sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY080

XY080/ Episódio 884 - Braixen e Pancham! Encantem a Todos com sua Performance Ardente!!

Se para as batalhas de Ginásio de Ash, separadas por intervalos curtíssimos, a palavra "finalmente" anda soando absurdamente exagerada, para as Exibições Pokémon de Serena, ela caem como uma luva! Exatos 40 episódios separam o começo do sonho da garota como uma Performer Pokémon da conquista de sua primeira Chave da Princesa. São 20 episódios desde sua primeira tentativa e falha épica até este seu primeiro sucesso e a ansiedade dos muitos orgulhosos serenetes ao redor do mundo é bem recompensada com um episódio deveras decente para a primeira conquista da jovem sonhadora.

A Audiência de Todos os Episódios Pokémon - Parte 5

A saga em Sinnoh foi a maior que o anime já teve e é, até hoje, muito popular entre diversos fãs do anime que não pararam em Advanced Generation - inclusive este que vos fala, como vocês podem ver clicando aqui e em breve mais um pouco. Portanto, eu estava ansioso pra ver como a série ia se sair na audiência - especialmente se meus episódios favoritos estariam no TOP 10. E será que os seus estão? Dá só uma olhada!

Colocação
Título do Episódio
Audiência
10º
Enfrentando o Cabeça-Dura do Steelix!
Preparando uma Doce História!
Ah, Você Sabe Fazer Poffins!
A Chama da Glória!
Antigos Rivais, Novos Truques!
A Necessidade dos Três!
A Batalha Final das Lendas!
7,5
A Corrida Labirintonária!
Entram os Galácticos!
Jogando no Campo da Nivelação!
7,6
Um Tanque Cheio de Preguiça!
Batalha em Dupla por uma Refeição!
Mirando no Alvo!
Piplup, para Cima e Além!
7,7

Enfrentando um Grande Desafio!
Nervosismo de Pré-Torneio!
Definindo um Placar de Velhos Amigos!
Uma Rivalidade que Vale a Pena!
Vestido para o Jess Sucesso!
7,8
Cruzando a Linha de Batalha!
Destinos Cruzados
Pikachu e Golias!
7,9
Animando uma Líder Derrotada!
Onde Nenhum Togepi Jamais Esteve!
8,0
Queremos uma Evolução!
Jornada ao Desconhecido!
Choque de Rivais!
8,1
Nasce um Staravia!
Deixa com o Brock!
8,2
O Rampardos Que Nós Assistimos
Pegue-me Se Puder!
8,3
Seguindo na Viagem de Estreia!

Dois Graus de Separação!
Quando os Mundos Pokémon Colidem!

9,3

A coisa mais bacana sobre Pokémon - Diamond & Pearl é ver que, diferente do que vinha ocorrendo desde Johto, a série foi capaz de atrair o público por muito mais que um ano. Apesar de ter estreado no segundo semestre de 2006 e de a audiência sofrer uma notável queda ao longo dos anos, episódios exibidos no Japão em 2008 e até em 2009 conseguiram figurar na lista do TOP 10 dos maiores índices de audiência obtidos por essa fase! Há também um bocado de empates porque, diferente das séries anteriores, DP teve um bocado de especiais de uma hora! É o caso de "Nasce um Staravia!" e "Deixe com o Brock!", por exemplo, ou de "A Necessidade dos Três!" e "A Batalha Final das Lendas!", entre tantos outros. Além disso, esses especiais costumavam ser muito bem assistidos, sempre elevando a audiência do anime na semana em que eram exibidos.
Assim como ocorreu com Advanced Generation, os três episódios  mais assistidos foram justamente os de estreia - exibidos todos juntos num especial de duas horas que também incluiu uma retrospectiva de 20 minutos, relembrando o começo da jornada de Ash e sua passagem por Johto e Hoenn. Capturas como as de Pachirisu e Chimchar, além das evoluções de Starly e Bonsly e a despedida de Dustox também figuram no ranking, ao lado de episódios que contam com a participação de Líderes de Ginásios (Roark, Maylene e Fantina) e diversos Concursos Pokémon - curiosamente a maioria deles contando com a presença do esquecível Kenny. Também marcam presença no TOP 10 os episódios que apresentam e encerram a trama da Equipe Galáctica, o retorno de May, o ápice das Batalhas em Dupla em Hearthome e o o fim do mini-arco que comemorou o lançamento dos jogos Pokémon HeartGold & SoulSilver.
Se os meus episódios favoritos estão no ranking? Infelizmente não todos. Eu adoro o arco final dos Galácticos e "Jornada ao Desconhecido!" é um dos melhores episódios do anime já feitos, mas acho que não ter alguns dos episódios mais significativos entre Ash e Paul - o primeiro 6X6, por exemplo - uma grande ausência. Aliás, Paul ficou bem ausente no TOP 10 de forma geral. De um ranking cheio, apenas "A Chama da Glória!" conta com o rival num papel de importância. Quem também atraiu menos público que o esperado foram as diversas aparições dos membros da Elite dos Quatro de Sinnoh e da Campeã Cynthia - que só entra no TOP graças à participação no arco final da Equipe Galáctica.

Confiram o ranking completo:

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY079

XY079/ Episódio 883 - Uma Luta Feroz na Fábrica de Pokébolas! Pikachu VS Meowth!!

Pikachu e Meowth são, desde o princípio, a versão Pokémon da dinâmica de gato e rato imortalizada por Tom e Jerry. Assim como na criação de Willian Hanna e Joseph Barbera, sempre acompanhamos o felino tentando pegar o rato desesperadamente e falhado, porém se a ironia da relação entre Tom e Jerry vem do fato de o mais forte ser quase sempre superado pela inteligência do mais fraco, no caso de Pikachu e Meowth, o roedor amarelo sempre veio com um pacote completo de força e inteligência maiores que o seu rival felino. Para compensar isso, Meowth sempre teve acesso a um maior arsenal de ferramentas (a grande maioria provando-se inúteis, vamos ser sinceros) para capturar Pikachu. Porém, foram precisos 18 anos para o Gato Que Arranha perceber que sua maior munição contra seu rival estava ali o tempo todo com o Treinador do rato amarelo.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Tabela de Batalhas - Ash 5.0

Bastante atrasada, chega a mais nova atualização da Tabela de Batalhas - que na vdd foi me passada pelo meu colaborador-especial-gênio-matemático Raco já tem dez dias, mas só hoje estou passando porque sou enrolado, gente, desculpa.
Da batalha contra Ramos pra cá, um bocadinho de coisa mudou: 
  • Goodra deixou o ranking por não ser mais um Pokémon do Ash. Caso ele volte para a Liga, será devidamente reintegrado. Mas saiu com 100% de vitórias. MALDITO…
  • Hawlucha acumulou vitórias o suficiente (contra Sawyer e Valerie) para saltar da 9ª posição para a terceira, chegando ao TOP 3!!!!
  • Pikachu aumentou sua média levemente (pq quase não lutou nesse meio tempo), mas permaneceu no 7º lugar;
  • Frogadier também viu um aumento na média, chegando ao 9º lugar, entrando para o TOP 10;
  • Em contrapartida, o crescimento de vitórias de Fletchinder foi acompanhado por um crescimento de derrotas terrivelmente proporcional, o que fez com que o passarinho caísse da 17ª para a 23ª posição! CADÊ MAIS VITÓRIAS PRO PASSARINHO???
Segue a tabela completa abaixo:

domingo, 16 de agosto de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY078 & Hoopa nos cinemas japoneses!

XY078/ Episódio 882 - Pikachu se Torna um Astro!? Seu Filme de Estreia!!
Como Fazer Pikachu - O Filme! Preparar! Ação!!
O Herói do Trovão! Super Pikachu!!
Os Emocionantes Erros de Gravação de Pikachu

Pokémon sempre gozou de diversos artifícios para promover o lançamento cinematográfico de seus filmes anuais: seja exibindo os trailers e vídeos especiais depois dos episódios, ou incorporando os mascotes nas aberturas, encerramentos e vinhetas do intervalo ou até mesmo fazendo encerramentos temáticos ou boletins informativos mostrando os bastidores do filme e liberando informações sobre seu processo de criação. Tudo vale na hora de aumentar o interesse do público pelo produto! Porém, poucas estratégias foram tão agradáveis de se ver e soaram tão pouco comerciais quando este XY078.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY077

XY077/ Episódio 881 - O Desafio de Revezamento Pokémon no Céu! Voe, Noibat!!

Shinzo Fujita é um cara esperto: se o ditado popular diz "se a vida te der limões, faça uma limonada", ele sabe que se a vida te dá três Pokémon Voadores, você tem que fazer um Desafio de Revezamento Pokémon no Céu! Já fazia um tempo que o anime não trazia uma competição com Pokémon Voadores (ou capazes de voar): o Poké-Argola de Hoenn - também de autoria de Fujita - rendeu um dos melhores episódios de Advanced Generation, tão bom que Shoji Yonemura decidiu repetir a fórmula em Diamond & Pearl (e reciclou tanto que pecou pelo repeteco)! Porém, Fujita nos traz um evento tão divertido e empolgante quanto: afinal, poucas coisas podem dar errado quando você faz uma corrida de obstáculos no ar!

A Audiência de Todos os Episódios Pokémon - Parte 4

Apesar de o passado nos mostrar que começos de novas sagas costumam dar uma elevada na audiência - vide os primeiros episódios da Liga Laranja -, a saga da Batalha da Fronteira falhou em conseguir elevar os índices de Advanced Generation. Nem mesmo o retorno a Kanto e a aparição dos Cérebros da Fronteira serviu para aguçar a curiosidade da galera pelos novos episódios. Assim, confira o TOP 10 com os maiores índices obtidos nesta saga:

Colocação
Título do Episódio
Audiência
10º
Obcecado por um Onix
Uma Lasca do Velho Brock!
Em Cima da Velha Lagoa!
Duelos na Selva!
6,0
Articuno, o Número Um
O Indefeso Psyduck
6,1
Guardião Verde
Uma Explosão de Opinião!
Grades Espaciais
6,2

Nem Tudo Que Reluz é Ouro!
6,3
Guarda Pokémon! A Crise do Deoxys!! - 1ª Parte
Guarda Pokémon! A Crise do Deoxys!! - 2ª Parte
6,4
Táticas Teatrais!!
O Charme da Segunda Vez!
Passo - A Fronteira Final
O Lar é o Início de Tudo
6,5
Salve o Chefe!
Roda da Fronteira!
6,6
Um Obstáculo para Squirtle
6,8
O Torneio de Saffron
Pasta La Vista
7,0
Batalhando com o Inimigo Interior
7,5

Enquanto o desafio à Batalha da Fronteira certamente não ajudou a elevar os índices de audiência, ao menos as batalhas contra os Cérebros da Fronteira conseguiram cativar bastante o público que acompanhava a saga - e é apenas marecido que a primeira batalha contra Brandon, com Ash possuído e vendo Ho-Oh outra vez, tenha sido o episódio mais assistido desta fase! Episódios estrelando os outros Cérebros, como Greta, Anabel, Tucker, Spenser e Noland também figuraram no TOP 10, deixando somente Lucy fora do ranking. Por outro lado, porém, os Concursos Pokémon não conseguiram ser tão populares, já que somente o de Saffron entrou no ranking. Aliás, episódios focados em May no geral não conseguiram um espaço no ranking - diferente do que ocorrera em Hoenn. Outras presenças notáveis são os episódios estrelados pela Patrulheira Pokémon Solana e capítulos focados em Brock, como "Uma Lasca do Velho Brock!" e "Grandes Espaciais".

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sir Charithoughts SPECIAL - Pokémon: Black & White #6

Pokémon: Black & White #6

Enquanto toda a trajetória de White em Pokémon: Black & White tem sido perfeita e o volume 5 certamente um dos melhores que eu já li de toda a série Pocket Monsters Special, eu fiquei um pouco chateado com a participação bastante reduzida da garota nele, me perguntando o tempo inteiro o que ela andava fazendo enquanto a ação comia solta com Black! Afinal, eu queria muito ver sua evolução e um capítulo apenas certamente não cobria tal progresso. Encontrar o volume 6 na banca com essa capa com não apenas o rosto de White cobrindo quase toda a página, como também a presença de Bianca (com sua trama em potencial na minha lista de momentos que eu mais ansiava pra ver) me fez pensar que agora era a vez das meninas dominarem! Porém, ler todos os oito capítulos inclusos neste livro e descobrir que apenas dois deles trouxeram White - e justamente os capítulos que eu menos gostei da saga inteira! - faz ela parecer uma triste propaganda enganosa.

sábado, 8 de agosto de 2015

A Audiência de Todos os Episódios Pokémon - Parte 3

Aproveitando a onda de atualização do blog (os guias de batalha de ash foram atualizados logo abaixo, não tava sabendo?), hora de trazer pelo menos uma postagem inédita! Hora de dar uma olhadinha na audiência dos episódios de Pokémon durante a saga em Hoenn. Esta saga viu o ressurgimento da popularidade do anime perdida durante a fase Johto, mas uma nova perda do interesse em sua fase final - com o Grande Festival e a segunda parte da luta entre Groudon e Kyogre se destacando como alguns dos momentos mais vistos dessa época. O TOP 10 dos episódios mais assistidos desta saga é composto por

Colocação
Título do Episódio
Audiência
10º
Voe, Bagon!
9,5
Domando as Ondas
9,6
O Portal da Ruína
Vencer ou Perder, Empatar Nunca!
9,7
Tem Bico para Tudo!
O Pequeno Lotad
Pegando um Corphish
Como um Corphish Fora d'Água
Ver pra Crer
9,8
No Limite do Tempo!
Um Buraco Cheio de Problemas
10,0
O Treecko é um Treco
Um Gêiser Já Chega
10,1
Não Há Lugar Como Hoenn!
Muito Trabalho por um Wurmple!
10,2
Mandando no Pedaço!
10,4
Tudo Lindo e Brilhante! 
10,8
Tudo Começa na Estrada
11,0

Assim como a tendência iniciada durante a fase da Liga Johto, os episódios mais assistidos de Advanced Generation foram justamente durante o primeiro ano de exibição da série (como todo o fator novidade). É também notável que os episódios mais vistos também foram justamente aqueles que introduziram novos elementos e personagens, como os Concursos Pokémon - "Tudo Lindo e Brilhante!" foi o segundo episódio mais visto e "Vencer ou Perder, Empatar Nunca!" aparece no oitavo lugar -, a Equipe Magma, os Líderes de Ginásio Norman, Roxanne e Brawly e o Campeão Steven, além dos novos protagonistas May e Max! Capturas de Pokémon como Seviper, Corphish, Lotad e Wurmple e episódios focados em May também foram sucessos de audiência. Também merecem destaque as duas batalhas de Ginásio contra Brawly, as únicas (merecidamente) presentes no TOP 10.
Fique agora com a tabela completa! Não deixem de dizer o que acharam!

sábado, 1 de agosto de 2015

A Audiência de Todos os Episódios Pokémon - Parte 2

O legal de ver a audiência dos episódios antigos de Pokémon é perceber um padrão que pode parecer triste para muitos: a queda da audiência do anime ao longo dos anos. Porém, tal fato é muito menos motivo para preocupação do que se pensa. O começo dos anos 2000 viu o início da perda de popularidade da televisão à medida que computadores (especialmente em função da Internet banda larga cada vez mais acessível), aparelhos móveis e outros sistemas alternativos de entretenimento ganhavam cada vez mais espaço. A possibilidade de baixar episódios e assistir quando quiser, o lançamento de séries em DVDs e serviços de streaming tiraram a obrigação de sentar em frente à tevê naquele horário específico para assistir ao seu programa de tevê favorito. É neste contexto que a Liga Johto estreou no Japão. À medida que a fase avançava, o anime foi alvo de uma queda de audiência cada vez mais acentuada. Porém, ele ainda conseguia ter mais que 10 pontos de audiência, algo difícil para qualquer animação seriada nos dias de hoje na terra do sol nascente.
Abaixo, confira a audiência de todos os episódios da saga da Liga Johto, mas antes fique com a tabela com os 10 episódios mais assistidos desta fase (note que mesmo o mais assistido desta saga não conseguiria entrar no TOP 10 dos mais assistidos da saga das Ligas Índigo e Laranja num ranking que englobasse todos os episódios da série original): 

Colocação
Título do Episódio
Audiência
10º
O Pequeno Grande Chifre
Exterminando Insetos
De Fantasma para Fantasma
13,5
Ash Ganha a Insígnia Zefir
Mansos e Fofinhos
13,6
Com o Totodile Não se Brinca
Não Há Tempo Ruim
13,8
Pokémons nas Trilhas das Pedras!
14,0
Um Desempate com Encrencas em Dobro
Pequenos Brotos, Grandes Encrencas
Sorrir pra Vencer!
14,3
O Segredo do Super-Herói
14,4
O Resgate de Chikorita
14,5
Um Tanque Fora do Controle!
14,6
Uma História Melosa 
14,7
Essa é pra Chorar!
O Desejo Ardente de Charizard
14,9

De fato, os 10 episódios mais assistidos da Liga Johto foram justamente aqueles exibidos ao longo do primeiro ano de exibição da série no Japão, ou seja, a 3ª temporada ocidental, The Johto Journeys, sendo a batalha entre Ash e Morty o único episódio da 4ª temporada Johto League Champions, a marcar presença (e nenhum de Master Quest, que engloba episódios das 5ª e 6ª temporadas). Diferente do TOP 10 anterior, esta lista parece ser menos aleatória, cheia de episódios não fillers, incluindo três batalhas de Ginásio (VS Falkner, VS Bugsy e VS Morty), dois episódios de captura (Chikorita e Heracross), a chegada a Johto e a apresentação de Casey. Por esta lógica, não chega a surpreender que um dos episódios a ocupar a primeira posição seja justamente aquele que trouxe a despedida de um dos membros mais marcantes e populares do time de Ash até hoje. Agora, confiram a lista completa: