o Home Run Que Vai Virar o Jogo!!)", que se tornou um dos instantaneamente icônicos da saga graças ao humor e ao capricho da equipe de animação nas caras e bocas dos personagens, iniciando a tendência dos episódios esportivos em Alola. Porém, o verdadeiro sucesso do roteirista estava no seu conhecimento de cada um dos personagens dessa saga: ele sabia quais eram suas vulnerabilidades, motivações e como amadurecê-los e escreveu episódios focados em Lulú, Vitória, Lílian e Chris com grande sucesso. Um dos meus favoritos é o episódio em que Vitória conquista a Grande Prova de Wishiwashi.

O roteirista também colaborou na Liga Alola, escrevendo a histórica batalha final de Ash contra Gladio que culminou na coroação do Treinador de Pallet como Campeão de Alola. Ele continua na equipe de roteiristas em Jornadas Pokémon, tendo escrito o "PM 026 - Nade, Pule e Conquiste a Vitória!/ Coroação de Slowking! (Borrifada, Magikarp!/ Coroe a Si Mesmo, Slowking!)", um dos episódios mais bizarros de todos os tempos e que iniciou uma tendência de capítulos compostos de dois segmentos, embora ninguém ainda tenha conseguido replicar o sucesso de Fujisaku no formato.

Yuka Miyata

Total de episódios roteirizados em Sun & Moon: 09.

Episódios de destaque: "SM 040 - Bolhas, Brionne e Batalha! (Popplio, Brionne e o Dhelmise Zang-âncora-do!!)", "SM 048 - A Noite das Mil Poses! (Faça uma Pose com Força Total para uma Noite do Pijama!)", "SM 059 - Provando o Azedo e o Doce! (Lulú e Vitória - Lembranças Agridoces!)", "SM 073 - Por Que Não me Dá uma Pulseira Z? (O Desafio da Ilha da Equipe Rocket?! Pegue uma Pulseira Z!!)", "SM 102 - Alola, Alola! (Um Alola em Alola! Brock e Misty!!)", "PM 010 - Um Teste no Paraíso! (O Paraíso dos Dragonite e o Teste de Dragonair!)", "PM 047 - Coroando o Comilão! (Campeão Pokémon! A Batalha dos Grandes Comedores!!)", "PM 054 - (Sobble em Missão Impossível!)".

Uma das roteiristas que entraram para o time de Sun & Moon, Miyata tem episódios muito divertidos creditados a ela, incluindo a aparição de Brock e Misty em Alola, a noite do pijama na casa do Professor Nogueira e o episódio que mostra o começo da amizade de Vitória e Lulú. Em Alola, Miyata sabia captar as sensibilidades dos personagens muito bem e seus episódios refletem isso. Em Jornadas Pokémon, ela introduziu o Dragonite fofo de Ash e a evolução final de Sobble, Inteleon. Ela também escreveu o episódio em que um Blaziken se recusa a comer uns bolinhos no formato de Torchic, que foi um dos momentos mais tocantes e bizarros da nova série até o momento.

Naoto Hiraide

Esta roteirista só é creditada por um episódio da série Sun & Moon até o momento - e é a única coisa que tem sob o nome dela no Anime News Network. Então, não dá para dizer se foi uma colaboração de uma vez e nunca mais ou se podemos contar com o retorno dela algum dia - ou até mesmo se é só um pseudônimo. Sob seu crédito está o "SM 113 - O Momento Mágiko! (Um Novo Programa?! A Pequenina Melodia de Magikarp!!)".

Masahiro Okubo

Este roteirista tem crédito por quatro episódios de Sun & Moon, todos da fase final da série. Ele escreveu "SM 110 - De Olho na Bola! (Hole-in-One no Pokémon Golfe!)", "SM 119 - Um Despertar Veloz! (O Vikavolt Superveloz! O Despertar de Chris!!)", "SM 130 - Amigos de Batalha! (Lulú e Vitória! Uma Batalha de Amizade com Força Total!!)" e "SM 134 - A Caminho das Semifinais! (Todo Mundo com Força Total! O Caminho para as Semifinais!!)" e não voltou em Jornadas Pokémon.

Reiko Yoshida

Uma das roteiristas mais famosas a passar por Pokémon, Yoshida começou a contribuir para a franquia em Jornadas Pokémon escrevendo o episódio que abriu esta fase: "PM 001 - A Chegada de Pikachu! (O Nascimento de Pikachu!)". Ela também escreveu o episódio que nos apresentou a família de Goh (e seu esquecido Cubone) e também escreveu o lindíssimo  "PM 030 - Abandonado e Resgatado! (O Relutante Pikachu e o Exasperado Mr. Mime!)", em que Pikachu se sente trocado por Riolu e vai atrás da Sra. Ketchum. Espero que ela continue contribuindo com a série futuramente porque ela certamente tem muito a oferecer.



Deko Akao

Já dá pra dizer que Deko Akao é uma das roteiristas para se prestar atenção em Jornadas Pokémon. Neste primeiro ano da série, ela escreveu sete episódios - a maioria deles focada em Scorbunny, começando pelo "PM 004 - Acertando as Contas! (Vamos para a Região de Galar! Um Encontro com Scorbunny!!)". Ela também nos deu a primeira batalha de Mr. Mime sob comando de Ash em "PM 007 - A Copa da Flauta! (A Região de Hoenn, Local de Batalhas Ferozes! O Desafio da Batalha da Fronteira!!)" e o lendário confronto contra Zapdos. E aí vai uma curiosidade: Deko Akao é o pseudônimo usado por Hitomi Mieno, cujo trabalho mais conhecido é como cantora e compositora. Será que ela vai compor alguma coisa para Pokémon?


Michihiro Tsuchiya

Como um dos novos roteiristas de Jornadas Pokémon, Tsuchiya não teve um dos começos mais marcantes com o chatinho "PM 008 - A Corrida do Iceberg! (Não Ceda, Piplup!  Uma Corrida no Campo de Gelo na Região de Sinnoh!!)". Mas desde então, sua passagem pelo anime já parece bem melhor, tendo escrito o episódio da crise dos Pokémon no Parque Cerejeira, a introdução de Sobble, a captura de Flygon e duas partes do ótimo arco de Espada e Escudo. Ele também escreveu o treinamento de Ash e Farfetch'd com Wikstrom.



Toko Machida

Dona de um currículo extenso, Machida roteirizou apenas um episódio de Jornadas Pokémon no período de um ano então é difícil saber se ela ainda é parte da equipe. Sua única participação foi no desinteressante "PM 009 - Encontrando uma Lenda! (O Juramento que Fizemos Naquele Dia! A Lenda de Ho-Oh da Região de Johto!!)".



Yuko Kakihara

Esta foi uma das adições mais recentes à equipe de roteiristas de Jornadas Pokémon, Kakihara roteirizou apenas dois episódios: "PM 052 - (Aula Prática de Agricultura! Cadê o Diglett?!)" e "PM 055 - (O Conto de Você e Eu no Bosque Glimwood)". Os dois se destacam por terem a participação de Chloe, então é possível que Kakihara tenha entrado para a equipe para dar sua perspectiva para a coadjuvante em ascensão. Porém, se é isso mesmo ou se foi apenas uma colaboração, fica no ar.

Para acessar a minha lista de episódios por roteirista e ver quem escreveu seu episódio favorito, basta acessar este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário