domingo, 26 de abril de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY063

Pokémon XY063/ Episódio 867 - Ficar Perdida e em Pedaços É o Caminho da Separação!? Jessie e Wobbuffet!!

Para Jessie, James e Meowth, entrar para a Equipe Rocket sempre foi mais um gesto de escapismo do que motivado por uma vontade de real de fazer o mal. Embora seus atos criminosos mereçam ser punidos - e o anime sempre se certifica de que sejam (mesmo quando nem mereçam =P) -, Takeshi Shudo sempre fez questão, no tempo em que esteve a frente da série, de deixar claro que o caminho escolhido pelo trio eram apenas uma forma de alcançarem seus próprios sonhos e se rebelarem contra o passado difícil que tiveram. Deixar isso em evidência e manter o trio de vilões sempre longe de abraçarem o mal por completo sempre foram armas usadas por Shudo para assegurar não apenas o bem-estar de Ash e seus amigos, mas principalmente para garantir que Jessie, James e Meowth tivessem a simpatia do seu jovem público.
De fato, o legado de Shudo permanece mesmo depois de seu afastamento do anime e eventual morte. Os fãs de Pokémon, especialmente aqueles que cresceram acompanhando a trajetória de Jessie, James e Meowth ao longo de todos esses anos, acabaram desenvolvendo uma empatia pelos três que faz com que eles torçam mais pelo sucesso legítimo dos vilões do que por suas punições ou até mesmo para que eles consigam cometer um crime de verdade. Um exemplo claro disso foi a grande torcida que Jessie teve durante sua fase competindo nos Concursos de Sinnoh e a mais recente revolta que tomou diversos telespectadores por sua recepção injusta na Exibição Pokémon de Coumarine.
Mas há outro tipo de conquista a qual o trio aspira, que envolve muito mais do que reconhecimento e sucesso financeiro ou profissional. As histórias desses membros da Equipe Rocket também envolvem uma certa busca pelo amor. James foi aquele que cresceu numa família rica que lhe era extremamente indiferente e a primeira garota por quem se apaixonou passou a atormentá-lo por todos os anos seguintes. Já Meowth teve uma vida nas ruas, aprendeu a falar, andar e a se portar como um humano só para impressionar àquela por quem era apaixonado e ainda assim, mesmo com seu esforço, encontrou a rejeição. Já Jessie viveu uma infância pobre, sem um amor materno ou paterno, vivendo em lares adotivos sem criar vínculos afetivos e passando a enxergá-los como uma pedra no sapato.
Quando Jessie conhece o médico "Dr." White, ela está separada de seus amigos, com suas roupas molhadas e fisicamente ferida por causa do Pó Atordoante (Stun Spore) de um Gloom selvagem. Como diz o próprio título do episódio: perdida e devastada. O tratamento e atenção que ele lhe dá são incomuns para o que ela está acostumada, o que, somados ao charme do rapaz, levam-na a rapidamente se apaixonar por ele. É interessante notar que a partir do momento que isso acontece, Jessie já inicia seu processo de afastamento dos seus laços com a Equipe Rocket.
Primeiro, ela muda seu nome - uma atitude que antes era usada para cometer crimes sem ser pega, mas desde Diamond & Pearl parece servir para dar espaço a uma nova persona, uma que joga pelas regras e é mais socialmente aceita -, em seguida ela troca de roupas (porque as suas estavam encharcadas e assim ela corria risco de pegar um resfriado) e então muda seu penteado. E até o jeito extravagante que lhe é característico - ela exibe nos primeiros minutos de episódio - é reprimido pela própria personagem, para algo mais contido. Ou seja, tudo aquilo que ao longo dos anos passou a ser icônico para Jessie é esquecido.
A dubladora Megumi Hayashibara faz um trabalho excepcional ao mudar a tonalidade da voz de Jessie completamente para se encaixar nessa nova pessoa, doce, gentil, simples e de pequenas ambições que ela decidiu se tornar. Tais mudanças são interessantes porque levantam duas questões: Jessie as fez porque não acredita que possa ser aceita ou amada por White sendo quem ela realmente é ou será que a persona que ela assume enquanto vilã já se tornou uma marca tão negativa na sua vida que o momento em que ela realmente decidir abdicar dela marcará seu nascimento como uma pessoa nova? De fato, uma parcela do episódio revolve justamente ao redor do dilema que Jessie tem diante de si: uma vida de crimes ou uma vida de amor? 
Episódios de separação da Equipe Rocket parecem ser uma tendência obrigatória; basicamente toda saga tem ao menos um. Porém, o que distingue este momento dos demais é a opção que a moça faz. No passado, quando um menino por que fora apaixonada partiu numa jornada para ser um Coordenador Pokémon e a convidou para ir junto, Jessie optou por continuar na escola, estudando para ser uma artista de sucesso. Tal atitude foi repetida inúmeras vezes ao longo de sua vida: ela sempre priorizou seu próprio sucesso, a busca pelo seu sonho de riqueza e reconhecimento. Todavia, aqui vemos uma Jessie que, de repente, considera uma vida simples.
Indo um pouco além, vale apontar que Jessie também tem uma certa tendência a sempre buscar novas experiências e desistir quando seus esforços não são recompensados. Ela desistiu da escola de enfermagem depois de não passar na prova. Quando convidada por Harley a ir para Johto tentar os Concursos de lá, Jessie recusou (após não conseguir entrar num Grande Festival mais uma vez), preferindo ficar ao lado de seus amigos na Equipe Rocket. Todavia, ela decidiu levar os Concursos de Sinnoh a sério quando descobriu que eles existiam e então sua derrota no Grande Festival fez com que ela desistisse de vez de correr atrás de Fitas, o que resultou em sua decisão de focar inteiramente no lado criminoso durante a série Best Wishes! Se há uma progressão real a longo prazo no desenvolvimento da personagem, este é o episódio que prova que ela está pronta para desistir da Equipe Rocket dado o momento mais oportuno.

A mudança de sua personagem é compreendida por James, que convence Meowth. Se no passado, ambos encaravam sua pertença à Equipe Rocket como algo extremamente positivo - para o rapaz ex-ricaço era a escapada perfeita de sua vida enfadonha -, porém já faz um tempo que ele entende o quão pouco recompensadores seus crimes realmente são. Se antes ele encontrava grande dificuldade em deixar seus Pokémon irem, o recente caso em que ele pediu que Inkay partisse para ficar com os seus mostra que ele também não anda muito feliz e otimista com sua posição atual. Coerente com essa posição, aqui ele novamente é extremamente compreensivo com a decisão de Jessie FTalvez isso só confirme que o trio Rocket esteja menos certo de sua posição no mundo do que outrora.
O roteirista também é bem sucedido ao conseguir inserir ainda um terceiro personagem do dia essencial à trama de forma extremamente bastante fluida (aliás, este episódio tem bastante personagens do dia), sem prejudicar o ritmo do episódio. Muito pelo contrário, a aparão do Caçador Pokémon nos permite ver uma cena muito bonita de James pedindo ajuda aos pirralhos para não incomodar Jessie, mesmo diante da enorme dificuldade que passava. Além disso, é interessante notar como a Rocket não se apressa a ir ajudar seu amigo sozinha. Coerente com sua construção neste episódio, ela leva o problema ao Dr. White (que tá absolutamente nem aí pro resto do mundo a não ser pra tal da Berry) antes de efetivamente decidir voltar para seus amigos.
Porém, um grande defeito aqui é que Yonemura demonstra, mais uma vez, que precisa se debruçar sobre a tabela de tipos dos Pokémon porque ver Ash ordenando Pikachu usar Choque do Trovão contra um Rhyperior é um erro que não é mais aceitável a essa altura do campeonado, assim como a Broca de Chifre não devia ter atingido Pumpkaboo. Também é um pouco forçado que o suposto par ideal de Jessie também tenha uma família de Wobbuffet e Wynaut que, coincidentemente, fica completa com o Wobbuffet Rocket. Embora haja aí um propósito narrativo - ajudar a reforçar a ideia de que a escolha de abandonar a Equipe Rocket também é a melhor para o seu Pokémon (Pumpkaboo ela nem liga, coitado :'( ). Ter uma segunda quase despedida de um monstrinho dos antagonistas em menos de dez episódios soa repetitivo - especialmente quando neste mesmo episódio vemos James tomando a decisão de deixar alguém querido pra trás. Verdade seja dita, ao menos aqui a construção e a forma como Yonemura escreve o momento é beeem superior ao que havia sido feito com James e Inkay. Além disso, o retorno de Wobbuffet rende um momento triunfal para a bolha azul, cuja fidelidade à Jessie nunca cansa de ser testada ao longo dos anos.
Que Jessie e Wobbuffet acabariam voltando à sua velha equipe no final não chega a ser nem um pouco surpreendente, mas a partir do momento em que ela opta pela vida de amor em vez da vida de crimes eu fiquei curioso pra saber o que a levaria a mudar de ideia. Felizmente, Yonemura consegue resolver a situação de forma conveniente, mas sem perder a coerência. A jovem diva decide abandonar Dr. White e os sonhos que nutriam por ele ao perceber que ele já tinha alguém na sua vida - algo que já dava pra deduzir da primeira interação entre White e Berry (embora ela não seja tão óbvia quanto se poderia esperar). Além disso, é importante a constatação que ela atinge ao final: de que ela tem os melhores amigos. Se com Dr. White, sua súbita paixão não correspondida precisou que ela renegasse a si mesma, James, Meowth e Wobbuffet amam-na sendo ela como ela é e Jessie enxergar isso ao final é, no mínimo, um consolo. Ao mesmo tempo, é inegável que ela ainda parece decepcionada com o resultado das coisas (chamar o Wobbuffet de idiota por ter decidido abandonar o amor para se juntar a ela só confirma isso).

Shoji Yonemura conseguiu provar que Jessie finalmente chegou ao ponto de sua vida em que é possível para ela deixar a Equipe Rocket, ao fazer a opção por uma vida de amor a uma vida de crimes. Mais que isso, ela também provou ter amadurecido o suficiente para entender e respeitar quando o sentimento não lhe é direcionado - enviar flores para Dr. White é um ato emblemático que demonstra uma maturidade que eu acreditava estar além da personagem. De fato, este episódio nos apresentou uma Jessie que não precisa mais da filiação a uma organização criminosa para ser feliz. Porém, não dá pra negar que este anime ainda não está pronto para deixá-la partir. Afinal de contas, alguém ainda precisa defender os males da verdade e do amor.

Considerações finais:
  • Dr. White cultiva berries e gosta de uma mulher chamada Berry. Sutileza 10/10;
  • Clemont tem uma cena no começo e no final deste episódio. Descobrimos que ele ensinou um golpe misterioso ao seu Bunnelby e que nem Clembot consegue entender como o cérebro do Ash funciona;
  • A animação deste episódio é simplesmente fantástica. Existem tantos momentos sensacionais: a forma como o cabelo de Jessie é animado para refletir sua personalidade (todo solto e maleável em oposto ao rígido de sempre para refletir sua fragilidade, todo amarrado em coque refletindo sua personalidade reprimida), a cena inicial com Jessie sendo vista através das lentes quebradas da câmera, a referência a A Dama e o Vagabundo, além dos excelentes efeitos de animação e iluminação;
  • Como Jessie muda de super alterada para super contida
  • As Oficiais Jenny estão com uma reputação tão ruim que nem Berry quer saber da ajuda delas;
  • Este é o terceiro episódio seguido com Dedenne sendo vítima de um ataque. Acabaram-se os tempos da inocência;
  • Eu simplesmente adoro toda a sequência dos pirralhos com Jessie, especialmente com Serena empurrando ela pra se casar com um cara que ela não conhece faz nem 12 horas;
  • Temos mais uma sequência de flashbacks da Equipe Rocket e, assim como no caso anterior, em "Malamar VS Inkay! Uma União Que Salva o Mundo!!" acredito que a maioria das cenas mostradas foram feitas para este episódio porque não lembro de ter visto nenhum desses momentos no passado;
  • É bom ver alguém valorizando a capacidade de fala do Meowth pra variar;
  • Ambos Serena e Ash possuem pokémon com ataques superefetivos contra Rhyperior, maaaas ambos decidem atacar com Fennekin e Pikachu. Engraçado que Frogadier é usado à exaustão quando não precisa e quando realmente precisa, é esquecido. #VaiEstudarYonemura
  • A cena de Jessie recitando o lema sozinha e seus amigos mandando ela parar e voltar pra sua vida de paz é sensacional;
  • Quando explicando para Meowth porque é melhor para Jessie ficar com White, James usa a frase "Não seria melhor se Jessie corresse atrás de sua felicidade como mulher?". Isso foi meio machista, mas nada sério aqui. Mas então ele (z "Vamos mostrar que somos homens". Então, James, sua atitude não é de homem. É de pessoas, amigos, que valorizam as escolhas que as outras pessoas fazem. Não é uma atitude exclusiva de homens e Jessie faria o mesmo por você - como inclusive JÁ FEZ, mais de uma vez inclusive;
  • Ainda que de natureza temporária, essa é a primeira vez na série que o número de meninas na jornada supera o de meninos;
  • Este episódio se conecta de diferentes formas com DIVERSOS OUTROS episódios da série, como bem lembra esta postagem no tumblr:
Em "Sagrado Matrimônio!", a noiva de James, Jessebel, paralisa Jessie e os outros com o Pó Atordoante de seu Vileplume. Em "O Caso dos Esporos Paralisantes", Jessie é paralisada por um Vileplume selvagem enquanto passeia por um campo florido. Em "Ficar Perdida e Em Pedaços É o Caminho da Separação!? Jessie e Wobbufet!!", Jessie é paralisada por um Gloom, a forma pré-evoluída de Vileplume; flores e casamento são temas deste episódio;
 photo zcapcollage6.jpg
Em "O Inconsolável Brock", a segunda pretendente de James, Temako, o deixa para ficar com um médico. Neste XY063, Jessie deixa James para ficar com um médico.
photo zcapcollage1.jpg
No especial "Não Somos Anjos!", James banca o bonzinho e inocente para agradar sua terceira pretendente, Kate. No XY063, Jessie age da mesma maneira para agradar White.
photo zcapcollage2.jpg
Além disso, em "Não Somos Anjos", James se sente culpado e deprimido perto de Kate. Em
"Ficar Perdida e Em Pedaços É o Caminho da Separação!? Jessie e Wobbufet!!", Jessie se sente do mesmo jeito perto de White.
photo zcapcollage3.jpg
No episódio "Macarrão? Tô Fora!", Jessie abandona James para investir exclusivamente em sua carreira como Coordenadora Pokémon. James chora e tenta convencê-la a ficar, mas ela lhe lembra que ele tem sorte de ter uma família rica e uma noiva (Jessebel) à sua espera e ele devia voltar e casar com ela. Agora, é Jessie quem deixa James para se casar. James se esconde dela e corre, para não se sentir tentado a insistir que ela desista de seus planos.
photo zcapcollage4.jpg
Além disso, em "Macarrão? Tô Fora!", Jessie se preocupa com James longe dela e retorna para protegê-lo. Em "Ficar Perdida e Em Pedaços É o Caminho da Separação!? Jessie e Wobbufet!!", preocupada com James e os Pokémon, Jessie retorna para defendê-los.
photo zcapcollage5.jpg
Além disso, Meowth menciona suas experiências passadas com o amor.

17 comentários:

  1. Desisti de ver coerência na questão de qual tipo afeta qual. É o tipo de coisa que nunca vai mudar. Não me surpreenderia se Ash usasse o Goodra no ginásio de Fada e vencesse com um ataque tipo Dragão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente talvez essa seja a melhor coisa a se fazer mesmo: só ignorar

      Excluir
  2. Depois de alguns anos afastado eu finalmente voltei(Se bem que anos no universo de Pokémon é algo que não existe, não é mesmo Ash?), para a sua infelicidade Sir, prepare-se para ler comentários gigantescos :P !

    Guia de Batalhas da Serena? Se antecipou legal cara xD !
    Muito bom a sua impressão sobre a dublagem de XY, pena que a pronúncia QUIENTO ainda continua :/ ! Engraçado porque se eles fazem isso para KANTO, por que não fazem o mesmo para KALOS? Tipo um QUEILOS da vida... Enfim, esse erro me incomoda muito! Tipo quando diziam JOTU em vez de JOHTO! O mesmo vale para OUIEN em vez de HOENN! Ou então SINU em vez de SINNOH! Já UNOVA eles não falam IYUNOVA né?! Falo nada...

    Sobre a tabela, o povo fala tão mal do Torterra de Ash, mas o grandalhão ainda não está em último lugar! Só porque ele não venceu nenhuma batalha desde que evoluiu não significa que ele seja um lixo! Já que afinal, as batalhas que ele travou foram uma das melhores de toda a série, não preciso nem comentar sobre aquele Rock Climb P-E-R-F-E-I-T-O né :3 ?! Sceptile em 28? Triste... D: ! Goomy em primeiro? Quanta ironia huehuehuehue!

    Episódio da Sereninha? Excelente :3 !
    Sobre o Mangá de Black and White? Satoshi & Hidenori destroindo universos com aquela obra prima :3 ! White >>>>
    Episódio do Sliggoo? Me lembrou de Unova :S ...
    Uma nova matéria? Que demais cara! Li aquilo umas par de vezes! Muito bom :3 !
    Episódio do Luxray? Bom, muito estranho... Mas melhor do que o do Sliggoo :P !

    E AGORA, MEU CARO SIR RIZADON!!!
    Desde da batalha de Ramos Vs Ash eu venho aguardando ansiosamente o próximo episódio que Masaaki animaria, sério, até o roteiro mais porco que ele recebe para animar... ELE CONSEGUE SALVAR O EPISÓDIO S2 ! E saber que ele animaria esse episódio da Jessie me deixou com um hype tremendo para este momento!!!
    E sim, depois de ver esta maravilha, fiquei com muita vontade de ver TODOS os outros episódios focados na Equipe Rocket :D ! Mas como eu não me lembrava de TODOS, eu vi somente alguns... :/ ! Sir, sério, seus textos estão cada vez mais recheados de informações, de toques de sua opinião, de comparação com momentos antigos... Cara, qualidade subindo ao estilo Extreme Speed :O !!!
    Eu não vejo a hora de ler o seu futuro Charis da batalha de Ginásio de Ash Vs Clemont :3 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuuul, Mateus!!!!
      Bem-vindo de volta!!!
      Leio todos os comentários com gosto hehe
      Obrigado mais uma vez pelos elogios e fico feliz de saber que estou melhorando
      Abraços o//

      Excluir
  3. Acho que é fácil perceber o quão eu amei este episódio! A Team Rocket é uma das partes favoritas do anime para mim, e a Jessie é sem sombra de dúvidas a minha personagem favorita.
    Este episódio surpreendeu-me muito porque não esperava uma história tão bem desenvolvida e relativamente complexa num anime para crianças (sejamos sinceros, maior parte dos miúdos de 10 anos não consegue captar várias subtilezas deste episódio).
    Em relação ao ataque elétrico ter afetado Rhyperior até nem me importou muito, porque todos os ataques se fundiram e isso de certo modo poderia ter anulado os tipos (digo eu...)
    Em relação ao Horn Drill, nem tinha reparado xp Mas isso realmente é algo que sempre estará presente no anime, apesar de haver crianças de 10 anos que nunca cometeriam esses erros.
    E honestamente, apesar de saber que Wobbuffet nunca abandonará Jessie, eu estava mesmo a torcer para que ele fosse. Não consigo gostar dele. E como é que ele que derrotou um Rhyperior muito superior ao Pikachu, perde sempre para o Ash e Cia? Vá se lá perceber...
    Excelente Charithought, Sir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o lance do Wobbuffet é que o Contra-Ataque dele usa a força do próprio Pokémon contra ele e o anime dá a entender que o Pokémon que usa o Contra-Ataque não é afetado pelo golpe, como nos jogos. Então aí o Wobbuffet realmente ganha uma vantagem.
      Eu acho que o lance principal aqui era Ash e Serena ficarem na desvantagem só para então serem salvos por Jessie. Simples roteirismo

      Excluir
  4. Texto impressionante... Parabéns .... Episódio é lindo mesmo .... Sobre os movimentos enche o saco esse erros alguem devia ficar de apoio na hora da criação do episódio poxa estamos na 6 geração.... Apesar q entendo um pouco tipo o sabre de osso do lucario num faz sentido não pode acerta pokémon voadores ja que pode ser lançado.... Ansioso para o texto da batalha do ash e clemont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jean! o///
      Tô chegando na batalha =DD Tbm tô ansioso pra poder assisti-la o/

      Excluir
  5. Sr Primeira vez que comento aqui no seu blog..mas fique sabendo que leio todos os posts gosto muito do seu trabalho..e sobre esse episodios fantastico eu estava esperando anciosamente por ele...e eu me emocionei muuito comesse episodio proncipamente com o final eu simplesmente eu tava achando que o wobbuffete iria embora...e depois quando ele usou o Casaco de Espelho(Mirror Coat) ou o Counter sei la...kkk fiquei estremamente emocionado foi demais na minha opnião um dos melhores episodio de pokemon xy... e esse episódio esta no mesmo nivel de Macarrão?To Fora...quando assisti esse episósio tive uma vaga lembrança de macarrão?to fora...Realmente adorei esse episodio

    Sir uma pergunta pra vc....na verdade uma curiosidade como é que voce consegue ver o nome dos roteiristas que fazem os episodios??..vlw abraço espere que leia meu comentário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo =DD
      Adoro quando leitores ocultos se manifestam hehe
      Rodrigo, dá pra ver o nome do roteirista na bulbapedia.bulbagarden.net ou nas fichas dos episódios da pocketmonsters.net. Vem depois da palavra "screenplay" (roteiro).

      Excluir
  6. e é verdade pokemon e suas incoerencias horn drill acertar o pumpkaboo..Fuck de Logica..pikachu usar esfera eletrica...kk coisas sem sentido..espero pelo charithoughts da batalha Ash vs Clemont

    ResponderExcluir
  7. Como sempre ótimo texto Sir.

    1- Esse episódio é muito bom e a ideia melhor ainda.
    2- Esse ataque que o Bunnelby usou é o Wild Charge.
    3- Mesmo que repetitiva a separação dos Rocktes nunca me cansa e na maioria das vezes se torno importante e não apenas encheção de linguiça.
    4- Que horror! Vamos parar com essa história de erro de tipos! Se é preguiça de ver um mapa de vantagens e desvantagens vai ficar dificio!
    5- Como sempre Wobbuffet não larga sua dona.
    6- Que interessante: Jessie tem um lado calmo e simples guardado.

    ResponderExcluir
  8. Voltando aqui depois de um tempinho sumido...
    Eu realmente amo episódios focados na E.R e esse não foi uma exceção!!!
    Essa família de Wobbuffets me deixou bem preocupado! Quando eu li o título do episódio pela primeira vez eu lembro que soltei logo um: "Merda! trouxeram o Wobbuffet de volta só pra se livrarem dele T_T"
    Eu fiquei meio apreensivo o episódio inteiro achando que ele realmente iria ficar com os outros de sua espécie ( A jessie eu sabia que iria voltar). Então, o final, vendo o Wobbuffet voltando pra salvar sua treinadora e mostrando total lealdade foi incrível!!!
    Adorei como toda a história foi construída, e apesar de tantas personagens, eles trabalharam bem cada uma, o que me impressiona visto que as vezes, uma só já da bastante trabalho. Quero mais vilões além da E.R!!!
    Lendo seu texto percebi muitas sutilezas que deixei passar. não me dei conta por exemplo do significado do penteado, e da imagem inicial com a tela rachada. Isso me fez admirar ainda mais o trabalho de toda a equipe! (inclusive o seu por exaltar isso) Afinal, arte é isso, né? Comunicar através de desenhos. E fizeram isso de maneira tão sutil que só percebi a importância desses momentos lendo o texto.
    No geral, foi um episódio muito bom! Só acho que deveriam ter dado mais espaço para a pobre abóbora fantasma já que ela está prestes a evoluir. Mostrar, quem sabe , ela ficando preocupada com a Jessie mas percebendo que o vinculo que ela tem com o Wobbuffet é maior e ai ficando revoltada e nos futuros episódios parar de obedece-la... Não sei, mas perderam um ótimo momento de trabalhar o fantasminha.



    obs: Esse não foio primeiro momento em que o número de meninas supera o de meninos. Quando eles viajaram com korrina e seu lucário foram três meninas(Korrina, serena e Bonnie) e dois meninos(Ash e Clemont). A não ser que você considere o lucário como outro personagem masculino pq ficou fora da pokebola o tempo inteiro, mas ai tbm teria que considerar o pikachu...
    obs²: Também to revolts com a derrota da Jessie ò_ó Não tenho nada contra a Shauna, mas ela só fez colocar um monte de flores no bulbo do bulbassaur ¬¬ não gostei daquilo! e achei os corações na cabeça do bulbassaur bregas!!!! Mas acho que a jessie não ter ganhado alterou muito minha opinião sobre as outras apresentações, então...
    obs³: Os fãs revoltados que você citou foram só os que comentaram aqui e na pokeblast ou tem toda uma legião de fãs da jessie espalhados pelo mundo reclamando disso?
    Se essa derrota tomou proporções épicas, talvez ela realmente arrase na próxima sem deixar de ser quem é *L*
    obs4: O mangá 3 de pokémon BW parece que foi o que teve a maior venda, pq não se acha em nenhum lugar agora, só por encomenda, enquanto que o 1, o 2 e o 4 estão aos montes por ai... E isso me deixa empacado na história. Não quero ler o 4 sem antes ler o 3 T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm confesso que tinha esquecido de Korrina!!! :o
      Apesar de ela não ser protagonista, realmente o número de meninas superava o de rapazes.
      Tem toda uma legião de fãs da Jessie espalhados no mundo todo. O culto à Jessie é internacional!
      Vixi, Charles! =O
      Nem no site da Panini tem?

      Excluir
  9. Pois é, eu voltei. E gente, como assim ninguém está falando nada sobre o assunto que fez deste episódio um episódio histórico? Eu já imaginava antes, mas não pensava que a Jessie poderia ser tão linda assim sem aquele penteado clássico dela, ela fica maravilhosa com esse cabelo escorrido e que eu acredito ser seu penteado natural. Até mesmo o outro penteado dela neste episódio também ficou uma gracinha, bem melhor do que seu penteado habitual, mas enfim...

    Eu particularmente gostei muito deste episódio que mostra um lado não tão habitual da Equipe Rocket. Mas eu meio que achei estranho a Jessie jogar tudo assim pro alto de repente apenas porque se apaixonou pelo doutor. Mas isso também mostra o quão necessitada ela pode estar de amor, carinho e atenção chegando ao ponto de abandonar todas os seus sonhos, interesses e ambições apenas para ter uma vida feliz com um homem pelo qual está apaixonada. A sua mudança de atitude neste episódio também é interessante porque apesar de poder parecer que ela estivesse tentando fazer com que o Dr. White se apaixonasse por ela, também pode parecer que ela realmente estivesse tentando mudar por dentro e que ela também pode não estar gostando tanto assim do seu eu atual, chegando ao ponto de preferir uma vida pacífica e amorosa e abandonar sua antiga vida pelo qual ela já lutou e se esforçou tanto, tudo em nome do amor. Mas não foi dessa vez que ela conseguiu essa nova vida. Eu também gostei muito da atitude do James neste episódio, acho que no momento em que ele viu o quanto ela estava feliz e diferente do que ela normalmente é quando está com eles na Equipe Rocket, deve ter causado um grande efeito na sua decisão de respeitar a escolha da Jessie e deixar que ela se vá, neste momento ele pensou nela não como uma colega de equipe ou parceira de crimes, mas sim como uma verdadeira amiga e companheira do qual ele já dividiu tantos momentos de alegrias e tristezas.

    Ah, e na parte que James disse "Não seria melhor se Jessie corresse atrás de sua felicidade como mulher?" eu não acho que ele estava sendo machista, e sim que ele estava pensando na felicidade da Jessie acima de tudo. Querendo ou não, a Jessie é uma mulher e deixando assuntos de machismo, feminismo e sexualidade de lado, é natural pensar que apenas o homem do qual uma mulher realmente ame é capaz de fazê-la verdadeiramente feliz, além de ser o único que pode realizá-la completamente como mulher e também poder satisfazê-la totalmente em todos os sentidos que as palavras "marido e mulher" podem significar, afinal, quando duas pessoas se amam é isso que acontece. E eu acho que era isso que James estava pensando no momento em que ele disse aquelas palavras, apesar dela ainda poder ser feliz com seus amigos e suas aventuras, existem tipos de felicidades que apenas a pessoa que você realmente ama pode proporcionar. Mewoth também deve ter entendido isso e foi por isso que os rapazes aceitaram relutantemente a sua saída, e eu particularmente achei isso muito bonito e por isso gostei tanto desse episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiim, o cabelo da Jessie fica mesmo lindo fora do seu habitual hehehe
      Adorei ler sua opinião, Rico. Especialmente por esta frase "existem tipos de felicidades que apenas a pessoa que você realmente ama pode proporcionar".
      Abraços o//

      Excluir