quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sir Charithoughts: Pokémon XY 003

Tentando manter as postagens deste blog ao menos semanais daqui pra frente, estou publicando meu Charithought do terceiro episódio de Pokémon XY!!
(tem um feriado vindo, então vou tentar aproveitá-lo para uma postagem diferente de review para este fds. Foque na palavra "tentar", por favor, pq eu ainda nem derrotei a Elite dos 4 no meu Pokémon X =OO)

#XY003/#807 – Froakie VS Fletchling! A Batalha de Manobras Aéreas!!

Depois de uma ótima estreia seguida de muita expectativa foi ótimo ver que o terceiro episódio de Pocket Monsters XY manteve a qualidade dos dois primeiros. A animação sofreu uma pequena (e esperada) queda de qualidade (que medo daquele Fennekin com crazy eyes no final), mas continuou bem dinâmica e viva, a trilha sonora ainda superacertada... O roteiro de Atsuhiro Tomioka também continua a estabelecer a interação entre os personagens de forma muito eficiente e a criar um senso de expectativa pelos episódios futuros enquanto ao mesmo tempo traz muita ação para a tela!

É também a primeira vez desde “Não Se Pode com um Taillow!” – exibido no Japão há mais de dez anos!!! – que temos um episódio dedicado à captura de um Pokémon pássaro do Ash já que tanto Starly quanto Pidove (quem lembra dela?) foram capturados em episódios em que eles não eram o foco, assim como Pidgeotto antes deles – então Fletchling vem para ter seu próprio cantinho ao lado de Noctowl e Taillow. Mas esse cantinho nem é tão dele assim porque tem outra dezena de coisas importantes acontecendo: Serena parte em sua jornada, chega rapidamente à Cidade de Lumiose e conhece o Prof. Sycamore para escolher seu primeiro Pokémon, James faz sua primeira captura em Kalos, Dedenne é introduzido, além de termos mais foco na personalidade de Froakie e na relação entre ele e Ash.

Mas primeiro: Fletchling. Particularmente, eu gosto muito de como o Pokémon é apresentado. Ele atrapalha um momento de amizadezinha de Bonnie com Dedenne sem o menor remorso, luta pra valer com Froakie, ri dos protagonistas todo Sassy quando são perseguidos por um enxame de Beedrill... É legal também ver que Ash quer pegá-lo porque ele demonstra força e não porque ele precisava de um bicho para fazer busca aérea pelo Pikachu (caso do Starly) ou porque o Pokémon simplesmente pousou sonsamente em sua frente (Pidove). Um dos meus favoritos da nova geração desde a primeira imagem, fiquei muito satisfeito em ver como a batalha entre ele e Froakie foi realizada de forma impecável e todo o clima que levou até ela.

A forma como Tomioka liga um Dedenne pegando sua frutinha até a aparição de Fletchling e a forma como isso desencadeia o lado altruísta e justiceiro de Froakie, ao mesmo tempo que criando um tipo de vínculo entre o Pokémon e Bonnie não é nada complexo, mas tão eficiente e infelizmente tão incomum em Pokémon que ver sendo tão bem executado dá até alegria. Da mesma forma, é bom ver que mesmo se utilizando do velho clichê do Pokémon que se compadece do Treinador que se machuca para protegê-lo, o episódio consegue se destacar. Em especial, a figura de Ash como protagonista herói continua aqui, mas o melhor é ver seu lado estrategista!

A batalha entre Froakie e Fletchling tem praticamente a mesma qualidade visual que Pikachu VS Bunnelby, do primeiro XY, mas com o diferencial de mostrar mais do talento de Ash como Treinador. A forma como ele utiliza características próprias do Pokémon e o campo a seu favor são novamente coisas que ele já fez em temporadas passadas, e são retomadas aqui para a alegria dos fãs. Eu só espero que a mesma qualidade de roteiro e animação seja mantida nas próximas lutas da série, incluindo aí a competência de Fletchling como combatente, já que muito dificilmente ele manterá esse lado atrevido agora que foi pego, mostrando mais brandura daqui pra frente.

Além da forma legal como o episódio explora a relação Ash & Froakie, todos os demais protagonistas ganham ótimos pequenos momentos e interações no episódio: a divertida troca entre Serena e sua mãe sobre o chapéu (aliás, achei engraçado como Serena avisa do nada pra mãe que está partindo numa jornada e sai assim sem cerimônia, como se estivesse indo ao supermercado) já me faz querer dar às duas o prêmio de melhor dupla em Pokémon XY.



Bonnie e Clemont também tem seus momentos. Mais uma vez a cumplicidade entre os dois pode ser vista no fato de eles estarem guardando juntos o segredo por trás de Clemont deixando a cidade. Bonnie também continua aqui a criança fofa do grupo, chorando e tudo, e o interesse dela em ter um parceiro Pokémon com certeza já conserta um erro cometido em Advanced Generation com o Max (vemos VÁRIAS crianças menores de dez anos com Pokémon na série, mas o filho de um Líder de Ginásio não podia ter NENHUM porque não tinha a idade certa! fuck lógica). É divertido ver a invenção de Clemont dando errado e eu já imagino essa sendo uma das novas fontes de humor fácil da série. É também legal ver o quão a rápida amizade de Clemont e Bonnie com Ash soa mais honesta e convincente do que a de Brock com o garoto no começo da série original, por exemplo.


E pra terminar, é ótimo ver como eles tem equilibrado bem o lado sério da Equipe Rocket com o lado cômico e nonsense do grupo. Só achei que eles estão um pouco importantes demais. Aqui eles ligam diretamente para o Giovanni para falarem absolutamente NADA relevante e desligam e o chefe todo poderoso age como se algo super-relevante mesmo tivesse acabado de acontecer. Tá serto =P E eu espero que apesar da captura aleatória Inkay ganhe uma boa personalidade e momentos de interação decentes com James porque foi triste ver o quão sem personalidade os Pokémon de Jessie e James eram na série passada.

Considerações finais:

  • Os cenários de Pokémon XY estão tão bem-adaptados dos jogos que é lindo ficar observando os detalhes. Em especial, eu adorei a forma como o laboratório do Prof. Sycamore perdeu o elevador e ganhou umas escadas que deixaram o ambiente mais amigável e menos corporativo; 
  • A vozinha da Pokédex de Kalos tá muito zoada =P 
  • Wigglytuff é a parceira das Enfermeiras Joy de Kalos. Eu sinceramente não entendi o porquê. Inicialmente pareceu uma boa ideia porque afinal Wigglytuff é gorda e rosada, mas aí eu parei pra pensar no moveset do Pokémon e até chequei e bom, Wigglytuff não aprende nenhum golpe relacionado a cura nesta geração! – só Sino da Cura (Heal Bell) em BWB2W2. Miltank talvez teria sido uma escolha mais acertada... 

  • Fiquei sabendo que na saga XY do mangá Pocket Monsters Special, Serena é uma Corredora de Rhyhorn (Rhyhorn Racer) E uma Treinadora Aérea (Sky Trainer). Eu realmente espero que a Serena do anime também siga pelo menos a carreira das corridas! 
  • Como vocês sabem, eu não acompanhava BW então foi só agora em XY que eu conheci o Rotom do Prof. Carvalho. E eu adoro ele!! Em especial, a voz que Kiyotaka Furushima é ótima e muito divertida e eu fico muito feliz que os americanos tenham decidido mantê-la na versão ocidental do anime; 
  • Apesar da excelente qualidade, a estreia de XY teve uma audiência relativamente baixa no Japão: marcou 5,3 pontos. É decepcionante se você comparar com as estreias de Diamond & Pearl e Best Wishes!, que haviam marcado 9,3 pontos cada e com toda a expectativa com o lançamento dos jogos para 3DS. Entretanto, vale lembrar que o primeiro episódio já estava disponível na Internet quase uma semana antes da exibição na tevê e também foi exibido em vários locais ao redor do Japão na semana de lançamento dos jogos X & Y. Além disso, a série Best Wishes teve uma média de audiência de 3 pontos, especialmente em seu último ano, então XY já conseguiu uma pontuação superior – embora ainda abaixo do especial de BW que mostrou o primeiro encontro entre Brock e Cilan e fez 5,5 pontos, a maior audiência da série no mês de outubro! Os dois últimos episódios de Best Wishes! tiveram uma 3,6 pontos cada e o especial Pocket Monsters – The Origin fez 4,7 pontos; 
  • Antes da exibição dos dois primeiros episódios de XY, a TV Tokyo exibiu um especial de 20 minutos que se passava durante a viagem de Ash e Pikachu para Kalos: “Pokémon XY: Pré-estreia Especial – A Estrada para Kalos”. Enquanto o Treinador estava no avião, o narrador apresentava o personagem ao público, relembrando rapidamente o dia em que ele começou sua jornada e os amigos que fez em suas viagens; 
  • Como nem tudo é perfeito, que encerramento tosquinho esse de XY! E o “Pokémon Quiz” consegue ser ainda mais patético que o “Quem é esse Pokémon?” =P;

    Agora é aguardar o próximo episódio

    Imagens: filb.de

Um comentário: