sexta-feira, 3 de julho de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY073

XY073/ Episódio 877 - Teremos uma Batalha no Desfile de Moda! Bagon VS Spritzee!!

A região de Kalos é repleta locais belíssimos e únicos nos quais a Game Freak fez um trabalho excelente em torná-los únicos e especiais. Sejam por seus belos castelos espalhados em áreas rurais, ou na imensa e agitada Cidade de Lumiose, nos brilhos em rubi, safira e esmeralda da Caverna Cintilante e na descida que se faz até seu litoral, o jogo proporciona experiências visuais cada vez mais únicas e diferenciadas, utilizando-se bem das capacidade do Nintendo 3DS. É portanto lindo ver o anime fazendo jus à belíssima Cidade de Laverre.

A cidade, construída ao redor de uma árvore que se acredita ter mais de 1500 anos, tem um tom incrivelmente místico e misterioso, fortalecido pelas sua vegetação de cores outonais e o Ginásio tipo Fada, que fica junto à árvore. Só acrescenta a esse misticismo a proximidade da cidade com a sombria e pantanosa Rota 14 e sua Líder de Ginásio, cujo visual peculiar e os olhos de pupilas enormes fazem-na parecer uma criatura mágica saída diretamente de algum conto de fadas japonês.
A equipe de animação dirigida por Izumi Shimura (a mesma de outros episódios caprichados nesse quesito, como os dois primeiros XY, a evolução de Sliggoo para Goodra e a batalha entre Ash e Korrina) e a trilha sonora de Shinji Miyazaki fazem um trabalho excepcional em transmitir todo o tom peculiar da cidade sem precisar sequer contar com uma única linha de diálogo para lhes auxiliar. Valerie surge como uma figura tão serena e sensível como sua contraparte dos jogos, seus movimentos sendo extremamente leves, elegantes e fluídos. Reforçando todo o seu misticismo, ela ainda parece conseguir se comunicar na linguagem dos Pokémon Fadas - um detalhe que poderia parecer muito ridículo, mas que todo o clima articulado pela direção do episódio não deixa acontecer.
Sendo a única mulher no time de roteiristas da série, Akemi Omode parece ter ficado realmente encarregada de dar ao anime o seu "toque feminino", ficando novamente encarregada por roteirizar um episódio focado em Serena - foco este meramente oficial. Além de ser a Líder do Ginásio, Valerie também trabalha como uma designer, sendo muito famosa pelas belas roupas que desenha, o que atrai o interesse de Serena pelo trabalho da moça. Porém, a designer está passando por um problema grande demais que a leva a se isolar com seus Pokémon: duas garotas que modelariam com roupas dela não poderão vir ao desfile de modas programado para o dia e ela não sabe o que fazer da sua vida e quer morrer #Problemasde1ºMundo. 
Porém, as funcionários de Valerie (Furisode Girls com os visuais fidelíssimos aos belos designs dos jogos), que sabem que o mundo dos assalariados não dá tempo para se recompor, rapidamente arrumam as substitutas perfeitas: Serena e Bonnie. Enquanto é ótimo ver ambas lindas na passarela, é extremamente conveniente que houvesse uma roupa ideal para alguém do tamanho da limãozinha. Aliás, é também ver como Omode decide usar o momento para mostrar a diferença do trabalho realizado por modelos amadoras e profissionais.
As profissionais entram e saem da passarela com charme, elegância e todo o profissionalismo que lhes é esperado. As amadoras cagam (para) o evento lindamente, acenando, fazendo cara de tacho e ainda parando ~no meio da passarela, com o desfile em andamento~ para conversar com seus amiguinhos na multidão. Somos felizes de este ser um anime infantil que nunca nos mostrará a punição que Valerie deve ter exercido sobre as funcionárias que tiraram sabe-se lá de onde que elas seriam perfeitas para a tarefa - até consigo ver Sylveon dando chibatadas violentas com suas fitas-sensores. Se a Líder de Ginásio já tinha motivos para chorar antes, nessa hora ela deve ter mesmo é querido morrer.
Apesar de ser o rostinho de Serena a figurar na sequência de título do episódio e termos a introdução de uma Líder de Ginásio, quem rouba a cena é mesmo Scottie, o Treinador novato que parece falar babando o tempo todo que vimos ser derrotado por Clemont episódios atrás. Enquanto este detalhe e o próprio visual do personagem sejam tão irritantes e desconexos quanto em sua estreia, não dá pra ter ódio de um carinha tão bacana. Scottie cuida bem dos seus Pokémon, é cheio de otimismo e humildade e ansioso por aprender. Está certo que é mesmo meio irritante ouvi-lo falar de "Ganhei experiência" toda vez que aprende algo novo, mas, coitadinho, ele é mais novinho que as outras crianças de 10 anos que a gente conhece por aí.
Verdade seja dita, chega a dar dó vê-lo viajando todas essas rotas sozinhos, tentando enfrentar Líderes de Ginásio e perdendo sempre (ele só tem uma Insígnia t.t ). Enquanto é compreensível e até bacana o anime querer mostrar a inexperiência do Treinador, não deixa de ser triste observar a desigualdade a quão são submetidos Treinadores não-protagonistas que não têm a oportunidade de ganhar Insígnias por coisas como coragem ou por bancar o herói, né Ash?
Como consequência dessa necessidade de expor tanto Scottie como Valerie, também ganhamos algumas batalhas simples, mas bacanas. É legal ver a cabeça dura de Bagon funcionando como um mecanismo de defesa para o Pokémon, assim como é bom ver Ash dando prioridade a Hawlucha na luta, deixando Frogadier como auxiliar.  Omode evoca novamente a fala que ela colocara na boca do Palletiano primeiro ("nunca desista antes de acabar e siga em frente"), lá no flashback da Corrida Rhyhorn e que Serena já recordara algumas vezes, uma lição que Scottie já aprende e reforça a ideia de Ash como o senpai da galera nesta jornada.
Aliás, a própria inserção do menino na série já levanta a questão do porquê de terem decidido inserir Treinador tão inexperiente e fazer dele um personagem recorrente? Reafirmar a postura de Ash como uma fonte de inspiração para todos - coisa que esta saga já faz com Clemont e Serena regularmente? Criar uma história de superação para um rival que promete virar o jogo e virar rival em potencial na Liga - sendo que Ash está prestes a pegar sua sexta e pra ele ainda faltam sete? Nenhuma dessas possibilidades soa muito atrativa pra mim. Porém a verdade é que eu fiquei tão triste de ver Scottie sendo derrotado tantas vezes e continuar tão bonzinho e tão sob controle que até me afeiçoei a ele e estou ansioso pra vê-lo vencer uma batalha pela primeira vez. Vai, Scottie!

Considerações finais:

  • Depois de outra semana ausente, Pokémon XY voltou a figurar no ranking semanal dos animes mais assistidos no Japão! "A Recepção Acolhedora da Casa Assustadora!" ocupou o 10º lugar, obtendo 3,7 pontos;


  • Serena, querida, seje menas.
Primeiro ela está lá na boa, vendo as roupas, quando de repente KD O ASH??? AIMEUARCEUS ELE TÁ LÁ FORA PRECISO IR LÁ VER A BATALHA DELE!!!!
Depois ele come rápido e corre para treinar e de repente ela ASH AONDE VC TÁ INDO??? AIMEUARCEUS PRECISO ENGOLIR MINHA COMIDA PRA IR LÁ TORCER POR ELE!!!!
Aquieta o facho, miga: Ash é boyzinho que não te dá bola, não oxigênio, tá bom?

  • Que lindinho Clemont se defendendo dizendo que pode arranjar um par sozinho - e Ash estrategicamente sendo mostrado ao fundo hmmm
  • Ash e Scottie tiveram uma batalha numa arena perto da boutique de Valerie. Aquela é a arena de Ginásio, é isso? Aliás, eu gosto de como o garoto pede uma batalha em dupla. Mais batalhas em duplas POR FAVOR. E CADÊ BATALHAS TRIPLAS?
  • Eu realmente adoro a reação de Serena quando Bonnie pede pra Valerie "cuidar bem do seu irmão";


  • Assim como também adoro a reação dos meninos ao verem as meninas;


  • E também adoro Scottie achando que Ash é um cara de sorte que viaja com um Líder de Ginásio e duas modelos;
  • A voz do Spritzee de Valeria é tão fofinha;
  • Eu realmente queria ter visto Serena e Bonnie saindo da passarela no meio de todo o ritual de Valerie para se trocarem;
  • A plateia grita elogios para Valerie durante a batalha antes mesmo de esta ordenar sequer um ataque para seu Spritzee. Essas fangirls tsc tsc
  • Esta também marcou a primeira vez que o golpe Brilho Deslumbrante (Dazzling Gleam) é usado no anime e, aparentemente, ele cega o oponente até a morte hmm ganhei EXP. vou anotar
  • Curioso Serena ficar encantada com uma roupa inspirada em Umbreon com a captura de um Eevee vindo aí. Será que essa foi uma pista para uma grande surpresa futura?
  • E vocês já repararam que o relógio na árvore de Laverre conta 13 horas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário