terça-feira, 11 de setembro de 2018

Sir Charithoughts: SM061-070

ATENÇÃO: devido à imensa demora para publicar esta review, decidi fazer um agrado e avaliar 10 EPISÓDIOS de uma vez! Espero que gostem e não sejam preguiçosos na leitura hunf

O próximo grande arco… ou um grande deslize?
Nas duas últimas gerações de Pokémon, a Game Freak demonstrou uma preocupação em expandir não apenas o número de monstros, mas também os conceitos e as ideias que temos sobre eles. A introdução do tipo Fada, megaevoluções, formas de Alola, a quebra de tabus como Pokémon normais que podem se transformar em lendários (Carbink e Diancie), lendários que evoluem (Tipo Nulo e Cosmog) e, de quebra, a criação de uma nova categoria, as Ultracriaturas, mudaram tudo o que conhecíamos sobre os monstros de bolso.
Originários de outras dimensões, as Ultracriaturas intrigaram primeiro pela sua aparência mais ameaçadora que o comum e por serem tratadas como seres muito misteriosos (só as conhecíamos por codinomes!) que seriam importantíssimas na trama de Pokémon Sun & Moon. Com o anime assumindo o tom mais cômico e infantil, parecia não haver espaço para elas ali e ficava a dúvida se haveria espaço para elas dentro do anime até que o arco de Nebulino nos provou que sim!
Conhecemos Nihilego, o vimos sequestrar Samina (Lusamine), possui-la e tudo, descobrimos que a Fundação Aether ia criar uma força-tarefa para proteger a região de Alola da invasão de outras Ultracriaturas, tão ou ainda mais perigosas. Tudo parecia caminhar para um arco inspirado no pós-game de Sun & Moon (lamentavelmente sem Anabel, por razões óbvias, e Looker), com as Ultracriaturas sendo abordadas com importância e gravidade dentro da trama principal. Só que quando finalmente assisti ao episódio que dá início a esse arco, a decepção bateu pesado. Os episódios seguintes infelizmente não ajudaram também.
Aya Matsui, a atual construtora da série, até faz um bom trabalho de preparar a cena. A chegada surpresa de Buzzwole durante uma filmagem do programa do detetive Luis (Laki) foi uma boa sacada, assim como toda a sequência que se segue de convocação e transformação dos Ultraguardiões, tão exagerada que nem parece o anime que conhecemos. O exagero é reconhecido e justificado por Lílian (Lillie) como parte das "infantilidades" de Samina (Lusamine) - o que eu particularmente amo, tanto por condizer perfeitamente com a mãe que eles construíram quanto por justificar os absurdos de forma bem aceitável. O que estraga todo esse esforço é o fato de que os personagens resolvem o conflito através de uma… comparação de muque?
Eu entendo que talvez Aya Matsui e seus colegas decidiram dar leveza a este arco e salvar o momento sério para o clímax para manter em sintonia com o restante da série. Também estou ciente de que essa é uma característica do Pokémon exibida tanto no Pokémon Refresher como nas Pokédexes de Pokémon Sun e Pokémon Ultra Moon, mas enquanto eu normalmente gosto de ver episódios construídos ao redor de características específicas de certos monstros, permita-me dizer que 1) as descrições das Ultracriaturas nas Pokédex dos jogos são ridículas - eu ainda não superei que Buzzwole, Xurkitree e Guzzlord compartilham a exata mesma descrição em Ultra Sun e Kartana, Pheromosa e Celesteela em Ultra Moon, sendo os únicos Pokémon a serem vítimas dessa preguiça atroz; e 2) essa é a primeira vez que você está colocando os Ultraguardiões em ação, você vai mesmo desperdiçar todos aqueles Poké Caronas legais, o uniforme especial e todo o resto com uma premissa idiota?
Nos jogos, é dito que as Ultracriaturas agem de forma agressiva quando chegam no nosso mundo por causa da estranheza causada pela mudança de ambiente. Pronto, essa seria a desculpa perfeita para focar esses episódios em acalmar os monstros e ao longo dos episódios poderíamos vê-los sendo reabilitados e estudados. Seria interessante ver essa dinâmica e aí caberia um episódio cômico, desconstruindo a primeira impressão da Ultracriatura. Com Buzzwole sendo despachado para o Ultraespaço no mesmo episódio em que aparece e os episódios seguintes focando em coisas completamente diferentes, a ideia de uma trama continuada fica quebrada e estamos de volta a uma rotina de episódios sem muita conexão entre si.
O pior é que nem o episódio de introdução de Poipole é capaz de deixar a trama mais interessante! Enquanto Nebulino conquistou nossos corações sendo apresentado como um bebê fofo de lendários que precisa ser protegido, o Pokémon Espinho Venenoso é só uma criancinha hiperativa apaixonada pelo brilho dos raios do Pikachu. Basicamente ganhamos um Togedemaru fundido com Togepi e isso NÃO É BOM (porque não precisamos de um Togedemaru 2.0 porque Togepi são sempre bem-vindos, que fique claro!). Considerando que ele é claramente uma aquisição temporária, não me surpreenderia que o gosto pelos raios fosse justificado no futuro com alguma relação a seu lar de origem (falta de… luz?) tampouco acho que essa amizade represente algo além de potencial choro futuro quando o Pokémon for embora. Uma tentativa de recriar a relação entre Goodra & Dedenne, se é que me entendem.
Com meus amigos reclamando constantemente de como Pokémon a Série: Sol & Lua está chato, fica difícil ter grandes expectativas sobre os episódios futuros. O pior é que não é como se faltassem formas de deixar a história pelo menos pelo menos um cadinho intrigante. Se trouxeram Poipole, por que não o Ultraesquadrão de Reconhecimento? Por que estão desprezando essa linha narrativa? Sol & Lua parecia estar num ótimo caminho e agora eu já não sei…

SM061/ Episódio 1012 - Vão! Vocês São Nossos Ultraguardiões!!
Roteiro: Aya Matsui
Direção de Animação: Masaaki Iwane e Izumi Shimura
Apesar do gosto amargo que o episódio deixa, sua primeira metade é muito bem realizada. É ótimo que Matsui não esteja abandonando a infantilidade de Samina completamente, mas permitindo que esse lado da personagem contribua para a trama de forma criativa e positiva. Obviamente também adoro o fato de que os Ultraguardiões são liderados por três mulheres e que Clefable seja a "Alfa" da equipe. A escolha das Poké Caronas para cada Treinador foi muito bem realizada (semilendários transformados em montaria quem diria) e apesar de achar que Poipole está com aparições espaçadas demais, eu fiquei um pouco aliviado que não foi neste episódio que ele se juntou a Ash porque poderia ficar mal trabalhado. Também foi bem legal ver Meowth sendo incapaz de entender Buzzwole como uma forma de salientar a separação entre Ultracriaturas e os Pokémon do "nosso" mundo. A animação ficou belíssima, mas não se espera menos de Masaaki Iwane né mores.
Nota: 3/5

SM062/ Episódio 1013 - O Meowth Sombrio é um Meowth de Alola!?
Roteiro: Akemi Omode
Direção de Animação: Aito Ohashi e Osamu Murata
Akemi Omode volta de uma longa ausência do anime e nos presenteia com um ótimo episódio! Apesar da minha frustração com os Ultraguardiões, devo dizer que a experiência de ver esses episódios foi atenuada pela qualidade superior de outros capítulos e este é um deles. Apesar de a premissa do Pokémon que finge uma atitude diante dos personagens humanos para enganá-los já ter sido usada algumas vezes no anime, a diferença aqui é que o conflito fica bem pessoal quando o felino cinzento mira diretamente em Giovanni, que tem sido o objeto das fantasias de Meowth desde o começo do anime. 

Omode e os animadores acertam em cheio na composição do humor, que conta com um texto sagaz e inteligente que usufrui tanto de elementos clássicos dos antagonistas (como a rivalidade entre Persian e Meowth, o buraco de armadilha) como das novidades (o fato de que agora eles têm dinheiro, o ódio de Mimikyu por Pikachu, etc) atrelado a uma animação bastante fluida, que usa exagero sob medida para entregar o humor necessário. O Meowth de Alola é tão deliciosamente perverso que me conquistou. Ele levantou a roupinha do Pokémon Disfarce só para quase matar seu rival, fingiu cair no plano dele só para usá-lo como isca e no fim das contas foi parar no QG da Equipe Rocket com Matori, mas ainda mirando em Giovanni!
A decisão de mantê-lo com Matori é ótima porque perpetua a rivalidade entre os felinos, mas numa saga como Sol & Lua pode significar também um desperdício, já que esta é a região que mais nos permite ter personagens recorrentes (né Oranguru?). Por outro lado, esse pode muito bem ser um dos casos em que uma aparição única é o suficiente para ser inesquecível.
Nota: 5/5

SM063/ Episódio 1014 - Queime com Paixão, Litten! Abaixo o Incineroar!!

Roteiro: Atsuhiro Tomioka
Direção de Animação: Mizuho Tajima e Shuhei Yasuda
Professor, figura paternal, cuidador de Pokémon, marido… em meio a tantas atribuições diferentes dadas a Nogueira, eu me perguntava se haveria espaço para explorar aquela sua segunda faceta mais conhecida dos jogos Pokémon Sun & Moon: o Real Mascarado. De fato, depois de levar mais de 60 episódios para nos mostrá-la, o roteirista Atsuhiro Tomioka não perde um minuto para colocá-la em cena vencendo uma batalha hiper-roubada com seu Incineroar no Estádio Real, para deleite de um empolgado Ash e seu Litten.
A escolha de estrear Incineroar na arena do Estádio Real é esperta, considerando que é praticamente o habitat natural do Pokémon Salto e, como fã, é um deleite vê-lo usando o pacote completo de ataques introduzidos com o Pokémon, incluindo o Lariat Escuro, o Golpe Enfeitiçado (uma PÉSSIMA localização para o Throat Chop, diga-se de passagem) e seu movimento Z exclusivo, o Mortal Malicioso (Malicious Moonsault).
Depois de tantos episódios aparecendo como apenas o coadjuvante da trama do Lycanroc, Litten finalmente ganha uma merecida atenção. Todas as suas diversas cenas de treinamento com o Pokémon Lobo exibidas anteriormente de repente começam a fazer sentido quando o Gato de Fogo mostra uma determinação para também se tornar mais forte e vencer Incineroar. O treinamento para aprender o Ataque de Chamas é especialmente maravilhoso porque não nos dá só mais momentos de Ash rebolando com seus Pokémon, mas também tem uma sincronia maravilhosa com a música "Alola!" - da qual já sentimos saudade.
O dublador japonês do Professor Nogueira faz um ótimo trabalho em fazer uma voz levemente diferente para o Real Mascarado, as previsíveis piadas com a identidade secreta do moço são eficazes e eu quero a Equipe Rocket assumindo o trabalho de apresentadores em todos os eventos futuros! A sequência de evolução para Torracat me fez sentir falta dos efeitos que vimos com Bounsweet e Rockruff, mas vou dar crédito aos animadores pela tentativa de nos surpreender. Agora, seria pedir muito ver pelo menos UMA das meninas tentando enfrentar o Real Mascarado? Já está muito batido esse lance de elas não lutarem, especialmente quando Vitória já tem até Movimento Z…
Nota: 4,5/5

SM064/ Episódio 1015 - Ash e Passimian! Um Touchdown de Amizade!!

Roteiro: Junichi Fujisaku
Direção de Animação: Yuki Naoi
Este é talvez o episódio mais comentado de todo este conjunto e isso é de verdade uma pena porque é um dos mais fracos da série atual! O melhor momento é o começo, com Ash apresentando Litten agora evoluído em Torracat para a senhorinha da feira e depois disso, pouca coisa importa. A trama até ganha alguns pontos por criatividade ao pegar o conceito do Pokémon Trabalho em Equipe e transformá-lo numa competição, mas a execução não é tão bem realizada. Apesar de o episódio querer vender a ideia de que Ash fez amizade com os Passimian, a gente gasta tempo demais vendo ele tentando se passar por um em vez da formação de um vínculo de verdade entre ele com qualquer um dos primatas. O que mais me surpreendeu foi a qualidade da animação, consistentemente linda durante o episódio todo - um desperdício para um episódio tão mediano.
Nota: 2,5/5


Em relação à controvérsia, eu gostaria de dizer que racismo existe e é uma coisa que impacta a vida de várias pessoas ainda hoje. Infelizmente, a cultura japonesa ainda parece muito insensível aos diálogos que se têm no mundo sobre questões de gênero, sexualidade, representatividade e também preconceito racial. Todavia, o episódio não mostrou blackface. Blackface é uma pessoa se pintar para representar uma pessoa negra de forma caricata e cômica. Ash apenas pintou o rosto para imitar um Pokémon, portanto eu vejo a atitude da TPCI como apenas uma empresa tentando a todo custo evitar mais controvérsias raciais numa franquia que já teve uma boa dose delas.


SM065/ Episódio 1016 - Luan e Eevee Realizam Sua Luantrada!!

Roteiro: Yuka Miyata
Direção de Animação: Noriko Ito
Desde que o elenco da Escola Pokémon foi anunciado a pergunta na boca de todos era: cadê o Luan (Ilima)? Ícone da Escola de Treinadores nos jogos Pokémon Sun & Moon, Luan era o Capitão que mais fazia sentido fazer parte do elenco de uma série animada focada no instituto, mas os roteiristas decidiram tirá-lo de cena - por motivos que eu imagino que tenham a ver com sua aparência mais feminina para evitar polêmicas, claro. Finalmente, porém, o personagem tem sua chance de aparecer e eu fiquei muito feliz com como a roteirista Yuka Miyata fez o seu melhor para honrar o material original ao apresentar esta versão do rapaz.
Logo de início, o vemos derrotar Kagetora para obter a Eevium Z, descobrimos como ele chegou a ser conhecido como o "Príncipe da Escola Pokémon", sua passagem por Kalos (incluindo aí a Liga Kalos) e até mesmo os mitos que o cercam. Conectando com o episódio do Komala, a ideia de os alunos do Professor Nogueira se aproximarem dele com o interesse número um de vê-lo fazer Komala abrir os olhos é uma ótima sacada! A partir daí, o episódio explora da melhor maneira a relação do veterano com os atuais alunos da Escola.
Outro aspecto interessante foi a forma como a Equipe Skull foi tirada da geladeira para confrontar o aluno-prodígio. O ranço pessoal de Túlio contra Skull não serviu apenas para fazer rir, mas ajudou a dar um pouco mais de personalidade a essa gangue que parece tão monótona na maioria das vezes. A coisa mais negativa que eu teria para dizer é que enquanto foi ótimo ver o Impulso Evolutivo (Extreme Evoboost) em ação, ele foi retratado de uma forma bastante inviável, mesmo dentro desse universo fantástico.
Nota: 4,5/5

SM066/ Episódio 1017 - Um Smash com Esboço! A Feroz Partida de Pokémon Pingue-pongue!!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Masaya Onishi
Depois de revisitar o beisebol, Pokémon a Série resgata o pingue-pongue! Com a presença de outro convidado especial perito no assunto, o prodígio Luan, o infame esporte que nos custou Ambipom em Diamante & Pérola se torna uma miraculosa adição ao sempre diverso (para não dizer improvisado) currículo da Escola Pokémon. Só que diferente do esporte praticado em Sinnoh, em Alola os Pokémon estão livres para usarem seus movimentos sem restrição, o que torna as partidas ainda mais malucas. A diversão de ver os Treinadores praticando atinge seu ápice com a batalha divertidíssima, emocionante e maravilhosamente bem animada entre Kiawe e Vitória (Lana).
Mas todo esse momento serve apenas como uma breve introdução para o evento principal que envolve Luan participando no Torneio de Pokémon Pingue-pongue para tentar vencer seu rival, o enfezadíssimo Ikari (que significa enfezado em japonês porque afinal quem precisa de originalidade, não é mesmo?), que não basta ser escandaloso ainda tem que ser abusivo com seu Mienshao. Um dos aspectos que eu mais gostei de como Luan foi retratado nesse par de episódios é que enquanto ele é o colírio dos olhos das meninas, ele ainda possui um forte lado mais delicado.

Sua filosofia no Pokémon Pingue-pongue gira apropriadamente em torno da empatia que o Treinador deve ter com seu companheiro e o episódio trabalha esse aspecto muito bem, nos fazendo sentir pena do Mienshao e no final fazendo Ikari perceber o quão babaca ele estava sendo com seu Pokémon.
Enquanto as cenas de ação foram muito caprichadas, em alguns momentos tivemos aqueles defeitos de personagens mal desenhados em cenas longas (todo um diálogo com Pikachu horroroso na tela). Porém, nada que atrapalhe este episódio de ser divertido, empolgante e bonitinho nas horas certas. Também foi ótimo ver Smeargle em ação e ainda usando Esboço (Sketch) no anime pela primeira vez desde que o movimento surgiu em Pokémon Gold & Silver Versions, em 1999. Se esse investimento em esportes que Sol & Lua vem fazendo for uma tentativa de compensar a falta de batalhas, eu aceito contanto que os episódios continuem apresentando este nível de qualidade.
Nota: 4,5/5

SM067/ Episódio 1018 - Pika Pika Amor Cintilante! Poipole Gira, Gira!!
Roteiro: Aya Matsui
Direção de Animação: Masaaki Iwane e Izumi Shimura
Ok, vocês já sabem que eu não gostei desse episódio em grande parte pelo fato de ter achado Poipole bastante irritante - algo completamente pessoal e não ligado diretamente à qualidade do episódio, eu entendo. Só que o outro motivo é o quão fora da personagem Aya Matsui escreveu Pikachu só para ele convenientemente caber na história que ela criou sem fazer muito esforço.
Desde a série original, o posicionamento do Pokémon Rato como um monstrinho mais maduro dentre seus pares foi solidificado: ele cuidou do Pikachuzinho em "O Adeus de Pikachu", foi o babá de Togepi por anos e até continuou maduro quando Ash sofreu aquela regressão cerebral terrível em Preto & Branco (se lembram do esporro que ele dá no Treinador em "Ofuscando o Ginásio de Nimbasa!"?). Mas aqui, Pikachu se afasta do Treinador e vai se embrenhar no mato com um bicho desconhecido, não sabe pegar uma maçã sozinho, quase engole a fruta duma vez antes de pensar em dividir e depois ainda se volta contra Poipole quando Rowlet é envenenado, mesmo que a situação tenha sido um claro mal-entendido. Nada disso pra mim faz sentido.
De bom, temos momentos como Chris podendo nos apresentar ao Observatório Hokulani e seu primo e melhor amigo de Nogueira, Marcos (Molayne), que aparecerão em breve, Meowth vendo Torracat pela primeira vez e celebrando, Charjabug consolando Togedemaru e a música utilizada para as cenas de Poipole é ótima porque tem aquele toque diferenciado das Ultracriaturas. De resto, o episódio faz bem o arroz com feijão de sempre com nada demais. Talvez o amor cintilante entre Pikachu e Poipole tenha funcionado para conquistar os corações de fãs por aí, mas não foi dessa vez pra mim.
Nota: 3/5

SM068/ Episódio 1019 - Experiência de Trabalho! Um Dia Inteiro no Centro Pokémon!!
Roteiro: Junichi Fujisaku
Direção de Animação: Takashi Shinohara
Um dos episódios de rotina típicos de Alola, este é um filler bastante divertido. Como fã de capítulos que exploram as individualidades dos personagens e como eles interagem em diferentes situações, é um deleite ver as meninas se divertindo ao por Ash em roupas femininas, Ash e Kiawe entregando um hidratante para James sem reconhecê-lo e a alegria de Lílian pela oportunidade de tocar vários Pokémon.
O episódio também nos traz outro excelente uso de um recruta da Equipe Skull, com Zipp ganhando mais atenção com a subtrama envolvendo seu Garbodor e suas veias de veneno entupidas. Isso nos permitiu ver não apenas um lado mais humano do vilão, um que se preocupa com seu Pokémon, mas que apresenta uma relutância em pedir ajuda no Centro Pokémon por ser orgulhoso e também acreditar que não merece por causa de todas as arruaças que apronta.
A animação é ótima, o que beneficia particularmente a sequência de tratamento do Pokémon Monte de Lixo. Não me recordo de uma ferida de Pokémon ser tratada de forma visual tão notavelmente complicada no anime antes, o que dá a esse momento a seriedade e gravidade necessárias para transformá-lo num verdadeiro momento de Joy's Anatomy.
Detalhes maravilhosos como os Treinadores usando a mesma frase clássica das enfermeiras dos jogos, Vitória comparando Pikachu e Poipole às suas irmãzinhas, a senhora da feira trazendo frutas para a Enfermeira Joy enferma porque as fofoqueiras em Alola não descansam e até uma melhor noção dos bastidores do Centro Pokémon (até lavar os Pokémon dos outros, gente!) me fazem até pensar se finalmente chegamos no ponto em que eu vou ficar mais na expectativa pelos fillers do que pelos episódios que desenvolvem essa trama sem sal das Ultracriaturas!
Nota: 5/5

SM069/ Episódio 1020 - Brilhe, Nave Celesteela!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Maiko Katsuki e Rena Yamazaki
A segunda operação dos Ultraguardiões (não considero a do Poipole) já me agradou um pouco mais que a primeira. É verdade que Celesteela passou 99% do seu episódio de estreia soterrada e, assim como Buzzwole, tenha falhado em transmitir qualquer sensação de ameaça, porém a ideia de explorar a mitologia por trás do Pokémon, o conto da Princesa Kaguya, foi uma ótima decisão por parte do time de roteiristas. O episódio começa bem bonitinho, com Chris acampando em família, com os pais apaixonados se encantando com o céu noturno e Chris dentro da sua barraca calculando o melhor horário para se ver a lua à noite (claro). A escolha de colocar essa família para fazer observação astronômica é legal por também ser uma referência ao hobby do Capitão do tipo Elétrico em Pokémon Sun & Moon.
Apesar de não curtir o nerdzinho da Escola Pokémon no mesmo nível que seus colegas, devo dizer que o personagem foi escrito de forma bastante cativante, com seu maravilhamento com Celesteela por sua conexão com a lenda da Nave Celestial sendo retratado de forma bem doce. Quando a gente compara sua falta de vontade inicial de ajudar no Centro Pokémon no episódio passado com sua determinação em escavar Celesteela aqui, fica bem claro o quão tudo isso é importante pra ele.
Também gosto de ver as crianças explorando essa descoberta sem contatar Samina, Lara (Wicke) e Bruna (Burnet), por entenderem que era algo bastante importante para Chris, e Charjabug prova mais uma vez que é o melhor Pokémon do gorduchinho ao convocar vários Grubbin para ajudar na escavação. O final do episódio foge um pouco do clichê da captura com Bola Criatura ao permitir que Celesteela simplesmente parta rumo aos céus e espero que os roteiristas a tragam de volta futuramente para nos dar uma chance melhor de ver essa Ultracriatura que é tão visual e conceitualmente interessante. Ah e Tapu Koko apareceu de forma beeem intrigante e misteriosa…
Nota: 3,5/5

SM070/ Episódio 1021 - Protejam a Fazenda! A Chama Azul Contra-ataca!!
Roteiro: Akemi Omode
Direção de Animação: Yukari Kobayashi, Izumi Shimura e Shin Tanoue
O breve hiato de Omode no anime parece ter servido muito bem à roteirista, que escreveu outro episódio ótimo dentro deste bloco. A trama do homem ambicioso que quer tomar as propriedades de pequenos produtores a qualquer custo necessário não é exatamente nova e em sagas anteriores teria sido mais um episódio sobre problemas dos personagens do dia que seria resolvido graças à interferência de Ash e seus amigos. Porém, em Sol & Lua, é uma oportunidade para não só revisitarmos a família de Kiawe mas também ver os próprios se protegerem.
O verdadeiro foco do episódio, porém, é o desenvolvimento da relação entre Kiawe e seu Marowak. Enquanto o Pokémon Acumulador de Ossos é o membro principal do time do Capitão nos jogos, no anime sua relação ainda é um trabalho em andamento. Desde sua estreia, Marowak mostra um comportamento excessivamente agitado e paixão por confrontamento, o que lhe dá um aspecto mais imaturo que contrasta com a maturidade de seu colega Turtonator.
Não é surpresa, portanto, que o Treinador não tenha tanta confiança em seu Pokémon mais recente - que parece sentir isso e fica constantemente tentando provar seu valor, inclusive se adiantando na batalha e derrubando dois oponentes antes que o Pokémon Tartaruga Explosiva tenha sequer  a chance de atacar. O problema entre os dois é resolvido apenas através de treinamento, com a promessa de Kiawe de que agora ele passará a confiar mais em seu monstrinho.
O conflito porém não se resolve apenas na batalha, com o pai de Kiawe fazendo a coisa mais madura e acionando as autoridades. Viren é um ótimo vilão, que não apenas exibe ganância e um Pokémon poderoso, como estratégias igualmente vis para atrapalhar a família fazendeira e aparição da Oficial Jenny de Akala é muito pontual. Na Internet, um post do Tumblr viralizou acerca dos acontecimentos deste episódio ao nos lembrar que enquanto na utopia que é Pokémon uma família negra chamar a polícia para denunciar as perturbações causadas por um homem branco funciona de forma eficaz, na vida real essa eficácia não ocorre com a mesma frequência. Omode acertou em cheio na militância!
Nota: 5/5

Considerações finais:
  • E vamos ver como o começo da fase dos Ultraguardiões movimentou a audiência de Pokémon no Japão:
Número do episódio
Título do episódio
Audiência
Ranking semanal
SM061
“Vão! Vocês São Nossos Ultraguardiões!”
3,7
SM062
“O Meowth Sombrio é um Meowth de Alola!?”
3,8
10º
SM063
“Queime com Paixão, Litten! Abaixo o Incineroar!!”
3,9
SM064
“Ash e Passimian! Um Touchdown de Amizade!!”
4,2
SM065
“Luan e Eevee Realizam Sua Luantrada!!”
3,8
SM066
“Um Smash com Esboço! A Feroz Partida de Pokémon Pingue-pongue!!”
4,1
SM067
“Pika Pika Amor Cintilante! Poipole Gira, Gira!!”
3,0
SM068
“Experiência de Trabalho! Um Dia Inteiro no Centro Pokémon!!”
4,1
SM069
“Bilhe, Nave Celesteela!”
Abaixo de 2,7
Não entrou
SM070
“Protejam a Fazenda! A Chama Azul Contra-ataca!!”
4,0
  • É sempre bom lembrar que a audiência dos episódios não reflete apenas o gosto do público pelo episódio em si, mas também o que estava concorrendo naquela semana tanto no Japão como na programação no geral. Dito isto, é interessante notar que as menores audiências vieram justamente dos capítulos estrelando as Ultracriaturas. Buzzwole, Poipole e Celesteela parecem ter despertado menos interesse do público do que o filler do Passimian, o dia no Centro Pokémon e a luta pela fazenda da família de Kiawe. Parece que enquanto o público japonês de Pokémon a Série: Sol & Lua está disposto a ver Ash imitando um macaco por 10 minutos, a mesma paciência não se aplica para assistir à representação decepcionante que as Ultracriaturas têm recebido. Ainda assim, a saga em Alola permanece muito estável na pontuação, sendo capaz de manter o interesse do público e gozar de picos de audiência elevados mesmo depois de mais de 60 semanas no ar. Com o anime mudando para os domingos no próximo mês, será interessante notar que impactos isso terá nos números da série;
  • Essa nova abertura é sem dúvida uma das minhas menos favoritas. O novo encerramento também não me cativou muito. Ainda aprecio, porém, os painéis mostrando os Treinadores e seus Pokémon;
  • É difícil se acostumar com essa Equipe Rocket que tem poder aquisitivo o suficiente para comprar sorvetes premium, mas acho que é o que acontece quando se para de investir em mechas novas semanalmente;
  • Eu amo que a primeira coisa em que Jessie pensa quando descobre que o Meowth de Alola é do tipo Sombrio é na possibilidade de usar o Cristal Z. Agora só falta eles descolarem uma bendita Pulseira Z!
  • Legal ver a Equipe Rocket descrevendo Charjabug como aquele que "avança rapidamente" no Estádio Real, em referência à Corrida Charjabug;
  • A propósito, eu assisti à versão dublada do SM063, "Chegando ao Limite!", e chega a ser hilário o quanto a cena de treinamento fica simplesmente NADA A VER na versão ocidental, com a música instrumental do compositor Ed Goldfarb combinando em nada com a animação. Ele devia ter pelo menos usado uma música cantada, como "Curtindo a ilha do sol!";
  • Foi um alívio ver nesses episódios que Marowak não gosta de água - depois de Lycanroc eu estava até meio que desacreditado já!
  • Eu queria poder zoar Túlio por acreditar que seu Salandit macho está perto de evoluir, mas eu fiquei dias treinando um Salandit macho em Pokémon Sun na doce esperança de ter um Salazzle sem saber que só as fêmeas evoluíam;
  • Eu sei que muitos amigos gays ficaram frustrados por Luan ser retratado como alguém que faz sucesso entre as garotas por gostarem de ler o personagem como um gay também, mas vale lembrar que na cultura japonesa, representatividade queer funciona de forma bem diferente do que geralmente esperamos e, se serve de alguma coisa, Luan não pareceu retribuir os sentimentos de nenhuma daquelas meninas. Talvez o episódio tenha mais é servido para incitar os fanfiqueiros de plantão a começarem suas histórias sobre Túlio descobrindo seus verdadeiros sentimentos sobre Luan;
  • Enquanto eu adoro que o argumento de Luan sobre existirem outros meios de fazer Pokémon não-evoluídos ficarem fortes é pautado em cima do uso do movimento Z exclusivo de Eevee, eu sempre fico com receio quando o anime começa a advogar sobre os benefícios da não-evolução porque geralmente abre precedentes para outros casos assim. Nesse momento do anime, a mensagem fica levemente ambígua já que vimos Litten virar Torracat dois episódios antes, mas não descartaria os roteiristas decidirem que Rowlet e Popplio estão bons do jeito que estão - mesmo eles já tendo dado indícios de que Popplio queria evoluir no episódio em que ela dominou o Hidro Vórtice;
  • Com os planos da Liga Pokémon do Professor Nogueira sendo novamente tópico de conversa e Luan aparecendo falando sobre sua experiência na Liga Kalos, eu não ficaria surpreso se o personagem retornasse como um possível rival de Ash na final. Com Pokémon Let's Go! Eevee & Pikachu chegando, uma final entre Pikachu e Eevee não deveria causar nenhuma surpresa;
  • Amei tanto ver os colegas de sala em seus trajes de pingue-pongue. Lílian estava particularmente adorável;
  • Sailor Moon tem sido uma influência muito óbvia em Sol & Lua e eu estou amando isso! Dá pra ver na sequência de transformação dos Ultraguardiões e mais ainda na sequência maravilhosa de Vitória no pingue-pongue;
  • Esses episódios com Luan marcaram aquela típica amnésia de Ash que tanta gente odeia: além do personagem mencionar absolutamente nada sobre sua jornada por Kalos, ele ainda não sabe como um pingue-pongue com Pokémon funciona. Além do mais, ele e Pikachu parecem muito pior no pingue-pongue em Alola do que em Sinnoh;
  • Adorei a participação da Equipe Rocket no Torneio de Pokémon Pingue-pongue sendo claramente uma referência de algum anime que eu não vou saber (Ace o Nerae!, segundo a Bulbapedia);
  • Já o rival de Luan, Ikari, é uma homenagem ao personagem Ryūichi Kazama do mangá Ping Pong, de Taiyo Matsumoto;
  • Finalizando a tour de referências, enquanto explica sobre Ikari, Kiawe parodia o personagem Gendo Ikari de Neon Genesis Evangelion;
  • Momentos que dão autenticidade ao anime: Lulú brigando com Ash por ele interromper a apresentação de Chris no SM067;
  • Apesar de já ter aparecido diversas vezes em episódios anteriores, foi no SM068 que eu reparei pela primeira vez as lojinhas e o café dentro do Centro Pokémon de Melemele;
  • Lulú é uma copiona! Viu o almoço no formato de Pikachu preparado especialmente para Ash no SM067 pela Professora Bruna e fez um da Steenee no episódio seguinte. Já sabemos quem vai fazer uma carreira na culinária pautada completamente em imitar os estilos dos outros. Tal pai, tal filha. Oranguru que se cuide!
  • No SM067, a Professora Bruna sutilmente comenta que gosta de famílias grandes. No SM068, Nogueira arruma uma experiência de trabalho para os alunos e, de quebra, um dia de folga. Hm…
  • Resumo do arco das Ultracriaturas em Sol & Lua: as veias entupidas de veneno do Garbodor ganham mais peso que uma invasão de Ultracriatura;
  • O Granbull da Oficial Jenny de Akala está facilmente desbancando Growlithe como o melhor Pokémon policial!
  • E ai gente, me digam, consegui finalmente passar o Cartoon Network?

Nenhum comentário:

Postar um comentário